Ir para conteúdo

Café sem açucar.


Batavera

Postagens recomendadas

Bom dia a todos, sou novo no grupo e queria uma orientação.

 

Sempre tomei café porem café simples, entrei em uma dieta onde corto o açúcar, porem não quero parar de tomar café. Li em vários lugares e vi em alguns videos que se você tomar café por 5 dias ou mais sem açúcar, o paladar acostuma, o problema é que o café que tenho tanto na loja quanto em casa são de má qualidade, li também que quanto mais torra, mais amargo ele fica.

 

Gostaria que me ajudassem indicando uma marca de café que não seja tão amargo pra tomar sem açúcar ou adoçante, hoje tenho opção de fazer na cafeteira elétrica ou a moda antiga no coador de pano/papel.

 

Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom dia! Bem vindo ao fórum e ao mundo do café!!

Vou te responder de forma bem geral, porém objetiva e que permitirá iniciar com o que tem:

1- Procure em lojas, mercados, etc... opções de café 100% arábica... para os mais entendidos isso por si só não significa muita coisa... mas inicialmente pode ser um norte para você escolher, encontrar o seu café no local onde mora. De forma geral não terá uma torra tão excessiva, menos cafeína, menos amargor e maior possibilidade de doçura ao final da bebida.

2- Depois leia aqui no fórum os tutoriais sobre café coado, terá uma noção sobre temperatura da água, proporções de café e água, método de preparo, etc...

Bem isso é o básico, acho que pode ser o ponto de partida para degustar e conhecer melhor o café, perceber outros sabores, tentar utilizar sem açúcar... pois o paladar aqui será menos agressivo...

Depois, se gostar da brincadeira... o céu é o limite !!!

Bons cafés!!

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, ronaldom1 disse:

Olá, bom dia! Bem vindo ao fórum e ao mundo do café!!

Vou te responder de forma bem geral, porém objetiva e que permitirá iniciar com o que tem:

1- Procure em lojas, mercados, etc... opções de café 100% arábica... para os mais entendidos isso por si só não significa muita coisa... mas inicialmente pode ser um norte para você escolher, encontrar o seu café no local onde mora. De forma geral não terá uma torra tão excessiva, menos cafeína, menos amargor e maior possibilidade de doçura ao final da bebida.

2- Depois leia aqui no fórum os tutoriais sobre café coado, terá uma noção sobre temperatura da água, proporções de café e água, método de preparo, etc...

Bem isso é o básico, acho que pode ser o ponto de partida para degustar e conhecer melhor o café, perceber outros sabores, tentar utilizar sem açúcar... pois o paladar aqui será menos agressivo...

Depois, se gostar da brincadeira... o céu é o limite !!!

Bons cafés!!

Obrigado pela dica, vou seguir seu conselho!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Freedom Force disse:

Dependendo de onde você mora pode ir em uma cafeteria e pedir pra moerem pra você levar

Nesse caso como eu peço? Café suave, café com pouca torra? Desculpa minha ignorância no assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro pergunte se eles podem moer pra você fazer coado em casa.

Se eles puderem e tiverem disponível mais de um tipo de café, peça por um de torra média, ou a torra mais clara que tiverem disponível.

Se só tiver um tipo de café, as vezes vale a pena tentar também, mesmo se for uma torra meio escura deve ficar melhor que o do mercado.

Nem toda cafeteria mói pra levar porque muitas vezes eles só tem o moedor pra espresso e tal, daí não dá pra eles mudarem a regulagem só pra moer pra você. Por isso falei que depende onde você mora.

Ah, você também pode comprar pela internet. Procure pelo site da Unique Cafés, você pode comprar o blend deles já moído.

Claro que o melhor é ter um moedor e moer em casa em tudo o mais, mas como você não comentou sobre o assunto imagino que não seja do seu interesse o hobby como um todo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Freedom Force disse:

Primeiro pergunte se eles podem moer pra você fazer coado em casa.

Se eles puderem e tiverem disponível mais de um tipo de café, peça por um de torra média, ou a torra mais clara que tiverem disponível.

Se só tiver um tipo de café, as vezes vale a pena tentar também, mesmo se for uma torra meio escura deve ficar melhor que o do mercado.

Nem toda cafeteria mói pra levar porque muitas vezes eles só tem o moedor pra espresso e tal, daí não dá pra eles mudarem a regulagem só pra moer pra você. Por isso falei que depende onde você mora.

