Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Guest Guilherme - Brasília DF

Não tenho uma GAGGIA (embora seja meu sonho de consumo). Tenho uma Breville Roma. Já estou conseguindo fazer uma microespuma mediana no leite vaporizado. O segredo é colocar o bico, no canto do pitcher, entre 0,5 e 1 cm abaixo da superficie do leite durante a vaporização (até atingir em torno de 60 a 65º) e, no final, afundar mais para que o creme fique misturado ao leite. Utilizo leite tipo "A", bem gelado, fator que é essencial para fazer creme na máquina de espresso.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, existem máquinas que fazem microespuma com mais facilidade do que outras. A Gaggia provavelmente não é uma delas, daí a razão de colocar um bico panarelo ao invés de um bico comum como a da Silvia. Fazer macroespuma com o panarelo na Gaggia é mais fácil que tirar chupeta de bebê.

Bernardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, consegui fazer microespuma, finalmente. Segui o conselho do Bruno e na medida que o vapor saia do bico, eu mergulhava e levantava ele dentro do leite, até chegar na microespuma. Valeu pela dica!

Bernardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Estou apanhando pra conseguir tirar um espresso com crema numa Gaggia Baby Class, no filtro duplo. Alguem tem alguma sugestao? Eu usei 11g em 40ml, usando um Gaggia MDF na graduacao 4 e nada de crema. O café é bom, fresco, recem torrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ronaldo,

acho que onze gramas para o filtro duplo é pouco,

tente algo entre 14g e 18g pro volume entre 40 e 60/70 ml entre 20 e 30 segundos.

Usava um MDF e pra espresso sempre utilizei as regulagens entre a 3 e a 7.

Bruno Goulart.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ronaldo,

acho que onze gramas para o filtro duplo é pouco,

tente algo entre 14g e 18g pro volume entre 40 e 60/70 ml entre 20 e 30 segundos.

Usava um MDF e pra espresso sempre utilizei as regulagens entre a 3 e a 7.

Bruno Goulart.

 

Verdade, me confundi com a dosagem, a forma que descreveu deve funcionar bem...

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, André e Bruno! Vou tentar com 16g. Não cronometrei o tempo ainda. Vou improvisar com o relógio que uso pra correr..rsrsrs

 

Ando lendo tanto sobre o assunto que começaram a aparecer tantas possibilidades pro meu espresso sem crema que deu um nó aqui...rsrsrs

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

Temos lido bastante e discutido sobre a quantidade de pó no filtro.

 

Vamos recapitular:

 

7g para o simples OK.

14g para o duplo, OK.

21g para o triplo, OK.

Baristas usam nos campeonatos 18 e 20gs.OK

 

Certo, temos alguns valores como referência.

 

Mas e na nossa casa, com o nosso equipamento, o que devemos fazer?

 

O que acontece com a pessoa que tentar tirar um "espresso 14g" num "filtro duplo" da Gaggia?

 

E se o filtro for de 18 ou 21g?

 

No meu caso acredito que o meu filtro duplo seja de pelo menos 21g!!! anim_confused.gif

 

Resolvi escrever esse post e colocar umas fotos pra ilustrar melhor esse debate.

 

Ao comprar a minha Gaggia Baby Twin eu recebi os filtros pressurizados.

Solicitei à Imeltron que prontamente me enviou os filtros normais.

Portanto começo falando que não conheço a origem dos meus filtros, pois foram enviados pela Imeltron e não constam de nenhuma identificação.

Não sei se são "paralelos" ou legitmos "OEM parts" da Gaggia.

 

Pois bem, para começar o debate começo mostrando um desenho divulgado pela espressoparts para fazer propaganda da sua tela de chuveiro (shower screen) Sproline.

 

post-1535196166-13257373097473_thumb.jpg

 

Não estou fazendo propaganda de ninguém e sei que não existe sproline pra Gaggia.

Só quero mostrar com essa foto a distância entre o bolo e o chuveiro.

Eles estão muito próximos.

Eu tambem acredito que o correto é assim.

Se o bolo estiver muito longe, vira uma lama.

Pra ilustrar cito o comentário do colega leonardopm:

 

"Rafa,

 

Faço minhas as suas palavras no post inicial sobre a Twin. E de fato, usando 14g, os resultados são problemáticos. A borra vira uma completa lama e canaliza quase sempre.

