Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Off-topic follow-up: não uso para fazer "arte", mas para pequenos reparos e alterações em peças impressas em 3D, e para fazer "peças" simples que não requeiram bom acabamento - basta imprimir a projeção ortogonal da planta das laterais do que preciso, seguir as linhas (usando régua e curvas francesas de metal) com a caneta, com lentidão e cuidado, e consigo fazer pequenas peças, mesmo em camadas, e usar a própria caneta pra "colar" camadas. Quebra um bom galho nas gambiarras.

 

On Topic: @ Rodrigo, tem como trocar o anel de vedação do grupo por um que seja um pouco mais espesso, fazendo assim que seu PF trave sem a necessidade dessas "peças". Na Baby Class, a altura da gaxeta do grupo é 8,5mm, mas comprei uma de 9mm das Gaggias comerciais e ela encaixou com perfeição, mas o PF ficava com o cabo bem "à esquerda", só virava um pouquinho depois de encaixar, mas travava muito bem. Se colocar uma gaxeta de grupo que seja mais alta na mesma medida da borda dessa "peça", vai "empatar", o PF vai parar mais para a esquerda, talvez perto do meio. Pode resolver seu caso até conseguir comprar ou fazer essas peças, pois essas gaxetas são bem baratinhas no Brasil.

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha Dose deu o mesmo problema. As pecinhas de plástico se descolaram, deformaram com o uso e vivem soltando. Com isso, eu sempre tinha vazamento de água por cima do PF, porque ele não encostava o suficiente na borracha ao redor do grupo.

 

A solução que encontrei foi comprar uma folha de borracha bem fina, tipo 01 mm, numa loja de peças e insumos para máquinas, e cortar um anel do mesmo tamanho do original. Colei o novo anel com silicone e, com isso, aumentei a espessura do original. Isso acabou com o vazamento. O problema é mesmo a temperatura: o silicone não resiste muito tempo, e a cada 3 ou 4 meses, preciso refazer a gambiarra.

 

@ Cabral, onde você comprou essa gaxeta de Gaggia comercial com 09 mm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simone, vi um técnico consertando uma Gaggia de 3 Grupos numa pizzaria e, como minha máquina tava vazando, perguntei se a empresa dele vendia a peça. Ele me "revendeu" com lucro por 15 reais.

 

Depois, tentando arrumar outra Gaggia que um amigo comprou usada, descobri que vende em mais de uma loja na rua Paula Souza no centro de SP, bem como no entorno da rua Brigadeiro Tobias, também na região da Luz. Só andando por lá mesmo pra achar de novo a mesma loja, mas tinha em mais de uma.

 

A borracha durou menos do que a original, mas resolveu por um longo tempo, mais de 1 ano, e na do meu amigo tá lá faz 3 anos, porque ele usa pouco. Mas não pedi a "gaxeta do grupo da Gaggia", mostrei a borracha velha e pedi uma igual. Quando perguntaram, expliquei que era pra máquina de café, que tinha de aguentar mais de 100'C. Eventualmente achei uma igual e comprei.

 

A que tá em uso agora é também de 9mm (gostei da "pegada" extra) comprei na Orphan Espresso e veio pelos correios.

 

Tenho uma reserva de 8,5mm comprada na Imeltron, original, mas do jeito que essa da Orphan tá durando, acho que vai demorar pra usar.

 

Na Amazon e no Ebay dá pra pedir na mesma medida dessa da Orphan, mas pela loja Caffe Forté, só que é mais caro.

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simone , existe uma gambiarra bem mais simples , compra um rolo de fita de alta fusão , ela tem 0,8mm de espessura e resiste ate 140ºC , vc corta ela com uma tesoura em seções como se fosse uma primeira gaxeta e depois coloca a gaxeta , a fita é macia e aceita compressão , se uma camada não for o suficiente vc coloca outra ou quantas camadas forem necessárias .

 

Já ia esquecendo , não precisa colar nada a própria gaxeta segura a fita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novo lar... chegou hoje!!

Porém, esqueci de perguntar antes, e só agora vi que ela é 220...

Terei que adaptar uma tomada, ou usar a tomada do portão da garagem kkkkkk

 

... fotos:

 

wT9uh2tl.jpg 

 

8VPK0G6l.jpg

 

Até que combinou com meu Breville.

