Ir para conteúdo

[Kickstarter] Melodrip


Bruno Marinho

Postagens recomendadas

https://www.kickstarter.com/projects/2024037108/melodrip-coffee-clarity-redefined

A idéia de otimizar distribuição de agua me parece interessante mas não sei até
que ponto vale comprar mais uma tralha para isso. Me parece ser possivel testar usando
o "chuveiro da aeropress".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Marinho! Boa ideia esta de usar a AP como chuveiro, desde que bem pré-escaldada.

Esse melodrip é uma daquelas frescuras perfomáticas tipo show que só complicam o que não é complicado: eles inventam um problema que vc achava que não tinha (e não tinha mesmo), e acabam fazendo vc achar que agora tem! :blink: Nada que uma colherinha vagabunda de café, de R$0,50 não resolva muito melhor com um despejo no centro do coador. Tem que agitar, mesmo em percolação, o resto é frufru tais quais: Hario, chaleira bico de cisne ou de ganso etc....

Acompanho esse japonês no Instagram (ray alguma coisa) e ele anda postando extrações usando errado o APP do refratômetro VST (acho) e os resultados dele estão todos errados dando de 1 a 1,5% a mais na %Extração... sem mais!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Lisboa Santos disse:

Nada que uma colherinha vagabunda de café, de R$0,50 não resolva muito melhor com um despejo no centro do coador. Tem que agitar, mesmo em percolação, o resto é frufru tais quais: Hario, chaleira bico de cisne ou de ganso etc....

Nessa estou com o Lisboa! É bem menos prático juntar essas tralhas para fazer um café do que despejar logo tudo no centro e mexer com algo.. Sou tão preguiçoso que  não pego nem uma colher para agitar.. prefiro chacoalhar o V60 para fazer tudo rodar hahahah

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer café, especialmente pour-over, está em um nível onde não há muito mais o que inventar. O que vai acontecer a partir de agora será especializações ou adaptações, mas nada exatamente inovador em termos de equipamentos. Basicamente aconteceu o mesmo com a roda - inventaram e deu, não tem mais o que mexer ali. Por isso agora começou essa onda de trazer soluções para problemas que não existiam. Há exceções é claro, como por exemplo o Kruve, que realmente proporciona muita diferença na xícara, mas a grande maioria desses projetos do KS ou é como esse Melodrip ou então alguma traquitana para fazer melhor algo que já era feito de outra forma (e aqui a balança da Vroom é um exemplo crasso).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Eu acompanho o projeto do Ray Murakawa desde o início. Cheguei a me inscrever pra ser beta tester, mas já era tarde e não rolou. Eu curto a idéia de pouca agitação na cama de café. Isso faz com o pó atue como também como elemento filtrante, fazendo uma bebida com menos partículas em suspensão, que, ao menos em tese, bloqueia menos as papilas gustativas. Esse pra mim é o aspecto mais interessante da idéia. Não acho que seja um dispositivo que vai vingar como método pela falta de praticidade, mas tenho que ajuda a trazer pra discussão alguns elementos da dinâmica de extração que são muito mal explicados e explorados.

Dito isto, não tenho conclusões sobre o método porque me falta conhecimento para compreendê-lo melhor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz meus testes com o filtro de aeropress e gostei. Vou participar da campanha.

 

Pode ser placebo mas as extrações que fiz ficaram muito boas e as mais longas não tem sobrextraido, entendo que pela menor agitação. O café saiu bem límpido.

Recomendo que façam um teste, que é bem fácil e tirem suas conclusões.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Estou pensando em adquirir um. Gostaria de saber da experiencia de vocês. Estou em duvida pela questão da turbulência algo que o James Hoffman e o Scott Rao sempre advogam... 

vou testar com o filtro da aero, mas tenho medo também de cair no efeito placebo, por isso estou perguntado aqui sobre a impressão do pessoal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanho o Instagram do criador e é realmente bem interessante os vídeos dele. Tem experimentos com todo tipo de suporte (até o Koar já apareceu lá), filtros e ideias inesperadas.