 

Atualmente venho utilizando dosagem volumétrica, nivelando pela borda do filtro duplo e descartando o excesso. A partir de então as canalizações diminuíram muito e a borra sempre sai perfeita, graças à uma certa compactação que o chuveiro exerce quando a borra se expande. "

 

Provavelmente o colega leonardopm está com um "duplo" igual ao meu (21g).

 

No meu caso não adiante tentar tirar um "duplo 14g" num filtro destes que não dá certo.Pela dosagem volumétrica se consegue um resultado bem melhor.

 

Certo então vamos lá.

Vou mostrar algumas imagens do meu portafiltro duplo:

 

Primeiramente segue minha balança sem nada marcando "zero"

 

post-1535196166-13257373099118_thumb.jpg

 

Depois segue o meu filtro sem nada. Ele pesa 25,4g.

 

post-1535196166-1325737309961_thumb.jpg

 

OK faremos um enchimento volumetrico, retirando o excedente e nivelando pela borda.

 

post-1768410545-13257373101255_thumb.jpg

 

Certo temos 48,3g.OK. Aproximadamente 23g!!!

 

Vejam como ficou após a compactação:

 

post-1768410545-13257373102491_thumb.jpg

 

Vejam que há espaço suficiente para fazer a extração.OK.

Pela dosagem volumétrica nesse caso seriam 23g.

 

Mas e se eu usar 22g? E 20g?

 

OK.Vejam as fotos após a compactação de 22g:

 

post-1768410545-13257373103281_thumb.jpg

 

E agora após a compactação de 20g.

 

post-1768410545-13257373104081_thumb.jpg

 

post-1768410545-13257373105179_thumb.jpg

 

Vejam de perto:

 

post--1918125805-13257373106095_thumb.jpg

 

O bolo já começa a ficar muito distante do chuveiro.

 

Portanto, concluindo, se vc tem um filtro e não tem balança vai na dosagem volumétrica mesmo (sem exagerar) que é o jeito mais correto de você respeitar a capacidade do seu filtro. Não adianta querer tirar espresso duplo de 14g em filtro de 21g.

 

Recentemente comprei vários filtros novos inclusive de 14g e de 6g para testar.

Assim que eu receber e testar, coloco os resultados aqui.

 

Com isso, espero ter contribuído com esse debate da quantidade de pó no portafiltro.

 

Só pra citar, de tópicos anteriores, enriquecendo o debate e comentando os autores:

 

1-Luiz Felipe,

Rafael, o negócio de os filtros caberem mais pó que o necessário, acho que o problema (ou apenas diferença) está na máquina, e os filtros tem de se adaptar a ela, pois, com a medida certa de café (7 ou 14 gramas) o chuveiro fica bem perto do pó, ele entra um tanto bom pra dentro do filtro (se não me engano, quase 1 cm) e imagino que deve ser mais que o normal. Estou falando besteira?

 

RESPOSTA:Não está falando besteira é isso mesmo.

Chuveiro e pó bem próximos.

Agora se o filtro é de 21g não adianta colocar 14g, não é mesmo?

 

2-Bruno Goulart

Rafa,

qual o seu método de dosagem?

Não cheguei a medir, ainda não tenho balança, mas obtive variação significativa na dosagem apenas mudando o método,conseguindo impedir o fluxo usando o mesmo moedor com mesma regulagem, mesmo café, mesmo filtro...

Bruno Goulart.

 

RESPOSTA: MÉTODO DE DOSAGEM DA BALANÇA DIGITAL smiley_happy.gif

 

3-Bernardo Machado

Pessoal, eu tenho uma balança digital e com exatos 16 gramas eu encho a cesta dupla da baby twin. Reparei também que dependendo da marca do café, essa variação pode chegar a 17 gramas, como é o caso dos cafés do Suplicy e Ateliê. Os do Santo Grão dão 16 gramas. O grau de moagem que utilizo na Preciso é 9 na macro e "H" na micro, variando sempre na micro, mas nunca na macro.

Bernardo

 

RESPOSTA: Bernardo, se vc enche ele com 16g, você provavelmente está com um duplo de 14g. smiley_good.gif

 

4-André

Meu filtro duplo enche com 17, pesei esses dias usando café Octávio... mas com outros ainda não medi!

