Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Pessoal,

 

Depois que comprei meu aeropress e tb o vario, estou tomando quase 100% de coados;

Não sei se o meu gosto por espressos está mudando, mas o coado tem me dado muito mais prazer na xícara;

Talvez seja a companhia que tenho ao tomar coados, pois por aqui ninguém curte espresso.

Vou considerar por mais algum tempo, mas estou pensando seriamente em vender minha Twin.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eh @Cabral, Eu nã oachei os parafusos allen de 5 lados.  Ainda estou procurando, para ter certeza que vou desmontar certo :P

Mas achei estranho emsmo o Dezcal conter sulfonato de alumínio e ácido sulfâmico, mas não constar no rótulo...

 

Se qualquer maneira, acabei desmontando toda a caldeira da Gaggia para avaliar como estava o estado dela. Tirei algumas fotos para vcs avaliarem, mas aparentemente não estava com corresão acentuada, mas uma calcificação bem razoável...

 

DSC_1247.jpg

DSC_1248.jpg

 

Limpei essa caldeira toda por dentro, remontei com uma vedação nova, e ficou muito bom para fazer espresso. Os flcos brancos desapareceram :D .

 

Maaaaaas! Apareceu outro problema, que só fui notar que era um problema por agora...

Quando a Gaggia está no modo vaporização, parace que ela para de repor o nível da caldeira (Francamente não sei como esse sistema funciona).

O que acontece é que quando aciono o botão de vapor, depois de uns 15s ela acende a resistência indicando que a temperatura está adequada, então eu abro a válcula de vapor para purgar o sistema, e sai um vapor bem forte, com água... Esse vapor permanece forte por uns 20s, mas a medida que a caldeira esvazia, o vapor vai enfraquecendo e vaporiza toda a água da caldeira, sem reposição...

Inicialmente achei que era o termostato, mas medi a temperatura do topo da caldeira, próximo ao termostato e lá a temperatura passa dos 120° (não medi além disso pois é o fundo de escala do termômetro). Mas reparei que se eu ligar a bomba um pouquinho e deposi desligá-la, o vapor volta a "todo vapor", bem forte, enfraquecendo de novo depois que a caldeira fica vazia...

 

@Cabral, você sabe como é o funcioanmento desse sistema de reposição de nível da caldeira?

Será que tem alguma mangueira dobrada ou equipamento danificado?

A mangueira do vapor está OK, as demais aparentemente também estão OK.

Chequei as conexões elétricas e, pelo menos na parte superior da caldeira e dos sensores, está tudo bem conectado.

Dei uma buscada em outros foruns e vi que muita gente tem esse problema, mas até agora não encontrei a solução...

 

Se alguém puder dar uma luz...

Ah, para espresso ela funciona normalmente e tem uma temperatura de extração excelente, se comparada à minha antiga Saeco Poemia...

 

^_^

 

Quero receber royalties! Allen Cabral... Cabrallen! Quase Cabralien!

 

:lol:

 

@ Antenor, o Dezcal é predominantemente composto por ácido cítrico (>60%), mas no restante da mistura predominam sulfato de alumínio e ácido sulfâmico. Alega-se que esse "sal" de alumínio seja ativado pela reação descalcificante e bloqueie o processo de formação de hidróxido de alumínio. Se a explicação é boa eu não sei. Apenas FUNCIONA.

 

Eu comprava Dezcal na Libermac, hoje compro na Amazon, mas no Ebay tem quem mande direto pro Brasil. Na Libermac era o mais barato do Br, mas importar saiu mais em conta.

 

E esse "descal" com "S" que você achou aí, nada a ver... o DEZCAL, com "Z", é o da URNEX, esse outro troço que você linkou é uma imitação. :o

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antenor, na ex-minha Baby Class, você não teria conseguido abrir a caldeira sem a chave Pentagonal, pois o furo dos quatro parafusos é "pentavado". Se conseguiu abrir a sua, foi sorteado com parafusos padronizados. Eu (agora o Casal Campo Místico, novos donos da Lady Gaggia) e Márcia não fomos tão afortunados.

