Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
valacomum

Só quero chocolate -- e cacau

Recommended Posts

Dartagnan    41

Coincidentemente, o melhor, o MELHOR chocolate que eu já provei, foi o nacional 'Brasil'. É esse mesmo o nome, só 'Brasil'. Vendia na Dutra, entre RJ e SP (ou seja, indo de ônibus eu comprava meio que na sorte, já que não decorei o local exato). Tinha uma variedade enorme, o gosto era perfeito e tudo mais, porém....desgraçadamente a marca não é vendida em lojas em geral, não tem site, referências no Google eu também não achei, nada....!! Não tenho nem como botar uma imagem dele aqui. O responsável pela marca é Sérgio Magalhães (quase pensei que fosse o sergio.m daqui.... :huh:), e felizmente consegui pegar pelo menos o email dele....ele me informou que até tem um site, porém é mais sobre cacau em si. O chocolate é praticamente um bônus pelo que eu entendi...e é incrível dada a qualidade dele (e olha que eu já provei muitas marcas, tanto nacionais quanto estrangeiras).

Outra nacional digna de menção é o Aquim. Tem feito sucesso inclusive nos EUA. Fazem uma linha diferenciada para presentes bem legal. Encontra-se em algumas lojas físicas em Ipanema e Barra da Tijuca. O site não está fazendo vendas, segundo o atendente falou pra mim.

Bruno Marinho    1,338

Os melhores que comi até hoje foram os da Mast Brothers.

Lindt e Godiva são bons contanto que sejam os sem muito açúcar :)

Na 1268 em breve teremos Amma em barra, hehehe

Não era tão fã assim do Amma, mas depois da nova coleção que tem um 60% com pimenta rosa, ele entrou na lista dos três melhores que já comi na vida. O outro é justamente o lindt de pimenta, o primeiro, é de uma fábrica de chocolate pequena, chamada cacau do céu, que tem, nada mais, do que uma fazenda em Ilhéus que já foi premiada duas vezes por ter a melhor nibs de cacau do mundo num concurso na França. O chocolate era um bombom 70% recoberto com nibs de cacau. Até hoje tenho vontade de voltar a Ilhéus por conta desse chocolate, heheheh

Na 1268 nas receitas estamos tentando utilizar ao máximo o Amma, mas ainda está em ajustes

O chocolate quente da casa é feito a base de cacau em pó, açúcar mascavo, canela e outras misturinhas, com a adição de um pouco de chocolate 85% da Amma também. Vai uma foto do filhote abaixo :)

293w0g7.jpg

• Like 4

José Cal Neto    1,746

alguém já provou "chocolate" de cupuaçu? As frutas são parentes e acho que fazem o mesmo processo só que com a semente do cupuaçu.

A amazon beer lançou uma cerveja de chocolate que usa esse chocolate.

Cupuaçu é gostoso, mas confesso que não sou lá esse fã, pra mim lembra chocolate pan, heheheheh

A Amma tá com uma barra na nova linha de cupuaçu. É bem boa !

Cassiane    42

Obrigada pela dica, Sergio! o chocolate é caro e ainda tem o frete. Mas vou comprar assim mesmo. Sou chocólatra assumida. .José Cal, ja experimentei o "chocolate de cupuaçu". É gostoso, mas não se compara ao verdadeiro chocolate feito a partir do cacau. Chocolate pra mim tem que ser feito de cacau. O resto, pra mim, não é chocolate. Tem tb o alfarroba que a galera fit tem consumido e chamado de chocolate...

• Like 1

Dartagnan    41

Aqui, o chocolate Aquim que eu mencionei. Tem outras variedades, essas são só as minhas favoritas.

Aquim-Chocolate.jpg

Outro ponto que gosto de ressaltar numa marca é quando existem disponíveis os tamanhos de 40g, que são perfeitos pra comer na hora e não ficar guardando.

Leandro Marco    122

Ressuscitando este tópico. Tenho me interessado bastante pelo chocolate ultimamente.

Tudo começou quando descobri que poderia torrar cacau no Behmor. Fiz algumas experiências e até tentei fazer chocolate com o cacau que torrei utilizando um pilão para macerar as amêndoas de cacau. Deu certo até certo ponto. O chocolate fica grosseiro.

No final do ano passado fiz um curso prático na AMMA de chocolate Bean to bar. Tive a oportunidade de fazer chocolate utilizando uma Melanger (moedor de pedra). Pretendo comprar uma para começar a fazer chocolate em casa.

Vou compartilhar alguns links aqui, para ver se mais gente anima de fazer chocolate em casa:

Chocoweb (fórum sobre chocolates bean to bar). Está bem no começo ainda. Espero que cresça. Tenho postado lá.

http://chocoweb.com.br/forums/

Primeiro de uma série de vídeos sobre o tema. Recomendo:

Gosto muito do Amma e do chocolate da Luisa Abram. Dos importados gostei bastante do Potomac (americano) e Pralus (Francês).

• Like 4

sergio.m    2,284

@Leandro Marco Bem legal o assunto! O cacau onde você compra/compraria? Tem um "cacau clonado" no ML, será que presta?

Bruno Marinho    1,338

Em 2014 eu tentei fazer e até tive resultados razoaveis mas o problema maior
é o moedor de pedra. Não é algo muito barato.

Na casa da minha vó tem um pé gigantesco de cacau muito antigo. Cheguei a
fazer todo o processo de fermentação das sementes, torra, descascar, e moer.

Acho que tentaria de novo agora com a Air Fry deve ser mais facil de torrar.
Mas moer ainda é um problema.

• Like 1

sergio.m    2,284

@Bruno Marinho Eu comprei semana passada o mais barato que encontrei no ebay... Quando ele chegar e fizer o primeiro batch conto.

• Like 1