André

 

RESPOSTA: André, se vc enche ele com 17g, você provavelmente está com um duplo de 14g. smiley_good.gif

 

5-Ronaldo Castro

 

Estou apanhando pra conseguir tirar um espresso com crema numa Gaggia Baby Class, no filtro duplo. Alguem tem alguma sugestao? Eu usei 11g em 40ml, usando um Gaggia MDF na graduacao 4 e nada de crema. O café é bom, fresco, recem torrado.

 

RESPOSTA: Ronaldo, tente com o método volumétrico, veja quantos gramas dá e descubra a capacidade do seu filtro.

Se o seu filtro for igual ao meu e do leonardopm, você tem um filtro de 21g e com 11g definitivamente não dá.

Se for igual ao do André e Bernardo é um filtro duplo de 14g.

Existem filtros duplos de 12g, eu inclusive comprei um, em breve deve chegar e coloco aqui os resultados.

Se vc quer tirar esses 40ml de 11g deverá comprar o de 12g

Outra coisa, café fresco, recém torrado pede moagem mais fina, o café ainda está muito "vivo".

 

Espero ter ajudado.

 

Um abraço

 

Rafa Rocks

post--455900331-1325737322874_thumb.jpg

post--455900331-13257373229903_thumb.jpg

post--455900331-1325737323336_thumb.jpg

post--455900331-13257373239222_thumb.jpg

post--455900331-13257373242061_thumb.jpg

post--455900331-13257373251196_thumb.jpg

post--455900331-1325737325409_thumb.jpg

post--455900331-13257373256426_thumb.jpg

post--455900331-13257373258624_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Fogo Ruivo

E aí Rafa, beleza?

 

Então vamos discutir....

 

Nessa imagem de 23 gramas, vc usa para quantos ml de café extraído?

 

Se for 60 ml, então é muito pó.....o Alexandre sabe nos dizer melhor!

 

Partindo dessa teoria, o problema está no filtro, não acha?

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo FogoRuivo e Ronaldo, vocês estão vendo a mensagem inteira?

 

Aqui pra mim não está aparecendo nem metade dela...ela está "cortada".

 

Será que é só aqui no meu PC?

 

Vocês estão vendo as imagens de 20g, 22g e as respostas ao colegas?

 

Eu escrevi uma mensagem muito grande...

 

valeu

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo Feedback fogoruivo.

 

Fui apagar a mensagem agora pra dividir em duas partes e ela estava inteira.

 

Olhe agora e veja se está inteira. Do contrário, me avise novamente, pois vou apagar a mensagem original e dividí-la em vários posts.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera

Pode ser q ta limitado o tamanho do forum na pag do site. Tente rolar o mouse em cima do forum e ve se aparece a imagem restante do forum. Como to fora de casa hj nao tem como eu aumentar a pagina por aq. Ou tente entrar no link direto do nabble. Amanha eu corrijo o restante

Abs a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa.

 

Apesar da profundidade do filtro ser calculada para caber a quantidade correta de pó, a diferença maior está na área de furos, quantidade de furos e área total dos furos.

 

Seu filtro, pela foto, me parece ser "nominal de 14g". Na Classic eu usava de 16g a 18g com bons resultados. A distância do bolo à tela não precisa ser pequena, e distância maior até garante um tempo maior de molhar o bolo antes da pressão subir.

 

É mais difícil usar os filtros com 14g pois na Itália se usa misturas com Robusta e torras mais escuras e nós torramos menos escuro e não usamos Robusta. Mas com 16-18g e moagem adequada, tudo se resolve. Acho que se você usar 21-23g nesse filtro terá moagem grossa e extrações inferiores.

 

Lembro de ter usado também na Classic o filtro da La Marzocco com 14-16g compactados no centro (com o tamper de plástico da Marzocco). Funcionava muito bem. Infelizmente os baristas no Brasil não pensam direito sobre essa questão de dose e razão de extração e a maioria usa 21g socados até a borda sem testar direito qual melhor relação dose/moagem para uma boa extração e aproveitamento do café.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

só tenho que concordar com vc. Quem sou eu pra discordar... smiley_happy.gif

 

Apesar de toda a ciência envolvida eu não consigo acreditar que o meu filtro seja de 14g.

 

Até pelo fato de que, através de alguns relatos, alguns colegas encheram os deles com 16 e 17 e outros como eu encheram com 23g.

 

Se ele for mesmo de 14g os "projetistas" erraram na profundidade do mesmo. Ele deveria ser bem mais curto.Acredito que o filtro dos colegas que encheram com 16-17 seja menos profundo que o meu.

