Ir para conteúdo

TAMPER DUPLO - 58 - 53 mm


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

Salve.

 

Novidade exclusiva do Café Expresso Brasil desenvolvido em conjunto com o João Chrispim, um verdadeiro artista.

Tamper duplo com bases em aço inox polido de 58 mm e 53 mm. O corpo torneado com fino acabamento em madeira de lei.

 

Com 880 mm de altura e 396 gramas. Empunhadura confortável que permite compactações firmes e precisas.

A base de 58 mm serve para todos os filtros comerciais e a de 53 mm para os filtros das máquinas domésticas.

Um único tamper que será um investimento para o presente e para futuros upgrades de máquinas.

 

Disponível para compras online neste link

 

 

7983774150_614c2a2557.jpg

 

7983774030_6a8847ef7b.jpg

 

7983773838_4c8d4eb358.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns belo tamper quando puder comprarei um, mas é que ultimamente já ando gastando demais rsrsrsrs ótima ideia nunca havia visto um tamper duplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

" mas é que ultimamente já ando gastando demais rsrsrsrs"

 

Salve Rodrigo.

 

Fala sério! Com este inventário de equipamentos em casa, me parece que o escorpião do teu bolso já está adestrado. :D

 

Brincadeira à parte, obrigado pela observação.

 

Especialmente para os proprietários de máquinas que no futuro serão substituídas em upgrades, é um investimento bem inteligente.

Em casa, minha Avanti MiniBar usa filtro de 53 mm e na cafeteria, para a Epoca, são os de 58 mm. Portanto 2 em 1 é uma ótima solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

 

Fala sério! Com este inventário de equipamentos em casa, me parece que o escorpião do teu bolso já está adestrado. :D

 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Juliano.

 

É uma boa ideia e pode ser atendida conforme a vontade do cliente.

Mas, em minha opinião, o barista em geral tem uma preferência específica sobre a forma da base do calcador e não varia, sob o risco de ter que utilizar técnica diferente em função do formato diverso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo, mas eu fico matutando o fato das peneiras dos porta filtros simples e duplo terem formas diferentes pode abria a possibilidade de tecnica de prensagem diferênte, no meu caso por exemplo o porta filtro duplo tem base plana com leve inclinação lateral, já o simples tem uma peneira de diametro menor +/- 1/2 da largura do topo, e uma curvatura bem maior, assim talvez um tamper curvo poderia obter um resultado melhor. Sei la, coisa de momentos de reflexão heheheh.

 

Links: Single: http://www.espressoparts.com/F_869?&search_id=1902801

Duplo: http://www.espressoparts.com/F_870?&search_id=1902801

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Juliano.

 

A tua observação é bem arrazoada.

Se estou certo, vc opera uma cafeteria. Observe se o seu moinho tem o calcador invertido e qual a forma da superfície dele.

Quando estou trabalhando na máquina de café da loja, como já citei antes, na maior parte das vezes, para extrações em filtro simples, utilizo o calcador do moinho, que tem superfície convexa, ao invés do tamper, que é plano. Mas sou o único a fazê-lo. As outras 3 pessoas habilitadas a operar a máquina preferem o tamper em qualquer situação.

Minha atitude cotidiana reforça a tua tese que para filtro simples tal formato pode ser mais adequado, ainda assim não é adotada por outros.

Talvez seja realmente uma questão de gosto pessoal do operador.

Lembro que na Itália é difícil ver um tamper em bares, cafés e restaurantes. Via de regra, apenas o calcador do moinho é utilizado. E os caras fazem café prá caramba durante a jornada de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Alexandre, bom levei azar nesta, o calcador da maquina também é plano. (Link do Moinho: http://fiorenzato.it/gb/f64e_gb.html). Esta tinha sido minha idéia inicial, mas como acabei adquirindo a maioria dos meus equipamentos em em um momento em que tais questões ainda não me atormentavam, agora tenho ambos do tipo plano. Azar, agora o João sai no lucro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem outra opção bastante utilizada, 58mm de um lado e 41 do outro.

