Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Solano

Ajuda primeiros acessórios

Recommended Posts

Solano    4

Boa tarde, pessoal!

Faz um tempo que leio e releio o fórum tentanto aprender um pouco, mas só agora decidi que preciso dar um passo além e investir um pouco.

Eu sempre gostei de cafés fortes, sem açúcar, amargo mesmo, até que aprendi aqui que não é pra ser assim e tomei um extraído na aeropress em um café em São Paulo, que achei bom, mas não sei se os colegas que entendem melhor achariam. 

Enfim, no começo pensava em adquirir um kit hario v60, mas lendo os posts por aqui percebi que pelo meu gosto e por já fazer cafés coados seria mais interessante investir em um aeropress. Aprendi também que o moedor é essencial e mais importante que acessórios de extração. Então por enquanto a ideia seria aeropress + moedor.

Gostaria de saber se estou certo mesmo nessa ideia e gostaria também de uma dica de moedor. Eu faço café só para mim mesmo, raramente para uma ou outra visita, então não sei se compensaria investir em um moedor elétrico como o Breville da tramontina. Pensei no Porlex Mini que é bem avaliado por aqui, aparentemente, mas ele está o dobro do preço de um hario mini ou até do hario skerton. A diferença na qualidade da moagem é tão grande assim que valha essa diferença? Eu não pretendo no futuro próximo ter uma máquina de espresso, então a questão da moagem mais fina não seria um problema creio eu. Seria mesmo para fazer um coado melhor e aeropress.

Agradeço desde já pela atenção de vocês! Obrigado.

• Like 1

Lisboa Santos    2,016
1 hora atrás, Solano disse:

Eu sempre gostei de cafés fortes, sem açúcar, amargo mesmo, até que aprendi aqui que não é pra ser assim e tomei um extraído na aeropress em um café em São Paulo, que achei bom, mas não sei se os colegas que entendem melhor achariam. 

Salve @Solano welcome aboard!

Não é questão de ser assim ou assado. Vc já disse que faz cafés pra vc mesmo, então procure agradar ao seu paladar, o que não impede de aprimorá-lo e mudar de opinião e gosto pessoal ao longo do tempo (acho que é o que acontecerá naturalmente).

Não entendi o que vc nos pergunta quanto à AeroPress. Em cafeterias eu nem tento tomar AeroPress pq sei que não vai ficar boa. Outro dia tomei dois coados no V60 no Coffee Lab que estavam subextraídos, dava pro gasto (experimentar cafés que eu estava para comprar) mas estava longe de ser uma experiência deliciosa.

Como fã incondicional da AeroPress eu sou suspeito para falar, mas não tem nada que se faça em outros métodos que ela não possa fazer melhor na AP, quando aprender a usá-la direitinho. Pronto, falei! :P:ph34r:

E. em se tratando de AeroPress, um moedor de entrada (como os que vc citou) será o suficiente até vc ficar mais experiente. A AP aceita qualquer granulometria, e, se estiver um pouco mais grossa com muitos fines, uma peneiradinha (com peneira de cozinha) já vai ser de grande valia. Não conheço o Porlex, mas já moí muito café no Hario Mini (em viagens) e dava pro gasto. Pelo menos para mim, que uso a mesma granulometria (bem fina) em qualquer método (inclusive V60), vale a mesma coisa para moedores. Cansei de tomar cafés excelentes aqui na roça, moídos num Mimoso, que é o fusca dos moedores! Pronto, falei, de novo!

• Like 2

Wellpires    28

@Lisboa Santos, vou aproveitar o gancho pra fazer uma pergunta que há muito tempo venho querendo fazer. O que é café subextraído e como identificá-lo? E o contrário dele? Acho que é sobrextraído, não? Pode me explicar, por favor.

@Solano, desculpe invadir seu tópico com outra questão.

LUW    465

@Wellpires, segundo o Lisboa, café sub-extraído é qualquer café que entre vc pensar em tomar um cafezinho e limpar a cozinha, você levar menos de 3h30mins no processo todo :P.

@Solano, compre um desses moedores manuais mesmo que vão lhe servir muito bem, sem quebrar a firma.