 

Sua máquina não tem problema algum nesse aspecto de "auto preenchimento da caldeira"... Ela não tem sistema automático de preenchimento da caldeira, simples assim! Como a resistência fica embutida no alumínio, a mesma não depende da água para "não queimar", e como um sistema desses iria implicar em custo adicional, não foi incluindo no projeto. Quem escreveu em outros tópicos que isso é defeito não conhece bem a máquina. Pra encher a caldeira basta apertar o botão de extração... parece um dragão soltando fogo pelas ventas! :D Depois precisa esperar dois ciclos de aquecimento pro vapor ficar bom de novo.

 

Não fica bom vaporizar assim que a luz acende, a temperatura não ficou boa ainda, sai muita água "cuspindo" junto com o vapor. Em geral eu dava uma drenada no vapor de 2 ou 3 segundos nesse momento da primeira "acendida", mais pra acelerar o próximo ciclo de aquecer. Daí esperava a luz da resistência apagar e acender de novo, fazia outro dreno de 3 até 5 segundos (tirar água) pra só então vaporizar o leite. Nesse ponto o vapor tá bem forte e seco.

 

O vapor saía bem forte por uns 25 a 35 segundos e depois ia caindo de potência lentamente, acho que dura pouco mais de 1 minuto, quase 1 e meio no total, até chegar no ponto "pífio" de borbulhar o leite.

 

Não dá pra fazer grandes quantidades, eu conseguia ter sucesso em uns 30 ou 40s com 150~200ml de leite no pitcher de 420ml (rende 2 cappos ou 1 latte), dependendo da temperatura inicial do leite. Eu sempre coloco o pitcher no freezer enquanto preparo o café, pra esfriar mais do que a temperatura da geladeira, mas não por tempo suficiente pra fazer gelo.

 

A Twin consegue manter o vapor por mais tempo, dá pra fazer quantidades um pouco maiores de leite (já vi fazerem 300ml na boa com a haste da Sílvia na Twin), mas o sistema é por "pulsos" de pressão, requer mais habilidade pra isso não atrapalhar. Se o foco principal do uso da máquina são bebidas baseadas em leite, na minha opinião a Baby Class não é a melhor opção... daí tem a Twin, com termobloco dedicado para vapor. A Class, como a Classic e a New Baby, é mais pra quem faz predominantemente café e vaporiza de vez em quando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uai Cabral, então esse sistema da Gaggia não é muito legal.. Estranho que na minha Poemia, com caldeira menor, o vapor dura mais tempo, por isso estranhei tanto esse vapor ficar "xouxo" desse jeito tão rápido... Vou experimentar então do jeito que você falou e ver se consigo algo...

Eu li em algum forum gringo de uma mulher q teve o problema, mas com a máquina na garantia. Então ela disse que trocaram a máquina dela e que ficou tudo certo, por isso eu estava achando que era algum defeito.

Obrigado pela dica. Vou testar e posto aqui se deu certo.

Por hora só estou vaporizando na Poemia, pois nela funciona legal, na gaggia não sai nada, só um leite bolhudo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relendo rapidamente me ocorreu que você mediu 120'C no topo da caldeira, por fora, mas esse era o limite do termômetro... foi isso?

 

O termostato do vapor fica em cima e deve "abrir" quando passa de 145'C. Se o seu estiver abrindo antes de alcançar essa temperatura (defeito), o resultado seria vapor molhado, mais fraco e acabando depressa demais. Você pode estar com um componente defeituoso. Tem como conseguir um termômetro melhor e medir? Acho que a tolerância desse modelo é + ou - 6'C, então deve abrir entre 139'C e 151'C. com histerese de 10'C + ou - 1'C, então deve voltar a fechar com temperatura entre 9'C e 11'C menor àquela em que abriu. Agora é testar...

 

E sobre a quantidade de vapor, é mais do que suficiente para vaporizar meio pitcher de 16 onças (tem de ser menos de meio, pois a meta é dobrar o volume e aí já vai transbordar), o tamanho mais comum de ser usado com máquinas desse porte. Mas tenha em mente que a Baby Class usa um tipo singular de Caldeira, com enorme massa de alumínio e quase nada de água, o que a torna muito rápida e versátil, mas tira a capacidade de vaporizar longamente de cena. Como já disse, daí a existência da Twin. Tem um tutorial de gerenciar temperatura do Carlos Eduardo e outro de Vaporizar do Igor, leituras indispensáveis para os donos das Gaggias Baby...

