Ir para conteúdo

Meio frustrado, visitas acham meu café fraco!


Postagens recomendadas

Amigos, me considero leigo no assunto, mas tenho lido bastante o forum e aprendido demais. 

Desde que comprei uma Clever (e agora uma AP) peço para algumas pessoas provarem e quase todas acham o café fraco. Problema é que eu acho o café bom sem amargor. Repeti algumas receitas que vi por aqui a risca, verifiquei BR, so ainda não entrei no campo do extração se ficou sub ou sob extraído. 

Comparando o sabor do meu café com a melhor cafeteria daqui de Fortaleza (Amika) noto uma semelhança, o que me faz achar que estou fazendo algo no "rumo" certo e achar que as pessoas que não estão acostumadas a tomarem coados de boa qualidade e so tem como base o espresso de cafeterias e de grãos de sabe-se la com quantos dias de torra, aberto, etc etc. Fiz agora na AP (18,5g com 240 de agua invertida filtro de papel) um Catuaí Vermelho do  Sítio Alto Ouro comprado na Coffee Lab que achei sensacional dei para provarem hoje e mesma coisa: fraco, gosto de nada, chafé, etc etc, em tons de brincadeira! Eu educamente que sou, mandei todos irem tomar no orificio ruguso central e sai da mesa! 

Bom domingo! 

  • Curtir 3
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ixi, relaxa, você vai ouvir muito isso ainda :lol::lol: o que eu faço quando estou com paciência e a pessoa quer entender o que está bebendo, é explicar as diferenças e por que o café parece "mais fraco", mas se vc está gostando do resultado as extrações isso é o que vale, te garanto que essa mesma galera que fala que é chafé daqui um tempo vai te mandar msg pedindo um pouco do café, pelo menos aqui foi assim comigo :rolleyes:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chico, talvez eu seja mais novato e inexperiente que você mas com certeza tenho feito cafés bem melhores do que a galera por aí diz que é bom. Infelizmente a grande maioria tem por referência o café de supermercado, de torra mais escura e por isso acham estranho.

Sinto exatamente a mesma coisa. No trabalho, às vezes levo um bom café pra fazer na cafeteira elétrica mesmo e todo mundo reclama que está fraco enquanto eu acho maravilhoso. Outro dia um colega chegou a se negar a tomar. Por isso estou cada vez mais feliz e satisfeito em fazer café pra mim mesmo e pro meu próprio gosto. Acho que esse é o caminho.

Abraço e bons cafés!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conto minha experiência então..

Faz algum tempo que gosto de tomar cafés especiais, mas ainda estava com pouco acesso à bons grãos. Até o ano passado o melhor que conseguia comprar freso eram os grãos do café do mercado(os microlotes).. Enfim quando comecei a comprar mais grãos bons (compra coletiva, Torrefação Baden, etc) fiquei muito animado com o tema dos cafés novamente e comecei a querer mostrar para os amigos esse nosso mundo.

Certo dia tinha recebido um grão fresco da Baden e chamei um amigo pra tomar um café lá em casa. Sou fã de French Press, assim que sem demora preparei uma para nós, enquanto esperávamos todo o ritual do preparo acontecer eu explicava o porque aquele café ali era considerado especial e etc.. Resultado final, ele até meio sem graça depois de toda explicação falou que pro gosto dele tinha achado muito fraco e percebido pouco o gosto do café. Eis que peguei a AP, fiz uma extração com uma BR alta do mesmo grão e provamos na sequência. Ele se agradou muito do sabor e percebeu que existe diferença entre os métodos e ai sim começou a entender o porque do café ser especial e porque existem vários métodos e que cada um tem suas características.. Resumo da obra, hoje ele já tem moedor, FP, AP e compra cafés de qualidade.