 

@Raymon Pizzoni Eu acredito que o Melodrip não é necessariamente bom ou ruim. Ele mexe com uma variável na extração que é a agitação/turbulência, dessa forma outras variáveis precisam ser ajustadas para acomodar essa mudança e se alcançar uma boa extração. Se feito da forma correta, parece que o controle da turbulência permite extrações com moagens mais finas e pode produzir uma xícara com maior clareza. Mas ainda não pude testar por contra própria.
 

No final das contas, acredito que as principais formas de elevar a qualidade da extração é investir em um moedor melhor, usar água com conteúdo mineral correto e refinar a sua técnica de extração. Acessórios como Melodrip podem te trazer uma melhoria marginal depois que você já tenha esses outros fatores bem acertados.

 

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ivoesazevedo disse:

Gente, eu quero tomar café. Se ficar nessa neurose de tirar partículas, vira chá

Os supermercados estão cheios de café. :)


Mas falando sério: essa atitude de fazer comentários não construtivos e desencorajar discussões é muito frustrante.
Somos os maiores produtores de café do mundo, ainda sim esse fórum não chega nem no chulé do volume postagens que alguns fóruns de outros países possuem. Alguns desses países que além de não produzirem café, possuem menos de 1/3 da nossa população. 

Enquanto a gente fica com essa mentalidade de não debater e aprender, o protagonismo e inovações vão todos lá para fora. Não à toa nem equipamento decente a preço competitivo a gente encontra por aqui.

Abraços.

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Diego Nunes disse:

Os supermercados estão cheios de café. :)


Mas falando sério: essa atitude de fazer comentários não construtivos e desencorajar discussões é muito frustrante.
Somos os maiores produtores de café do mundo, ainda sim esse fórum não chega nem no chulé do volume postagens que alguns fóruns de outros países possuem. Alguns desses países que além de não produzirem café, possuem menos de 1/3 da nossa população. 

Enquanto a gente fica com essa mentalidade de não debater e aprender, o protagonismo e inovações vão todos lá para fora. Não à toa nem equipamento decente a preço competitivo a gente encontra por aqui.

Abraços.

 

Ah, esqueci de botar um emoji simpático. Desculpa. Vou entrar na discussão agora, então.

Olhei o site do melodrip antes de escrever aquela brincadeira. Não vi o vídeo; achei que as fotos já me davam uma ideia do que se tratava. Entendo, alguém estudando uma maneira de molhar o pó, tentando melhorar a extração. Não sou contra, mas quero defender minha porção de ogro às vezes. 

Eu não sou muito fã de café passado. Gosto de café mais intenso. Classifico esses cafés mais cítricos e frutados como "super chás". Estou aprendendo a apreciá-los, entretanto prefiro as bebidas encorpadas. Honestamente, por falta de equipamento sofisticado e caro, aqui em casa bebo falsos expressos e isso é o meu referencial. Experimento expressos em cafeterias e, fora algumas poucas ocasiões, acho difícil encontrar café excepcional. Justamente por isso às vezes prefiro pedir outro método, para escapar de um expresso duvidoso ou que já provei e não gostei. Pronto. Já me apresentei e tentei justificar a falta de jeito.

Falando sério agora, para algumas pessoas, aumentar a complexidade do processo de obtenção de uma xícara é desencorajador. 

  1. pesar o grão
  2. regular o moedor
  3. moer o grão
  4. pesar novamente, para conferir se não ficou café no moedor
  5. recuperar o café que ficou no moedor
  6. ajustar o filtro no suporte
  7. colocar o café cuidadosamente no filtro
  8. aquecer a água à temperatura adequada
  9. molhar cuidadosamente o café e esperar um pouco
  10. verter a água no café controladamente
  11. repetir o passo anterior até produzir a quantidade pretendida de bebida (pesando ou não)
  12. beber o café morno que ficou pronto, resolver que não ficou do jeito que planejara, e começar a pensar qual variável vai alterar na próxima vez...