 

Sua Poemia deve ter uma caldeira de, pelo menos, 50% mais volume que a da Class, talvez o dobro do tamanho. Isso realmente ajuda a vaporizar melhor. Quando fiz upgrade da Roma Deluxe para a Baby Class, logo de cara fiquei frustrado com a vaporização: a Roma Deluxe é absurdamente melhor nesse quesito, a caldeira é bem grandinha, quase o triplo do volume da Baby Class.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabral, eu medi sim, mas o fundo de escala do meu termômetro é 120°C, portanto não sei além dessa medição, mas pela velocidade que o ponteiro subiu, ele passaria bastante desse valor. Mas vou tentar arrumar um termômetro com um range maior lá no serviço e tento medir depois q a máquina já estiver aquecida...

Eu realmente achava que a caldeira da Baby fosse maior em volume útil, pelo visto me enganei.

mas eu fiz os testes que você recomendou e realmente, não due muito certo. Estou com medo de ter alguma obstrução ou algo assim. Já vi uns diagramas de construção dela, mas não identifiquei ainda o que pdoe ser. Fiz um vídeo para ilustrar o problema e talvez por ele dê para ver o que estou fazendo errado, ou o que há de errado com a máquina.

Obrigado novamente. Segue o vídeo:

 

https://youtu.be/dieeMjhHjjE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala aí pessoal! Boa tarde!

 

Estou com um problema com minha Gaggia Baby Twin.

 

De uns tempos pra cá, comecei a notar que se acumula água limpa embaixo da máquina na minha bancada.

Notei que isso acontece na maioria das vezes depois de preparar um espresso ou um cappuccino, quando a máquina já está desligada.

 

Minha rotina de uso não é muito intensa. Durante a semana eu preparo um cappuccino pela manhã. Esta é a sequência resumida de passos:

 

  1. Ligo a máquina e deixo aquecer por uns 10 minutos;
  2. Tiro um espresso duplo;
  3. Abro a torneira de vaporização para esgotamento do sistema, até que as luzes do painel pisquem.
  4. Espero mais um pouco, pra que a luz do termostato volte à posição acesa (pare de piscar).
  5. Abro a torneira mais uma vez e espero até que sai um pouco de água (a bomba "puxa" água em três pulsos longos e depois começa com os pulsos curtos). Descarto esse início de vaporização pois ainda tem muita água.
  6. Fecho novamente, posiciono o pitcher, abro novamente, e começo a vaporização, que dura uns 30 ou 40 segundos.
  7. Fecho a torneira.
  8. Para limpar, seleciono a opção em que sai água quente pelo bico. Espero até que o fluxo de água seja continuo (sem vapor) e fecho.
  9. Desligo a máquina.
 

A partir daí, depois de alguns minutos, é possível notar que a água está se acumulando embaixo da máquina. No início, imaginei que não estava fechando adequadamente a torneira, mas agora tenho certeza que não é isso.

 

Já desmontei a máquina, tirei do pedestal, chequei mangueiras e conexões.... nada de defeito aparente. Notei que existe vapor e condensação dentro do pedestal, que fica bem molhado/encharcado no fundo. Existe um material de isolamento térmico que fica em volta da "caldeira?" de vaporização, e este material está bem molhado. O vazamento, com certeza, está na parte do pedestal da máquina, e não onde fica o grupo e caldeira de espresso.

 

Vi em fórum estrangeiro, alguém que teve um problema parecido. No caso, parece que solucionou trocando a caldeira de vaporização. (http://www.gaggiausersgroup.com/index.php?topic=328.0)

 

Infelizmente, não consigo funcionar a máquina desmontada (fora do pedestal original), portanto não consigo identificar onde está o vazamento.

 

Gostaria de saber se alguém aqui já passou por isso, e como proceder. Minha máquina tem pouco mais de 1 ano de uso.

 

Obrigado!

Alessandro.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Antenor, como já apontado pelo Sérgio, tá faltando o "panarello". Sem a limitação da pressão o vapor sai todo de uma vez e não presta pra nada. Você já assitiu algum vídeo de vaporização com a Gaggia?

