Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Verde e Torrado - 2ª Compra Coletiva de 2017 do Clube do Café


Igor

Postagens recomendadas

Salve colegas amantes de um bom café,

estamos abrindo oficialmente os pedidos para a 2ª Compra Coletiva de 2017.

 

Porém, antes de mais nada, gostaríamos que lessem as informações sobre o funcionamento da Compra Coletiva no tópico a seguir. Algumas coisas mudaram desde a última Compra Coletiva:  

 

 

Vamos para os detalhes desta compra. A primeira grande novidade é que teremos 6 cafés desta vez, sendo que um deles, o café do Leandro, terá uma torra exclusiva para espresso. Além disso, desta vez a torra será executada em um Atilla de 15kg Gold Plus por mim e pelo Luís. Vamos compartilhar todos os logs de torras e abordagens que escolhermos.

O que já não é novidade é que temos alguns cafés super premiados nesta Compra Coletiva. O Leandro, a Rosângela e o Tino são ou já foram campeões municipais de suas respectivas regiões e os cafés do Afonso e do Paulo Henrique são campeões do estado. Inclusive o lote que temos do Paulo Henrique é o que ele mandou para o concurso de qualidade da EMATER. Resultado aqui: http://www.emater.mg.gov.br/doc/site/Concurso_cafe_2017/Lista de vencedores Concurso Café 2017.pdf

 

No mais tudo continua no prazo:

De 05 ~ 10/12: prazo para participar do envio coletivo. Depois disso a página continua no ar (sujeita a disponibilidade), mas não aceitaremos mais o frete na modalidade Envio Coletivo;

06 ~ 10/12: fracionar os cafés e desenvolver perfis de torra;

09, 11 e 12: dias que vamos torrar os cafés;

15/12: prazo limite para envio dos pedidos.

 

Agora quanto a questão do Envio Coletivo, gostaríamos que já escolhessem um representante para cada cidade, isso agiliza nosso trabalho.

Para o Nordeste, infelizmente, não haverá uma maneira de enviar via transportadora, somente Correios. Para a próxima C.C é fato que conseguiremos contornar essa situação.

 

Por fim, gostaríamos de agradecer cada um que contribuiu, de alguma forma, para que a Compra Coletiva ocorresse:

Aos produtores que toparam participar desse projeto com a gente, fica nosso muito obrigado!!!

Aos colegas que participaram da Seleção Coletiva, valeu por disponibilizarem um pouco do tempo corrido de vocês para ajudar a gente fazer desta Compra Coletiva o mais democrática possível.

Aos colegas que sempre nos ajudam compartilhando contatos de produtores, valeu!!

E a cada membro que não perde uma Compra Coletiva e que torna tudo isso possível, valeu demais!!

 

O site será liberado às 22:00 do dia 05/12. Para fazer os pedidos: www.comprecoletivo.iluria.com

Vamos para o resumo dos cafés: 


1- Café do Leandro:

O Leandro é um produtor que está começando a trilhar o caminho do café especial, começou esta safra, mas já está mostrando para o que veio! O café que entrou na seleção, um IAPAR CD, é um típico despolpado, um café delicado, com uma doçura intensa, corpo alto e acidez cítrica leve e moderada. Na xicara aparecem notas nítidas de chocolate. Este café terá uma torra exclusiva para ESPRESSO. Vamos destacar na torra as notas de chocolate do café em combinação com seu corpo alto e doçura intensa. Segue resumo:

Fazenda Santo Antônio
Guaçuí - ES
Altitude: 900m
Variedade: IAPAR
Processo: CD
Produtor: Leandro de Paula

  • Valor do kg do café VERDE: R$ 27,40
  • Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS:R$ 34,00

2 e 3- Cafés da Rosângela:

A Rosângela é estreante na Compra Coletiva, mas já chegou dando o que falar!! Tivemos contato com o café da Rosângela na SIC e uma das amostras que provamos lá era super parecida com o café do Juarez da última Compra Coletiva e isso nos despertou uma enorme curiosidade. Nos aproximamos dela e descobrimos que sua propriedade e a do Juarez são separadas somente por um morro, ou seja, são muito próximas. 

