Ir para conteúdo

Qual Grão você recomenda?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

O café? Quando fui comprar café no Café do Mercado, aqui em Porto Alegre, eles estavam com uma edição limitada de um café do Cup of Excellence. Não tenho maiores informações além disso. Vinha já lacrado em pacote preto, sem nenhuma identificação. Segundo o atendente, tinha sido torrado no dia anterior ao dia em que comprei. Só que ao abrir o pacote em casa eu achei a torra escura demais, grãos bem brilhantes marrom-escuro.

 

Eu sei que lá eles tem um torrador Dietrich, e fazem a torra lá mesmo, na mesma sala da cafeteria do mercadão. Recentemente soube que eles tem cursos de barista. Estou pensando em fazer um quando tiver disponibilidade de tempo, que anda escasso ultimamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tristeza, um café de Cup of Excellence com torra escura... Nem mesmo para espresso seria indicado! Um café desse, a meu ver, vale mais com torra de clara para média para degustar no coado, aeropress, prensa etc.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi o que eu pensei intuitivamente quando vi (e provei o café): está torrado demais! E tive a confirmação coletando informações aqui e acolá.

 

Diga-me uma coisa: aquelas tabelas de cores pra torra de café que se compra na internet (uns discos sobrepostos, como uma cartela de cores de tinta) pode dar um bom indicativo do ponto de torra?

 

E se fosse pra dizer o ponto de torra desse meu café, eu diria de memória que corresponde ao 14 da tabela abaixo:

http://www.google.com/imgres?hl=pt-BR&sa=X&biw=1280&bih=821&tbm=isch&prmd=imvnse&tbnid=TVVUVGfIACB_6M:&imgrefurl=https://www.sweetmarias.com/library/content/using-sight-determine-degree-roast&docid=pTkOchT3cknM9M&imgurl=http://www.sweetmarias.com/roastprocess-singlebean/roasting-allin1.jpg&w=800&h=617&ei=ztr9T9ijJ8bK6wG8-_3LBg&zoom=1&iact=hc&vpx=193&vpy=158&dur=5475&hovh=197&hovw=256&tx=144&ty=69&sig=109839684813026424667&page=1&tbnh=158&tbnw=205&start=0&ndsp=24&ved=1t:429,r:0,s:0,i:72

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe. Concordo plenamente.

 

O problema é que acabei usando boa parte dele, joguei fora a embalagem original, etc. Na época, por falta de noção, fui fisgado (sozinho, admito que ninguém me influenciou) pela ilusão de que um café caro por si só faria um espresso melhor. Mas foi um ótimo aprendizado. Compreendi coisas que demoraria muito mais pra perceber se esse erro não acontecesse desde cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve,

 

Uma consideração a fazer sobre a pouca disponibilidade de blends específicos para espresso é porque o mercado é diminuto. Um nicho apenas. Considerando as formas tradicionais de distribuição entre a indústria/atacado e o varejista, este é o tipo de produto que não atinge volumes mínimos para estar presentes em prateleiras de supermercados. E serão sempre mais caros que os outros produtos da categoria que dividem a gôndola.

Então os canais viáveis são mesmo as casas especializadas/cafeterias, que são poucas, e os sites, ainda em menor número.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio.

 

Ainda assim, pois são poucas as que torram seus própios cafés. A grande maioria de lojas especializadas, via de regra, são levadas a comprar os grãos das empresas que alugam a máquina comercial. E o lucro destas empresas locadoras está no café e não na locação. Aí o produto é levado ao menor custo industrial possível, detonando a qualidade.

São raras as cafeterias que verticalizam o processo, mesmo parcialmente, como fazemos no Expresso Brasil.

E há os exemplos das grandes redes de cafeterias e as das ligadas às indústrias de torrefação, como Starbucks, Fran's Café e o Café do Ponto da Sara Lee. Nestes locais o café, além da rígida formação de custos comprometendo a qualidade, ainda costuma ser torrado a muito tempo.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, tem pouca gente fazendo decentemente. Mas não acho que é falta de mercado...

 

Vamos do mercado mais exclusivo para baixo. Suplicy até fazia, ultimamente largou mão e o café (torra média, que seria a mistura de espresso deles) está qualquer coisa. Santo Grão acho que nunca fez... Orfeu tem o foco do café nas cafeterias e também já foi melhor (mas confesso que há tempos não provo). E por aí vai.

 

Será que o Ateliê pensa bem no Bourbon ou Sweet Collection? Faz tempo que não provo, e lembro de ano passado tomar e não achar que tava equilibrado.