• Haha 4

Solano    4

@Lisboa Santos, foi no Coffe Lab mesmo que experimentei o café. A dúvida quanto à AeroPress era se esse método seria bom para um café mais forte em comparação com um coado, mas a verdade é que não sei nem se essa terminologia está correta. De qualquer forma diante da versatilidade do método me parece que é uma forma interessante de começar para testar diferentes variáveis. Obrigado pela dica quanto ao moedor, cheguei a cogitar o mimoso também, mas pelo que vi só tem modelos de fixação em balcões, ou algo assim, o que inviabiliza para mim.

@WellpiresSem problema, todas as dúvidas são minhas também.

@LUWBicicleta nova ou máquina de espresso é uma baita dúvida hein! :D Obrigado pela ajuda!

• Like 1

LUW    465

A diferença entre AP e coado (V60) não é na intensidade de sabor, pois tanto um como o outro podem ser feitos mais "fortes" ou mais "fracos". A diferença é no sabor mesmo. Aliás, o mesmo café vai ter sabor diferente em cada método que vc usar, e daqui há uns tempos vc vai percebendo que gosta mais de um ou de outro método justamente por essa diferença do sabor na xícara. Em casa tenho vários métodos a disposição para fazer café, e vou usar de acordo com o meu humor. Não existe o "melhor método", o que existe é vc tomar o que está com mais vontade naquele momento.

PS: A máquina de espresso perdeu, sinto em informar.

• Like 1

Freedom Force    119

@Solano

Moedor Hario e Aeropress é uma ótima combinação.

A aeropress é muito versátil e com certeza você vai conseguir fazer um café que te agrade.

O V60 tem seu charme e suas vantagens no preparo do café, mas não é tão diferente assim de um Melitta, na minha opinião.

Se você realmente gostar do hobby compra um elétrico depois. E se faltar luz usa o Hario :P

• Like 1
  • Haha 1

LUW    465
41 minutos atrás, Freedom Force disse:

Se você realmente gostar do hobby compra um elétrico depois. E se faltar luz usa o Hario :P

Ou se vc tem um Encore e quer tomar espresso em casa, usa o Hario :wacko:

• Haha 1

Solano    4

@LUW Foi muito esclarecedora sua resposta, muito obrigado! E aqui se um dia tiver dinheiro suficiente para uma máquina de espresso é bem provável que eu troque a bicicleta também :lol:

@Freedom Force Obrigado pela ajuda, me parece que é uma boa escolha para começar enquanto vou estudando e melhorando. Creio que estou decidido.

Mais algum acessório que recomendam para iniciar? Vi que é indicado um pincel para limpar o moinho, é imprescindível o uso do pincel e precisa ser um pincel próprio ou existe alternativa?

Solano    4

Compra fechada. AeroPress + Hario Slim + Lucca 250g - Blend Nero (para aproveitar o frete grátis e começar a brincar). 

A escova velha eu já tenho :lol:

Muito obrigado pela ajuda pessoal, agora vou ler mais para tentar fazer um bom café.

• Like 2

LUW    465

Estava indo bem até o Blend Nero :huh:.

Minha esposa gosta, mas acho meio flat pro meu gosto.

• Haha 1

Solano    4

@LUW eu até pensei de pedir uma dica, mas aí teria que ver os que tinha na loja e talz e queria fechar a compra logo hehe... pelo que li aqui uma opção que não tem erro são os cafés do Mário, certo? 

LUW    465

Nunca tomei os dele, então não lhe posso dizer com propriedade. Mas dos da Lucca, o único que sempre tem lá e que não gosto é o Nero, e olha que já experimentei uns trocentos e doze cafés deles. O Nero é para quem está acostumado com Melittão, não tem nada de acidez e muito poucos nuances. Não é ruim, mas acho mais sem graça que Corcel II azul calcinha.

• Haha 1

Luis Paulo    795

@Solano, sem querer me gabar, mas os cafés que a gente selecionou pra essa 2a Compra Coletiva de 2017 tão foda :P

Vai lá no tópico aberto pra saber mais sobre o projeto, e aproveita enquanto ainda tem alguma coisa dos cafés torrados.

• Like 3

Lisboa Santos    2,016
Em 05/12/2017 at 20:41, Wellpires disse:
@Lisboa Santos vou aproveitar o gancho pra fazer uma pergunta que há muito tempo venho querendo fazer. O que é café subextraído e como identificá-lo? E o contrário dele? Acho que é sobrextraído, não? Pode me explicar, por favor.

