Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Para facilitar a busca, já que muita gente sempre pergunta sobre os filtros metálicos para AP, vou postar aqui os links dos filtros mais conhecidos e que tenho usado nos últimos anos. Alguns podem ser encontrados no Brasil, mas a maioria só importando mesmo.

Able: filtro de placa perfurada a laser. Já perguntei duas vezes por escrito e não responderam à minha pergunta sobre o tamanho dos furos, mas chuto que o Standard tenha em torno de 300µm e o Fine 100µm. Eu tenho o Fine, usei por mais de um ano, mas faz tempo que o encostei (depois que adquiri outros de malha com furos menores).

Altura: filtros de placa perfurada ou de malha (com ou sem borda). Eles também não dizem o tamanho dos furos, mas o de malha sem borda (não tenho este) deve ser equivalente ao KoHi (em torno de 65µm). Eu tenho o "The Mesh" mas, atualmente, tenho utilizado ele na Moka com excelentes resultados (CUIDADO! vejam minha advertência no tópico próprio de Moka rsrsrs).

KoHi: malha sem borda, muito eficiente, quase não passa nem luz, tamanho nominal de 63µm. Por não ter borda, tem a vantagem de ser muito fino mas não veda tão bem pelas laterais se puser muita pressão no êmbolo. Tenho um, que uso em conjunto com o IMS de 35µm.

IMS: malha com borda, diversos tamanhos de furo. Eu tenho o de 35µm (D63 UltraFine 3.5), é excelente, e uso com o KoHi (por baixo) para segurar o pouco da borra que passa pelo IMS.

Kaffeologie: malha com borda. Não tenho, mas parece ser equivalente ao Altura "The Mesh".

Xinglings da vida: tem vários por aí, tenho um sem marca que comprei no ML (só R$20, com frete grátis, está esgotado), mas a borda dele é bem vagabunda (meio ondulada e dependendo da temperatura ambiente fica até difícil de fechar o PF da AP). Mas pra começar é uma boa e super barata opção. Tem outros no ML, alguns até com marca (nome) do fabricante.

Se alguém tiver de outros fabricantes, posso atualizar esta lista futuramente.

 

  • Curtir 5
  • Agradeço 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo post!

Tenho os dois da able e o fino da altura. Os da able também passei a usar menos por causa da quantidade de coisas que eles deixam passar, mas foram bons experimentos na época.

Esse da IMS já tinha visto, mas nunca vi onde comprar. Alguém sabe?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Fine da Able deixa mesmo passar particulados (visíveis a olho nu) e borra, mas descendo o êmbolo bem devagar não passa quase nada. A desvantagem dele, em relação aos outros de malha, é que há uma certa canalização pois os furos são muito espaçados, nunca achei isto bom; já os de malha filtram homogeneamente. O PF da AP, infelizmente não ajuda neste aspecto pois tb acaba canalizando. Talvez o Prismo ajude a melhorar este aspecto também, já que ele substitui o PF da AP, a conferir em breve.

A "Café, Cozinha e Cia." acho que estava vendendo o IMS mas era o de 150µm, ou o Altura (ou outro de +-65µm), cheguei a mandar e-mail pra eles mas não responderam, porém eu queria mesmo era o IMS de 35µm, que é o menor do mercado.

@riozebratubo o fino da Altura que vc fala é o "The Ultra", de malha sem borda? Se for vc está bem servido, pois ele me parece ser tão bom quanto o KoHi, ambos na casa dos 60µm. É só uma questão de rosquear bem o PF e descer o êmbolo bem devagar, pra não vazar por aqueles furos laterais do PF da AP.

O Able Fine eu comprei no Brasil, não lembro mais onde, os outros importei.

 

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim! O IMS eu comprei na Cafe Parts, ou digite AeroPress na caixa de busca.

Ps.: é curioso que no filtro esteja gravado "AeroPess" em vez de "AeroPress": parece xinglinguisse, ma è un autentico IMS italiano.:P:lol:

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Able fine. Particularmente eu não sou muito fã dele, por ser muito duro e exigir uma moagem mais grossa, mas meus baristas amam, hehehe

No penúltimo campeonato de ap usei um de malha com borda que curti bastante. Um dia tomo vergonha na cara e compro um desses de malha, hehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Alguém por acaso tem um Kaffeology S Filter e sabe se ele é equivalente às cópias dele, se a malha é melhor, mais fina? Tem um zilhão de cópias dele em sites chineses e mesmo na amazon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...