Ir para conteúdo

Moedor manual Aergrind


perfil_desabilitado

Postagens recomendadas

Fiquei de abrir o tópico do moedor com um review, e enrolei tanto que quem comprou depois do kickstarter já abriu na minha frente :P

Algumas observações pelos meses de uso que tive:

  • Sobre o funcionamento, é um misto entre o Bravo e o Hario... o eixo gira ancorado em dois rolamentos, só que os rolamentos transladam dentro de uma estrutura central, com uma mola empurrando o eixo pra baixo. Então o eixo ainda tem um pequena oscilação, mas é beeeeem menor que a do Hario, e ele vem de fábrica muito bem centrado.
  • O sistema de ajuste (stepless) é muito bem pensado, e o passo da rosca é de tamanho bem prático (ex: espresso - 1,3 volta / coado - 2,2 / prensa - 3)
  • Peças com bons materiais, acho que vai demorar pra ter algum desgaste significativo. Por enquanto só a tampa deu uma pequena afrouxada no encaixe. Minha preocupação era principalmente quanto ao copo inferior, já que tinha o Zassenhaus Panama e o copo dele caía fácil desde quando novo. Já no Aergrind, apesar dele não ser rosqueado, fica bem firme com o atrito de um o-ring
  • Realmente junta um pó ao redor da mó e no copo inferior, @leogodoy. Acho que não é tanto pela estática, já que nesse caso soltaria fácil depois da carga se dissipar... deve ser mais pelo ângulo do canto mesmo. Pra esse problema eu comprei um pincel pequeno que sempre carrego junto do moedor.
  • A qualidade da moagem é bem legal. Estou pra fazer um teste cego com o @Igor comparando nossos trocentos moinhos... mas é difícil fazer algo assim, por exemplo pra achar a equivalência de ajustes entre eles... fora a escolha do método de preparo ideal pra comparar. Mas definitivamente é mais uniforme que o Breville... talvez equivalente a um Encore ou Virtuoso...
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive o Aergrind por uns dias, como acabo comprando só para avaliar acabei vendendo, eu tenho o Feldfarb que é da mesma KNOCK, tenho outros manuais também que vou comprando para me inspirar no projeto do novo moedor, pequeno.

O Aergrind tem um equilibrio na moagem excelente, imagino que pelo corpo ser curto , a mó inferior e a alavanca fica dentro da palma de mão, e de fato ele é gostoso e fácil de moer.

A rosca que regula o movimento do eixo tem um passo de 0,75 mm, que é excelente, e o aro de regulagem é grande, no feldfarb era pequeno.

A mó externa foi montada com pressão para evitar folga, e a folga de todo o conjunto é com uma tolerância baixa.

O eixo é apoiado em rolamentos, normalmente é assim, mas ...... Em moedores em que o eixo é fixo , e o que se move é a mo interna, no Aergrind o eixo se move pelo anel interno do rolamento, o rolamento faz a função de uma bucha, poderia ser melhor se tivesse inclido uma bucha entre os 2 aneis internos do rolamento.

Mas enfim, a moagem é boa, fácil de moer, a regulagem é ótima , e o preço é bom.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho o Airgrind uma ótima opção portátil. Para coado o meu tem mais particulado (=lama no filtro) do que o Bravo Mini, que por sua vez tem mais do que o MK Vario com mós de aço. Já para prensa francesa a moagem do Aegrind é bem homogênea. Me impressionou considerado o tamanho, peso e preço do moinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 4 months later...

Ressuscitando o tópico.

Comprei um e estou gostando muito do resultado na xícara (o espresso dele está dando banho em termos de sabor no mazzer jolly). O que me incomoda, muito, é o tempo necessário para moer 18g de café. É muito, mas muito demorado. Acho que vou investir numa parafusadeira. Encontrei um adaptador que deu encaixe perfeito. Mas minha furadeira é muito rápida e ainda está com o mandril com uma pequena vibração. Então, nada de usar ela, pois pode acabar danificando o moinho. Alguém já usou ele com uma parafusadeira?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo torque dele, que é relativamente baixo, acho que até mói num tempo razoável. Comparando com mós de tamanho parecido, mói um pouco mais lento que o Zassenhaus Panama, mas é beeem mais rápido que o Hario Slim. Bravo Mini é bem mais rápido, mas aí já é uma mó maior, e o torque nem se fala...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo Luís, ele realmente é bem leve para moer. Muito fácil mesmo. Só demora demais quando a moagem é fina. Mas foi feito para parear com a aeropress.

Hoje eu tomei coragem e usei com minha furadeira, que tem controle de velocidade. Deixei a mão bem solta para lidar com trepidação e até que foi muito bem. Moi 18g em menos de 1min. Mas peguei bem leve. Terça chega uma parafusadeira elétrica com controle de torque e de velocidade. Depois posto aqui os resultados, inclusive vídeo.

Estou adotando ele no espresso com o café do #dessidepaula. Já deixou saudades o obatã natural.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionou perfeitamente. Amanhã volto aqui para contar a experiência e postar vídeo

Usei um adaptador que tem eixo solto, assim não passa nenhuma trepidação para o moinho e funciona igual se eu estivesse manivelando

147d8107282db0e1c78d8ce52fe0bfe1.jpg

35481f4a0590eadb6a747d050d294890.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pior é que estou. Fiz o teste aqui com sua medida 2+1 e moi em 1min.10 (a anterior foi 2+4). E, quando eu faço manualmente, demoro mais de 2minutos na mesma moagem. Você é uma máquina Luis, rsss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada fora do normal minha operação do equipamento cara, kkkk. Da próxima eu conto as voltas. E já tentou girar a parafusadeira mais devagar? Às vezes pelo desenho das mós os grãos ficam pulando demais quando elas giram muito rápido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso com certeza acontece em moagem para espresso. Mas para coado sinto a resistência o tempo inteiro. Talvez esteja ficando com menos tempo de contato ou então esses grãos que usei são muito grandes mesmo (Juarez)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Ia fazer um tópico dedicado contando toda minha saga com o Aergrind, minha felicidade inicial e o desfecho frustrante, mas vou por aqui mesmo.