O mundo do café especial hoje é mais do que o resultado na xícara. Por isso as marcas se esforçam em "educar" o público, trazer informações de plantio, colheita e processamento dos grãos. Muito mais do que a xícara pronta, existe toda uma cadeia por trás e isso encanta as pessoas, inclusive as que acham que é um chafé no primeiro gole.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa ignorancia não é exclusiva do café e muito menos ao Brasil mas eu acredito que ocorre
em maior escala em países subdesenvolvidos. Principalmente devido a coisas de qualidade serem
geralmente fora do poder aquisitivo da grande maioria.

Se aplica muito em geral em qualquer tipo de alimento. A maioria da população está super
acostumada com coisas sem sabor com muito açucar e sal. Então qualquer coisa fora desse
padrão cai no desgosto. E é uma coisa muito dificil de mudar, principalmente no paladar dos
mais velhos que já foi condicionado demais e possivelmente não tem a mesma sensibilidade
de uma pessoa mais jovem e muito menos a pre disposição de se acostumar com um sabor
novo.

Para mim o principal problema não é nem a pessoa gostar de torra escura por exemplo. É a pessoa
que bebe café exclusivamente pelos efeitos da cafeina. Com o alcool acontece algo similar também.
95% das pessoas que eu conheço bebem apenas para ficar doidão.
 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, é assim mesmo. Tem todos esses fatores que o pessoal falou.

Eu particularmente nem faço questão de compartilhar.

Mas várias vezes aconteceu isso que você conta, especialmente no começo quando a gente tá mais empolgado com esse mundo novo do café.

Recebo as encomendas no trabalho, as vezes o pessoal fala "nossa faz um café pra gente, deve ser muito bom", e eu já respondo que é um café diferente e que eles talvez nem fossem gostar. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma colega de sala minha já se convenceu de que gosta 'de café de pobre', como ela diz.

O último que eu dei pra ela, ela disse que era salgado!

Tem outras 3 pessoas na sala (são vários) que gostam e até conhecem, mas uma delas só gosta de expresso, acha os outros bons fracos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já ofereço dizendo que é igual a um chá, bem fraco e com sabores sutis e puxando para o azedo...rs Dou uma desvalorizada, daí a pessoa já espera pelo pior.

Sent from my ONEPLUS A3003 using Tapatalk

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou produtor de café especial, e não consegui que meus pais e os da minha esposa trocasem os cafés rios que eles tomam pelos especiais.

Estou até tentando fazer uma torra mais escura para eles irem se acostumando para depois ir passando para torras mais claras.

A frase que mais escuto, isso não é café e chá. 

  • Curtir 2
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bruno Marinho disse:

Essa ignorancia não é exclusiva do café e muito menos ao Brasil mas eu acredito que ocorre
em maior escala em países subdesenvolvidos. Principalmente devido a coisas de qualidade serem
geralmente fora do poder aquisitivo da grande maioria.

Se aplica muito em geral em qualquer tipo de alimento. A maioria da população está super
acostumada com coisas sem sabor com muito açucar e sal. Então qualquer coisa fora desse
padrão cai no desgosto. E é uma coisa muito dificil de mudar, principalmente no paladar dos
mais velhos que já foi condicionado demais e possivelmente não tem a mesma sensibilidade
de uma pessoa mais jovem e muito menos a pre disposição de se acostumar com um sabor
novo.

Para mim o principal problema não é nem a pessoa gostar de torra escura por exemplo. É a pessoa
que bebe café exclusivamente pelos efeitos da cafeina. Com o alcool acontece algo similar também.
95% das pessoas que eu conheço bebem apenas para ficar doidão.
 

Cara, muito bem abordado esse seu ponto! Concordo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tópico!

De forma geral percebo aqui em casa:

1- Cafés na Hario ou FP - o pessoal acha fraco e chama de água de batata.

2- Espresso - o pessoal acha forte demais, faço com BR de 1:2 a 1:3.

Hoje entendi que nem todo mundo está interessado ou aberto a mudar paradigmas e entender um pouco mais sobre café, evito ficar falando demais sobre métodos ou processos... quando a turma é muito sem interesse a Moka resolve, geralmente agrada.

