Ir para conteúdo

Indicação de moedor manual


excer

Postagens recomendadas

Bom dia, pessoal!

 

Não sou expert no assunto mas sou apreciador de bons cafés. Gostaria de indicação de moedor pra comprar, pra usar

exclusivamente com uma moka que possuo (Bialetti Venus 6 xícaras), pois em viagens poderia comprar o grão.

Gostaria de um elétrico, mas sei que não encontrarei um bom por menos de R$500 (e no meu caso não irei gastar mais

que isso mesmo num moedor elétrico, mas também não vou gastar isso num meia boca.) Então não me incomodo de um moedor

manual. Estive lendo aqui no fórum acerca do Hario, mas continuo na dúvida se ele seria a melhor opção (de moagem pra essa cafeteira) pra mim, e

em caso posivito, também na dúvida entre o Skerton e o Slim. Se bem que o Slim só míi 24g. E na última (e única) vez que pesei pra

tentar moer num liquidificador (não me julguem, eu sabia estava fazendo cagada, mas não sabia que era grande rsrs), havia dado uns

26g. E possívelmente irei moer café de uma vez pra uns dois ou três dias, visto que não terei muito tempo. (Li que uma pessoa aqui do forum estava

levando uns 5min pra moer 18g...)

 

Então, algumas dicas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até 500 no Brasil ou é o hario mini, +500 o bravo mini, e talvez algum outro se achar anunciado.

Ter moedor e moer para 2-3 dias é meio sem noção, além do tempo que vc vai perder moendo para todos esses dias vc perde a qualidade do café, o que é uma das principais vantagens de ter um moedor.

5 min para moer 18g é para café turco ou uma experiência do Lisboa kkk 15g para moka vc gasta no máximo 1 mim 1.5 no começo

Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, meu caro.

 

Então, eu costumo comprar cafés moídos na hora no Curto Café, Armazém 331, Armazém do Café e outros destes níveis, o que duram cerca de 15 dias, e não

percebo cair a qualidade. Como disse, não sou expert. Então, pra moer pra uns 2 ou 3 dias não seria um problema. E também isso não seria

habitual, visto que seria só pra moer grãos que comprarei em viagens.

Também não sei quanto tempo levarei (a pessoa do tópico que demorava parece que o moinho estava com defeito, por isso a demora). Mas

óbvio que faria isso vendo tv, lendo alguma coisa etc... Então creio que também não seria um problema. Mas como nunca tive um moedor,

não sei como me sairei nesta tarefa.

 

Com relação ao Hario Mini que você indicou, o dispenser de grãos/pó não seria pequeno pra quantidade que preciso moer (moka 6 xícaras)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra você é Skerton ou Bravo Mini porém este último fica fora do seu orçamento. Então vá no Skerton e seja feliz!

Tenho o esquerdo e leva 2 a 3 minutos 50 gramas a coado.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não percebe pois já estava moído e oxidado o que tinha para oxidar, moendo na hr vc vai perceber a diferença.

Tem skerton tbm como disse o alex, cabe mais grãos, porém é maior e o copo de vidro.

Em relação ao dispenser, mói 1/2 dps a outra 1/2

Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu frequentemente uso o Hario Mini para a moka de 6 xícaras, quando está enchendo eu boto o pó numa xícara, depois moo o resto, junto tudo e coloco no filtro da moka com uma colherinha... Simples. Mas acho meio chatinho moer os 26-27g a 9 cliques, que é um pouco mais fino que a maioria usa pra moka, demoro mais que 5 min acho rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra opção seria o porlex, comprado no ebay. [emoji41]

https://www.ebay.com/sch/i.html?_odkw=porlex&_osacat=0&ssPageName=GSTL&_from=R40&_trksid=p2045573.m570.l1313.TR1.TRC0.A0.H0.Xporlex+JP30.TRS0&_nkw=porlex+JP30&_sacat=0

Basta ter paciência. Leva uns 20 - 40 dias para chegar, geralmente vem da Ásia/Oceania.
Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, JoaoW disse:

É, eu frequentemente uso o Hario Mini para a moka de 6 xícaras, quando está enchendo eu boto o pó numa xícara, depois moo o resto, junto tudo e coloco no filtro da moka com uma colherinha... Simples. Mas acho meio chatinho moer os 26-27g a 9 cliques, que é um pouco mais fino que a maioria usa pra moka, demoro mais que 5 min acho rs

João, eu tinha um e 'adaptei' uma porca na parte superior e usava minha parafusadeira, moía rapidão, tipo 35 segundos ... Simpesmente coloquei uma porca e usava uma chave cachimbo e mandava ver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, comprei uma parafusadeira para fazer essa gambiarra aí, mas acho que comprei uma muito fraquinha, não tem força pra girar rs... Aí fiquei meio assim de estragar o moedor e acabei deixando pra lá. Mas eu costumo fazer mais pra moka de 3 ("dose individual"), 6 é só quando tomo com alguma visita, não é tão comum... E pelo menos dá para ficar batendo um papo maneiro enquanto isso rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, JoaoW disse:

Pois é, comprei uma parafusadeira para fazer essa gambiarra aí, mas acho que comprei uma muito fraquinha, não tem força pra girar rs... Aí fiquei meio assim de estragar o moedor e acabei deixando pra lá. Mas eu costumo fazer mais pra moka de 3 ("dose individual"), 6 é só quando tomo com alguma visita, não é tão comum... E pelo menos dá para ficar batendo um papo maneiro enquanto isso rs

Rapaz, bota a visita pra moer e vai preparar a moka, hehehehehehe :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, João Vitor Ribeiro disse:

Tem skerton tbm como disse o alex, cabe mais grãos, porém é maior e o copo de vidro.
Em relação ao dispenser, mói 1/2 dps a outra 1/2
 

Sim, pelo que vi o Slim são 24g e o Skerton 100g, obviamente maior. Não entendi o "porém" pelo tamanho e pelo fato de ser de vidro. Isso seria um empecilho?