Comprei o Aergrind na Prima-coffee (EUA) (sensacional o trabalho dos caras) e aproveitei pra pegar alguns cafés torrados de "roasters" da região do meu redirecionador (Miami).

Peguei 2 pacotes da Rabbit e 2 da Lineage.

Tudo chegou rapidão (mesmo com a greve dos caminheiros) acredito que deve ter dado uns 10-12, dias. Veio por USPS (Priority).

Os Rabbit eram torras velhas. Não eram cafés ruins, mas muito aquém do esperado.

Agora os Lineage, minha nossa, mudou minha experiência com cafés (tô entrando nesse mundo agora, sentir pêssego e melão num café foi algo surreal).

Da Lineage peguei um da Etiópia e outro do Peru, ambos ótimos.

Agora sobre o Aergrind: eu já tenho um Bravo Mini (obrigado Gilberto, equipamento muito bom), o Aergrind foi comprado pra usar no trabalho (já que o Gilberto não lança o Bravinho).

Fiz inveja com o Aergrind no trampo por umas 2 semanas. E, do nada, ele começou a derrapar. Primeiro era uma ou duas vezes ao moer 10g. Depois foi aumentando, aumentando, até ficar insuportável.

Aí vai eu pesquisar no reddit e outros fórums alguma coisa sobre. Achei um post em que o cara fala que é falta de um o-ring (no pacote da Prima Coffee veio o-rings extras) e fui todo feliz trocar esse o-ring. Mas o bendito estava lá, sem nenhum dano. Pesquisei mais um pouco e li que algumas unidades saíram de fábrica com as mós em tamanhos diferentes do planejado, e pra isso eis o único remédio: devolvê-lo.

Entrei em contato com a Prima Coffe, expliquei a situação e os caras foram gente boa demais. Me fizeram um full refund.

Resultado: comprei o Lido E+T com os caras e estou na espera novamente.

E, claro, dessa vez pedi mais uns pacotinhos da Lineage :wub:

S4F0SRX.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na hora de moer começou a girar em falso. Eu tinha que ficar girando a manivela no sentido contrário e depois indo no sentido normal pra que moesse.

Depois de um tempo nem fazendo esse truque tava resolvendo. Era como se não houvesse grãos, girando em falso o tempo todo.

Não faço ideia da causa desse problema (aliás, tirando a informação de que as mós vieram de fábrica com o tamanho errado).

A mó não está solta, gira conforme giro a manivela. Simplesmente não mói.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, leogodoy disse:

Putz, que azar! Que bom que teve um final feliz... E nem vou te perguntar pq vc comprou um Aergrind tendo um Bravo Mini em casa (imaginei que fosse pela portabilidade, mas como você trocou pelo Lido...), mas entendo que ter um Cadillac não te impede de querer andar de Ford Fiesta às vezes :P

Fala Leo, bom? Resolveu o problema da estática? Cara em Brasília sofremos com isso, está na época. Molhar resolve em geral, sugiro até o vídeo do James Hoffman sobre isso, não é realmente molhar os grãos, mas adicionar de alguma forma umidade. Tem gente que usa pequenos borrifadores para dar uma pequeníssimo spray sobre os grãos antes de moer. Mas veja o vídeo do cara, é simples paca:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, @matozo. Deve ser o problema discutido aqui:

https://www.reddit.com/r/Coffee/comments/8kd8fd/aergrind_burr_slippage/

Pra depender só de encaixe por prensa, teria q ter uma precisão de fabricação bem boa... pelo jeito algumas unidades saíram com a carcaça um pouco maior, ou com a mó um pouco menor...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Luis Paulo disse:

Entendi, @matozo. Deve ser o problema discutido aqui:

https://www.reddit.com/r/Coffee/comments/8kd8fd/aergrind_burr_slippage/

Pra depender só de encaixe por prensa, teria q ter uma precisão de fabricação bem boa... pelo jeito algumas unidades saíram com a carcaça um pouco maior, ou com a mó um pouco menor...

 

É exatamente isso, até editei meu post inicial (lá falava de mó maior, mas aparentemente é um problema de encaixe da mó externa com a carcaça mesmo).

Nesse post há até uma sugestão pra usar uma cola tipo o Retentor Locktite 638, mas não sei se tenho a menor paciência pra isso (e parece que é muito caro).

Daria pra tentar usar Super Bonder (https://www.reddit.com/r/Coffee/comments/8jvmlj/new_aergrind_wont_actually_grind_outer_burr/), mas não sei por quanto tempo essa solução duraria.

Outro cara deixou o moedor no congelador: https://www.reddit.com/r/Coffee/comments/8iku32/fixing_my_aergrind_with_science/

 

Essa questão da temperatura influenciar no encaixe da mó faz sentido, uma vez que o problema pode ter se intensificado com temperaturas mais altas.

Uma pena, eu tinha gostado muito do moedor (de qualquer forma foi uma boa desculpa pra ir de Lido, já que o @Gilberto não faz logo o Bravinho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...