Quando aparece um amigo que se interessa em saber um pouco mais, explico com prazer e ofereço outras formas de preparo do café.

Percebo que aos poucos vamos disseminando informações e conhecimento, é legal ver este processo acontecendo para algumas pessoas... minha esposa neste último mês começou a degustar os cafés da FP e Hario sem açúcar ou adoçante... de forma natural e por desejo próprio...legal que já conseguimos discutir sobre características de diferentes cafés e métodos de preparo...

Quanto ao outro extremo, o espresso... fiquei um período bem incomodado, pois cheguei a achar que tudo que estava fazendo estava errado... seguia as orientações, ajustes de extração de acordo com a degustação....pesando dose, bebida na xícara, calculando BR e registrando tempo... porém sempre a opinião dos convidados era de que o espresso estava forte demais... As vezes gostavam ... principalmente quando eu errava, saia um BR muito alto, sei lá 1:5... enfim, aí eu escutava... "hum que café gostoso...."

Vendo os vídeos, os relatos aqui no fórum e após degustar espresso em cafeterias de referência aqui em BH - como a Academia do Café... cheguei a conclusão que a imensa maioria das pessoas não conhece, nunca conheceu um espresso... que a imensa maioria dos locais que servem espresso... utilizam apenas o nome.... o que a grande maioria chama de "espresso" está muito mais próximo de um coado forte ou Moka...

Abraços e bons cafés...

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tópico, essa é uma questão pertinente...! Acho mais fácil conquistar os paladares dos "leigos" (tsss como se eu fosse o entendido) com preparos de café especial com técnica em métodos mais "fortes", como a moka ou a FP (eu faço na pressca com BR de 7% e 4 min de infusão). Ali o pessoal que provou meu café em casa não o achou fraco, achou diferente, mais gostoso, etc.

Minha mulher embarcou na onda, quando fui fazendo coado, pressca, AP, ela logo notou a diferença, e pra minha felicidade parou de botar o açúcar no café completamente. E reclama de outros cafés. Então ali valeu rs

Alguns amigos também percebem a diferença, mas um deles gostou mesmo quando fiz uma torra escura amargona. E outros elogiam o café, mas mais por educação, mas se eu olhar pro lado eles fazem um coadão selvagem com café melitta e uma tonelada de açúcar. Então algo me diz que, tendo a escolha, preferem o amargão...

Acho que depende de a pessoa estar aberta a essa nova experiência e a "ressignificar" o que é o café, seu ritual, seu sabor. Para quem só curte o café pra ficar acordado, curte aquela "tinta" pra encarar o dia, mete um açucão para o café ficar parecendo um doce líquido quente, vai ser difícil. Se, por outro lado, a pessoa aprecia parar, sentir sabores diferentes em cada grão e método, ter prazer com os próprios sabores do café - e isso será algo novo para ela, como foi para nós em algum momento -, aí pode "cair a ficha" e curtir os cafés especiais. Outros em princípio vão estranhar, mas se tiverem a oportunidade de irem tomando, vão desenvolvendo o paladar e aí não tem volta. Como já disseram aí, o negócio é fazer o que curtimos, e tentar, se possível, arregimentar mulher, amigos, etc. para termos alguns companheiros de experiência, que torna o hábito social e mais gostoso. Aí já está bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até não acho tão complicado agradar o grupo do “café forte”. Só usar um grão mais simples, torra média ou até média-escura, e fazer uma prensa francesa com razão de preparo >12%, ou um espresso estilo italiano mesmo. Normalmente tem bastante aceitação e nem faço questão de “educar” quem não mostra interesse. O objetivo é agradar os convidados.