Agora faz isso para todas as visitas que quiserem café, depois de saberem que tu és metido a saber de café. E essas pessoas não vão gostar do café especial e caro que estás servindo. Normal, né? Minha sogra sempre elogiava, mas jogava três ou quatro colheres de açúcar na xicrinha.

Na boa, admiro quem inventa um chuveirinho para não perturbar o pó no coador. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, ivoesazevedo disse:

Falando sério agora, para algumas pessoas, aumentar a complexidade do processo de obtenção de uma xícara é desencorajador. 

Quase todos nossos interesses podem virar um hobby se houver interesse o suficiente. Com café não é diferente, chega um ponto que novos incrementos trazem retornos mínimos (o famoso diminishing returns) que só fazem sentido para quem já está muito aprofundado na coisa. Para chegar nesse patamar você precisa apreciar o processo tanto quanto o resultado.

O que eu aprendi muito cedo é que não preciso passar um café com toda precisão e aparatos disponíveis para visitas que não conhecem café especial. Infelizmente elas não vão notar o que tá acontecendo ali e podem, naturalmente, nem gostar do resultado. A melhor forma de introduzir alguém ao café especial bem tirado é fazer a prova de contraste. Passa junto um café comum de supermercado e faz a prova junto. No mínimo a pessoa vai perceber qual é a diferença, mesmo que ela acabe não gostando.

Eu por exemplo, jamais prepararia um café usando o Melodrip na frente de alguém que nunca teve contato com cafés especiais. Como você disse, soa metido ou até intimidante.

 

12 horas atrás, ivoesazevedo disse:

Eu não sou muito fã de café passado. Gosto de café mais intenso. Classifico esses cafés mais cítricos e frutados como "super chás". Estou aprendendo a apreciá-los, entretanto prefiro as bebidas encorpadas


Pois é, também tenho opiniões bem fortes em relação a alguns tipos de bebidas, cafés, equipamentos, etc. Mas tento não invalidar os gostos das pessoas, afinal cada um gosta do que quer. Querendo ou não, cafés frutados com acidez agradável são o que movem o mercado de cafés especiais mundial hoje. É só olhar para as melhores fazendas, torrefações, grandes nomes do café, comunidades e ver o que eles estão produzindo, bebendo ou conversando. 

 

No mais cada um deve se aprofundar no assunto e processo até onde se sente confortável e alegre. O importante é beber café! 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado por compartilhar o conhecimento Diego. Faz muito sentido o que você disse. Em relação ao moedor, to no aguardo do Bravito. Uso sempre água mineral. A única variável em relação à água, seria controlar a temperatura em si, mas, no momento, essas chaleiras tios estão um pouco fora. Talvez compre um termômetro pensando agora nisso. Geralmente eu uso a técnica do Scott Rao, mas isso depende também com o que eu quero ressaltar no café... claro que tenho muito que aprender e minha técnica está longe de ser perfeita
 

ivo, entendo o que você colocou aqui, é sua forma de relação com o café, isso é algo único para cada pessoa. Recomendo uma aeropress caso você não tenha, vai conseguir fazer receitas de um café encorpado e doce...