Dizem os entendidos que o de 41 calca melhor os singles, já que pressionaria diretamente no cone menor do filtro ...

Meus singles estão saindo bons com o de 58, mas da próxima vez vou experimentar o calcador do moinho, para verificar a diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho bom de 39 a 41 para o filtro simples da La Marzocco, e agora o da VST. Dá para pressionar 7-8g (até 9g dependendo do café) bem no centro. Acaba virando um bolo de 40mm de diâmetro.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Alexandre, bom levei azar nesta, o calcador da maquina também é plano. (Link do Moinho: http://fiorenzato.it/gb/f64e_gb.html). Esta tinha sido minha idéia inicial, mas como acabei adquirindo a maioria dos meus equipamentos em em um momento em que tais questões ainda não me atormentavam, agora tenho ambos do tipo plano. Azar, agora o João sai no lucro.

 

Pô, você tem um moedor Fiorenzato!!! Podia fazer uma resenha e colocar no subtópico Moedores Fiorenzato do Tópico Moedores, hein, Juliano?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De curioso fui experimentar o PF , com meus dois filtros single (vazios, é claro), no calcador da Macap.

Não é que o encaixe e perfeito (para os dois) ? De fato o encaixe, de tão certo, nem permite colocar desnivelado !

Os duplos, maiores, já deixam inclinar e fica um tanto mais difícil de nivelar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

É isso aí. Testar e experimentar. Basta ter criatividade e curiosidade.

 

Só faço a ressalva que o nosso tamper foi desenvolvido tendo o barista amador em mente, que com sua máquina mais simples, necessita de tamper de 53 mm. Mas como observamos que a grande maioria , com o passar do tempo, adquire máquina mais sofisticada que utiliza filtro de 58 mm, o nosso tamper duplo continuará sendo útil e evitará novo investimento.

 

Ainda assim, atenderemos pedidos personalizados conforme a necessidade do cliente na linha dos tampers duplos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, você tem um moedor Fiorenzato!!! Podia fazer uma resenha e colocar no subtópico Moedores Fiorenzato do Tópico Moedores, hein, Juliano?

 

Bom, o fato de telo foi uma grande sorte na verdade. Pois quando resolvemos investir em um equipamento profissional na nossa cafeteria coincidentemente a representante Astoria da nossa região estava trocando o seu Show Room, conseguimos então uma Astoria Pratic SAE + o Fiorenzato, pelo preço de uma Astoria SAE zero. E como ela estava no Show Room era pouquíssimo utilizada. Estou com eles a pouco mais de 6 meses, ainda estou descobrindo seus pormenores. Mas posso elaborar algo com minhas impressões iniciais. e futuramente editar o tópico com informações mais aprofundadas. Considerando que este foi meu primeiro equipamento profissional é claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de experimentar com o tamper convexo fixo da Macap, calcando um single.

Mais simples não é possível, entra, aperta, gira e retira: impecável ! E ainda: rápido. Nem querendo tem no que mexer.

Ficou perfeitamente liso, um pouco de pó entre as bordas do filtro e do tamper, o que não fez absolutamente nenhuma diferença.

Uma extração uniforme desde o inicio ao fim, sem o mínimo sinal de channeling.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas posso elaborar algo com minhas impressões iniciais. e futuramente editar o tópico com informações mais aprofundadas. Considerando que este foi meu primeiro equipamento profissional é claro.

 

Seria bem legal, até porque esse moedor encontra-se à venda no Brasil, embora essa versão com mós de 64mm já seja bem cara, algo como uns 4k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabo de consultar a representante, este meu modelo já recebeu uma linha nova com algumas modificações mas o preço gira em torno deste valor mesmo aprox. 4.000,00. Vou preparar algum material aqui, mês que vem é a primeira revisão preventiva, vou tentar convencer os técnicos a abrir ele para bater umas fotos do sistema de moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...