Ir para conteúdo

Só quero chocolate -- e cacau


valacomum

Postagens recomendadas

Olá!

 

Seja como parceiro do café em receitas como o mochaccino, seja acompanhado apenas de leite, o chocolate, sabemos, é uma bebida que também tem muitos fãs. Sei que existem vários "clubes do cacau" pela internet afora, mas gostaria de compartilhar com os cafeclubistas as marcas, as receitas, as experiências com o chocolate.

 

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de fazer Machiatto com pedaços de chocolate amargo no fundo da xícara ou taça, acho que fica muito bom. Coloco os pedaços na taça, despejo o leite texturizado e extraio uma dose de espresso duplo por cima do leite...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Experimentem um late com pedaços de Galak, cuja nova fórmula o deixou mais solúvel (desmancha na boca). Só não adoce antes de provar.

Fica bom d+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Pensei em abrir um tópico pra falar especificamente de chocolates, mas não necessariamente pra usar com café, mas como guloseima mesmo :).

 

Como não sei se vão se interessar, vou postando nesse tópico mesmo.

 

Já provei várias marcas de chocolate, tanto nacionais quanto importadas. Uma nova que eu gostei muito foi a Amma, e o Nugali Serra do Conduru 80% de cacau. Depois vou falando de outras marcas e botando fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, você podia trocar sua foto por uma foto de um chocolate, ia ficar legal, rsrsrsrsrsrs. Brincdeira.

 

Na cafeteria 1268 que o amigo Fernando inaugurou em SP tem alguns produtos produziods com o chocolate AMMA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lindt 80%, 85%, 90% e 99% !

Adoro qqer um.

 

Só o de 99% é mais difícil de saborear. Deixo um pedaço na lingua, derretendo aos poucos. O mais legal é que ninguém fila um pedaço no trabalho. [emoji38]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melhor que já provei é essa da Itália

 

http://www.amedei.it/en/prodotto/5927/UIVDIZKP/9-chocolate-bar

 

As da Lindt são OK, mas não comparável com essa ou a Domori

 

http://www.domori.com/catalogo.aspx?lingua=2

 

Nos encontros de torra domestica em Berlim, o pessoal torra café e cacau, interessante, ne?

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, você podia trocar sua foto por uma foto de um chocolate, ia ficar legal, rsrsrsrsrsrs. Brincdeira.

Na cafeteria 1268 que o amigo Fernando inaugurou em SP tem alguns produtos produziods com o chocolate AMMA.

Haha, geral se amarra na minha foto....também, com esse sorrisão.

 

Voltando aos chocolates: é interessante como ele tem um certo paralelo com a história do café no Brasil. Até uns 10 pra 15 anos atrás, quem quisesse um bom chocolate, mas bom mesmo, tinha que comprar importado. Hoje, eu digo com segurança que isso não é mais necessário; embora claro, as marcas clássicas estrangeiras continuem sendo algumas das melhores pedidas.

 

Uma marca clássica que eu gosto muito é a alemã Godiva. Pena ser um pouco difícil de comprar aqui no RJ....no Amazon, os poucos vendedores que entregam aqui cobram uma fortuna no frete.

tablet_85.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho o Godiva um dos melhores, Lindt já fora melhor depois que começou com larga produção e massivo a qualidade caiu, e ainda fala-se em montar uma fábrica aqui no BR, aí a qualidade vai pro saco de vez, outra marca que gosto bastante é a Villars.

90% do meu consumo de chocolate são importados, chocolate no Brasil antigamente era bom, compare esses de larga produção da Nestlè, Lacta ou Garoto, as próprias caixas dos sortidos, você sente tudo menos sabor de chocolate, é pura gordura e açúcar, peguem uma barra de chocolate da Nestlè Suiça e compare com a do Brasil, muda drasticamente.

Lembro que quando voltou o kitkat aqui no Brasil começaram a importar da Alemanha, gostava e comia com frequencia aí uma vez no mercado eu comprei e hora que mordi senti um gosto muito diferente, ruim, pensei o que aconteceu com o chocolate?? olhei na embalagem e começaram a produzir no Brasil, não entendo porque tudo que começam a fazer aqui decaem com a qualidade, não sei se fica caro para as empresas devido aos impostos ou se é porque o brasileiro aceita qualquer coisa mesmo, ex. dos carros que são vendidos aqui.

Essas marcas nacionais que vocês falaram como a Amma eu não conheço, mas os chocolates que dizem ser bom da região sul por ex. de Gramado também não gostei.

Aqui em minha cidade o pessoal acha cacau show o supra sumo, também considero gordura e açúcar.

