Ir para conteúdo

Qual Grão você recomenda?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Não acredito que a ampliação da lista seja tão benéfica assim. Vai acabar ficando uma lista enorme com várias lojas que vendem cafés gourmet e as que vendem cafés especiais vão ficar perdidas no meio, além do trabalho pra manter uma lista dessa magnitude.

 

Apesar de achar Mitsuo Nakao um café muito bom (já disse isso diversas vezes aqui no fórum) e com um custo benefício ótimo, acho que ele é classificado como gourmet e não especial (apesar de, na minha opinião, ser um gourmet acima da média).

 

A lista ajuda muito pra encontrar lugares que vendem aqueles cafés espetaculares, que tanto gostamos, e que são difíceis de encontrar além de fornecedores confiáveis, onde pode-se comprar sem grandes preocupações.

 

Cafés gourmet hoje em dia você acha fácil com uma simples busca no google.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas o Rodrigo disse que não há garantia que elas vendam só cafés especiais...

 

opinião: vamos deixar aquela lista só com os cafés especiais, na medida do possível; depois, em outro tópico, se algum usuário se dispor, pode se listar outras lojas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho na lista já tem outras lojas que não vendem só café especial, mas sim café gourmet de qualidade. Essas lojas também são interessantes para os membros do CdC e podem ser mencionadas em uma 2a lista ou na mesma lista, mas separado das lojas de café especial. Não sei se seria bom misturar as duas categorias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Independentemente do que vai ser incluído, penso que a lista deve ser tão sucinta quanto possível. Estender demais nos deixaria sem controle sobre o que estamos referendando e geraria muito trabalho de manutenção.

 

É a minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria interessante um tópico sem comentários, estilo os tutoriais aqui do clube, com uma lista extensa de todos os cafés gourmets/especiais conhecidos e a escolha ficaria por conta de quem fosse comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a lista precisa diminuir. Alguns não são tão especiais assim.

 

Isto sempre pode ser discutido. Basta dizer quem deve sair e por que motivo que debateremos a pertinência da sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, Suplicy somente provei o Torra Média no espresso e o Torra Clara no coado. Ambos são corretos, mas não especiais. Não estão no mesmo nível dos demais citados. O Santo Grão, tomei somente o blend e a opinião é a mesma do Suplicy.

Nas indicações de assinatura, não consegui gostar da nenhum do ClubeCafé. Manteria o Moka e acrescentaria a Origem.

Minha singela opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e também é só uma lista pra gente saber mais ou menos por onde começar a procurar um café um pouco melhor, acho que não tem a pretensão de ser o guia definitivo do café especial no Brasil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que Dá pra ter uma lista mais cuidadosa dos cafés realmente especiais e uma com algumas outras lojas que vendem café gourmet, só as mais clássicas ou as comentadas da vez (tipo santo grão, Mitsuo, a nova nova dos cafés Daterra).

Assim temos uma boa lista dos especiais mas ainda algumas dicas de gourmet.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar equivocado, mas o ultimamente criticado Suplicy está na lista pois deve vender algum café com 80 pontos. O feito a grão, pelo que percebi, só vende um café especial, e por isso está na lista. O santo grão talvez seja a mesma coisa.

Sugiro explicar no post o que é café especial, já que os leigos, como eu, não sabem que é uma categoria aferida a partir de um protocolo da scaa etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o melhor não seja dizer que é uma lista de cafés especiais, mas de algumas lojas que podem ser recomendadas. A lista é apenas um facilitador, e não um guia Michelin de cafés. Assumir o ônus de classificar os torrefadores em especiais e não especiais é algo que eu não gostaria de fazer.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações,

 

Peço que me desculpem a ignorância. 

 

Qual a diferença entre um café gourmet e um especial? 

 

Sou novo aqui no fórum e mais novo ainda nesse universo dos bons cafés e, acompanhando este tópico, fiquei confuso quanto qual seria a diferença entre café gourmet e café especial. 

 

Assim... até agora, eu tratava os dois termos como sinônimos, mas, a julgar pela discussão recente, não parece ser o caso.

Porém, pesquisando na internet, não consegui encontrar uma definição satisfatória que diferencie o uso dos dois termos. No site do Sebrae, por exemplo, eles definem café gourmet como um tipo de café especial 

 

“O café gourmet é reconhecido no mercado de cafés especiais como indicador de qualidade superior, relacionado a características intrínsecas do grão verde, como aroma, sabor, corpo, acidez e sabor residual. [...]

Os cafés gourmet são constituídos de café 100% arábica de origem única, ou ”blendados", que atendam às características e à qualidade global da bebida. Em relação ao aspecto, devem apresentar grãos de café arábico dos tipos 2 a 4 COB13, com ausência de grãos com defeitos pretos, verdes, e ardidos, preto verdes e fermentados.”

 


 

Já no site da ABIC (até onde eu consegui encontrar, porque o site é meio difícil de navegar para um leigo), eles diferenciam os dois cafés de forma muito vaga, de modo que não dá para saber se o gourmet é um tipo de café especial ou vice-versa:

 

“Café gourmet – são cafés de alta qualidade, excelentes e exclusivos. Certificado pela ABIC.

Cafés especiais – são cafés de alta qualidade que cumpre uma série de requisitos para ser classificado como tal.”

