Ir para conteúdo

Reflexão


Bernardo B

Postagens recomendadas

Bastante tempo sem escrever, ainda que de longe, periodicamente  dando uma espiada no forum.

Desta perspectiva (mais afastada), observei uma tendência a postagem de afirmações e opiniões muito subjetivas e de “verdades absolutas”,  “indiscutíveis”, frequentemente equivocadas e que, além de nada acrescentar confundem e levam pelo caminho equivocado aos menos experientes, dificultando e atrasando o aprendizado.

Acredito que a maior parte destas “fake news” é involuntária, fruto do desconhecimento ou do deslumbramento das primeiras descobertas, achando ter encontrado o Santo Graal do café perfeito.

Outros posts des-informativos, afortunadamente menos numerosos, são por conta de agendas próprias, que tentam vender “seu peixe”.

O problema é que todos os posts tem um mesmo peso, o iniciante não consegue distinguir o joio do trigo, e desde que os pontos básicos dos principais assuntos  concernentes a este forum  foram descritos faz tempo, e  “arquivados” como informações básicas, acontece que os posts que mais aparecem são os dos novos participantes  (que muitas vezes não leram, não testaram ou simplesmente não entenderam o recado) e que colocam, frequentemente, com muita (falsa) “segurança” “verdades” subjetivas que assim são aprendidas pelos recém chegados.

Muitos dos participantes que mais tem contribuído, são profissionais habituados ao método científico, que corretamente colocam suas experiências e observações dentro dos seus limites experimentais , explicando que o resultado descrito é valido somente nestas condições (estes grãos, moedor, método de preparo, temperatura, grau de torra,  etc.), enquanto outros, sem estes conhecimentos, tendem a fazer afirmações gerais, que não se cumprem em condições diferentes.

Eu sei o mal que estas “fake news” podem provocar. Já quebrei uma máquina por conta de informações equivocadas, quando iniciei a participar em fora de café, e levei bastante tempo para aprender a distinguir os participantes que sabiam do que falavam e os que não.

Vejo com pesar, que diversos participantes que muito contribuíram para estes fora, deixaram de postar ativamente, imagino que muitos por ter esgotado o tema, porém outros possivelmente cansados de ter de corrigir conceitos equivocados e participar de discussões improdutivas.

Fico feliz também de ver que vários valiosos colegas perseveram no “apostolado” continuando a desenvolver, aprimorar e divulgar os conhecimentos sobre este tema.

Em síntese, um conselho aos recém chegados ou menos experientes: antes de adotar uma informação verifiquem que esta é realmente confiável, e seja modesto e objetivo ao postar sua experiencia, ninguém é dono da verdade.

 

  • Curtir 27
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudades de vc @Bernardo B, espero que esteja tudo bem!

Excelente texto, pois pontua bem o que tem ocorrido por aqui: com muito conteúdo arquivado ou de longa data, o que torna a prospecção um martírio para os novatos (no hobby ou no Fórum), há muitos temas recorrentes (e pior: espalhados em vários tópicos), o que dificulta a vida de quem precisa de ajuda, e de quem quer ajudar e compartilhar (o qual precisa ficar contextualizando, ora implicitamente, ora explicitamente, que tudo parte de uma experiência pessoal; precisa ficar repetindo isto toda hora?!).

E pra quem me conhece há mais tempo já sabe, senão digo explicitamente (quase um conselho): o Lisboa Santos é pior que São Tomé! O Santo precisava ver para crer; o Santos precisa ler, ver, fazer, testar pessoalmente, verificar os resultados, e confirmar (ou crer) se serve para ele ou não!

Grande abraço!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bernardo B disse:

Em síntese, um conselho aos recém chegados ou menos experientes: antes de adotar uma informação verifiquem que esta é realmente confiável, e seja modesto e objetivo ao postar sua experiencia, ninguém é dono da verdade.

 

É bem isso. É importante que os recém chegados tenham uma visão crítica do que leem. Apenas refletindo um pouco já dá para perceber o que é "fake news" e o que é válido.

Realmente é algo que incomoda e atrapalha quem é novo, mas sinceramente não sei como resolver isso. O sistema de curtidas em postagem é algo que pode dar uma dica no começo eu acabava me guiando dessa forma. Via quem curtia o texto e se era alguém que eu tinha certa confiança, aquele conteúdo ganhava mais credibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pela preocupação com os novatos!

se serve de feedback, me senti bem acolhido aqui, este fórum é como deve ser: científico, ágil e apaixonado.

daí pra frente é com o leitor e sua maturidade.

=)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A natureza nos dotou de inteligência para racionarmos e, assim, criticarmos e ponderarmos o que a vida faz chegar até nós, de acordo com as nossas circunstâncias. E, segundo os religiosos, Deus (qualquer que seja ele) nos deu o livre arbítrio para decidirmos o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me afasto de vez em quando do fórum pelo mesmo motivo, acho que em alguns momentos o pessoal esquece o que nos une aqui: café.

Apesar de equipamentos fazerem parte do nosso hobby, eles são complementares, um cafezaço fica melhor num hario mini que um café ruim num EK43.

Não dá pra abrir mão dos equipamentos e técnicas, mas acho que o mais importante é o café, ponto!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima reflexão, Bernardo!

Feliz 2018 pra vc. !!!

Espero encontrá-lo novamente nesse novo ano, quem sabe tomar um café torrado e preparado por vc. que é um dos mestres, pilares deste fórum. O Cdc é sensacional e vc. faz parte desse sucesso, mais do que imagina.

Forte abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...