 

Aliás, esse vídeo da WLL mostra os panarellos, a máquina da esquerda no vídeo tem a mesma caldeira da sua. Veja como a vaporização vai bem...

 

 

Se você não quer usar o panarello em sua função "automática", pois sabemos que ele faz leite bolhudo e espuma aerada em lugar de micro-espuma, precisa tirar apenas a "capa" do panarelo, deixando o "bico" interno no lugar. Se for um panarello "late-art" esse bico é mais longo e "pescoçudo", se for o panarello "normal", é mais curto, mas a ponta é do mesmo diâmetro do modelo "late-art", e dá pra usar se tiver o pitcher adequado... Era assim que eu usava, sem a capa, com o panarello "normal", curtinho. Eu sempre chamava de "cotoco". Xinguei o troço por mais de ano, mas vendo os vídeos daqui do CdC eu consegui fazer dar certo.

 

Coloque a peça de volta que vai dar certo. Não tem defeito na máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Alessandro, eu tenho uma twin que comprei usada a mais de um ano. Quase sempre noto essa água que você comenta, principalmente se vaporizo, e nunca liguei muito pra isso não. A máquina continua firme e forte vaporizando e extraindo todo santo dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A válvula de vapor das Gaggia com caldeira de alumínio, como a Class e a Twin, tem a característica de, se abrir mais do que um certo ponto, começar a soltar vapor pra dentro da máquina. É um projeto ruim, que conta com a "noção" de que não precisa virar o botão mais do que meia-volta ou dois-terços pra dar fluxo máximo de vapor. De der um volta inteira já começa a vazar dentro da máquina, condensando na tampa e molhando todo entorno. Quando comecei a usar a ex-minha Baby Class cheguei a ligar na Imeltron e se ofereceram para demonstrar, caso eu fosse lá, que todas vazavam se abrisse muito a válvula.

 

No caso da Twin, deve molhar o Termobloco e a água encontra saída pra fora da máquina pela estrutura traseira. Na Class começa a encharcar a região em torno da cabeça do grupo e a pingar por fora do grupo e na linha frontal/lateral de fechamento da tampa inferior. Pra testar, basta abrir menos a válvula e ver se resolve, observando que a pressão vai ser a mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mexi muito na minha twin e uma coisa que eu reparei foi que no pedestal sempre tem alguma umidade devodo a alta temperatura que o termobloco atinge (aprox. 175ºc) , isso produz essa agua que o Igor descreveu , ate aí tudo normal .

 

Se o vazamento for na valvula de vapor como o Cabral falou é fácil de ver , vai ter agua acumulada na parte superior quando vc abrir , para confirmar basta ligar ela aberta. Se vc não sabe ligar aberta , tem um video que ensina a trocar a solenoide onde vc aprende

 

www.youtube.com/watch?v=9UZVYaAFR48

 

Como o isolamento do termobloco esta encharcado e sinal de que o problema é no pedestal.

Nessa parte vc tem trabalhando pressurizado o termobloco , as conexões de entrada e saida dele , a descarga da bomba e a opv.

E trabalhando sem pressão o dreno da solenoide ( tubo preto) , aspiração da bomba e retorno da opv.

 

Vc pode ter uma dessas conexões sem pressão que se soltou jogando agua no pedestal

Vc pode ter um vazamento nas partes pressurizadas .

Vc pode ter uma rachadura no termobloco

 

Amanhã se vc precisar eu posto umas fotos dos possiveis pontos de vazamento , reparar eles é fácil

 

Tirando o isolamento térmico com sorte vc pode ver se for esse o problema a rachadura no termobloco , trocar ele é facil , basta comprar outro na Imeltron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal! Muito obrigado pelas respostas.

 

Algumas coisas que já tentei...

 

Fiz um ciclo completo (espresso + capuccino) com a parte superior aberta: não há vazamento de água ou vapor. Quando abri já estava tudo seco na parte de cima.

 

Também escorre água quando tiro só espresso (talvez uma quantidade um pouco menor de água). Não deve ser o problema de abertura total da válvula de vaporização.

