Ir para conteúdo

Ajuda na escolha da máquina (compra no exterior)


Marcus Sampaio

Postagens recomendadas

Bom dia!

Depois de alguns anos com minha electrolux EMC10, que eu por sinal adoro, gostaria de aproveitar uma viagem para adquirir uma nova máquina e dar um passo acima em qualidade.

Passei horas lendo as páginas aqui no fórum, não consegui definir qual máquina seria melhor para mim, principalmente porque não conheço esses modelos. Poderiam me ajudar? As opções para a compra seriam:

Gaggia RI8425/11, Delongui ECP35.31, M.CAFE Briel ES71A, finalizando a  KRUPS XP562010

A Briel teria 19 BAR e a KRUPS 1450w, o restante tá muito parecido em especificações, mas acredito que esses diferenciais não poderiam definir minha escolha, estou correto?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ideal pra pedir dicas é dizer o orçamento pra compra e também nos contar qual moinho usa.

Outros detalhes de quantos cafés por dia faz, se bebe leite e ainda se pretende entreter visitas com mais demanda pra máquina em algum momento, ajudam.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou dar um pitaco aí às cegas. Uma Ascaso Dream é uma bela máquina pra você começar a voar mais alto. Ela é como uma Silvia, só que com menos frescura pra operar, tem muitas peças de reposição no mercado, compõe bem uma casa, é bem leve com bom material. Eu nunca tinha mexido em uma e tinha um pouco de preconceito porque estou acostumado com máquinas melhores, mas surgiu a ocasião e comprei. Acho ela ideal pra usar em casa pela questão do consumo (1100 watts) e pelo desempenho. É praticamente portátil de tão leve... não precisa de duas mãos pra levantar. Fica aí uma sugestão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Reynaldo Villanova disse:

Eu vou dar um pitaco aí às cegas. Uma Ascaso Dream é uma bela máquina pra você começar a voar mais alto. Ela é como uma Silvia, só que com menos frescura pra operar, tem muitas peças de reposição no mercado, compõe bem uma casa, é bem leve com bom material. Eu nunca tinha mexido em uma e tinha um pouco de preconceito porque estou acostumado com máquinas melhores, mas surgiu a ocasião e comprei. Acho ela ideal pra usar em casa pela questão do consumo (1100 watts) e pelo desempenho. É praticamente portátil de tão leve... não precisa de duas mãos pra levantar. Fica aí uma sugestão. 

Não conhecia essa marca, olhei agora pelo Google, achei maravilhosa, vou dar uma olhada quando estiver em viagem. O meu maior problema é o baixo valor que posso trazer sem impostos, comprarei outros eletrônicos, assim terei de abrir mão de alguns.

4 horas atrás, Carneiro disse:

Ideal pra pedir dicas é dizer o orçamento pra compra e também nos contar qual moinho usa.

Outros detalhes de quantos cafés por dia faz, se bebe leite e ainda se pretende entreter visitas com mais demanda pra máquina em algum momento, ajudam.

Aqui em casa somente eu bebo café, dois por dia, nunca bebo leite e não tenho hábito de servir com frequência para visitas, a maioria dos amigos  parentes são apreciadores do coado.

Quase todo o café que uso vem de fazendas de amigos de Varginha e Manhuaçu, normalmente já me mandam moído. Fiquei quase vinte anos sem beber café, eles são os culpados por eu ter despertado esse novo hábito.

Quanto ao valor, pensei em investir próximo de 300 euros, porque tenho outros produtos que gostaria de comprar  e não gostaria de pagar taxa de importação na aduana. 

Ascaso Dream que o Reynaldo indicou eu achei muito bonita e parece ter excelente qualidade, está custando cerca de 600 euros, se minha esposa não comprar muito ela passa ser uma opção 