A Rosângela disponibilizou para a gente dois cafés, um NATURAL e um CD. Ambos os cafés estão espetaculares e de jeitos distintos. Inicialmente iríamos pegar somente um deles, mas depois de uma conversa com ela descobrimos que os cafés são  da mesma variedade, mesmo talhão e colhidos em datas muito próximas. A única diferença entre eles é que um é NATURAL e o outro é CD. Achamos que essa pode ser uma oportunidade incrível para que vocês possam conhecer as diferenças entre os métodos de processamento direto na xícara, uma vez que são cafés típicos de seus métodos. 


O Cereja Descascado (CD) da Rosângela: Na xícara temos um café delicado, FLORAL, com uma acidez cítrica bem balanceada e elegante, doçura de cana de açúcar e finalização de rapadura. É um café muito fácil de beber e que dá vontade de repetir o tempo todo! Segue Resumo: 


Fazenda Carmelito 
Santa Margarida - Matas de Minas
Altitude: 1200m
Variedade: Bourbon Vermelho
Processo: Cereja Descascado (CD)
Produtora: Rosângela Alves

  • Valor do kg do café VERDE: R$ 27,40
  • Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS:R$ 34,00

Sobre o NATURAL da Rosângela: Um típico natural frutado, com acidez marcante, doçura elevada e corpo médio alto. Na xícara identificamos notas de frutas vermelhas, puxando para Morango. Encontramos acidez cítrica e málica neste café. Segue Resumo:

Fazenda Carmelito 
Santa Margarida - Matas de Minas
Altitude: 1200m
Variedade: Bourbon Vermelho
Processo: NATURAL
Produtora: Rosângela Alves

  • Valor do kg do café VERDE: R$ 32,60
  • Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS:R$ 37,30

4- Café do Afonso

Este é um velho conhecido nosso, o famoso café da super premiada Faz. Forquilha do Rio. O café já te ganha no aroma enquanto está verde. É um dos cafés verdes mais aromáticos que já passaram nas nossas mãos. Torrado o aroma ainda é a primeira coisa que lhe chama atenção!! Na xícara um leve floral, bebida frutada, acidez intensa, doçura alta e corpo licoroso e notas de frutas vermelhas. Na finalização uma leve nota que te faz lembrar que se trata de um café natural que sofreu uma leve fermentação espontânea enquanto secava no terreiro. Segue resumo:


Faz. Forquilha do Rio
Caparaó-MG/ES
Altitude: 1.200m
Variedade: Catuaí Vermelho
Processo: NATURAL
Produtor: Afonso Lacerda e Dona Altilina 

 

  • Valor do kg do café VERDE: R$ 37,90
  • Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS:R$ 40,50

5- Café do Paulo

Quem andou acompanhando o Cup of Excellence deve ter reparado que a estrela do momento é Araponga - MG (não confundir com Arapongas - PR)! Não podíamos ficar pra trás nessa tendência, e conseguimos o café do Paulo Henrique Miranda. Ele e sua família tiveram 6 (seis!) (meia dúzia!!!) lotes premiados no Cup of Excellence, incluindo o 2º colocado dos naturais e ainda pegaram o primeiro lugar no Coffee of The Year com a Sandra (mãe do Paulo Henrique). 

É um café CD que traz os traços sensoriais das Matas, mas muito mais! Possui várias camadas de sabor, com destaque para uma doçura muito intensa. No aroma aparece rapadura e na xícara caramelo. Aliado a isso uma acidez elegante, marcante, mas que não aparece em primeiro plano e um corpo alto. Segue resumo do café:

Sítio Caminho da Serra
Araponga - Matas de Minas - MG
Altitude: 1.200m
Variedade: Catucaí Vermelho
Processo: CD
Produtor: Paulo Henrique Miranda

 

  • Valor do kg do café VERDE: R$ 37,90
  • Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS:R$ 40,50

6- Café do Tino

Seu Tino (Juventino) é uma figura já conhecida no cenário de cafés especiais, já esteve em posições de destaque em vários concursos passados. A propriedade na qual o Tino traballha (Sítio Recanto dos Canarinhos) fica em Alto Caparaó, e esse café é um catuaí vermelho colhido a 1340m.