Ah, você também pode comprar pela internet. Procure pelo site da Unique Cafés, você pode comprar o blend deles já moído.

Claro que o melhor é ter um moedor e moer em casa em tudo o mais, mas como você não comentou sobre o assunto imagino que não seja do seu interesse o hobby como um todo.

Entendi, obrigado pela orientação!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Batavera, se possível complemente seu cadastro, seria interessante já saber de onde você está escrevendo e etc.

Eu sempre indiquei aos meus amigos que começaram a tomar café sem açucar, a fazer uma transição da seguinte forma: Sempre comer algo antes de colocar o café na boca. Algo que eu digo é um biscoitinho de maisena, de polvilho, ou algo parecido. Uma mordidinha em algo e um golinho no café já vai " amaciando " o café pra você. Depois vá diminuindo o biscoitinho ( ou bolacha para alguns rs ) e aumentando o gole de café e assim por diante. Isso funcionou bastante com meus amigos.

Depois as dicas dos amigos acima são muito boas. Aqui em SP tem algumas padarias que vendem cafés e moem na hora, se tiver aí pode ser uma opção também.

Agora se tiver uma cafeteria legal aí que você possa comprar e moerem na hora, então o termo correto não será pedir por " pouca torra " será pedir por torra média, ou média escura. Mas se for o caso de ir a uma boa cafeteria, procure provar alguns cafés, e leve pra casa o que mais gostar. 

Você vai ver, vai ser mais fácil do que imagina.

Seja bem vindo. Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Batavera!

Cara, comecei a tomar café sem a açúcar a pouco mais de um ano, tem várias coisas que ajudam, mas sem dúvida, a qualidade do café é uma das mais importantes, cafés de mercado costumam ser torrados com palha, terra, grãos defeituosos, e um monte de tranqueiras, aí precisam de uma torra mais escura pra esconder tudo isso, isso reflete no amargor e no sabor direto da bebida, portanto um café de boa qualidade com certeza vai facilitar bastante o processo.
Dê preferencia pra cafés com pouco tempo de torra, isso é muito difícil nos mercados mas na internet você consegue comprar cafés de boa qualidade com torra mais recentes, se quiser provar, esses dois aqui você não vai se arrepender:

1. Orfeu:
https://loja.cafeorfeu.com.br/nossos-cafes

2. Fazenda Pessegueiro:
http://www.cafefazendapessegueiro.com.br/loja-online.php

Tem muitos outros ótimos cafés, afinal o Brasil ainda é referencia mundial em cafés de qualidade :D, o importante é verificar a procedência, e o tempo de torra, dentro do "Arábica", existem várias espécies, você tem que provar pra saber qual lhe agrada mais.

Outra dica é o seguinte, cara, eu pensava que não tinha nada a ver, mas experimenta, comprar um coador do Hario v60, pede pra moer o café mais grosso e tira no Hario, dá muita diferença de sabor em relação ao tradicional Melitão, ou o coador de pano, no Hario você consegue perceber que alguns cafés já são doces, o açúcar só mata o verdadeiro sabor do café, qualquer hora experimente um café no Hario que você vai perceber a diferença.

Por último, tem se for tomar espresso, toma um copinho com água com gás e tente cheirar o café antes de beber, tem gente que não concorda com isso, mas eu acho que isso parece que faz você sentir melhor o sabor do café, é uma questão pessoal.

Depois de um tempo você não vai querer mais saber de açúcar, é só costume mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu abandonei rápido o açúcar, comecei com a Mondial C-08, mas precisei dar uma forçada de barra no começo pois eu era uma formiga.

Sobre a água antes do café, tem um artigo do Ensei Neto em que ele recomenda "que seja servido um copo da mesma água que foi empregada na extração", eu já testei e funciona.

Está no final deste artigo: O jogo da água.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tomava café sem açúcar desde quase sempre. Melitta, Pilão, o que fosse.

Você pode começar tomando com leite, que já adoça bastante a bebida por si só. Aos poucos pode ir pondo cada vez menos leite.

Se não tiver leite à mão, pode usar leite em pó. Só não sei se fica bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Allexlimaa2 disse:

Olá Batavera, se possível complemente seu cadastro, seria interessante já saber de onde você está escrevendo e etc.

