Ir para conteúdo

Caflanno KOMPRESSO


LUW

Postagens recomendadas

Kompresso in the house! :ph34r:

38331500151_507a76f3e8_o.jpg

Postada dia 10/10 na Coréia do Sul, chegou ontem (viva os Curreios!). Cheguei em casa cedo ontem a tarde e com a chuva torrencial que estava, é claro que fui fazer café com o brinquedo novo.  Vindo da Caflanno, recebi o que esperava: "maquina" muito bem feita, apenas com materiais de primeira.

26557288329_ee29d6d1c2_o.jpg

É bem fácil de usar. Põe-se o café moído (10 a 15 g) no PF, que é esse potinho vermelho com abas, e se compacta usando-se o copo medida.

38331498941_c304e4aeaf_o.jpg

Com o PF pronto, você atarraxa o copo transparente embaixo, coloca-se aquele filtro o redondo em cima e então rosqueia-se o cilindro transparente (o reservatório de água) por cima de tudo. O êmbolo (esse tarugo preto) vai descer empurrando a água do cilindro pelo filtro superior (serve apenas para não sujar o cilindro e o êmbolo se a solução de pó+água refluir). Põe-se água até a marca superior, se encaixa o êmobolo e a la Aeropress, é só comprimir então o êmbolo para baixo.

26557287479_a783f3ed62_o.jpg

E funciona, se atinge a pressão necessária, a ponto que se moer fino demais, choca a máquina. Faz crema e tudo, crema até mais espessa e consistente que essa da foto, mas obviamente depende da moagem.

38331497211_273406024d_o.jpg

Portanto, faz espresso. Com crema e tudo. Mas espresso bom? Aí há controvérsias :mellow:. Se eu achava a estabilidade térmica da Aram meio ruim, na Kompresso é horrível, pois não há como fazer escaldo eficiente de PF, filtro, êmbolo e cilindro. Portanto, se tira espresso no limite inferior de temperatura, quase para frio. E por causa da baixa temperatura, você terá um sabor cítrico a ponto que eu até chamaria de "ácido" ao invés de cítrico. É impossível cortar a extração antes do final,e basicamente ela foi feita para tirar espresso ristretto, e não normale. O PF que é ao mesmo tempo o filtro, é muito pequeno, com 15 g de pó é um saco acertar o pó ali dentro sem esparramar.

Tenho a impressão que se ela tivesse dimensões maiores, funcionaria melhor em termos de pratcidade e oferecendo um mínimo de controle no resultado final só por você pode variar melhor a quantidade de pó. Colocando-se somente 10 g quase dá para tirar um normale, porém é preciso moer muito fino. O problema de ser maior é que se alterando as dimensãoes, seria necessário mais força para descer o êmbolo, e isso certamente seria um problema para alguns.

Do jeito que ela é, para poder tirar o máximio da máquina você será refém do moedor. Se é uma máquina para a população geral, isso provavelmente é um problema pois duvido que não-entusiastas como nós tenham conhecimento e maquinário suficiente para poder aproveitar o máximo da máquina. E como o máximo da máquina é aquém de uma Aram por exemplo(sem comparação com uma elétrica profissional), também não é para o entusiasta.

Resumindo: o négócio funciona, mas apenas mezza boca para um entusiasta. No meu caso específico provavelmente vai ficar no armário para uso muito eventual :wacko:.

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, EduardoAlemao disse:

Quer vender?

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
 

Por R$ 150,00 (o que paguei nela) + frete é sua.

26 minutos atrás, Allexlimaa2 disse:

Belo Relato! Experiência é o que vale.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
 

O que é de estranhar, pois se eu que não sei de nada vi isso com 3 shots, como é que não perceberam isso tudo na fase de testes :o? Acho que o conceito é bem sólido, porém como falei, quem não é muito do meio não vai conseguir aproveitar 100% da máquina (mesmo com suas falhas). Um moedor decente é imprescindível, portanto não é exatamente uma traquitana que qualquer pessoa pode usar. É o mesmo caso da Aram, mas até onde eu saiba a Aram foi projetada com o entusiasta em mente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza! Um leigo com uma dessa na mão, imagina o cara abrir o pacote de café moído e ir tirar um nela?