 

Então, questionei quanto ao Melo pois tenho uma relação com o café um pouco diferente da sua Ivo. No começo, era algo parecido com procurar a perfeição e nunca estar satisfeito com a xícara. Contudo, com o tempo, comecei a ter uma relação diferente, tentar explorar o grão de várias formas, entender como extrair diferentes notas, doçura, acidez. Essa relação com a exploração do grão é o que tá me trazendo “tesão” pela arte do café ultimate. Dependendo do dia, eu quero um café floral no outro um encorpado. Dependendo do dia eu quero extrair um grão no moedor manual, depois ficar lá esquentando a Aram e girando aquela manivela por um néctar de 40ml que me consumiu muito tempo... se tornou algo existencial, um copo encorpado na aeropress pra ler um livro pela manhã ou um café extremamente complexo e floral para um momento contemplativo... enfim, cada um se relaciona com seu grão de alguma forma e tira sua diversão/satisfação assim. Para mim, é explorando as diferentes experiências que o grão pode me proporcionar. Eu acho que a beleza está no complexidade. Claro, alguns dias eu só quero a xícara la pronta me esperando, kkkk.
 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, reconheço que fui leviano na minha entrada no tópico, quando postei sem pensar direito.

No mais, percebo que posso aproveitar muito minha relação com o café explorando grãos e métodos de preparo. Nessa pandemia aproveitei para comprar uma gooseneck... Aeropress e prensa francesa estão na minha lista de espera.

Compro repetidamente cafés com características diferentes das minhas preferidas, para não ficar bitolado para sempre.

Não pretendo adquirir o melodrip, mas pensarei em algo para simular o efeito aqui. Na prática é um chuveirinho, né? O objetivo é diminuir o movimento da massa de café, para que partículas finas tenham menos possibilidade de atravessar o filtro - acertei? Pelo tamanho das partículas, seria inviável peneirar o pó, então parte-se para outro enfoque. A comparação usando a centrífuga evidencia a diferença. Entretanto, vi o vídeo somente uma vez e acho que preciso olhar de novo, para entender tudo o que dizem. Pois agitar o café molhado com a vareta não vai aumentar a passagem de partículas finas pelo filtro de papel?

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que já vi sobre o Melodrip não é sobre menos partículas finas atravessarem o filtro, acredito que o que determina isso seja apenas o tipo de filtro que você usa, mas sim sobre manter um fluxo consistente e homogêneo de gotejamento para que a turbulência na cama de café seja menor. Verter a água sob a cama de café de forma muito rápida causa uma maior turbulência, que por sua vez aumenta a extração. Além disso com muita turbulência existe uma tendência das partículas mais finas se deslocarem para o fundo da cama de café, o que é outro fator que aumenta a extração porque, além delas extraírem mais rápido que outras partículas, elas "entopem" o filtro fazendo com que o fluxo de água seja menor, aumentando o tempo de contato do café com a água, também aumentando a extração.

Sobre a vareta, o pessoal usa durante o bloom pra assegurar que a cama de café foi hidratada de maneira homogênea.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, Thor. Uma outra possível vantagem do Melodrip ou acessórios que controlam a agitação é repetitividade. Cada extração que fazemos usando uma chaleira é um pouco (ou muito) diferente uma da outra, pois naturalmente acabamos jogando a água um pouco mais rápido/devagar ou de uma altura diferente. Tudo isso altera um pouco a dinâmica da extração...

Um outro acessório similar, que é um pouco menos conhecido, é o Gabi Master B:

gabi-master-b-sesja-kawiarnia-mini3.jpg

https://www.coffeedesk.com/blog/gabi-master-b-review/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo as justificativas e explicações, que inicialmente fazem sentido..... fico me perguntando as vezes se uma simples e barata cafeteira eletrica não resolveria a repetitibilidade no despejo de água no pó mesmo que de uma forma irregular mas sempre da mesma forma....

O uso de uma ferramenta para normalizar ou igualar o fluxo de água, para mim foge dos preceitos e conceitos básicos de quem usa um esquema manual e chaleira bico de ganso + Hario.... equipamentos utilizados justamente por permitirem um controle fino e individual do processo. Meus 2 cents. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o controle fino e individual ainda existe. É só um acessório e você encaixa como quiser e onde achar melhor no seu processo, não tem nenhuma regra dizendo que você deve usar ele desde o início até o fim da extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ronaldom1 disse:

Vendo as justificativas e explicações, que inicialmente fazem sentido..... fico me perguntando as vezes se uma simples e barata cafeteira eletrica não resolveria a repetitibilidade no despejo de água no pó mesmo que de uma forma irregular mas sempre da mesma forma....