Agora, acho bem mais difícil ser o convidado e ter uma xícara de chorume carbonizado na minha frente e me comportar numa maneira que não ofende o anfitrião. A minha estratégia padrão é elogiar o bolo ou pão de queijo etc. para desviar a atenção. Rsrs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nelson Rodrigues dizia que o homem sente fome do que comeu quando criança,  até 1989 o café era tabelado e todo ela era pura porcaria , vai demorar para se perder gosto por porcaria queimada.

@Chicojneto para vc só  tem uma solução cria o CDC Fortaleza que vc vai perceber que ai no Ceará também  está cheio de doidos que nem vc , as reuniões serão   agradáveis , um papo excelente  e todos terão  um gosto parecido com o seu , sem falar que vc não precisará mais agredir o orifício rugoso dos seus ex amigos. :lol:

Atualmente eu só bebo café na minha casa ou nas reuniões do CDC Rio . :D

 

  • Curtir 6
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses dias eu estava preocupado em agradar uns amigos que gostam de café rio. Peguei uma safra 2015, fiz um torradão até pingar óleo, virou um Full French Roast. Mas aí olhei pro bravo mini, pro baratza, deu a maior dó de melecar os moedores, nao sabia o que fazer com o cafe.
Decidi que vou mesmo é agradar a churrasqueira, com esse acendedor de fogo, aroma de café.


  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, carlos eduardo disse:

Nelson Rodrigues dizia que o homem sente fome do que comeu quando criança,  até 1989 o café era tabelado e todo ela era pura porcaria , vai demorar para se perder gosto por porcaria queimada.

@Chicojneto para vc só  tem uma solução cria o CDC Fortaleza que vc vai perceber que ai no Ceará também  está cheio de doidos que nem vc , as reuniões serão   agradáveis , um papo excelente  e todos terão  um gosto parecido com o seu , sem falar que vc não precisará mais agredir o orifício rugoso dos seus ex amigos. :lol:

Atualmente eu só bebo café na minha casa ou nas reuniões do CDC Rio . :D

 

@carlos eduardo hehehe, não seria uma má ideia! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente interessante abordar esse assunto.

Eu tive um pouco desse problema mas vou tentar resumir um pouco a história.

Aqui no trabalho logo quando entrei, começaram a perguntar: Olha porque você anda com a suas garrafa de café e não toma o café que fazem aqui ? Aí eu explico: Não é por mau não, é porque eu mesmo que torro meu café, minha família produz lá em minas e etc. E então, eu ofereço; olha se quiser pode provar, mas vai lá na cozinha pega um copinho do de lá e pega aqui do meu. Aí é tiro e queda rsrs. Em resumo: Hoje quando vou pra minas, torro café lá e sempre trago para o pessoal em torno de 30 kgs !! Eu só não entro na polêmica do açucar, eu tomo sem, e as pessoas tomarem com, não me ofende. Eu sempre falo, o café é de quem bebe e ponto. 

Em casa, quando vão lá e vou oferecer, sempre faço um coado com moagem bem fina e isso geralmente agrada.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Allexlimaa2 o que faço pro açúcar é recomendar que a pessoa experimente antes de adoçar, pois o "café é diferente", e aí ela "poderá saber qual a quantidade mais adequada de açúcar, se quiser". Aí pelo menos ela experimenta sem rs, e muitas vezes bota menos, e acaba sentindo mais do sabor. É um modo de abrir a porta sorrateiramente né...

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dou a mesma resposta de outro tópico:

Bem... que se danem os amigos! :P Pra mim eu faço meu chafezinho super doce, sem amargor, acidez brilhante, notas floral e herbal, a 5,5% na AP; pros outros (não iniciados) faço a 10% no Melittão 103 (que eu tomo educadamente, com eles, com leite), mais do que isso (10%) mando tomar café na padoca da esquina.... :angry: e voltarem para batermos um papo! :lol:

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, sofro desse mesmo mal em casa, no trabalho e na casa da namorada.