"mói 1/2 dps a outra 1/2" - Desculpe, não entendi o que é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vidro uma hora acaba quebrando, detesto plastico, mas para algo que posso esbarrar deixar cair e carregar por ai, eu iria de plastico ou similar.

mói a metade da quantidade, poe na moka dps mói o restante e completa a dosagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Hario Mini tem uma folga sim, em moagens médias pra cima fica um pouco irregular. Não sei comparar com o Skerton porque só tenho o mini.

Pode ser que os Minis não sejam consistentes entre si, daí algumas pessoas gostarem mais dele que outras. O meu não é tão preciso quanto algumas pessoas falam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se o sistema do Mini é igual, mas o Skerton/Kyocera CM-50 é até bom pra moagens (bem) finas. O problema surge quando se quer uma um pouco (bem pouco mesmo) mais grossa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Mini mói MUITO bem em moagem fina (mas cansa), já em moagens mais grossas ele é meio inconsistente - mas não horrível, um pouco mais apenas do que o meu Encore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim a folga do Skerton é bem maior, porque o eixo faz um movimento de pêndulo, só é preso em um ponto muito em cima. Existe um disco de metal (fácil de achar, vendido por terceiros) que você mesmo pode instalar que dá um segundo ponto de apoio, mas a folga ainda é muito grande e muito maior que a do Slim (que eu chamei de mini). A Hario argumenta que a folga de pêndulo do Skerton é regulada pelo café sendo moído, que vai estabilizar a mó. Dá uma olhada na mó interna vendo por baixo durante uma moagem e vê se esse argumento faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! Nem todos os discos de estabilização (que às vezes chamam de upgrade) são feitos com muito cuidado. Em alguns não existe o menor compromisso com o tamanho exato do furo para o eixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, riozebratubo disse:

Pra mim a folga do Skerton é bem maior, porque o eixo faz um movimento de pêndulo, só é preso em um ponto muito em cima. Existe um disco de metal (fácil de achar, vendido por terceiros) que você mesmo pode instalar que dá um segundo ponto de apoio, mas a folga ainda é muito grande e muito maior que a do Slim (que eu chamei de mini). A Hario argumenta que a folga de pêndulo do Skerton é regulada pelo café sendo moído, que vai estabilizar a mó. Dá uma olhada na mó interna vendo por baixo durante uma moagem e vê se esse argumento faz sentido.

É uma questão de física. Com um só ponto de apoio, SEMPRE haverá oscilação, e quanto maior for a distâmcia a esse único ponto de apoio, maior será a oscilação. Não tem como o café "estabilizar" a mó, precisa de um ponto de apoio. No Hario Mini a oscilação é menor porque todo o conjunto é menor, por isso que dá para moer com boa consistência quando se mói fino. Mas separe as mós que vai aumentar a oscilação, e com isso, em moagens mais grossas, terá inconsistência. Irremediavelmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bem, acabei comprando o Skerton. Moí hoje um café que ganhei, cerca de 25g, em menos de 2min, e acabou sobrando um pouco de pó pra Bialetti 6 xícaras. Ou seja, no final das contas daria pra ter comprado o Slim ou Mini.
Regulei pra 7 cliques, como dica que vi no site Café Store. E pela aparência, é esse mesmo tipo de moagem que fazem pra mim quando compro já moído.
Só que me ocorreu uma dúvida agora, pesquisando na internet, (este vídeo https://youtu.be/zyCHdG25JFU e este site https://www.graogourmet.com/blog/moagem-do-cafe/) é informado pra que pra Moka seria melhor uma moagem mais fina.
Afinal, deve ser fina ou grossa como na prensa francesa? Fina sempre passa pelo funil/filtro e o café acaba saindo com muitos resíduos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@excer , sugiro conferir o tópico sobre a moka, aí a discussão vai longe: 

Pessoalmente, é uma questão da tua preferência. Se for muito fino, como espresso, acho que pode entupir; mas já moí por muito tempo bem fininho, um pouco mais grosso que isso, e gostava muito e não entupia nada. De uns tempos pra cá tenho achado a moka assim meio amarga e passei a fazer uma moagem mais grossa, média ou média-grossa, e estou gostando mais. De modo geral, se moeres bem fino, vai extrair mais, gosto mais intenso, e café com mais corpo, mas dependendo do café pode amargar; se moeres mais grosso, o café não vai ser amargo, mas pode ficar um pouco mais "ralo" se for muito grosso. Vai testando e vê o que preferes... E veja outras dicas ali no tópico para evitar pó na xícara, queimar café, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez: MUITO CUIDADO ao moer fino para Moka! Há risco real da caldeira explodir, especialmente se a válvula de segurança da caldeira não estiver funcionando bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...