Ir para conteúdo

Antes tarde do que nunca :)


Dario Mattar

Postagens recomendadas

Olá amigos do clube do café,

Assim como todos aqui, sou um apaixonado por cafés, ele faz parte da minha vida e da minha mulher, com quem faço sempre uma SÉRIA reunião matinal para decidir o café, o método, a moagem e todas as outras importantes e divertidas variáveis existentes para tentarmos chegar ao resultado pretendido. 

Ocorre, que em 2013 descobri este maravilhoso fórum, mas com a correria do trabalho logo me ausentei. Passado muito tempo esqueci minha senha e lamentavelmente nunca mais investi os minutinhos necessários para restabelecer meu usuário.

Nesta 2f, recém chegado do hospital, chapado de corticoide e com uma gripe violenta, resolvi investir os tais minutos para restabelecer meu usuário e poder matar a saudades de ter contato com outros malucos por cafés, assim como nós. Feito isso, ao logar no fórum e colocar meu nome na busca para relembrar os poucos tópicos em que participei, me dei conta que havia uma mensagem informando que meu descritivo havia sido escolhido pelo Léo Moço para o Blend do CDC. Assim que ví esta notícia, mesmo sendo ela do século passado srsrs, fiquei muito contente, mas tb com MUITA VERGONHA por jamais ter me pronunciado. Agradeço o Léo  e peço desculpas para ele e tb aos demais participantes, alguns que inclusive que me fizeram perguntas e eu os deixei no vácuo. Realmente não sabia disso e fiquei chateado agora quando descobri.

Me desculpem também pelo tópico de cunho pessoal, a fim de me retratar, fugindo do que parece ser o principal objetivo deste fórum, trocar experiências sobre cafés.

Caso os moderadores interpretem que este tópico possa ficar alguns dias no ar, somente para sonorizar meu silêncio passado, ficarei muito contente. Do contrário, caso julguem que, mesmo por poucos dias, ele irá prejudicar muito o conteúdo do fórum, podem retira-lo que entenderei.

Só abri este novo tópico por não ter conseguido escrever no tópico passado, evidentemente por ser muito antigo. Lá fiquei como o mal educado que saiu à francesa e largou todos no vácuo, o que não deixa de ser verdade, mas realmente não havia me dado conta :( 

Grande abraço a todos.

Dario 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oxi Dario, 

Muita água rolou (nas cafeteiras :lol:) desde 2013, não sei o que foi seu tópico do descritivo, na época ainda achava que o café era coisa de velho (hahaha), mas sua volta é bem vinda pois o tópico da Vivaldi anda às moscas rs

Sobre o Léo Moço, penso que apesar dele estar na mídia, não deixou boas impressões em suas últimas aparições por aqui. Como falei, muita água rolou rsrsrsrsrs (vale uma leitura das últimas postagens sobre o assunto).

E nunca é tarde para voltar a antigos vícios rs

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Benvindo de volta, Dario.

Pena que sumiu por tanto tempo (por menos tempo, como eu faço de vez em quando. não vejo o menor problema :rolleyes: ... :D ), mas que bom que conseguiu achar o caminho de volta.

Fiquei curioso em saber o que estaria sendo comprado ou vendido nesse "Classificado"... Achei que estaria vendendo tudo, ou trocando tudo. Talvez vendendo "tempo", dada a natureza do título...

...

Mas, a sério, "Ô, MODERAÇÃO"? tem como mover o tópico inteiro pra área "fora de foco"? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Rodolfo M disse:

Oxi Dario, 

Muita água rolou (nas cafeteiras :lol:) desde 2013, não sei o que foi seu tópico do descritivo, na época ainda achava que o café era coisa de velho (hahaha), mas sua volta é bem vinda pois o tópico da Vivaldi anda às moscas rs

Sobre o Léo Moço, penso que apesar dele estar na mídia, não deixou boas impressões em suas últimas aparições por aqui. Como falei, muita água rolou rsrsrsrsrs (vale uma leitura das últimas postagens sobre o assunto).

E nunca é tarde para voltar a antigos vícios rs

Valeu Rodolfo,

Havia respondido do celular esta sua msg hoje pela manhã, mas acho que por ter feito por lá acabou não indo. A plataforma do site não deve ter sido criada para celular neh? 

Realmente, preciso me inteirar das ultima, muito tempo afastado do fórum. Mas não deste vício, desde que o conquistei eu nunca me afastei rsrsrsr.

Legal que tem uma Vivaldi S1 tb! :)  Precisamos trocar experiências que temos com ela...

Está com a sua a quanto tempo?

Abraço

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Cabral disse:

Benvindo de volta, Dario.

Pena que sumiu por tanto tempo (por menos tempo, como eu faço de vez em quando. não vejo o menor problema :rolleyes: ... :D ), mas que bom que conseguiu achar o caminho de volta.

Fiquei curioso em saber o que estaria sendo comprado ou vendido nesse "Classificado"... Achei que estaria vendendo tudo, ou trocando tudo. Talvez vendendo "tempo", dada a natureza do título...

...

Mas, a sério, "Ô, MODERAÇÃO"? tem como mover o tópico inteiro pra área "fora de foco"? 

Olá Cabral,

Obrigado.

