Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Joao Rodrigues

Curitibano faz um dos cafés mais fortes do mundo, com o triplo de cafeína...

Recommended Posts

carlos eduardo    5,770

Eu gostei da afirmação: "Nosso público-alvo são atletas, estudantes e pessoas que precisam manter o foco",... 

Foco em que ? Em beber café ruim :lol: .

• Like 1
  • Haha 3

Lisboa Santos    2,139

Estão disputando o café com mais cafeína, e cada um (mundo afora) diz que o seu é o que tem mais.

Já foi discutido isto por aqui, que toda (ou quase toda) cafeína vai para a xícara no 1º minuto de extração... Se assim for, dá para comparar xícaras, que dizem ser coados; caso contrário vai depender tb da BR, %Ext etc, né ou num né? :rolleyes: Não seria o mais apropriado medir a cafeína contida no grão?

E... robusta (ou conilon), o que explica mais cafeína, em "blend" para "coados"? Eu, hein? tô fora! 

• Like 2

cankblunt    12

Vai no primeiro minuto pra xícara, @Lisboa Santos? E aquela parada de quanto mais água passada pelo pó mais cafeína?

Lisboa Santos    2,139

A ferramenta de pesquisa do CdC não ajuda muito, mas finalmente achei o post a que me referia:

Quatro posts abaixo do link acima, provavelmente baseado no referido gráfico, o Rodrigoks disse: "Vc extrai 90% da cafeína nos primeiros segundos de extração. Logo, não é o principal componente de amargor em extrações mais longas." E lembrei agora, relendo, que do amargor na xícara apenas 15% vêm da cafeína; mas isto já é um outro assunto ("de onde vem o amargor na xícara?" que foi discutido naquele tópico)....

Há controvérsias, em outros posts e tópicos, sobre diferentes níveis de extração da cafeína ao longo do processo de preparação.

• Like 2

Vitor Costa    103

@Lisboa Santos Eu não tinha acompanhado esse outro debate sobre o tema, mas me parece que isso não é uma unanimidade entre o pessoal que estuda café. O Ensei Neto no blog dele fala algo diferente do que mostra esse gráfico: "se, por simplificação, agruparmos as substâncias contidas nessas partículas em ordem decrescente de solubilidade, teremos: Ácidos, Açúcares, Compostos Clorogênicos (família da Cafeína) e Óleos." (segue link do artigo dele http://www.thecoffeetraveler.net/new-blog-3/2016/4/26/caf-partculas-e-sabores?rq=ácidos%2C açúcares ). Não sei ao certo quais as fontes do Ensei e quais as fontes desse site que postaram, mas os dados não estão batendo... :wacko:

Particularmente eu li o texto do Ensei primeiro e fez muito sentido com tudo de experimentação que eu já fiz com café, da parte dos ácidos serem os primeiros a serem extraídos, por exemplo, ao contrário do gráfico do outro site, que mostra que eles demoram muito a serem dissolvidos.

Enfim, o que acham?

• Like 1

carlos eduardo    5,770

É isso mesmo no mundo do café se vc juntar três "entendidos" vai ter 4 ou 5 opiniões :lol: 

• Haha 2

Lisboa Santos    2,139

O Ensei sem dúvida alguma conhece muito, e é Químico (de formação). O problema dos artigos dele é que são muito superficiais: as coisas são lançadas (ou pinceladas) sem maiores explicações ou fundamentação (justificação, ou comprovação, de alguma fonte mais técnica ou científica, por mais simples que seja).

Os dados, dos dois artigos, não são exatamente contraditórios: existem diversos tipos de ácidos (bons e ruins, estes vêm mais pro final) e óleos (mais voláteis, e menos voláteis, estes tb mais pro final). Da minha experiência pessoal, com extrações mais longas e mais altas, percebo que os óleos menos solúveis (que vêm bem no fim) trazem mais açúcares e sutilezas de notas (como florais e herbais). Quanto maior a extração, mais definidas vão ficando as notas ácidas (por ex., mudam do genérico frutas vermelhas, para morango, ou cereja, ou cranberry etc.), mas já não sei dizer se, neste caso tb, têm a ver com os óleos.

No meu caso, assumidamente, já que não tenho como comprovar cientificamente (objetivamente), são meras "impressões" (quase "opiniões").

• Like 1

Vitor Costa    103

@Lisboa Santos Eu cheguei a trocar uns emails com o Ensei uma época, ele me falou que está escrevendo um livro com todos esses dados sobre café. Se esse livro sair vai ser muito bom, espero que ele entre em detalhes sobre o que ele fala no blog.

• Like 1

riozebratubo    46

Ano passado, um dos baristas do Café Secreto aqui no Rio postou no facebook alguns links pra quem quisesse se aprofundar nas temáticas de fazer café, e dentre esses links tinha esse:

http://www.scaa.org/PDF/CoffeeBrewing-WettingHydrolysisExtractionRevisited.pdf

Que é uma leitura muito fluida e muito interessante sobre extração de café. Tem uma parte específica que fala brevemente (não fala, na verdade) do efeito isolado do tempo na extração de substâncias específicas - página 6 do pdf, logo em cima, Time. Ele cita um artigo de 1959 (Extraction rates for selected components in coffee brew) onde os autores fazem algumas experiências a 93 graus, 82 graus e temperaturas menores com todo o resto fixo e isolam a extração de cafeína. Lendo o artigo, parece pra mim que quase toda a extração de cafeína que seria possível extrair em 10 minutos acontece nos primeiros 2 minutos para temperaturas acima de 83 graus.

Alguém sabe se esse artigo ainda é referência? Existem artigos mais recentes?

• Like 1

sergio.m    2,376
43 minutos atrás, riozebratubo disse:

Lendo o artigo, parece pra mim que quase toda a extração de cafeína que seria possível extrair em 10 minutos acontece nos primeiros 2 minutos para temperaturas acima de 83 graus.

Você tem que comparar com o gráfico das extrações de todos os solúveis. Basicamente, só um pouco mais rápida, a extração da cafeína anda junto com o restante da extração. Ou seja, café sub extraído, menos cafeína. Café bem extraído, mais cafeína.

Legal esse estudo, ainda não tinha baixado.

O comentário lá em cima de "Vc extrai 90% da cafeína nos primeiros segundos de extração." não tem sentido.

• Like 1

Lisboa Santos    2,139
3 horas atrás, riozebratubo disse:

Ano passado, um dos baristas do Café Secreto aqui no Rio postou no facebook alguns links pra quem quisesse se aprofundar nas temáticas de fazer café, e dentre esses links tinha esse:

http://www.scaa.org/PDF/CoffeeBrewing-WettingHydrolysisExtractionRevisited.pdf

Obrigado, este artigo é excelente. E conseguir alguns dos outros artigos constantes na "literatura citada" e são realmente muito interessantes também.