 

Acho que minha reclamação é até sobre os menores, que dizem fazer para expresso mas "só torram mais um pouco".

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só que ao abrir o pacote em casa eu achei a torra escura demais, grãos bem brilhantes marrom-escuro.

Que tristeza, um café de Cup of Excellence com torra escura... Nem mesmo para espresso seria indicado!

Foi o que eu pensei intuitivamente quando vi (e provei o café): está torrado demais!

 

A galera gosta de "matar" o café com essas torras escuras...

Eu odeio isso, tem vários cafés que quando eu torro ficam bons, até excelentes, e quando compro já torrado vem naquela torra escura, horrível, matando o café.

Será que os torradores não gostam de fazer as torras mais claras? Acho que eles pensam que só existe o espresso como método de preparo, e que todas as torras devem ser "Fullcity-Viena".

Neste quesito o único que eu me lembro que tem café torra clara como um produto é o Suplicy, que tem o seu torra clara.

Já bebi uns cafés "torra clara" do Grenat e da Rapozeiras tb, ou seja, poucos torradores estão fazendo torra claras, e eu sou um deles :D.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você quer dizer MUITO clara, né? A não ser que eu tenha sido premiado com a "sobra" da torra, veio muito heterogênea e clara demais. Impensável fazer espresso com essa torra.

 

Esses microlotes normalmente vem em torras claras evidenciando as características do café. Ano passado bebi os 4 microlotes: Sao Jose, Santa Alina, Sao Benedito... eram torras claras muito boas...

 

Entretanto a torra clara deles é meio que uma torra "City" e não American Roast ou Cinammon...

 

Só que ano passado não estavam com esse gosto de cru; esse gosto de cru é característica de uma torra interrompida no meio do primeiro crack, sem que ele termine e um resfriamento dos grãos muito rápido.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa torra do tutifrutti foi isso msm. Clara demais e nao da para expresso.

 

Torras claras não caramelizam os açucares por completo e no espresso, saem como uma cachoeira, "aguada".

Como o Marcio falou temos que sobredosar, aumentar o pó pra dificultar a passagem da água.

Mesmo assim prefiro uma torra clara do que uma escura com aroma de cinza e gosto de carvão :D .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ando decepcionado. E se é para bater a cabeça, prefiro eu mesmo torrar, bater a cabeça, e aprender. :)

 

Márcio, eu tb.

Um dos melhores cafés que eu já torrei, é o Unique Frutado.

Enquanto aguardo o meu Behmor chegar, resolvi comprar o Unique Frutado torrado pela Unique.

 

Torra escura, parece outro café...

 

É por isso que vendem assim: grãos para espresso.

 

Vou comprar grãos para coado, quem sabe pego uma torra mais clara :D

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez uma sugestão seria que quem produzisse esses cafés de nicho vendesse pelo ponto de torra, e não pelo tipo de utilização, que é o que a gente mais vê por aqui. Um ponto de torra mais preciso, bem dito, não coisas vagas como clara, média, escura. Não precisa nem inventar, basta usar as escalas que já são referência mundo afora.

 

Pode até ser impressão minha, e excluindo as distorções de cor que podem existir entre dispositivos de captação e reprodução de imagem, mas os cafés que vejo usados pra fazer espresso nos vídeos na Seattle Coffee Gear são muito mais claros que qualquer torra vendida como "para espresso" pelas bandas daqui.

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se adianta só dizer o nível de torra. Como consumidor, quero que o torrefador ser um mestre mesmo, e me venda um café para métodos como coado e prensa e outro para expresso, que requer dedicação na composição da mistura ou algo muito bom como "single".

 

Exemplo de quem faz isso são as torrefações boas lá fora. Tem misturas de espresso, vez ou outra até mais de uma, e tem os de cafés de origem, quase sempre torrados mais claros com foco no "não expresso".

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é verdade. Tem a questão dos blends...

 

Acho que dá pra fazer uma analogia com vinhos. Aqui sul do Brasil se investe, talvez por tradição, muito mais em vinhos varietais do que em cortes. Acontece que é muito mais difícil conseguir fazer um vinho varietal de boa qualidade do que um de corte, ainda que facilite o processo, pois depende da vinificação de uma única cepa. Na França, são muito mais comuns os assemblages, até porque eles tem tradição e conhecimento no trato com a bebida. Recentemente é que a indústria do vinho por aqui tem investido em enólogos e consultorias especializadas, o que tem agregado qualidade à bebida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de fazer uma pergunta para os experts aqui do fórum:

 

-Se vocês fossem o Rodrigo, que ainda está engatinhando nesse mundo do espresso, e que por enquanto ainda está tentanto entender e aprender as técnicas de extração, e que até conseguir tirar espressos decentes com consistência não pretende (por hora...) torrar o próprio café, que café brasileiro já torrado vocês encomendariam como uma opção interessante pra aprendizado? Ou seja, um café torrado que voces conhecem e que é pelo menos bonzinho(e que não tenha gosto de carvão e cinza)?