Mas vai ficar melhor com o Gil 1 rsrs

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:o

 

Chama um eletricista e puxa uma tomada certinha. Ela merece.

 

Eu demorei a fazer uma pra minha, mas agora ela tá feliz.

 

Parabéns pelo brinquedo novo, bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Transformar ou puxar uma fiação do quadro de força. Aqui fizemos assim: pelo conduíte que desce uma 110 vinda do quadro de força, o eletricista puxou uma fiação 220 do respectivo disjuntor. Montou a 110 original na tomada que já ficava sobre a bancada e a 220 montou uma tomada x do lado, com canaleta, tudo bonitinho. Moinho e cafeteira dividem a 220 com benjamin e a 110 fica para as outras coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Pessoas lindas, boa tarde!

 

Se eu iniciar com esta máquina por R$ 700,00, aqui no Brasil com 1 ano de garantia, 110v, tá bom?

Todos comentam muito sobre a Twin. Esta é só baby. 

 

http://www.gaggia.com/e/machines.manual.RI9301_11.overview.html

 

Obs. Não é a black é a cor Marfim.

 

Desde já agradeço a ajuda. Estou curtindo muito o fórum, porém, tenho pouco a colaborar, por enquanto.

E não tenho o moedor... sim, já sei que é o coração mas acho que terei de ir de encore pq o manual (hario ou porlex) já não me anima tanto em se tratando de expresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wagner essas Gaggias pararam de importadas já faz mais de um ano e meio , a Twin tem um termobloco para vaporização , então para vaporizar leite ela é melhor , as outras são praticamente iguais , tem pequenas diferenças como acabamento em metal ou ABS , mas o café é o mesmo , se ela estiver perfeita o preço é ótimo , se for muito usada e tiver problemas . já estaria cara.

Qualquer gaggia é sempre boa compra , mas sendo usada vc tem que se preparar para mexer nela se necessário , e comprar peças , é comum aparecer por aqui vendas de gaggias com pouquíssimo uso cheia de problemas , se o vendedor for de confiança é uma boa compra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Olá, Carlos! Obrigado pelo retorno...

A Gaggia é nova e o vendedor é concessionária autorizada Saeco há 10 anos aqui na região.

Acho que está encalhada, pois 95% do que ele vende é automática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wagner, recomendo preencher um pouco melhor seu perfil, pois você menciona "aqui na região" mas não tem região no perfil... ;)

 

Como disse o CaÊ, sendo nova e com garantia, tá ÓTIMO esse preço. Aproveita a economia na máquina e compra um bom moinho, a sugestão do Sérgio de olhar aquele Preciso nos classificados é também muito boa, caso pretenda comprar o moedor pra pagar à vista, principalmente se der pra ir pessoalmente e testar.

 

Mas, como você, o Neto (que nem é usuário novo, mas não posta quase nunca) não preencheu o perfil, não sabermos em que região está o moedor.

 

Uma Gaggia Baby e um Preciso formam uma dupla matadora e, no seu caso, sairia por R$ 1.850,00. Melhor que isso, só dois disso!

 

Boa negociação!

 

Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, se vc tá negociando com o revendedor, já pede pra mandar os filtros "parede/fundo simples" (se tiver), que é como costumam chamar os filtros profissionais, ou não-pressurizados, que são os melhores e é bem mais fácil do que precisar despressurizar depois (e eu, particularmente, acho que filtro despressurizado não fica tão bom quanto o não pressurizado original - há diferença da matriz de furação).

 

Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Twin instalada e funcionando  :ph34r:

Agora é pegar o jeito dela e melhorar  :D

 

Já li o manual e deu pra entender o funcionamento do painel  ;)

 

Hoje tentei meu primeiro capucino e...

...

...

... saiu um café com leite  :angry:

Pelo menos ficou saboroso e minha esposa gostou  :wub:

 

Acho que não deu certo por causa do vapor, que ficou oscilando muito.

Já li aqui uma dica de abrir a chave de cima pra sair o excesso de água e depois fechar,

voltando a abrir pra sair o vapor! Não sei se fiz direito, mas não ficou forte nem constante.

 

Abaixo fotos de um expresso de hoje cedo.

Não ficou muito saboroso não, mas ainda estou procurando a melhor configuração.