Não deu pra entender mesmo o objetivo.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Vitor Costa disse:

@LUW Qual site você comprou por esse preço? Eu tava querendo muito esse aparelhinho. É serio que já está vendendo? Fiquei interessado.

Comprei pelo Kickstarter, quando a campanha começou, por isso paguei mais barato. Pelo que falaram por lá, vai ser vendida por perto de US$ 60,00. Vou vender porque já tenho a Aram. Mas para quem entender a mecânica da coisa acho que é o espresso mais barato que se pode ter em casa.

1 hora atrás, Allexlimaa2 disse:

Com certeza! Um leigo com uma dessa na mão, imagina o cara abrir o pacote de café moído e ir tirar um nela?

Não deu pra entender mesmo o objetivo.
 

Já até recebi um e-mail da Caflanno explicando como fazer crema, pois pelo jeito tem gente reclamando que não estão conseguindo. Nos vídeos de lançamento o máximo que se fala é que é necessário "café moído fino", mas poucos sabem o que isso realmente implica. Acho que muita gente comprou achando que era só jogar pó de café lá dentro, pôr água, apertar o êmbolo e voilá, espresso em casa com apenas $60 de investimento :o.

Pobre Virgínia, se ela soubesse o tamanho do buraco... :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai fundo. Minha pergunta era mais para ver se nao vendia para alguém aqui. Fiz investimento alto nos ultimos dias na cafeteira e moinho. Preciso me segurar um pouco agora. Quero comprar uma portátil assim, mas vou ter que esperar um pouco.

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa também foi minha impressão, não tem como controlar bem a temperatura da água, na verdade, não há controle algum. É uma máquina bem resistente, pensei que por ser de plástico ela seria mais maleável a força empregada, mas pelo contrário, os materiais são bons.

Fiz apenas três cafés nela para testar moagem, já que não tenho máquina de espresso e tudo meu é no manual. Uma das tentativas choquei e as outras saiu uma crema bem humilde, acredito que por ter testado com um café de 2 meses de torra que estava no fundo do armário.

A princípio vou brincar mais e talvez fique com ele para fazer espressos medianos no trabalho quando bater a vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha chegou faz algumas semanas, fiz umas 5 extrações e guardei novamente...

Num aparte, tive a peculiar sorte de ser taxado acima do que paguei, pois somaram o frete do "carimbo" ao valor declarado, dando um pouco mais do que o total do meu "pledge" no KS. 

@LUW interessante o problema de temperatura... Na minha opinião, é uma questão de método e paciência. Como já tenho um bocado dessas traquitanas manuais, eu simplesmente pré-aqueci todas as peças numa tigela de silicone sanfonada, que é pequena e termicamente isolante, imergindo-as  em água fervente. O café na xícara ficou numa temperatura próxima da que obtenho nas máquinas "convencionais"... achei mais fácil fazer café "bem quente" com ela do que com as Minipresso, por exemplo, que não posso imergir completamente em água fervente... Confesso que planejei e ajeitei as coisas pra montar o shot o mais depressa possível ao tirar e secar o "grupo", e as extrações ficaram mais quentes à medida que peguei prática de fazê-lo. (Obs: com a Flair, usando esse método, consigo fazer cafés que chegam na xícara na mesma temperatura do que os extraídos nas Prosumer)

O primeiro café obtido ficou "ralo" e ácido, moí grosso demais com medo de engasgar a maquininha. O segundo até que ficou bom, mas ainda azedo demais pro meu gosto. O terceiro atingiu um ponto muito, muito bom, usei a regulagem 0+32 no Bravo Mini, com o Orgânico da DaTerra (torra da NCC). Fiquei muito surpreso com o resultado, e com o fato de realmente ficar com boa crema e a extração ter cara de ristretto... Não tive problemas de acidez a partir da 2a extração, e a 3a já ficou bem equilibrada. Achei que seria inferior à Minipresso GR, mas meio que empatou. Ainda perde da Flair e fica longe das prosumer, mas pelo preço e facilidade de usar até que é bem justo. E logo de cara fica óbvio que, a despeito de fazer mais sujeira do que a Minipresso GR, no longo prazo vai ser mais fácil dar manutenção.

