Ir para conteúdo

Suporte para Hario v60


Jonas Felipe

Postagens recomendadas

Eu tenho o da Hario mesmo, que cabe direitinho o bule  e a balança por baixo. Porém uso pouco, só para me exibir para visitas. No dia a dia ponho o PF direto no bule ou na xícara.

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Wellpires disse:

Deve ser legal mesmo, @Mesquita

Cara e fica massa, você que fez e daí é exibir mesmo, como disse o @LUW !!!

No seu caso, @Jonas Felipe você procura isso aqui: https://www.elo7.com.br/lista/suporte-coador-de-café?rqo=m

Mais especificamente: https://www.elo7.com.br/suporte-coador-de-cafe-em-madeira/dp/A0FC98?pp=3&pn=1&nav=sch_pd_sr_1_3&qrid=NnyLII6Qal6n#sum=0&staa=0&smsm=0&pso=up&df=d&fp=1&rps=0&cpr=0&srm=1&ssl=0&ucrq=1&uss=1&sac=0&srr=0&uso=o&hsn=0&smk=0&sdr=1

ou: https://www.elo7.com.br/suporte-para-fazer-cafe/dp/9430E6?pp=15&pn=1&nav=sch_pd_sr_1_15&qrid=MquM9oqOYfj7#sum=0&staa=0&smsm=0&pso=up&df=d&fp=1&rps=0&cpr=0&srm=1&ssl=0&ucrq=1&uss=1&sac=0&srr=0&uso=o&hsn=0&smk=0&sdr=1

O @maycon.alves tem um PHODA na sacadaria de de estar e mega cafeteria dele ... dá uma olhada lá!

Olha esse aqui que top e diferente: 

 

Abrax,

Mesq

Capturar.JPG

Editado por Mesquita
Incluir foto.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUW esse da Hario pelo que vi custa mais de 400 paus, foge do meu orçamento pra esse hobby que acabou de começar rs.

 

@Mesquita pensei em fazer o meu próprio, vamos ver se crio "coragem", não estou acostumado com esse tipo de trabalho, não sei que materiais usaria, etc. mas sair da tal zona de conforto costuma valer a pena (afinal, descobri o "café de verdade" nesse processo). obrigado pelos links, essa ideia de usar o acessório de coador de pano pra encaixar o v60 é ótima, pelos valores do Elo 7 vale o risco só pra ver como é que fica. esse modelo da foto que você postou é bacana porque aparentemente da pra regular a altura!



 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que em muitos desses modelos citados você não consegue medir a água despejada, apenas a quantidade de café coado na xícara, o que faria você não saber exatamente a BR.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@helderbarreto quais modelos não dá pra medir a BR (água despejada)?!:rolleyes:

Editado depois: ah! entendi, acho até que o próprio modelo da Hario não permite medir a água despejada, pelo que vi uma vez ao vivo, salvo se usar uns truques. Dá pra medir a água antes de pôr pra ferver, a retenção na minha Bonavita é de +- 4-5ml.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valew[mention=6685]Mesquita[/mention] hehehehe @JonasFelipe eu fiz o meu com tubos e conexões de cobre comprado na casa de materiais pra construção, bem fácil, não gastei nem $100 na época

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk@helderbarreto Assim como no espresso que medimos o líquido pronto, acho mais preciso medir tb no filtrado, pois cada café e cada moagem gera uma retenção diferente no filtro, então fazendo um percentual para 200ml de água, não sabemos o resultado final, a menos que pese os 2 por exemplo. Se pesar a água o resultado sempre será diferente

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jonas Felipe disse:

@LUW esse da Hario pelo que vi custa mais de 400 paus, foge do meu orçamento pra esse hobby que acabou de começar rs.

Faça como eu: ganhe de presente que sai de graça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ih, deixe eu me explicar melhor.

 

Quando todo o conjunto consegue ser colocado em cima da balança, podemos zerar e a partir daí iniciar o cronômetro e medir a massa de água sendo despejada no pó. Exemplo: quero atingir uma BR de 6% em 200ml... Então devo usar 12g de café moído e despejar 200ml de água. Claro que haverá retenção e na xícara sempre irá menos do que o despejado, porém se eu repetir a mesma granulometria e o sabor agradar, basta repetir todas as vezes e terei o mesmo sabor (obviamente para aquele café... se mudou o grão, a safra, se envelheceu, isso não se aplica mais) Não quer dizer que eu tenho café a 6% BR na xícara, mas a receita poderá ser reproduzida

 

Nos suportes nos quais a balança não pode zerar o peso do conjunto inteiro, mas apenas a xícara, será mais difícil saber a hora de parar de despejar água, pois leva um bom tempo entre o término do despejo e a adequada parada de descida de café.