 

Outro ponto a se considerar, é que diria que não é algo que poderia/deveria ignorar, pois já é possível ver alguma oxidação acontecendo. Não deve ser a mesma situação em que a Imeltron disse que é normal.

 

Chequei a parte de baixo (dentro do pedestal) com a máquina desligada/desmontada, e não há nenhuma mangueira solta. Não conheço bem o nome das peças, mas o expurgo da OPV (que preciso desencaixar ao desmontar o pedestal) estava bem conectada, mesmo na primeira vez que abri a máquina.

 

Também já removi o isolamento térmico pra checar o termobloco, e não há rachadura aparente. Pode ser que tenha alguma coisa que não estou vendo.

 

A impressão que tenho, é de que ao desligar a máquina tem algum alívio de pressão (algo que esteja prentendo água) que é liberado. Talvez retornando água por onde não deveria...

 

Trabalhando com a hipótese de uma rachadura no termobloco de vapor...

Não conheço bem o funcionamento do termobloco do vaporizador, mas imagino que ele trabalhe à "seco" quando vai vaporizar, e molhado quando esquenta água para, vamos dizer, fazer chá. Seria isso mesmo? Se for este o caso, quando está seco, não vazaria água, pois só há vapor, e qualquer água que chegar ali vira vapor ao entrar em contato com o termobloco quente. Ao desligar a máquina, é possível que ele esteja cheio, ou se encha naquele momento, de água. E aí o vazamento aconteceria... oque acham?

 

Se precisar trocar o termobloco, de quais ferramentas eu precisaria? Acho que tem umas presilhas (oetiker clamps?) que não tenho chave adequada pra fechar. Precisaria comprar também as presilhas e o "alicate". Certo?

 

Moro em Campinas, acham que vale a pena considerar uma visita à Imeltron?

 

Obrigado mais uma vez!

Alessandro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Cabral!!

 

Aparentemente era isso mesmo, não reparei que o buraco de saida do braço de vapor da Gaggia era tão "rombudo"...

Coloquei o cotoco e agora é possível vaporizar leite... já gastei 1,5l, mas só acertei microespuma razoável uma vez... vou continuar treinando nela até conseguir...

Por enquanto ainda tenho melhores resultados com o vapor da poemia, mas logo pego o jeito...

Aproveito para agradecer ao Igor, Durval, Luis e Myiamoto, que deram essa dica também!

Valeu demais!!

 

@ Antenor, como já apontado pelo Sérgio, tá faltando o "panarello". Sem a limitação da pressão o vapor sai todo de uma vez e não presta pra nada. Você já assitiu algum vídeo de vaporização com a Gaggia?

 

Aliás, esse vídeo da WLL mostra os panarellos, a máquina da esquerda no vídeo tem a mesma caldeira da sua. Veja como a vaporização vai bem...

 

 

Se você não quer usar o panarello em sua função "automática", pois sabemos que ele faz leite bolhudo e espuma aerada em lugar de micro-espuma, precisa tirar apenas a "capa" do panarelo, deixando o "bico" interno no lugar. Se for um panarello "late-art" esse bico é mais longo e "pescoçudo", se for o panarello "normal", é mais curto, mas a ponta é do mesmo diâmetro do modelo "late-art", e dá pra usar se tiver o pitcher adequado... Era assim que eu usava, sem a capa, com o panarello "normal", curtinho. Eu sempre chamava de "cotoco". Xinguei o troço por mais de ano, mas vendo os vídeos daqui do CdC eu consegui fazer dar certo.

 

Coloque a peça de volta que vai dar certo. Não tem defeito na máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uhuuu finalmente vou entrar para o clube das gaggias :) acabei de comprar a minha baby class pela bagatela de 170 dolares .....

Encomendei dos Estados Unidos que fica muito mais em conta que comprar por aqui....é uma maquina refurbished mas pelo preço eu acho que compenssa ;) agora o sofrimento da espera :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada Anita :) então preciso de um moinho decente urgeeente .... por enquanto só tenho um hario skerton e um xing ling :( mas até eu ler essas 94 paginas sobre gaggias ..... terei tempo de pensar no moinho kkkkkk :ph34r: esse da kalita é uma opção ....

post-4965-0-96962500-1429116546_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Skerton funciona bem para espresso especialmente se mantiver os filtros pressurizados. Despressurizando e usando o mod da porca auto-travante vai bem também.