Eu sempre indiquei aos meus amigos que começaram a tomar café sem açucar, a fazer uma transição da seguinte forma: Sempre comer algo antes de colocar o café na boca. Algo que eu digo é um biscoitinho de maisena, de polvilho, ou algo parecido. Uma mordidinha em algo e um golinho no café já vai " amaciando " o café pra você. Depois vá diminuindo o biscoitinho ( ou bolacha para alguns rs ) e aumentando o gole de café e assim por diante. Isso funcionou bastante com meus amigos.

Depois as dicas dos amigos acima são muito boas. Aqui em SP tem algumas padarias que vendem cafés e moem na hora, se tiver aí pode ser uma opção também.

Agora se tiver uma cafeteria legal aí que você possa comprar e moerem na hora, então o termo correto não será pedir por " pouca torra " será pedir por torra média, ou média escura. Mas se for o caso de ir a uma boa cafeteria, procure provar alguns cafés, e leve pra casa o que mais gostar. 

Você vai ver, vai ser mais fácil do que imagina.

Seja bem vindo. Abração.

Pode deixar, vou colocar os dados.

 

Quanto a dica do biscoito, tenho que partir pro método mais difícil hehe, sem comer nada, pois a dieta que minha esposa me arrumou, não posso comer nada que contenha açúcar pra não atrapalhar o jejum.

 

Aqui onde moro só tem mercado, vou ter que comprar café deles mesmo, vi uma marca que chama LaSante, eles tem um 100% arábica puro e um outro, Supleme Blend, sabe me dizer se esses cafés são bons pro meu caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcão disse:

Boa tarde Batavera!

Cara, comecei a tomar café sem a açúcar a pouco mais de um ano, tem várias coisas que ajudam, mas sem dúvida, a qualidade do café é uma das mais importantes, cafés de mercado costumam ser torrados com palha, terra, grãos defeituosos, e um monte de tranqueiras, aí precisam de uma torra mais escura pra esconder tudo isso, isso reflete no amargor e no sabor direto da bebida, portanto um café de boa qualidade com certeza vai facilitar bastante o processo.
Dê preferencia pra cafés com pouco tempo de torra, isso é muito difícil nos mercados mas na internet você consegue comprar cafés de boa qualidade com torra mais recentes, se quiser provar, esses dois aqui você não vai se arrepender:

1. Orfeu:
https://loja.cafeorfeu.com.br/nossos-cafes

2. Fazenda Pessegueiro:
http://www.cafefazendapessegueiro.com.br/loja-online.php

Tem muitos outros ótimos cafés, afinal o Brasil ainda é referencia mundial em cafés de qualidade :D, o importante é verificar a procedência, e o tempo de torra, dentro do "Arábica", existem várias espécies, você tem que provar pra saber qual lhe agrada mais.

Outra dica é o seguinte, cara, eu pensava que não tinha nada a ver, mas experimenta, comprar um coador do Hario v60, pede pra moer o café mais grosso e tira no Hario, dá muita diferença de sabor em relação ao tradicional Melitão, ou o coador de pano, no Hario você consegue perceber que alguns cafés já são doces, o açúcar só mata o verdadeiro sabor do café, qualquer hora experimente um café no Hario que você vai perceber a diferença.

Por último, tem se for tomar espresso, toma um copinho com água com gás e tente cheirar o café antes de beber, tem gente que não concorda com isso, mas eu acho que isso parece que faz você sentir melhor o sabor do café, é uma questão pessoal.

Depois de um tempo você não vai querer mais saber de açúcar, é só costume mesmo.

 

Boa tarde Marcão, grato pela orientação. Tem um café especifico que me indica, tipo, teria o link dele pra compra?

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Marcão, grato pela orientação. Tem um café especifico que me indica, tipo, teria o link dele pra compra?
 
Grato!
Qualquer um dos dois links pode pegar q são ótimos, tanto o fazenda Pessegueiro como o Orfeu, a diferença é a região, um é do Sul de Minas e o outro é de Mococa em São Paulo, se tiver moedor pega em grãos, se não tiver compra já moído.

Se eu fosse você esquecia pegar café em mercado, não conheço mercado nenhum q venda café com torra recente, melhor pegar pela internet msm.

Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Marcão disse:

Qualquer um dos dois links pode pegar q são ótimos, tanto o fazenda Pessegueiro como o Orfeu, a diferença é a região, um é do Sul de Minas e o outro é de Mococa em São Paulo, se tiver moedor pega em grãos, se não tiver compra já moído.

Se eu fosse você esquecia pegar café em mercado, não conheço mercado nenhum q venda café com torra recente, melhor pegar pela internet msm.

Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk
 

Não tenho moedor por enquanto, no caso seria o Café Orfeu - Suave Torrado e Moído? Ou me recomendo o classico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Batavera, pega o clássico pra começar, é esse aqui: https://loja.cafeorfeu.com.br/cafe-orfeu-blend-classico-torrado-e-moido-250-gramas/p

Você vai perceber bastante diferença em relação ao café de mercado.

Agora quando sobrar um cascalho aí, compra um moedor, pq vai ser outro belo salto em relação ao café já moído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Marcão disse:

Batavera, pega o clássico pra começar, é esse aqui: https://loja.cafeorfeu.com.br/cafe-orfeu-blend-classico-torrado-e-moido-250-gramas/p

Você vai perceber bastante diferença em relação ao café de mercado.

Agora quando sobrar um cascalho aí, compra um moedor, pq vai ser outro belo salto em relação ao café já moído.

Maravilha, assim que der vou comprar um moedor e uma Hario v60, por enquanto vou ter que ir de coador de papel mesmo.

 

Brigadão pela paciencia e ajuda!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @Batavera , eu nunca tomei café com açúcar porque meus pais não tomavam.. E sempre tomavam espresso. É questão de costume.

Se não pode açúcar, pode adoçante? Por exemplo um quadradinho de chocolate diet (ao leite ou meio amargo), ou um quadradinho daqueles tabletinhos de doces de leite diet, ou colher de doce de leite diet. Vai ter sucralose ou coisa assim, aí se for pelo açúcar não bagunça a dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, JoaoW disse:

Oi @Batavera , eu nunca tomei café com açúcar porque meus pais não tomavam.. E sempre tomavam espresso. É questão de costume.

Se não pode açúcar, pode adoçante? Por exemplo um quadradinho de chocolate diet (ao leite ou meio amargo), ou um quadradinho daqueles tabletinhos de doces de leite diet, ou colher de doce de leite diet. Vai ter sucralose ou coisa assim, aí se for pelo açúcar não bagunça a dieta.

Bom dia. Pior que não pode nem adoçante, nem xilitol que é um adoçante natural, eles quebram jejum, to tentando seguir a risca pra patroa não encher meu saco hehe

 

O que o pessoal mais old school aqui do grupo fala sobre café soluvel? Gostam, abominam? Não tive tempo de pesquisar ainda, meu pai trabalha na Cocam, Companhia de café soluvel aqui na cidade, sempre trazia cafés, tenho um frasco inteiro de café soluvel Freeze Dried (liofilização) Granno, experimentei aqui e é bem menos amargo do que o café convencional de mercado, comprei o Orfeu Classico, porem vai demorar 4 dias pra chegar, dai acho que vou tomar esse por hora.

 

Segue abaixo a foto do café.

WhatsApp Image 2017-11-08 at 08.10.11 (1).jpeg

WhatsApp Image 2017-11-08 at 08.10.11.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procurei aqui no fórum sobre café solúvel e o pessoal alopra hahaha.

 

Vou tomando ele enquanto o Orfeu não chega, pois é menos amargo que o café que tenho aqui na loja.

 

Agradeço a todos pelo tempo e paciência, quando me adentrar mais no mundo do café faço outro post com minha Hario V60 que pretendo comprar e uns cafés bons.

 

Abraço a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No pão de açúcar tem o Orfeu moído.

Eu pulei direto pra o sem açúcar, sem meio termo. O café do trabalho é queimado e tomei sem açúcar fazendo careta mesmo, pra acostumar, pouco antes de experimentar os cafés especiais. Daí quando parti pra eles, foi meio que um upgrade, zero amargor, doçura notável.

Cada um arruma uma técnica. kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2017 at 11:13, AllenFGA disse:

No pão de açúcar tem o Orfeu moído.

Eu pulei direto pra o sem açúcar, sem meio termo. O café do trabalho é queimado e tomei sem açúcar fazendo careta mesmo, pra acostumar, pouco antes de experimentar os cafés especiais. Daí quando parti pra eles, foi meio que um upgrade, zero amargor, doçura notável.

Cada um arruma uma técnica. kkkk

Aqui não tem pão de açucar, aqui não tem nada pra ser mais especifico hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Eu gosto de tomar com um pouco de açúcar mascavo, mas o Bourbon Amerelo da Unique é tão doce que fica quase impossível fazer isso. Acho que é um bom café para começar a fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...