 

E no Programa de Qualidade do Café da ABIC, sequer há a denominação café especial na pontuação:

 

“O que determina a categoria é a nota final, numa escala de 0 a 10, obtida pelo produto: para Cafés Tradicionais, nota igual ou superior a 4,5; Cafés Superiores, nota igual ou superior a 6,0 pontos e até 7,2; e Cafés Gourmets nota igual ou superior e 7,3 até 10.”

 


 

Finalmente, eu ainda não experimentei muitos cafés (gourmet(?) especiais(?)) até agora e gostaria de saber – se alguém puder me esclarecer- qual a diferença entre essas duas denominações para me orientar melhor nas minhas próximas compras de café.

 

Desde já, obrigado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade, poucas vezes tomei Suplicy e nenhuma vez Santo Grão. Portanto, não sou a melhor pessoa pra falar a respeito. A tal lista é uma coletânea de indicações de diversos membros, e não é (talvez nem pudesse ser) unanimidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com a proposta de alterar o nome e o descritivo da lista, evitando os termos "gourmet" e "especial" (pode-se mantê-los nas chaves de busca, pra facilitar), e citando apenas que se trata de uma recomendação eletiva montada ao gosto dos usuários do clube, mas que não garante que sejam classificados, 100% seguros nem garantidamente ao agrado de todos: mas apenas uma indicação de caminho.

 

Há sites ali com problemas de segurança (nada grave por enquanto, calma pessoal  ;) ), há revendedores que já me deram mancada e não atenderam pedido depois de 3 semanas do pedido feito (o pior foi o CurtoCafé), e alguns dos cafés foram, para mim, decepcionantes.

 

O Burny, recentemente, teve um incidente de torra ruim com a tão bem-afamada Terroá, que eu particularmente gosto muito.

 

Minha experiência com o Suplicy e com o Santo Grão foram de progressiva ladeira abaixo, já indiquei no passado, mas hoje eu não indico pra ninguém de quem eu goste e que tenha máquina de espresso. Mas indiquei ambos para um grande amigo que gosta de café Turco e queria café "bom" mas com torra escura, e o Suplicy pra um casal que mora nos Jardins, bem pertinho do Supla, e eles só usam a moka e acabaram de adquirir um moinho. Então sempre tem "clientela", principalmente recém-chegados ao mundo dos cafés diferenciados.

 

Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Suplicy da Lorena, conversando com o dono (Marco ?) ou um dos baristas mais experientes já comprei (após experimentar, é claro) cafe bom.

O Santo Grão tinha um cafe honesto, pelo menos o que uma vez adquiri verde e torrei em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em outro rumo do tópico...

 

Pra quem for para Monte Verde (Camanducaia - MG), vale a pena passar na Gressoney Chocolates, não apenas pelas maravilhosas iguarias feitas de cacau (aos sábados pode-se ver a fabricação dos chocolates "rama", é enlouquecedor) e pelos doces maravilhosos, mas também pelo espresso. Foi o melhor espresso que tomei em MV até hoje.

 

Eles estão usando um café que já vi alguém daqui indicar, o Shamah, sem indicação de especialidade na embalagem. O interessante é que vem com torra clara e, mesmo não sendo recente, produziu uma bebida agradável na xícara, com notas de amêndoa, aroma frutado e retrogosto intenso de castanhas. Nada de queimado.

 

Ao pedir espresso curto, todos que me atenderam perguntaram "o senhor quer forte, então"? e, diante da confirmação, dão uma aumentada no pó do porta filtro e o café sai um pouco mais restrito. Quem indicou o ponto de cortar a extração fui eu, assim que começou o blonding. Todas vezes tive uma excelente experiência, independentemente do atendente que estava operando a máquina. Só tinha um autodenominado "barista" entre os funcionários, que não tem formação de barista mas foi bem treinado pelos técnicos de manutenção e gosta muito de café, então se aprimorou e virou referência.

 

Comprei um pacote de 1Kg, disseram me repassar pelo custo e cobraram R$ 24,00. A torra é de Outubro de 2014, estava no Freezer desde 9 de Janeiro. Acabei de preparar dois espressos. Surpreendentemente bons, crema uniforme cor de caramelo claro, espessura média, persistência boa depois de 1 minuto na xícara. (extração a 93'C, massa total de 55g com 21,5g de grãos moídos "finos", 28s totais sendo 8s a 2,5 BAR e 20s a 9,5 BAR, compactação de 16kg).

 

Olha o pacote com telefone e dados da empresa:

Cafeacute%20Shamah%20-%20Gressoney%20-%2

 

Abraço e Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o melhor não seja dizer que é uma lista de cafés especiais, mas de algumas lojas que podem ser recomendadas. A lista é apenas um facilitador, e não um guia Michelin de cafés. Assumir o ônus de classificar os torrefadores em especiais e não especiais é algo que eu não gostaria de fazer.

 

Na verdade, na minha santa ignorância, presumi que esta questão dos pontos era uma espécie de certificação da scaa, que viesse informada pela instituição, não me passou pela cabeça incumbir ninguém daqui a classificar cafés torrados para galera; vocês mais experientes já fazem demais em cordialmente difundir o conhecimento, o que prezo e respeito muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe algum topico especifico para doação de cafés? Graças ao periodo de natal + eficiencia do correios recebi

muito café em janeiri alguns até com data de torra de novembro. Nem querendo eu consigo consumir isso tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...