Vou levar a Kompresso no meu próximo trekking/acampamento, no lugar da Minipresso. Vou ter de ver como fica com a moagem do Hario Slim e do Crushgrind Brazil, pra ver qual fica melhor. Depois comento de novo...

(apesar de a Flair ser muito melhor que as demais portáteis, assim como o Bravinho é o melhor moedor, ambos são pesados demais pra levar na mochila. Se for pra ficar perto do carro prefiro usar a Handpresso Auto - a Flair é boa pra usar em hotéis e pousadas sem fazer barulho - daí sim o Bravinho vai junto...)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como falei, o princípio da coisa é BEM sólido, e a máquina em si é muito bem feita, com materiais de primeira - e baseado na minha experiência prévia com a Caflanno, não esperava menos. O problema dela é o mesmo da Aram (mas menos intenso), e acredito que seja o mesmo com qualquer máquina manual: a falta de controle de temperatura. É uma situação que pode ser melhorada dependendo do jeito de ser usada (exatamente como acontece com a Aram), mas para tanto todo o processo se torna meio trabalhoso demais.

PORÉM, como máquina portátil (mas portátil mesmo, para ser carregada na mala/mochila/pochete/alforje), é provavelmente a melhor opção hoje em dia no mercado. Fora que, convenhamos, trabalhoso ou não, e talvez não tire um espresso de 100 pontos, mas onde se acha uma máquina que faz isso por apenas US$ 60,00?

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro problema me parece a relação direta no pistão... Deve exigir um bom esforço.

Mas claro que não precisa de tanta pressão pra ser espresso nem pra ser bom. Aposto que com boa moagem e bom café de pra chegar no ponto G. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carneiro, não é fácil como uma AP, mas não é difícil. O curso e a área são pequenos então qualquer pessoa consegue pressão suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for 3cm, dá 7 cm² de área. Precisa de uns 49-56 kg pra 7-8 bar... Mas mesmo com menos força não deixa de poder dar um bom café, basta paciência e tentar extrações diferentes, pode ser mais lenta, por exemplo. Nas Caravel normalmente eu faço com 1 min!

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, sergio.m disse:

@LUW Qual o diâmetro interno do cilindro? Uns 3.5 cm?

A minha já está no RJ, mas de memória diria que tem uns 2,5 cm. Segundo a Caflanno, chega a passar dos 9 bar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kompresso já em mãos! Confesso que demorei um pouco pra pegar o jeito dele, fiz três extrações sem crema, apesar de até ter acertado o equilíbrio do espresso uma das vezes. Aí peguei umas dicas com o LUW e finalmente consegui a tal crema! Ficou com BR 65%, doce e equilibrado pra um ristretto, nada amargo.

5a0f8d9637f8b_WhatsAppImage2017-11-17at10_49_40PM.thumb.jpeg.d25b3b5bfd92b199db1165d8de7ed651.jpeg

Usei um café do Coffee Lab, o 785, torra de 18 dias. Uma moagem bem fina, mais fina que costumo usar na minha Poemia, 15g. Fiz o tamping com bastante força. Escaldei só o copo do shot e botei a água fervendo no cilindro até o medidor de 60ml. Pressionei com bastante força e deu nisso. Fiquei feliz com o resultado.

Pela foto dá pra ver que a crema está se desfazendo de forma mais típica de uma super-extração, mas acredito que dê pra ajustar isso com certa facilidade.

O que vou tentar na próxima vez é passar do medidor de 60ml, na maioria dos vídeos da Cafflano eles enchem quase até o topo. Acho que assim vou conseguir tirar um BR mais baixo sem precisar diminuir a quantidade de pó (15g), que é importante pra gerar a pressão.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devo passar no Café Secreto amanhã, talvez eu compre um 22 pra brincar.

Inclusive amanhã tem Vila Aberta lá no Secreto, devo passar lá por volta de 17h-18h. Se alguém quiser aparecer por lá... Só não vai ter o espaço que temos no Cafuné, ainda mais com o movimento do evento na Vila, seria mais um papo e um café mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...