Ir para conteúdo

Cafés em grão da Lavazza


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Quando alguém está decidido a mostrar o saco, nada lhe impede. :lol:

 

Eu tenho indícios que me levam a acreditar que os cafés torrados que são embalados em atmosfera modificada duram um pouco mais do que os embalados da forma convencional, pelo menos até os pacotes serem abertos. Mas não tem nada de científico nessa observação, apenas uma hipótese baseada em uma experiência minha e de outras pessoas.

 

Alguém mais tem essa impressão?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando alguém está decidido a mostrar o saco, nada lhe impede. :lol:

 

Eu tenho indícios que me levam a acreditar que os cafés torrados que são embalados em atmosfera modificada duram um pouco mais do que os embalados da forma convencional, pelo menos até os pacotes serem abertos. Mas não tem nada de científico nessa observação, apenas uma hipótese baseada em uma experiência minha e de outras pessoas.

 

Alguém mais tem essa impressão?

Também tenho esta impressão mas acho que a maior "perca" das propiedades do café se dá depois de aberto o pacote, aí tanto cafés embalados em atmosfera modificada quanto os embalados normalmente tem uma degradação significativa em apenas 2 dias !

 

Gostaria de saber se já existe um tópico sobre formas de armazenar o café , e se não existe que criassemos um, mas sem envolver o questão de congelar ou não o café, pois sobre isto tenho quase 100% de certeza que já existe algo do tipo.

 

Obs: para minimizar a degradação do café sempre prefiro comprar vários sacos de 250g ao invés de um de 500g / 1 kg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Alguém mais para compartilhar impressões sobre os cafes de torra "italiana"?

 

Estou tentado a comprar o Lavazza para testar. Se saiu aceitável extraído numa simples doceria de shopping acredito que consiga fazer algo melhor em casa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Eu comprei 1 Kg deste Lavazza Gran Aroma na casa Santa Luzia após ler este tópico e a paixão foi imediata: Mesmo com as limitações do meu equipamento consegui extrair um espresso gostoso, com uma crema persistente como não havia obtido antes com grãos teoricamente mais nobres, como o Fazenda Tijuco Preto do Lucca Café. Sou iniciante no mundo do café e não tenho a menor idéia de qual seja a mágica, mas foi uma ótima surpresa aos olhos e ao paladar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz,

 

O Tijuco Preto é um café especial bem pontuado, por isso a explicação pode estar na torra, possivelmente mais clara para favorecer a percepção das características varietais do grão.

 

Um bom café pode ter um desempenho ruim no Espresso se a torra nao estiver adequada ao método. Por outro lado um café razoável ou mesmo mediano, se bem torrado em um grau próprio para Espresso poderá render xícaras muito boas. Até ondei sei é o caso do Lavazza, que é muito bem torrado e em um grau próprio para Espresso.

 

Além disso o Lavazza até onde sei é uma mistura e nao um grão de origem simples, o que o torna ainda mais adequado ao método Espresso, pois nesse caso a mistura de diferentes grãos tem como objetivo equilibrar a bebida para que seja o mais agradável possível nesse método.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Leo, na semana passada bebi um Lavazza num bom restaurante, que de tão ruim causou-me tristeza.

Era cápsula, a negra, e razoavelmente nova para o formato com aproximadamente 3 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alexandre,

 

Nao tive experiência com as capsulas ainda, mas as poucas vezes em que tomei o Lavazza a partir dos grãos eu o achei satisfatório. Nao é um café que eu tomaria todo dia mas se tirado corretamente dá um Espresso OK.

 

Eu diria que de forma geral as misturas próprias para Espresso tendem a fornecer um resultado superior a cafes de origem única com qualidade similar.

 

Abraços.

 

PS: essa capsula negra nao seria um indicativo de torra escura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás, aconteceu hoje mesmo, quando tomei um espresso no Press depois do almoço. Eu tinha por referência antes, mas agora não sei não, hein? Mas claro que vou testar mais uma vez.

 

Antigamente eu colocava uma colherzinha rasa de açúcar no espresso, hábito que perdi faz tempo. Talvez isso mascarasse algum defeito de extração também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabamos ficando sensíveis demais. Ajustei um ponto o moedor no Sweet Collection com 16gr, fluxo e crema ótimas com linhas de tigre mas achei forte demais !

Uma sobre-extração mínima e já estou reclamando ! Estou ficando um chato ... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo

Este conhecimento de que quando em vez somos nós o lado "errado" da situação é o caminho para entender que não só o ótimo é aceitável. Nos faz lenientes. Sem abrir mão de saber como poderia ser e que, mesmo não sendo, ainda assim é bom.