Além do que o @LUW falou (das 3h30min) é um assunto muito complexo. Vou pincelar... Existe uma medição técnica e objetiva (implementada pela SCAA há muito anos) a chamada caixa de apreciação de Extração: entre 18% e 22%, com média em 20%; acima de 22% o café está sobreextraído, abaixo de 18% está subextraído. Isto, por si só, não quer dizer muita coisa, pois para um determinado grão em determinado método vc pode ter a melhor extração dele (o sweet spot) a, digamos, 20,5%, e passando disto (por ex. a 21%) o café estragar. E também porque nestas medições está-se falando da Extração média do conjunto do pó, então mesmo com um índice não tão alto vc já pode ter sobre-extraído dos grãos mais finos, enquanto que dos mais grossos vc somente subextraiu, o que desequilibra (às vezes estraga) o resultado na xícara. Daí a importância de uma granulometria o mais estreita e uniforme possível.

Existe tb o lado de apreciação degustativa, que independe de medição por aparelho, em que se nota (com a prática) que o café pode até não estar ruim (pode até não estar amargoso, se o grão é excelente e está bem torrado), mas falta doçura, notas exóticas marcantes (quando o grão as tem) e complexidade (brilho) na acidez. Num subextraído vc pode dizer que ele tem uma acidez cítrica; à medida em que vai aumentando a extração esta acidez passa a ser percebida como de limão, avançando mais vc a define como sendo de limão siciliano; ou então aquela progressão de um genérico frutas vermelhas para de morango, ou cereja ou cranberry. E quando se chega no sweet spot (lembro bem de um Kenya assim) ao pôr o café na boca vc sente uma nota de nectarina (não é damasco nem pêssego, que são parecidas) mas a finalização (após engolir) é de um suco de morango.

Quanto mais vc extrai do café, mais vc sente estas sutilezas todas, e, aqui vem o interessante: isto vc só percebe, no começo (depois com o tempo e experiência isso fica mais fácil), comparativamente: vc pode tomar um café e achar ele bom, mas quando se extrai mais vc percebe nitidamente que aquela extração anterior não era a melhor, ou mesmo que ela não estava boa (como vc percebera antes).

Como dificilmente repito um mesmo café, prefiro levá-lo ao sweet spot e sentir tudo que ele tem a me oferecer naquele momento, de bom e, eventualmente, de não tão bom assim. Prefiro sempre um café bem extraído para degustar um café como ele está, como costumo dizer.

23 horas atrás, LUW disse:
Aliás, o mesmo café vai ter sabor diferente em cada método que vc usar (....)

Sim, isto é verdade, na prática, pois o que está em jogo neste caso são os diferentes níveis de extração (inclusive quanto à uniformidade de extração do conjunto do pó) que cada método proporciona. Métodos por percolação têm extração menos uniforme do pó como um todo (acho até um desperdício de grana), já os por infusão expõem mais o que o café tem a oferecer, de bom ou de ruim. Métodos diferentes têm manutenção de temperatura diferentes, limitações de granulometria ou de agitação diferentes, e tudo isto influencia no resultado final. Mas o mais decisivo, é o tipo de filtro utilizado: papel ou metálico, já que aquele deixa passar muito menos óleos, os quais trazem muito mais doçura e complexidade à xícara (se o grão for excelente). Em tese, e isto já testei bastante, quanto mais perto vc chega do sweet spot de um determinado grão (com variáveis semelhantes, como por ex. granulometria) menos diferença haverá entre os métodos, desde que usado um mesmo tipo de filtro. E isto tem certa lógica, pois se vc extraiu o máximo dos melhores solúveis e o mínimo dos piores, vc está pondo na xícara o que de melhor aquele grão tem a oferecer naquele momento, independentemente do método específico (mas desde que seja de um mesmo grupo: percolação ou infusão).

23 horas atrás, Freedom Force disse:
A aeropress é muito versátil e com certeza você vai conseguir fazer um café que te agrade.

Sou suspeito pra falar, mas é o método mais versátil em termos de manejo de variáveis, principalmente com filtro metálico, e as chances de um resultado que agrade o gosto de cada usuário são maiores mesmo. 

• Like 3