 

Contribuições serão muito, mas muito bem vindas!

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, se o preço não for obsceno, em tese não é uma limitação. Ou eu já teria largado essa coisa de espresso de uma vez por todas, porque já percebi/ entendi que tudo é caro!!! :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de fazer uma pergunta para os experts aqui do fórum:

 

-Se vocês fossem o Rodrigo, que ainda está engatinhando nesse mundo do espresso, e que por enquanto ainda está tentanto entender e aprender as técnicas de extração, e que até conseguir tirar espressos decentes com consistência não pretende (por hora...) torrar o próprio café, que café brasileiro já torrado vocês encomendariam como uma opção interessante pra aprendizado? Ou seja, um café torrado que voces conhecem e que é pelo menos bonzinho(e que não tenha gosto de carvão e cinza)?

 

Contribuições serão muito, mas muito bem vindas!

 

Rodrigo

Fala Rodrigo,

 

Cara, como vc estou engatinhando no espresso tb... começando agora mesmo... minha Sugestão, e bem simples... até lembra um comercial de cerveja de um tempo atrás!!!

Experimentaaaaa....

 

existe lugares q o pessoal sempre indicam... os cafés do Alexandre Veloso (http://cafeexpressobrasil.tanlup.com/category/61482/cafes-especiais) e os da atelie do café (http://www.ateliedocafe.com.br) ambos vendem em pacotes de 250gr... o que deixa mto mais fácil de experimentar... e como tem algumas opções ajuda a diluir o frete... anote os que mais gostar e depois pode comprar mais dos q mais gostou....

 

até o ponto onde entendi os cafés da Unique e da Nuance é melhor comprar verde para torra. mas o pessoal pode me corrigir se eu estiver errado!

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas, Dobelin!

 

Com certeza que eu não tenho medo de experimentar, muito pelo contrário. O que não me impede de orientar melhor minhas alternativas. É que tive umas experiências ruins em sequencia e fiquei meio ressabiado... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Assino embaixo da dica do Dobelin, você tem duas boas opções comprando os cafés do Alexandre ou do Ateliê. São excelentes cafés e custam na faixa de 10,00 a 15,00 por 250g. Tá bom ou tá caro? ^_^

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fotografei duas amostras de cafés do Café do Mercado, aqui de POA. As duas fotos tirei contra um prato de porcelana, com flash, fazendo o balanço de branco e equalizando o contraste no photoshop para a foto se parecer ao máximo possível com a realidade.

 

A primeira foto é de um dos cafés especiais, "Sul de Minas". Perguntando à vendedora qual o ponto de torra, ela me informou que todos os cafés especias recebem "torra média".

 

post-479-0-95478300-1342408188_thumb.jpg

 

A segunda é de um café do Cup of Excellence, também torrado por eles:

 

post-479-0-70256600-1342408258_thumb.jpg

 

 

Pelas tabelas do Sweet Marias, apesar da diferença de iluminação, essas torras seriam classificadas pelo menos em Light French Roast, o que é determinável pelos pontos de óleo aparentes na superfície da maioria dos grãos, e também por traços visíveis de carbonização.

 

Qual a opinião de vocês?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas tabelas do Sweet Marias, apesar da diferença de iluminação, essas torras seriam classificadas pelo menos em Light French Roast, o que é determinável pelos pontos de óleo aparentes na superfície da maioria dos grãos, e também por traços visíveis de carbonização.

 

Rodrigo, com certeza torra médio escura.Viena, Fullcity +, Light French, é isso mesmo, presença de óleo e sinais de carbonização.

Provavelmente amargor pronunciado e excelente extração no método espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente amargor pronunciado

 

É essa parte do amargor pronunciado que não faz muito a minha praia. Talvez fique bom com algum café específico, ou até compondo um blend, mas estou procurando por outro tipo de experiência. Acho que a pipoqueira Mondial me espera...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não acho amargor defeito, se bem desenvolvido na torra algo como defumado/chocolate/tabaco. Se for sutil e em equilíbrio no espresso com bastante doçura, de repente é legal. Mas se fica grudado na boca, algo como cinzas ou carvão queimado, aí é jogo duro...

 

Em geral, essas torras muito escuras já pulam para esses sabores de carbonizado... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...