Fica mais fácil aproveitar as coisas boas mantendo a capacidade de identificar as coisas ruins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre isto, devo dizer que tenho tendência a preferir shots menos concentrados, que é o padrão que se encontra na maioria das cafeterias, ainda que com defeitos no mais das vezes; com os filtros e a máquina que tenho, é difícil fazer shot bons com moagens mais finas, mas acerto bem as doses maiores. Irônico, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alexandre,

 

Nao tive experiência com as capsulas ainda, mas as poucas vezes em que tomei o Lavazza a partir dos grãos eu o achei satisfatório. Nao é um café que eu tomaria todo dia mas se tirado corretamente dá um Espresso OK.

 

Eu diria que de forma geral as misturas próprias para Espresso tendem a fornecer um resultado superior a cafes de origem única com qualidade similar.

 

Abraços.

 

PS: essa capsula negra nao seria um indicativo de torra escura?

 

Salve Leo,

Também acho razoável o Lavazza em grãos daquele pacote azul. Difícil é encontrar com data da torra dentro de prazos aceitáveis, mas quando se encontra vale a experiência.

 

O de cápsula que estava horroroso pode ter sido comprometido pela temperatura da extração, já que o bartender pouco tem a fazer senão colocar a cápsula e apertar um botão..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Falando em Lavazza ainda nao encontrei um bom lugar para compra-lo online...

 

 

Rodrigo,

 

Também tenho preferido shots menos concentrados ultimamente, na faixa dos 40% a 50%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Bom dia pessoal do Clube!

Até onde lembro esta é minha primeira publicação aqui.... embora já venha há algum tempo lendo o forum.

E como qualquer iniciante, vim com dúvidas.

Aqui na minha cidade, encontro pouca variedade de cafés em grãos, e a menor quantidade vendida é de 500gr.

O último café em grãos que comprei aqui em minha cidade foi Café Profeta, comprei para experimentar e gostei, na loja chamada Café da Fazenda, lá tem o America, e o café com o nome da loja, mas vendem somente 1kg, depois se encontra "Café Armazém" em versão tradicional, supremo (usado num café famoso daqui, café aquarios) e o gourmet (que é o que pretendo comprar hoje ainda, pois meu café esta no fim haha), esse café (em grãos) é o único encontrado em quantidade de 500gr.

Criei muito interesse neste café lavazza, consegui encontrá-lo em três versões ai pela internet:

Lavazza Gran Gusto

Lavazza Gran Aroma

Crema e Aroma - Gusto Intenso

O Gran Aroma e o Gusto Intenso, ganharam bons elogios aqui, gostaria de saber mais sobre o Gran Gusto,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Compro Bastante do Lavazza, mas pena q já é o moído, mas espero que aloja q eu compro coloque o em grãos no estoque. Mesmo moído é uma delícia esse café!!

 

Criei um tópico aqui onde ensino como comprar.

 

http://forum.clubedo...ete-a-apenas-4/

post-1984-0-00414400-1374945450_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Comprei o crema e aroma da lavazza, um blend robusta e arábica. Usei 19 gramas e 94C, saiu 20ml em cada xícara. Não achei amargo, mas é café com gosto de café e a robusta destaca isso, tem sabor de cacau. Gostei, lembra muito os espresso que bebi na Itália.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Comprei um pacote do CREMA E AROMA.

 

Não consegui extrair nada bebível na minha superautomática.

 

Já variei quantidade e granulação.

 

Só sai uma bebida sem aroma e com gosto de carvão.

 

Paguei caro, quase 70 reais por 1 kg.

 

Ainda bem que arrependimento não mata.

 

________________

 

EDIT: ia por esse café no lixo, mas pensando melhor, caso alguém tenha interesse e se disponha a pagar o frete, estou doando cerca de 800 gramas do mesmo. Talvez quem entenda do assunto e use uma semi-automática consiga extrair algo bebível. Ou talvez o café seja bom mesmo, menos para o meu gosto.

Abri hoje e a validade na embalagem consta até out/2016.

 

 

___

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você está no PR acho que o frete fica em conta, pelo que calculei o pac 16,20 e o sedex 18,50, no pacote que experimentei do Lavazza não achei nada demais, é um café mais forte e que as vezes é gostoso de beber, café típico italiano mesmo com torra mais forte.

Se quiser enviar eu aceito e agradeço, realmente jogar café no lixo é um pecado por pior que seja para o seu paladar sempre terá alguém que irá gostar ou utilizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...