Ir para conteúdo

Apresentação


LUCAS_COSTA

Postagens recomendadas

Olá, meu nome é Lucas e tenho 15 anos. Tenho paixão por café, e estarei postando algumas duvidas que tenho em relação a minha cafeteira italiana (Moka). Moro no Espirito Santo, e o café que eu mais consumo é o FORTE 3 Corações. Eu aceito dicas para um café mais gostoso, ou um pó de café melhor. Desde já agradeço a compreensão, e as dicas que irei receber. Seja feliz tomando um gole de café. Até mais!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, meu nome é Lucas e tenho 15 anos. Tenho paixão por café, e estarei postando algumas duvidas que tenho em relação a minha cafeteira italiana (Moka). Moro no Espirito Santo, e o café que eu mais consumo é o FORTE 3 Corações. Eu aceito dicas para um café mais gostoso, ou um pó de café melhor. Desde já agradeço a compreensão, e as dicas que irei receber. Seja feliz tomando um gole de café. Até mais!
Bom dia Lucas, benvindo ao fórum,

Algumas sugestões iniciais para desenvolver seu gosto pelo café:

- Leia bastante o fórum, aqui tem muita informação sobre tudo o que envolve esse universo.
- Procure visitar o máximo possível de cafeteiras onde mora e em locais que visite, dê preferência para estabelecimentos da "terceira onda" onde fazem diversos tipos de preparo, mesmo que tenha um método preferido, não deixe de experimentar todos os disponíveis , mas não descarte os cafés comuns, tipo Starbucks, Café do Ponto, etc, principalmente no início do hobby, é legal para ver as diferenças.
- E falando especificamente de sua dúvida, com café de supermercado, como o que usa hoje, você não terá bons resultados, sugiro que para ter um primeiro contato com café de qualidade que procure comprar o café do Mario, ele tem um preço acessível e é aí do Espírito Santo, ele não tem loja virtual, procure ele no Facebook como Mario Zardo e pergunte o que ele tem disponível e tente pegar mais de uma torra /variedade.
- Em um segundo momento, consiga um moedor e passe a comprar cafés em grãos, isso faz toda a diferença na qualidade de sua bebida.

De início acho que é isso, daqui a pouco outros membros do Clube virão com mais dicas.

Abs

Enviado de meu ASUS_Z017DC usando Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Lucas, benvindo ao fórum,

Algumas sugestões iniciais para desenvolver seu gosto pelo café:

- Leia bastante o fórum, aqui tem muita informação sobre tudo o que envolve esse universo.
- Procure visitar o máximo possível de cafeteiras onde mora e em locais que visite, dê preferência para estabelecimentos da "terceira onda" onde fazem diversos tipos de preparo, mesmo que tenha um método preferido, não deixe de experimentar todos os disponíveis , mas não descarte os cafés comuns, tipo Starbucks, Café do Ponto, etc, principalmente no início do hobby, é legal para ver as diferenças.
- E falando especificamente de sua dúvida, com café de supermercado, como o que usa hoje, você não terá bons resultados, sugiro que para ter um primeiro contato com café de qualidade que procure comprar o café do Mario, ele tem um preço acessível e é aí do Espírito Santo, ele não tem loja virtual, procure ele no Facebook como Mario Zardo e pergunte o que ele tem disponível e tente pegar mais de uma torra /variedade.
- Em um segundo momento, consiga um moedor e passe a comprar cafés em grãos, isso faz toda a diferença na qualidade de sua bebida.

De início acho que é isso, daqui a pouco outros membros do Clube virão com mais dicas.

Abs

Enviado de meu ASUS_Z017DC usando Tapatalk

Em tempo, segue link do perfil do Mario no Facebook : https://www.facebook.com/mariojosezardo

Enviado de meu ASUS_Z017DC usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2017 at 23:36, LUCAS_COSTA disse:

Olá, meu nome é Lucas e tenho 15 anos. Tenho paixão por café, e estarei postando algumas duvidas que tenho em relação a minha cafeteira italiana (Moka). Moro no Espirito Santo, e o café que eu mais consumo é o FORTE 3 Corações. Eu aceito dicas para um café mais gostoso, ou um pó de café melhor. Desde já agradeço a compreensão, e as dicas que irei receber. Seja feliz tomando um gole de café. Até mais!

Oi Lucas, 

Acho que o Seu Zé já te deu um ótimo norte.

Acho que quase todos, se não todos, começamos como vc, iniciando com curiosidade e experimentando as diversas opções existentes para desbravar este mundo extremamente complexo que é o café.

Eu, até 13 anos atrás, não gostava de café, na realidade nem mesmo sabia o que era café de verdade. Comecei misturando Pilão na garrafa térmica, metade Pilão metade açúcar para conseguir manter meus olhos abertos em umas vendas de garagem que eu fazia. Depois disso, montei um restaurante e fiz um pequeno curso (bem raso) juntamente com o meu barista que estava recebendo treinamento da empresa que alugava a máquina. Embora ainda fosse tudo modesto, tanto o barista, quanto o equipamento e a pessoa que passava o treinamento com parâmetros engessados, já foi um salto enorme de qualidade para os cafés que eu estava acostumado, e naquele momento passei a gostar um pouco, foi a porta de entrada. Creio que meu principal degrau veio quando fui ao Suplicy Café da Lorena, onde um barista incrível que trabalhava lá, notou que eu me interessava muito e resolveu me surpreender com um café incrível, se não me engano Fazenda dois Irmãos. Ele fez a extração em um filtro V60 (tipo de filtro básico para café coado só que japonês, que todos os amantes de cafés por aqui usam), e aplicou um contraste fazendo a extração num copo com temperatura previamente reduzida com gelo, que foi lançado na pia antes de receber o café. Resultado disso foi uma verdadeira explosão de morango fresco em minha boca. 

Eu perguntei para ele: - Vc colocou morango no meu café??? Ele deu risada e respondeu: Não, foi a natureza que fez isso! Eu cheguei a me emocionar naquele momento e sabia que dali em diante o café seria uma das coisas mais importantes na minha vida.

A Moka é um dos poucos métodos que até o momento não consegui me encontrar, mas neste meio nunca é tarde, pode ser que este dia ainda chegue.

Se esta gostando da Moka, talvez curta também experimentar o método de café Turco, é bastante forte e com notas achocolatadas. Eu gosto de vez em quando.

Mas sugiro que siga o conselho do Seu Zé de experimentar vários métodos. Quando descobrir o mundo dos cafés delicados (com concentração aproximada de 7g de café para 100ml de água), degrau que as vezes não chega logo, será uma loucura. É nos cafés suaves, com torras medias e claras que irá descobrir a maior complexidade nos sabores. Notas frutadas, cítricas, florais etc.

Sugiro experimentar os métodos mais básicos V60, Clever, aeropress, Kalita e a French Press, está última será a mais aproximada do que já está acostumado com a Moka, proporcionará uma extração mais achocolatada.

Abraços e bons cafés

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...