As que relacionei no início, apesar de serem máquinas despretensiosas e bem básicas, seriam uma opção para não comprometer o restante das compras. Agora, pelo nível de conhecimento e equipamentos dos amigos do fórum, estou me sentindo como se eu estivesse prestes a comprar uma cafeteira Melitta...rsrs 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcus, que bom seu interesse em dar mais um passo no mundo do café! Se a ideia for um próximo passo em qualidade sensorial da sua bebida, compraria um bom moedor no seu lugar e continuaria com a electrolux mais um tempo. Por $250 vc compra um Baratza Sette 30 AP ou por $380 um Sette 270. As vezes, fazendo buscas no forum por cafeteiras apenas, passa batida a informação de que a qualidade da moagem é tanto quanto ou mais importante que a cafeteira de expresso em si. No expresso, a perda sensorial de um café comprado moído e de uma moagem feita na hora é enorme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei para onde da Europa vai, mas dependendo a dificuldade em encontrar certas marcas, traz pelo menos um moedor Nuova Simonelli Grinta. Ele não é muito versátil mas para espresso fica legal e custa na faixa de 200eur.

Aí a máquina fica por conta do seu orçamento. Se for realmente bem restrito, dá para trazer uma Gaggia Classic. Se puder esticar um tanto tem mais opções.

Ou traz um moedor bacana e compra uma máquina usada por aqui (tipo uma Silvia) ou uma Breville nova.

 

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, MarcoC disse:

Olá Marcus, que bom seu interesse em dar mais um passo no mundo do café! Se a ideia for um próximo passo em qualidade sensorial da sua bebida, compraria um bom moedor no seu lugar e continuaria com a electrolux mais um tempo. Por $250 vc compra um Baratza Sette 30 AP ou por $380 um Sette 270. As vezes, fazendo buscas no forum por cafeteiras apenas, passa batida a informação de que a qualidade da moagem é tanto quanto ou mais importante que a cafeteira de expresso em si. No expresso, a perda sensorial de um café comprado moído e de uma moagem feita na hora é enorme.

MarcoC. Obrigado pela dica, vou seguir seu conselho e adquirir um bom moedor, depois dou outro passo para uma máquina melhor. Achei esse modelo, baratza encore ba 485, tá com o preço muito bom, será que serve ou teria de investir um pouco mais

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Marcia disse:

Não sei para onde da Europa vai, mas dependendo a dificuldade em encontrar certas marcas, trás pelo menos um moedor Nuova Simonelli Grinta. Ele não é muito versátil mas para espresso fica legal e custa na faixa de 200eur.
Aí a máquina fica por conta do seu orçamento. Se for realmente bem restrito, dá para trazer uma Gaggia Classic. Se puder esticar um tanto tem mais opções.
Ou traz um moedor bacana e compra uma máquina usada por aqui (tipo uma Silvia) ou uma Breville nova.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 

Marcia, obrigado pela dica.

vou anotar ese moedor que sugeriu, já acho melhor deixar a cafeteira para a próxima viagem. Se eu comprar os dois, gastaria cerca de 1200 euros, mas chegando na aduana com a tributação eu ficaria em torno de 1900 euros, com esse valor daria para comprar tudo no Brasil e ter uma garantia de alguns meses.

Terei de realizar a compra na Bélgica, porque será o último país visitado, apesar de eu poder usar o tax free e restituir 21% do imposto, ainda pagarei mais caro que em Portugal.

Cada vez que faço pesquisa no site www.kuantokusta.pt , fico mais na dúvida se valeria a pena comprar e carregar tudo por 28 dias por vários países, é que eu nunca havia visto tantas opções em um país.

A Breville é meu sonho de consumo no Brasil, pode até ter maquina melhor, mas que ela é uma das mais bonitas não tenho dúvidas 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MarcoC. Obrigado pela dica, vou seguir seu conselho e adquirir um bom moedor, depois dou outro passo para uma máquina melhor. Achei esse modelo, baratza encore ba 485, tá com o preço muito bom, será que serve ou teria de investir um pouco mais
 
 

Sim, O encore é uma boa opcao, certamente.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcus Sampaio, assim como os outros colegas mencionaram, sugiro que compre antes um Bom Moedor, sentirá que o café na sua EMC10 irá melhorar sensivelmente.

Mas vou discordar veementemente do colega acima: Não, o Encore NÃO é uma boa opção pra espresso... é um moedor bom pra Coados e métodos prensados. No site da própria Baratza ele aparece como minimamente adequado para espresso, e só depois que fizeram uma modificação no sistema de transmissão para diminuir as quebras frequentes resultantes do esforço de moer repetidamente na granulometria requerida para espresso, e também para tentar melhorar sua precisão.