Na xícara aparecem notas de frutas maduras, lembrando mirtilo e ameixa, corpo licoroso (levemente alcoólico) e uma especiaria bem interessante, puxando para canela. É um café complexo e diferenciado! Vamos para o resumo do café:

Sítio Recanto dos Canarinhos 
Alto Caparaó - Caparaó 
Altitude: 1340m 
Variedade Catuaí Vermelho 
Processo: Natural 
Produtor: Juventino

  • Valor do kg do café VERDE: R$ 37,90
  • Valor para 500g do café TORRADO em GRÃOS:R$ 40,50

Obs: Não está incluído nos valores acima o valor do frete para a sua localidade.

Para pagamentos por Depósito Bancário, onde as taxas de serviços da operadora de Cartão de Crédito não se aplicam, há um desconto de 5%. As instruções para pagamento serão disponibilizadas no checkout do site.


• Prazo para postagem dos pedidos: até dia 15/12!

 

Por fim, visitamos todos os produtores e vamos contar as histórias dessas visitas em um tópico que abriremos em breve. Até lá, deixamos como registro uma foto nossa com o Tino, o cara é uma figura (e super fotogênico). 

 

38860408241_d668b5e759.jpg

 

Um grande abraço, 

Igor e Luís

  • Curtir 15
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, desculpem minha ignorância, mas por hora, alguém poderia me explicar se esse café do Leandro - IAPAR CD, torrado para espresso, ficaria bom também pra coado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Wellpires disse:

Galera, desculpem minha ignorância, mas por hora, alguém poderia me explicar se esse café do Leandro - IAPAR CD, torrado para espresso, ficaria bom também pra coado?

Se eu conheço o Igor e o Luís, com a qualidade e especificidade com que eles estão torrando, ou vai ficar bom para coado, ou para espresso. My 2 cents! :ph34r:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Guilherme Torres disse:

Calma que uma hora consegue. Eu acabei conseguindo finalizar meu pedido agora há pouco. Menos um a tumultuar o site.

Caracas, por isso o site parou de cair!!!!!

@Monique_Soleil Quantos Kg vai pegar? Eu estou ficando com 5, a princípio. O Guilherme deve ter comprado duas sacas, então vai ficar baratinho o frete pra gente. Vai ser de carona ...

Alguém comprando torrado?

Abraços!

Edit: Pedido fechado, ainda na dúvida se o 13º vai dar conta do baque mas ... digo, em dúvida se não compro mais!

Editado por Mesquita
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor, não estou sentindo firmeza quanto à torra: para coados ou espresso. Pelo que vi rapidamente, somente o do Leandro está marcado como para ESPRESSO. Os outros são todos para coados, então?! :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caracas, por isso o site parou de cair!!!!!
[mention=8769]Monique_Soleil[/mention] Quantos Kg vai pegar? Eu estou ficando com 5, a princípio. O Guilherme deve ter comprado duas sacas, então vai ficar baratinho o frete pra gente. Vai ser de carona ...
Alguém comprando torrado?
Abraços!
Edit: Pedido fechado, ainda na dúvida se o 13º vai dar conta do baque mas ... digo, em dúvida se não compro mais!
Pegarei meio de cada e torrado (por enquanto nada de verdes pq não tô querendo guarda r até ter torrador em.maos). Mas não tô conseguindo acessar [emoji852]️

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Monique_Soleil disse:

Pegarei meio de cada e torrado (por enquanto nada de verdes pq não tô querendo guarda r até ter torrador em.maos). Mas não tô conseguindo acessar emoji852.png

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Para mim o site tá tranqs, começou travando mas agora está muito redondo. Peguei 5Kg, mas ainda sujeito a revisão, pois estou analisando a situação ... relendo os posts sobre cada café e ansioso para comprar mais. :)

Coloquei envio coletivo, tanto eu quanto o Guilherme Torres podemos receber os cafés, tenho porteiro 24hs no meu prédio (e sou síndico) então posso separar e tenho confiança no pessoal para deixar os cafés na portaria. Vamos ver, estou à disposição para ajudar no que precisarem.

Boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...