 

Mas cansa por levar 2 minutos moer 14 gramas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou com essa duvida Ana ..... gostei dele pelo preço que é bem em conta para um primeiro moinho elétrico, e é claro pela aparência retrô....mas quanto a qualidade é difícil saber :(

Sergio nw sabia que daria para usar o skerton mesmo,porem como vc disse cansa o braço :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, aí no Nihon ferramentas custam baratinho, uma furadeira/parafusadeira wireless (à bateria e com controle de velocidade) resolve o problema do braço cansado no Skerton. Se procurar (modo Google), faz pouco tempo que postaram um vídeo bem legal mostrando como fazer.

 

E eu não gostei dos filtros Gaggia despressurizados, a furação é muito grossa, quando o café pede moagem mais fina fica com muito pó nas xícaras. E no geral tende a fazer menos crema. Recomendo a compra de pelo menos 1 filtro não-pressurizado (convencional/profissional) de 58mm, caso a sua venha com filtros pressurizados. Mas espere a sua chegar, pois isso varia de lote pra lote. Se for comprar, recomendo o VST ridgless de 18g, que se deu muito bem com a ex-minha Gaggia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou com essa duvida Ana ..... gostei dele pelo preço que é bem em conta para um primeiro moinho elétrico, e é claro pela aparência retrô....mas quanto a qualidade é difícil saber :(

Sergio nw sabia que daria para usar o skerton mesmo,porem como vc disse cansa o braço :(

Rosi , esse moedor com cara de maquina de costura é uma tremenda fria , ele é de lâminas .

 

http://www.kalita.co.jp/home/61001?lang=en

 

Não jogue seu dinheiro fora , eu fui olhar esse moedor na amazon.jp e a diferença dele para um baratza encore é só 5000 ienes.

 

Se vc quer um moedor para usar em casa , compre baratza , o Encore resolve seu problema , o Preciso é excelente e o Vario é o melhor moedor residencial que existe ,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral era exatamente isso que eu queria uma sugestão de filtro....quanto eu mais lia mais ficava perdida kkk arigato.....e quanto a furadeira com o skerton realmente fica bem em conta..... é uma possibilidade interesante :ph34r:

Carlos Eduardo valeu mesmo por ter ido no site verificar a "maquina de costura" kkkkkkkkkk se nw fosse por vc ,eu compraria esse moedor ruin mesmo e iria me arrepender :wacko: vou me virar com skerton por enquanto para comprar um bom de vez ;)

Obrigada meninos pela ajuda ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AH, lembrei que o pessoal confunde filtro "despressurizado" com "convencional", que é naturalmente "não-pressurizado".

 

O filtro "despressurizado" é aquele que vem pressurizado e o pessoal modifica, corta uma parte e/ou desmonta alguma coisa no Porta-Filtro.

 

A maioria desses filtros parece usar uma furação diferente da dos filtros convencionais de mesma marca e para o mesmo modelo/tipo de máquina. Vi em um dos sites "gringos" uma comparação de medidas de furação entre os filtros Gaggia pressurizados que foram "despressurizados" e os convencionais (não-pressurizados), e o diâmetro dos furinhos era menor nos filtros do tipo convencional/profissional.

 

Quando falei que o filtro despressurizado da Gaggia não me agradou e indiquei os problemas, estava me referindo aos filtros originalmente pressurizados que foram modificados pelo usuário, daí o nome de "despressurizados".

 

Acho o filtro convencional da Gaggia, dito "profissional" ou "não-pressurizado", bom o bastante, parece que não fica atrás da média dos outros filtros de máquinas profissionais. Não são filtros precisos como os VST ou La Marzocco (tenho dos dois tipos em casa), mas achei-os muito melhores do que os "despressurizados" que testei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu confundo tudo mesmo kkkkk entao eh melhor eu deixar os filtros pressurizados mesmo e comprar um vst neh ;)

Cabral nw querendo abusar(mas já abusando) ...alguma sugestao de tamper kkkkkk :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...