Isso sem falar que a variação granulométrica entre moagens de um mesmo grão é mais alta do que a de outros moedores vendidos na mesma faixa de preço. Usei e testei extensivamente o Encore atualizado por mais de um mês, era o único moedor disponível para uso em um local no qual me hospedei, informaram que tinham "equipamentos profissionais de cafeteria" mas só tinham um Encore e uma cafeteira Oster Primalatte V1. Ainda bem que levei minhas peneiras da Krüve.  "Dar pra usar" não é o mesmo de ser adequado. Achar um Encore usado, baratinho, e "ir usando" é bem diferente de ter oportunidade de comprar algo bom e adequado nativamente para preparo de espresso e decidir comprar algo inferior por praticamente o mesmo valor...

 Infelizmente, Baratza virou "grife" e consegue cobrar mais caro por seus produtos hoje em dia... E por ser uma marca Norte-Americana (com fabricação chinesa, como quase tudo hoje em dia), geralmente não compensa comprar seus produtos na Europa, quando se compara com a produção da zona do Euro.

O Grinta sugerido pela Marcia é adequado pra Espresso e está menos de 160 Euros na Elektros.it, vai te atender e sobrar com a máquina atual e mesmo com uma Breville, sem gerar gargalos. Mas eu sugeriria investir um pouquinho mais no Moedor e ter algo que ofereça melhores resultados, mesmo que você migre pra uma máquina de espresso muito melhor no futuro, sem gerar gargalo.

No mínimo, sugiro o Eureka Mignon, que está em torno de 260 Euros na mesma loja, pode ser comprado em 110V se você preferir e, embora tenha o mesmo tamanho de mós (planas de 50mm) do Grinta, o sistema de suporte e alinhamento das mesmas, bem como a suspensão do motor e o sistema de regulagem de granulometria (Stepless no Mignon) são muito mais robustos e precisos no moedor da Eureka. Figuei um bom tempo com um em uso e confesso que achei os resultados no mínimo equivalentes aos obtidos no Mahlkönig Vario Home, que custa bem mais caro.

Na época (antes de comprar o T48), eu teria ficado com o Mignon e dado o meu Vario na troca, mas os donos do Mignon preferiram pegá-lo de volta... :rolleyes:

E não precisa nem chegar nos 900 Euros pra trazer um "kit" excelente. A Oscar II da Nuova Simonelli vendida na Elektros sai perto de 560 Euros, o que soma em torno de 820 Euros junto com um Eureka Mignon. Vale observar que a Oscar II é uma máquina com sistema de "trocador de calor", conhecida como HX (Heat-eXchanger), a mesma tecnologia da maioria das máquinas comerciais/profissionais, permitindo extrair café e vaporizar leite ao mesmo tempo, ou consecutivamente se o usuário preferir, sem ter de "esperar". Para quem quer a opção de fazer bebidas com leite facilmente, isso é bastante significativo.

A Elektros manda a Oscar II com frete grátis pra alguns países, inclusive a Bélgica... Você pode negociar pra mandarem o moedor junto no "frete grátis" ao comprar online/por telefone e mandar entregar lá no seu local de estadia.

Boa viagem e Boas Compras!

  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS: se puder investir mais 40 Euros, sugeriria já adquirir o "kit" de OPV pré-instalado da Elektros para a Oscar. Facilita o uso, ajudando a conseguir melhores resultados durante aprendizagem, e ajuda na manutenção cotidiana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabral, obrigado pela excelente explicação.

Que loja essa Elektros, tô impressionado com tanta maquina maravilhosa que eles comercializam, sem falar na vasta opção de grinders. Vou seguir sua sugestão e optar pelo Eureka Mignon, acho que vale a pena o investimento. A máquina, eu vou esperar para comprar nos últimos dias de viagem, porque caso sobre mais alguns $$$$, por um pouco mais eu trago uma que me sirva por muitos anos.

A vantagem que observei em comprar na Europa não foi no preço, mas sim na imensidão de máquinas disponíveis por lá. Pena que eu conheça tão pouco sobre o assunto e a maioria não terá garantia e talvez peças no Brasil, mas com certeza será muito divertido fazer visitas em lojas especializadas 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...