Em casa já nem ofereço para fazer café para meus pais. Eles gostam do café "forte" com açúcar. Erroneamente dá primeira vez que deixei eles provarem meu café, pedi para que dessem aquele primeiro gole para saberem o quanto de açúcar colocar, mas não gostaram de nada. Desde então eu faço a minha caneca e eles tomam o achocolatado com leite que tanto amam.

No trabalho inicialmente era bem mais tenso. Era novo, arrisquei tomar o espresso das máquinas de firma, mas era um amargor fora da curva. Trem ruim da #$%@... Aí resolvi levar meus cafés, balança, V60, moedor e até encontrei um mini bule de chá que me serviu muito bem para controlar a água enquanto fazia café e não empoçar. Desde então já deixei as tias da copa provar, algumas acham o gosto diferente, mas não ruim, outras já acham fraco, chafé e ainda houve relatos de que se tivesse que fazer todo o ritual que levo para uma caneca, iriam desistir de café. Mas é o meu momento de desopilar e me desligar dos problemas, então faço com prazer.

Agora na casa da namorada é ontem mora o problema, pois eles são bem tradicionais. Daqueles que fazem garrafas de café e deixam ao longo do dia, guardam o pós na geladeira e essas coisas. Mas aos poucos vou inserindo cafés melhores na casa, deixando meio que de lado esse café amargo e explicando com funciona todo o ciclo (ao menos o que sei né). Já até tomaram cold brew nos tempos de extremo Saara em Brasília e acharam maravilhoso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu avô como ele mesmo diz ( e eu concordo) nasceu embaixo de pé de café, esperimentou meu café na FP sábado. Vejam o que ele diz.

https://photos.app.goo.gl/T6YWEJFhDad9Y2Mk1

E então?

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

  • Curtir 2
  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkk morri de rir Alex.

Realmente, como eu sempre falo com todos que experimentam: Vocês tomam açúcar com café, mas acham que é café.

7 colheres de açúcar para 3 colheres de café? Pela minha lógica eu posso afirmar que tem mais açúcar que café, logo não tem condições de afirmar que é um café pow...

Enfim, única coisa que é de lei para todos é o aroma do café, não tem comparações. Abre um pacote de três corações e depois abre aquele pacote de uma torra fresquinha... Não tem UMA PESSOA HUMANA que não vai encher a boca de água com o cheiro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem... eu, pelo menos, estava falando de visitas e amigos. Com a minha namorada e os pais dela, nunca tive problemas. Eles sempre fizeram café na moka e no melitta com BRs de mais ou menos 5% e 8% respectivamente. Adoçavam os cafés de supermercado, mas desde que passei a fornecer (meus) cafés especiais, não compram mais de supermercado e não adoçam mais, especialmente os feito na moka. Aliás, e relembrando aquela história do famoso barista cuja mulher deu um baile nele e nos alunos dele (ela não sabia usar o V60, se atrapalhou toda, fez a infusão em 5 min, e o café dela ficou melhor), minha namorada (que não entendia nada de cafés especiais) faz uma moka espetacular, às vezes fica até melhor que na minha "AP padrão teste", e eu sempre peço pra ela fazer cafés pra mim (na moka) às cegas pra eu apreciar e treinar meu paladar.