 

Acho que fui infeliz em dizer que não dá para calcular a BR nesse último modelo que citei, mas que eu acho mais fácil repetir o preparo no primeiro modelo, isso eu acho.

 

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pose ser tb, mas daí vc deve jogar na chaleira a possibilidade de pré-escaldar o recipiente de pesagem antes de medir a água de uso, pois ao passar da chaleira pra ele há sempre uma perda de calor. ;)

Aliás isso é um fato facilmente observável em cafeterias com aqueles sistemas do tipo Bunn de aquecer a água: eles ajustam uma certa temperatura da água no equipamento, que consideram a ideal para preparação, depois passam para uma chaleira bico de ganso para preparar o coado, a qual fica na mesa do cliente um bom tempo antes de iniciar o despejo. Eu imagino que a temperatura deva cair na casa dos 8º a 10ºC, então acaba ficando sem sentido aquela temperatura tida com alvo para a extração, já que não é possível controlar (ter consistência com) as micro variáveis de perda de calor entre sair da máquina, passar para um recipiente (que pode estar frio, morno ou quente) e iniciar (tempos incertos depois) o despejo.:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui eu deixo um termômetro na chaleira sempre, o que tenho feito é: jogo um pouco de água fervente para escaldar o filtro, depois peso a água na chaleira e faço o café, aqui ferve em 98,5 graus e com esse procedimento cai para 95.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Montei hoje um suporte para v60/Melitta. Cabem 3 v60-01 ou 2 v60-02, ou Melittas 100/102. Para quem quer fazer, precisa de cano de cobre 1,5:

8 x 2.4cm

2 x 32cm

4 x 6.4cm

4 x 10cm

4 curvas 90graus

8 Ts

4 capas

YtdXmAG.jpg

Colei tudo com superbonder. Infelizmente o meu celular agora não reconhece mais o meu fingerprint rsrs

  • Curtir 19
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como um colega perguntou, vou postar aqui para todo mundo. São peças de depósito mesmo, investimento de R$ 70, mais ou menos. A montagem demorou uma  hora, mais ou menos.

Abçs, Burny 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2/2/2018 at 06:33, Burny disse:

Como um colega perguntou, vou postar aqui para todo mundo. São peças de depósito mesmo, investimento de R$ 70, mais ou menos. A montagem demorou uma  hora, mais ou menos.

Abçs, Burny 

Já vi cafeteria chique usando suportes assim. Mas quem quiser baratear a empreitada dá para usar até cano de PVC. Depois é só pintar caso não queira ver as pegadas de tigre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou muito massa, @Burny!

Cano cobre 1,5 é o diâmetro?

Quando diz "8 x 2.4 cm", refere-se ao comprimento dos trechos? Onde ligou estes pedaços tão curtos?

Comprou um cano de cobre longo e foi cortando na serrinha?

Ficou pesada a estação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, 1,5 de diâmetro. As 8 peças de 2.4 cm são para conectar os Ts com as curvas e capas. Eu cortei o cano em casa com um desses cortadores de cano que roda em volta dele. Bem facil. Não acho a estação muito pesado. Deve ser <500g. Vou pesar ela depois e te falo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
4 horas atrás, Rafael Wagner disse:

Desculpem minha ignorância, mas porque precisa de um suporte desse no Hario (contando que eu tenha a jarra de vidro ou algo semelhante)?

Como por que? Garbo e elegância.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como por que? Garbo e elegância.
Entendi, como quase tudo no mundo do café kkkkkkkk.
É que irei comprar o kit com a jarrinha de vidro, achei que seria estritamente necessário, mas vejo que seja só necessário.....hehe

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há inclusive uma barista (acho que japonesa) que extrai com duas balanças: pesa a água despejada e a bebida extraída. Não é totalmente absurdo.

Falando nisso, acabo de descobrir essa balança:

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 5/23/2018 at 9:22 PM, Rodrigoks said:

Há inclusive uma barista (acho que japonesa) que extrai com duas balanças: pesa a água despejada e a bebida extraída. Não é totalmente absurdo.

Falando nisso, acabo de descobrir essa balança:

 

Uau! Ótima ideia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 5/23/2018 at 21:22, Rodrigoks disse:

Há inclusive uma barista (acho que japonesa) que extrai com duas balanças: pesa a água despejada e a bebida extraída. Não é totalmente absurdo.

Ih, tem um meio-barista que faz isso aqui no Rio também!

Editado por riozebratubo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Drip Station em bambu.

Na verdade é um suporte para garrafas de vinho, vendido na Camicado por R$130. Podem falar que é caro; mas é multi funcional!be961205f91fd6f2e2020a86ac906638.jpg

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...