Ir para conteúdo

Duvida sobre modelos de moedores e outras dúvidas iniciantes


Flipper

Postagens recomendadas

Sempre tomei café porém nunca liguei para grãos ou método de preparo, depois de alguma pesquisa tenho algumas dúvidas.

Gostaria de saber se existe algum moedor além do Hario slim, porque achei o preço dele bem salgado(R$230), achei alguns elétrico por R$100(Cadence di grano) mas depois de pesquisar vi muita gente falando que eles não são bons pois danificam os grãos além que não darem uma moagem uniforme.

Pretendia preparar café na prensa francesa e filtro, para ambos os métodos a o tamanho do pó é médio?

Têm algum guia no fórum sobre grãos? Iria comprar tudo junto e não sei bem quais comprar. Gostaria de poder comprar no mercado da minha cidade mas não achei nenhum café especial ou gourmet lá, só as mesmas marcas.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar da opinião geral do fórum, eu ainda defendo a compra desses elétricos de lâmina baratinhos pra quem está começando e não quer gastar muito dinheiro. De fato eles não entregam uma moagem boa, mas dá pra usar eles perfeitamente no início, ainda mais quando o paladar da pessoa ainda está se desenvolvendo e pode não notar notas mais sutis.

Eu ainda uso um Cadence em situações específicas e tiro bons cafés com ele, o principal é você saber o que está fazendo, aí você consegue contornar as limitações dele.

Porque com o que o pessoal fala aqui parece que você tem já que gastar uma bolada pra começar a tomar um café melhor. Já vi gente recomendando moedores de 1000 reais pra quem estava começando, assim desanima mesmo, não precisa de tanto...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vitor Costa disse:

Apesar da opinião geral do fórum, eu ainda defendo a compra desses elétricos de lâmina baratinhos pra quem está começando e não quer gastar muito dinheiro. De fato eles não entregam uma moagem boa, mas dá pra usar eles perfeitamente no início, ainda mais quando o paladar da pessoa ainda está se desenvolvendo e pode não notar notas mais sutis.

Eu ainda uso um Cadence em situações específicas e tiro bons cafés com ele, o principal é você saber o que está fazendo, aí você consegue contornar as limitações dele.

Porque com o que o pessoal fala aqui parece que você tem já que gastar uma bolada pra começar a tomar um café melhor. Já vi gente recomendando moedores de 1000 reais pra quem estava começando, assim desanima mesmo, não precisa de tanto...

Vitor tem alguma dicas caso eu decida comprar o Cadence? Achei esse também https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-931439620-moedor-de-cafe-manual-inox-e-ceramica-moe-e-decora-24cm-_JM que parece bastante similar aos chineses, se tivesse mais informações ou avaliações na internet talvez valeria a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse do link é um Porlex genérico, um amigo meu tinha um, não sei se dessa marca, ele quebrava um bom galho. Não é tão preciso quanto o original mas funcionava bem. O preço está muito bom, eu compraria esse se fosse você. Claro que tem que levar em consideração que você vai ter que moer na mão sempre. Depois de um tempo pode ficar chato, mas é bom porque ele é bem compacto e você vai poder levar em viagens e ser independente de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você pretende fazer muito café, não se importa em moer no braço (para moer mais fino, é chatinho com a maior parte dos moedores, e outros como o Bravo Mini custam bem mais), os manuais de mós são uma ótima indicação. Eu mesmo tenho um Hario Mini que me atende superbem para coados, aeropress (não muito fino), pressca e moka. Mas esses, apesar de relativamente baratos perto de muitos outros moedores que custam bem mais, realmente custam mais que os de lâminas.

E tenho que concordar com o @Vitor Costa , sabendo usar dá para fazer ótimos cafés com moedores de lâminas. No caso, eu recomendo moer em "pulsos" (ir apertando o botão por uns 2-3 segundos de cada vez) e ocasionalmente (sei lá, a cada 5 clicadas) dar uma chacoalhada no moedor, umas batidinhas, etc.. Com isso você evita que o processo gere calor, e ao mesmo tempo vai "desgrudando" o pó das paredes e fazendo com que ele entre em contato com as lâminas de modo um pouco mais distribuído, permitindo (dentro do possível!) uma moagem menos heterogênea. Também tem que ir dando uma olhada periódica em como está ficando a moagem, para chegar perto do desejado, mais grosso para uma moka ou um coado por exemplo, mais fino para um aeropress, etc. Isso aí se pega com a prática, e os resultados evidentemente são mais "aproximados", mas podem ser satisfatórios sim. O principal dessa coisa toda de café, não podemos esquecer, é ter um bom grão! E vale muito mais, na minha opinião, um café feito com grão bom, moído na hora, com um moedor de lâminas bem usado (com macetes como os acima rs), que um café feito com grão mais ou menos, pré-moído, etc. 

Então vai muito da opção, paladar de cada um. Se o cara curte um coado gostoso, pega um moedor de lâminas, porta filtro e papel Melitta, com um grão de qualidade, dá pra se divertir um bocado gastando pouco. Se gosta de um café mais concentrado, pega uma moka e manda ver. São opções simples e mais baratas, que permitem curtir muito bom mundo do café especial, já colocando-se a léguas da experiência do café com torra de carvão, pré-moído, velho e amargão de térmica, que é o "padrão" da maioria.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...