O problema das maioria das cafeteiras elétricas é que o dispositivo de dispersão da água (chuveirinho ou showerhead) é mal projetado e faz um trabalho ruim em distribuir a água uniformemente. O famoso Scott Rao tem um extenso trabalho nessa área de projeto de chuveirinhos para máquinas comerciais e algumas domésticas. Você consegue achar algum conteúdo dele sobre esse tópico espalhado pela internet, além de alguns produtos que ele comercializa. Mas sim, as boas cafeteiras elétricas resolvem esse problema da repetibilidade.
 

2 horas atrás, ronaldom1 disse:

O uso de uma ferramenta para normalizar ou igualar o fluxo de água, para mim foge dos preceitos e conceitos básicos de quem usa um esquema manual e chaleira bico de ganso + Hario.... equipamentos utilizados justamente por permitirem um controle fino e individual do processo. Meus 2 cents. 

Como o Thor trouxe, é algo que você pode usar de algumas formas. Uma muito comum é ter uma fase de agitação com uma chaleira bico de ganso e uma fase final de baixa agitação, usando um acessórios desses. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu encontrei um post do criador no reddit, na época da campanha do Kickstarter, segue:
 

 

Hi,

I'm the developer of melodrip. There are a lot of misconceptions on what this product is, so if you're interested here is some info.

melodrip was NOT specifically designed to eliminate or minimize agitation. Although it does this very well, agitation is imperative to exposing low-concentration water to soluble coffee compounds and the best way of quickly delivering heat and hydration to the brewbed; so when necessary, this step must not be overlooked. 

melodrip was developed as tool for reducing particle suspension in the slurry. Period. The current melodrip method aims to minimize the amount of insoluble particulate matter that is discharged from the filter paper. 

The average median porosity of commercial filter paper has a retention greater than ~30 microns, and is not designed to efficiently retain particles smaller than this. If you refer to coffee grind particle distribution charts, you will see there is a considerable volume of fines equal to and smaller in this range. So when brewing coffee, smaller suspended particles have a higher tendency to be carried along with out-flowing fluid, regardless of technique. 

The melodrip method at its rough current state, is designed to minimize this discharge of insoluble particles. These particles can adhere to taste receptors and cause a phenomenon called ‘Receptor Blockade’, (m. petracco illycaffe’ ) in which our perception of certain flavors are obscured.

This is very simple to examine. Place an evenly mixed sample of coffee into a centrifuge and separate. You will see that coffee filtered with any conventional manual brewer includes insoluble particles.

Why so complicated?

Why do companies spend millions of dollars investing in multi stage pressure and temperature profiling systems for espresso machines? Or the development of software and automated devices to that maintain temperature curves for roasting? Aside from the financial case of the ROI associated with espresso drinks, the simple answer is-Coffee is complicated. This goes for espresso, ibrik, immersion, filter, nel drip and all brewing methods. 

The reason why some coffee people complain that coffee is underpriced and undervalued is because they don’t realize it’s potential is far from being untapped. If we are able to express the complexity of this product even further, we can also better translate it's value to the customer. This is a raw product that takes years to grow and harvest to quality standards, and thus takes a lot of attention to prepare until it is a beverage that can be imbibed by the masses. 

Damn right it’s complicated. 

Simplifying the preparation of this produce does not happen at the farm, at the roaster, in its education and research, nor should it be done with the tools that are designed to get the most value out of it. 

If I was satisfied with hitting EYs and TDS to validate coffee’s potential, this would limit my ability to research outside the box and discover unknown perspectives as a tools developer. 