 

post-379-0-75141400-1422400181_thumb.jpg

post-379-0-06180200-1422400256_thumb.jpg

post-379-0-45147400-1422400392_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abre , drena a agua , quando ela para de sair , fecha e abre de novo , vai começar a produção de vapor , espera uns 10 ou 15 seg . com o vapor aberto e só então começa a vaporizar , o ruído , tuk , tuk , tuk , tuk é normal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiro uns lattes todos os dias, virou praxe! Faço como proponho aí no vídeo até hoje. 

 

Recentemente escrevi um esquema mais completo para um membro novo, vou aproveitar e compartilhar aqui. Não tem nada de inédito, é somente a técnica de surf do Carlos E. incorporado com a minha rotina de vaporização: 

 

1- Ligue a máquina e deixe aquecer por no mínimo 15, se possível com o PF encaixado;
2- Expurgue uns 50 ~ 60ml. (Eu programei minha Twin pra tirar sempre 50ml no botão duplo, assim não preciso ficar controlando. Só aperto o botão Duplo e deixo ela trabalhar);
3- Pese os grãos, moa e compacte (Se eu faço WDT + NUT demora mais ou menos 2min pra fazer isso. Exatamente o tempo proposto pelo CaE);
4- Somente então extraia, sem expurgar mais;
5- Reserve a extração e abra a válvula de vaporização, espere até as luzes começarem a piscar;
6- Feche e abra a válvula novamente, espere uns três pulsos, geralmente o que demora para o vapor sair com mais intensidade e feche novamente a válvula;
7- Vaporize;
8- Limpe bem o bico, costuma ficar uma sujeira grudada que pode entupir futuramente. Faça uns expurgos com o bico de vaporização;
9- Faça a sua arte! (Se conseguir =P);
10- Aguarde uns 6 min para a temperatura estabilizar (geralmente é o tempo que demoro pra tomar o latte);
11- volte para o 2- se quiser tirar mais um espresso ou latte. 
 
Vale ressaltar que essa rotina é exclusivamente para a Baby Twin, para o restante das Gaggias não serve. 
  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pré-infusão: deixar ligado ou desativar?

Faz alguma diferença?  :unsure:

 

Outra dúvida:

Eu ligo e deixo aquecendo a twin...

Nem encosto nela...

Daí, sem mais nem menos, ela ativa a bomba e faz um expurgo!  :blink:

Isso seria normal ou tá assombrada?  :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No início eu usava a pré infusão, toda vez que ia tirar um espresso entrava no modo de configuração e apertava o botão de dose simples, assim controlava sempre a quantidade.

 

Hoje desapeguei... muito trabalho, nenhuma diferença...

 

Quanto a máquina assombrada, muito estranho viu... já chamou o padre pra benzer? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... não tenho certeza mas, se bem me lembro, e se entendi direito o diagrama esquemático da Twin, ela manda água quente da caldeira para o termobloco pra vaporizar (especialistas em Twin, é isso mesmo?).

 

Se isso for verdade e se a última coisa que você fez antes de desligar foi vaporizar, pode ser que a caldeira tenha ficado com uma quantidade inadequada de água ao final do processo e o "expurgo" seja uma maneira de a máquina se ajustar. Mas isso é só uma sugestão, faz tempo que olhei o diagrama da Gaggia e não sei se tem um pressostato ou sensor parecido ligado à placa de controle.

 

Sugiro isso porque a BDB aciona a bomba para preencher a caldeira de vapor assim que ligo a máquina, se da última vez que usei eu vaporizei leite e desliguei em seguida. Se deixar ligada de pois de vaporizar, a bomba acaba acionando minutos depois, aos poucos, pra preencher a caldeira de vapor. Talvez essa "assombração" seja uma função equivalente a isso, para encher ou esvaziar a caldeira de café da Twin, já que parece que ela é usada como "pré-aquecedor" do termobloco.

 

Ficamos na espera de alguém que saiba como funciona para confirmar ou explodir minha teoria... :D

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A twin é toda eletrônica o problema é na placa eletronica ou no painel (capacitivo) , acompanhe o problema a vantagem é que as placas não sao muito caras e faceis de trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma correção Cabral , na twin quando termobloco é ligado a resistência da caldeira desliga , a caldeira é apenas passagem de agua para o termobloco , ela fica sempre cheia de agua , diferente das outras maquinas , quanto mais vc vaporiza mais a caldeira esfria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...