Duro é comprar agora chocolate importado com o preço do dólar, acabou a vida boa rss, negócio agora é comer gordura e açúcar e tomar cerveja de milho :)

Chocolates alemães, belgas e suíços a grande maioria são excelentes. Quem nunca comeu indico pelo menos uma vez na vida experimentar um godiva ou um villars.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gordura que o Roger fala é gordura vegetal. Gordura (manteiga) do cacau é boa e necessária (e cara por isso que marca fuleira/popular faz a troca). Se tem nos ingredientes gordura vegetal acho nem podia ser chamado de chocolate...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim é isso mesmo a maldita gordura vegetal hidrogenada, já experimentei um chocolate importado 100% cacau, o cacau puro em sí não é bom, é bem amargo, acho mais saboroso chocolate ao leite, porém os saudáveis são os que tem em média 70% de cacau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para ilustrar a questão da gordura com esse 72% da Godiva.

 

72% é chocolate, o resto, 27% é açúcar e uns 1% é água.

 

Do total, 42.5% é manteiga de cacau. E o mais importante, essa gordura representa 42.5% / 72% = 59% da massa de cacau!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Curti a história e a proposta e acabei comprando o bendito chocolate de ouro (15,00 uma barrinha de 40g!!!). P**! Que chocolate incrível! Acabou de chegar, peguei uma barrinha 70% e uma 81% de cacau. Não achei muita diferença entre uma e outra, a não ser a 70% levemente mais adocicada, então recomendo a 81%. Nunca provei nada igual. Extremamente frutado, sensação de "doce" e não do "amargo". No retrogosto um sabor me lembra o retrogosto de cerveja belga.

 

Encantada e desconfiada do meu próprio paladar (talvez estivesse exagerando por ter pago caro) decidi fazer uma degustação comparada. Corri no mercado e peguei uma barrinha de Lindt 85% cacau e testei mais alguns chocolates que tinha aqui.

Comecei pelo Callebaut 54%. Sabor suave, leva um tempo para derreter na boca. Agradável e correto.

Depois um da Chokolah (algo assim) 70% que ganhamos no Jamboree (sim, achei uns 4 tabletinhos essa semana numa caixinha no armário), não gostei. Mas não posso considerar 100%, pois o chocolate ficou perdido por meses no armário perto de café verde.

Em seguida o Lindt 85%. Demora para derreter na boca. Na verdade nem tenho certeza de que chega a dar a sensação de que derreta. Amargor aparece, mas possui um final intenso e saboroso (talvez intenso demais).

Finalmente provei de novo o chocolate da Luisa 81%. Definitivamente fantástico! Muito mais saboroso, complexo, derrete na boca com mais facilidade, retrogosto incrível.

 

Fazendo uma analogia com café, eu diria que o Lindt se parece com um café de boa qualidade, mas com torra tradicional, mais escura e amarga e o da Luisa seria um café especial torrado `a terceira onda, mais claro, frutado, complexo.

 

É isso. O monólogo do chocolate. :lol: :lol: :lol:

 

PS.: O lindt vendido aqui no Brasil, nos mercados, é produzido na França. Por incrível que pareça, há diferença no chocolate produzido na França e na Suíça (já tive a oportunidade de comparar), assim como a Nestle Brasil e a Nestle de verdade, Suíça. Assim como era o Milka quando vendia aqui... enfim!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia, também comprei. Caro pacas mas valeu a experiência.

 

Gostamos bastante, mas preferimos o 70% pois o 81% achei adstringente demais e menos equilibrado. Engraçado vc não sentir tanta diferença de um pro outro, achei significativa.

 

Parabéns para Luisa, show de bola mesmo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, agora que você falou, experimentei novamente o 85% e depois o 70%. De fato, o 70% é melhor. Quando provei achei tão bom que não me atentei, achei o 85% ainda mais cheio de sabor. E os testes depois fiz todo com o 81%, deixei o 70% de lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comparando os números 81% contra 70% a impressão é que não seriam tão diferentes. Só que além de subir o cacau, o açúcar, que o balanceia, diminui!

 

Se vc fizer a conta da razão ((massa de cacau - gordura) / açúcar) verá que o 81% tem esse número quase que 2x maior.

 

(tem que tirar a gordura pois ela não dá o amargor/intensidade e não precisa ser equilibrada com o açúcar)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Lindt ganha aqui pela facilidade de encontrar. Tem quem diga dos mais puristas que eles cometem alguns pecados na produção (mesmo a suíça). Eu nunca achei ele muito bom, podem achar estranho, mas me parece que tem gosto de fumaça às vezes... :mellow:.

 

Lembrando outro importado muito bom também: Venchi. E tem umas variedades bem interessantes.

 

1_116164.jpg

 

tavoletta-cioccolato-crema-caffe-senza-g

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação aos nacionais, gosto muito do Amma. Tem também o Caracol, de Gramado. Marcia e Sergio, qual chocolate vcs experimentaram e gostaram? Nao consegui rolar a barra pra achar os comentários. Meu iphone anda rebelde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...