There are plenty of other developers trying to improve coffee brewers because it’s easy to market and takes little education for the customer. The customer we are interested in, shares our mentality of exploring the undefined. melodrip is still experimental and requires a high learning curve, so if it' used without proper understanding of its intent, it will deliver lackluster results.

As a primer, this is how I recommend using melodrip.
Each step is developed in coordination of how the brewbed behaves during specific stages of the brewing process. If you have any questions as to why this is the way it is, I’ll be happy to answer! 

What you need: • Un-Sieved Medium Fine Grind. Recommended to coarse 1 notch finer than usual. • Preferably, a Flat Bottom Brewer. Cone Brewers may require finer grind and can produce excessive transparency even with high tds%. • 15g Coffee • 240g Water • 210f Temp • Med-Fine Grind

Preparing the coffee brewbed for extraction: This is the most crucial stage in brewing. Skipping these steps is equivalent to pulling an espresso shot without tamping. 

Goals: The goal is to saturate slowly to prevent the formation of a foam slurry or floating crust, in which degassing coffee floats above water in a large mass and which minimizes effective hydration. The slow pulse pours will saturate the brewbed and simultaneously dissipate bubbles before diffusion can proceed optimally.

1) Pour water slowly in a circular motion onto melodrip. Pulse 10g water, wait several seconds, add 10g water, wait several seconds, add 10g water. Each time adjusting the location of the dish with the intent of fully saturating the surface of the brewbed. 

After achieving 2x water:coffee saturation, immediately mix brewbed with the glass stick to eliminate clumps. Mixing with the stick is important as it saturates the bloom evenly. 

If you skip this step, the slurry may develop channeling during the diffusion phase.

Diffusion Phase: Goals: Focus on maintaining the porosity of the brewbed and keep the waterline close to the surface of the brewbed to deliver frequent doses of low concentration water, and maintain an even flowrate.

To do this, use the least amount of agitation so fines are rinsed to the bottom depths of the brewbed to promote cake filtration. The reduced agitation will also reduce pressure against the filter wall and minimize particle suspension. Both will help minimize particle discharge.

2) After a 30sec bloom, repeatedly pulse 10g of Water, wait until the waterline lowers to the brewbed surface (3-5sec). Continue to repeat until you hit 200g Water.

3) Finally, Pour 20g Water with a bare kettle. Then pour 20g Water with a bare kettle again to finish off the brew. This final step will help squeeze any leftover compounds from larger particles. After roughly 80% of the brew, bare kettle pouring does not greatly impact the discharge of fine particles out of the filter.

 

 

Enfim, acabei comprando, está pra chegar em dezembro, vou esperar meu Bravo chegar também para ter uma granulometria mais precisa, dai vou testar: com e sem melodrip usando o Hario e o Bravito pra ter uma noção. Falo dos resultados depois disso  
 

abraços! 

 

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, agora aprendi um bocado, e acho que comecei a entender melhor algumas coisas que eu nem sonhava.

Tem algo que eu gostaria que me esclarecessem agora: as partículas insolúveis são as tais com tamanho abaixo de 30 micra?

Não haveria uma maneira de livrar-se dessas partículas ridiculamente pequenas antes de lidar com a água?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, então aparentemente eu estava enganado e o que o @ivoesazevedo comentou é realmente o objetivo principal desse acessório. Interessante que é bem difícil alguém comentar sobre esse aspecto do melodrip nos reviews que você vê por aí na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Thor Amorim disse:

Opa, então aparentemente eu estava enganado e o que o @ivoesazevedo comentou é realmente o objetivo principal desse acessório. Interessante que é bem difícil alguém comentar sobre esse aspecto do melodrip nos reviews que você vê por aí na internet.

 Nem eu acertei na cabeça - não é para eliminar agitação, que em certa etapa é necessária. É mesmo para diminuir a suspensão de partículas finas na lama, pois essas partículas finas passam pelo filtro e saturam as papilas gustativas, impedindo a completa apreciação da bebida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...