Este feriadão vieram uns amigos de Campinas, de saída fiz um café que considero ótimo (87 pontos) daqui de Caconde, e eles acharam fraco e puseram açúcar. Eu ia fazer pra eles dois cafés que comprei na SIC espetaculares, o Canário da Klem (3º lugar no COE 2017 categoria Internacional) e um microlote de altitude da Ninho da Águia (o Clayton me garantiu que era o melhor café que ele levou pra SIC, esqueci a variedade, ou o varietal, não sei se é o que ficou em 4º lugar), mas acabei fazendo uns cafés 84/85 que eu tinha por aqui, não ia desperdiçar cafezaço pra tomar com açúcar e, ou, leite. Ditto!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno fez uma análise mercadológica e tanto!
Ouvi uns produtores numas SIC esbravejando que "o povo tem que valorizar o café especial"...(?)
Em nossos encontros do CdC Rio Carlos comentou do irmão dele que é chef. Paga caro em azeites, etc mas o café pode ser qq um...
Levei pra minha tia um café que paguei 60,00 no kg, mas já vi muitos venderem cafés inferior a esse por 120,00/kg. Um café de uma safra abençoada, um puta micro lote. Ela detestou! Disse que tinha "gosto de rapadura purinho"(!?)...
Já ofereci uma única vez café a um técnico da Oi que foi em casa fazer reparo. O cara pirou! Depois ele voltou pra saber onde comprava o café. Se assustou com o preço. Mas ele virou fã e temos contato até hoje.
Mesmo conosco, que damos valor ao preço que muitos cafés são vendidos, devemos ter resistência em algumas coisas.
Mas sem dúvida o preço dos cafés especiais é o maior dificultador pra massa, mesmo com a resistência inicial de tradição.
É um mercado de nicho.
Segundo informação de um ex funcionário da Abic, cafés rio zona é a preferência dos gregos (?)
Conheci 3 donos de cafeteria que começaram apaixonados pelo universo dos cafés especiais. Que em suas lojas aos poucos se fixaram num café especial bem bem básico e com torra mais escura pra poder manter o negócio, eles não queriam ser educadores, isso tem custo, tiveram que ser comerciantes basicamente.
Outra modalidade que tá consolidada é contar história.
O café deixa de ser o tem na xícara e nossa percepção e pagamos por história... Particularmente me interessa as informações básicas do café, dispenso até descrição de notas etc pra não influenciar minha percepção, consumo café, quase nada de propaganda.
Na safra passada minha prima tirou no sítio dela (680 m de altitude) 5 sacas de um Catuaí que foi vendido a 495,00 a saca. Cafezão!!!!!
No último encontro um colega perguntou sobre gosto do papel no coador (escaldar). Legal essa pergunta, pois meu paladar e olfato raramente percebeu influência do papel no produto final quando testei várias vezes (eu).
Cultura e comércio é fascinante!

Essa ignorancia não é exclusiva do café e muito menos ao Brasil mas eu acredito que ocorre
em maior escala em países subdesenvolvidos. Principalmente devido a coisas de qualidade serem
geralmente fora do poder aquisitivo da grande maioria.
Se aplica muito em geral em qualquer tipo de alimento. A maioria da população está super
acostumada com coisas sem sabor com muito açucar e sal. Então qualquer coisa fora desse
padrão cai no desgosto. E é uma coisa muito dificil de mudar, principalmente no paladar dos
mais velhos que já foi condicionado demais e possivelmente não tem a mesma sensibilidade
de uma pessoa mais jovem e muito menos a pre disposição de se acostumar com um sabor
novo.

Para mim o principal problema não é nem a pessoa gostar de torra escura por exemplo. É a pessoa
que bebe café exclusivamente pelos efeitos da cafeina. Com o alcool acontece algo similar também.
95% das pessoas que eu conheço bebem apenas para ficar doidão.
 
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/11/2017 at 23:11, Álvaro Ford disse:

kkkkkkkk morri de rir Alex.

Realmente, como eu sempre falo com todos que experimentam: Vocês tomam açúcar com café, mas acham que é café.

7 colheres de açúcar para 3 colheres de café? Pela minha lógica eu posso afirmar que tem mais açúcar que café, logo não tem condições de afirmar que é um café pow...

Enfim, única coisa que é de lei para todos é o aroma do café, não tem comparações. Abre um pacote de três corações e depois abre aquele pacote de uma torra fresquinha... Não tem UMA PESSOA HUMANA que não vai encher a boca de água com o cheiro.

Lembrando que, fisico-quimicamente falando, destas 3 colheres de café usadas, menos de UMA é dissolvida pela água e vai parar na xícara. Assim, a matemática é clara: estão a beber MUITO açúcar, dissolvido em água, com uma mísera pitada de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...