Foi uma promoção, onde poderíamos comprar um determinado blend do Léo  Moço, desenvolvido para do CDC, tentarmos detectar as notas sensoriais e elaborar um descritivo para os pacotes.

O escolhido ganharia 1k do café.

O meu foi escolhido e nem fiquei sabendo :( 

Só agora me dei conta disso...  

Captura de Tela 2017-11-29 às 02.43.14.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Dario Mattar disse:

Valeu Rodolfo,

Havia respondido do celular esta sua msg hoje pela manhã, mas acho que por ter feito por lá acabou não indo. A plataforma do site não deve ter sido criada para celular neh? 

Realmente, preciso me inteirar das ultima, muito tempo afastado do fórum. Mas não deste vício, desde que o conquistei eu nunca me afastei rsrsrsr.

Legal que tem uma Vivaldi S1 tb! :)  Precisamos trocar experiências que temos com ela...

Está com a sua a quanto tempo?

Abraço

 

Fala Dario, 

Estou com ela a 1 ano, comprei usada.

No momento estou com dificuldades de acertar a temperatura (café está saindo morno). Sei que ela tem uma seleção de 5 em 5 graus, uma seleção fina de 1 em 1 grau, e descobri estes dias que ela tem outra seleção, para a instalação em locais muito frios ou não. Devo estar errando em alguma dessas configurações.

O estranho é que sem o porta filtro, medindo a temperatura, a água está batendo 92 graus, mas o café deve estar saindo a setenta e poucos graus.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa interface da Vivaldi é coisa de louco. Vale um projeto pra substituir a eletrônica dela... :ph34r:

Se eu fosse mexer, ainda tentaria esquentar o grupo diretamente também. E pré aquecer a água antes da caldeira de café... ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Rodolfo M disse:

Fala Dario, 

Estou com ela a 1 ano, comprei usada.

No momento estou com dificuldades de acertar a temperatura (café está saindo morno). Sei que ela tem uma seleção de 5 em 5 graus, uma seleção fina de 1 em 1 grau, e descobri estes dias que ela tem outra seleção, para a instalação em locais muito frios ou não. Devo estar errando em alguma dessas configurações.

O estranho é que sem o porta filtro, medindo a temperatura, a água está batendo 92 graus, mas o café deve estar saindo a setenta e poucos graus.

 

 

Caramba Rodolfo, que bacana! Em apenas 1 ano vc já manja da Vivaldi bem mais que eu, que tenho a minha a quase 6 anos :) 

Eu não sabia desta segunda possibilidade de ajuste fino de 1 em 1 grau, e isto é bastante importante.

É fácil que trabalhar neste ajuste?

Com relação ao fatos dos seus cafés estarem saindo com a temperatura mais baixa do que o os testes que  fez medindo a temperatura da água, isto me parece natural, dado que o café acaba absorvendo parte do calor da água. 

Como vc fez estes testes, usou um manômetro de porta filtro, daqueles próprios para se aferir estes resultados?

Um amigo meu barista, o Lucas Salomão, quem me ensinou 90% do pouco que sei desta arte rsrsrs, numa das vezes em que me visitou, chegou a fazer este teste, e a temperatura estava dentro do esperado.

Tenho tido os melhores resultados com o ajuste principal da máquina calibrado nos 95graus.

Mas é natural que se  vc colocar uma pitcher debaixo do porta filtro, com o termômetro espetado nela, a água tenderá a cair lá com uma temperatura inferior.

A temperatura deve ser medida antes de passar pelo porta filtro, pois até ele acaba dissipando parte do calor.

Enfim, vamos trocando conhecimentos e tentando melhorar cada vez mais os nossos cafezinhos :)

Abs!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Carneiro disse:

Essa interface da Vivaldi é coisa de louco. Vale um projeto pra substituir a eletrônica dela... :ph34r:

Se eu fosse mexer, ainda tentaria esquentar o grupo diretamente também. E pré aquecer a água antes da caldeira de café... ;)

Caramba Carneiro! Apesar de eu adorar coisas complexas, pois sou virginiano e tenho uma insuportável tendência natural e sem fim de tentar melhorar as coisas, acho que isto já iria além do meu atual conhecimento tecnico neste momento... rsrsr 

Vejo que o pessoal deste fórum é bem mais aprofundado do que eu... 

Mas pensei um pouco agora e acho que entendi sua idéia, seria instalar uma espécie de aquecedor de passagem, pós filtragem, para dele sair a água para a caldeira da máquina. E isto faria com que a água que atualmente entra fria para repor a caldeira, passe a entrar quente, causando menor instabilidade...

É isso?

Se sim, me parece inteligente.

Ao mesmo tempo, pelo menos para o meu uso, que não costumo tirar muitos cafés sequenciais, creio que não esteja sofrendo com esta instabilidade. Sempre tenho feito até o flush para baixar um pouco a temperatura antes das extrações.

Abs 

 

 

Editado por Dario Mattar
adicionei conteúdo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Solução mais simples seria um tubo enrolado na caldeira de vapor. Melhor seria um trocador nessa caldeira, mas aí pode ser uma modificação avançada ou até inviável. 

Não é tão crítico mesmo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ideal é medir a temperatura com um filtro com termopar. Aquele Scace device é caro, mas não deve ser muito caro fabricar algo semelhante. O cara da Decent Espresso tava lançando um filtro pra encaixar sensores mas era de 58mm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...