Ir para conteúdo

[V60] Posicionamento do Filtro


Jonas Felipe

Postagens recomendadas

Existe alguma técnica pra evitar que se forme uma “bolha” ao jogar a água?

 

Raramente eu consigo com que o filtro fique 100% colado ao suporte.

 

Como vocês fazem?

 

b2abf39daea24ce1a797c757ecc02676.jpg

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de escaldar o filtro você pode aderi-lo à parede com cuidado para não se queimar (com os dedos, ou uma colher). Bolhas de ar (ou simplesmente ar) entre o filtro e a parede não é de todo ruim, haja vista que o desenho do Hario visa justamente manter o filtro ligeiramente afastado da parede do PF. Sem falar no Kalita Wave, cuja proposta é manter o filtro mais radicalmente afastado da parede, justamente para permitir uma maior (e supostamente melhor) vazão do café já extraído.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lisboa depois que se forma é impossível de acertar, o filtro fica com um raio diferente do suporte. não sei se é uma peculiaridade do 01, mas a não ser que o filtro fique na altura exata, ou ele sobra ou ele falta, o que gera rugas ou “bolhas”. precisa de muita sorte pra grudar 100%.

na prática parece que realmente não interfere na extração, mas e o TOC? rs.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonas, acho que depois que você despeja a água, pelo próprio peso dela isso deve ser sanado. Não acho que seja algo a se preocupar. Converse com seu eu interior e fale para seu TOC relaxar heheheheh

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jonas Felipe relax! Vc esta fazendo a dobrinha (daquela parte dupla. mais grossa) na lateral antes de encaixar o PF? Pela foto parece que sim... Já vi isso em vários vídeos (um deles de um japonês), mas não tô achando agora....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou dobrando sim @Lisboa.

vou inventar uma técnica e divido aqui com vocês, rs.

testes sem sucesso que já fiz:

1- escaldar o filtro com a parte da dobra virada para minha frente (recebendo o primeiro jato do gooseneck);

2- escaldar a parte central antes das laterais e ir subindo em direção à superfície;

3- forçar com a mão o filtro para baixo no início do despejo da água;

4- girar o suporte enquanto despejo a água;


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Agradeço 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Jonas.

É muito bom ler isso de outras pessoas, acontece comigo também.

Já testei também as suas 4 coisas, não nessa ordem, e parei na 2 e fiquei com ela porque achei que diminuía o problema. Agora já não sei. É bom ler essas coisas!

Incluo na sua lista: 5 - dobrar o filtro o mais próximo possível da 'costura' (baseado na hipótese de que falta papel pra aumentar o diâmetro). Nenhum sucesso com isso também.

Existem duas formas de dobrar: dobrar com o filtro fechado ou abri-lo, posicionar a dobra no meio e vincar só um lado. Não vi diferença entre elas até hoje.

Minha hipótese atual é de que os próprios porta-filtros têm erros de precisão na fabricação. Ainda pretendo medi-los com a precisão necessária. A hipótese eu formulei porque já troquei de pacotes de filtros, já pedi filtros emprestados de outros pacotes, e nada. Mas seria ótimo ouvir outras experiências de outras pessoas. Mais gente já passou por isso com regularidade?

Abraço!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fácil de evitar. Molhe o filtro antes com água fria* (despeje água fria no filtro dentro do PF e "chacoalhe" á água pelo filtro e então deixe escorrer tudo). Depois ponha o PF com filtro sobre o bule/xícara e escalde normalmente.

Vcs complicam muito as coisas...

*: Nos filtros antigos da Hario a vantagem era que assim se lavava aquele talco que vinha junto nos filtros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUW você está dizendo basicamente que se molharmos o filtro com água fria antes (já dentro do suporte), ele não faz “bolha”, é isso? não tenho certeza se entendi suas instruções mas vou testar amanhã...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso! Antes de começar toda a cafeinagem, ponha o filtro no PF e despeje água fria dentro. Deixe escorrendo enquanto vc vai preparando água e café, e depois é só escaldar normalmente.

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...