 

Temos que levar em conta tambem a profundidade do mesmo.Até mesmo porque a profundidade interfere no cálculo da área e principalmente no calculo do volume.

 

Somente pra ilustrar coloco aqui uma foto comparativa dos famosos VST baskets, que vc inclusive conhece bem smiley_happy.gif

 

post-1535196166-13257373097473_thumb.jpg

 

O meu filtro me foi enviado pela imeltron então provavelmente não saberei nunca o seu valor nominal.

 

Uma coisa eu sei. 14g no meu não dá.

 

Tanto é que, fiz várias encomendas no exterior e a maioria delas de filtros menores (6g ao invés de 7g, 12g ao invés de 14g) buscando uma dosagem menor para meus espressos, já que não dá pra confiar na descrição nominal do filtro.

 

Espero nesse filtro de 12g extrair os duplos de 14g. smiley_happy.gif

 

Agora se o pó estiver estiver muito distante da tela, numa Gaggia com pressão de 11 bar, a extração ocorre rápido demais.

 

E se o café for recem torrado (alguns poucos dias de torra) aí fica mais difícil ainda extrair corretamente, precisando diminuir bastante a moagem...

 

Vc usava uma classic, provavelmente ela estava regulada em 9bar, o que ajudaria bastante no processo, não é mesmo?

 

É isso aí.

 

Valeu

 

 

 

post--455900331-13257373260904_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

uso os mesmos filtros desde que comprei a máquina,

uma Gaggia Baby Twin,

mas já mudei de moedor 3 vezes,

comecei com um MDF, passei pro Rocky e agora tenho um Vario,

os dois primeiro com dosador e esse último sem,

não tenho balança e o que vou falar aqui é somente em relação ao "espaço entre o bolo e a tela de disperção",

o que aconteceu comigo é que antes com o MDF e o Rocky após compactar eu encontrava um espaço menor entre o bolo e a tela quando comparado ao que encontro agora com o Rocky,

continuo usando o método americano,

nivelando por cima,

mas a diferença de espaço chega à quase meio centímetro,

agora de férias vou ver se pego uma balança e faço uma comparação entre os três.

E mesmo com uma dosagem que me parece inferior à antiga, tiro excelentes espressos.

Bruno Goulart.

Editado por Visitante
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ronaldo.

 

Na verdade, o diâmetro interno na parte superior do filtro é maior que 58 mm. Algo como 1 a 1,5 mm. O tamper é que deve ter o diâmetro mencionado de 58 mm para entrar justo mas não apertado no filtro.

Assim como há filtros com outras medidas entre os 58 mm dos comerciais até os diminutos filtros de 49 mm, há também tampers com medidas variadas mas próprias para o filtro correspondente.

O filtro que você deverá usar é d 58 mm e a questão que fica é referente ao tipo de base que o tamper terá. Plana ou convexa?

Encontrarás informações na net sobre as diferenças e características de cada tipo.

Valeu,

Alexandre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos,

 

chegaram meus novos brinquedos.

 

Novos filtros, spouts, borrachas e portafiltro.

 

Segue as fotos:

 

1-Novos Filtros

 

post-1535196166-13257373097473_thumb.jpg

 

2-Filtros juntamente com o Filtro da Gaggia no meio.

 

post-1535196166-13257373099118_thumb.jpg

 

3-Portafiltro "bottomless" pra Gaggia

 

post-1535196166-1325737309961_thumb.jpg

 

Assim que eu usar todos coloco aqui minhas considerações.

 

Só pra constar, em relação ao nosso último debate, o meu filtro da Gaggia enviado pela Imeltron é um triplo 21g mesmo. Comprei um portafiltro cego para Gaggia e ele veio acompanhado de um filtro triplo (21g). Ao comparar os dois pudem perceber que é quase o mesmo filtro com algumas pequenas diferenças estéticas.

Vejam as fotos:

 

post-1768410545-13257373101255_thumb.jpg

post-1768410545-13257373102491_thumb.jpg

post-1768410545-13257373103281_thumb.jpg

 

Por isso conclui que o meu filtro é um filtro triplo 21g.

 

Valeu amigos

post--455900331-1325737326286_thumb.jpg

post--455900331-13257373265041_thumb.jpg

post--455900331-13257373268024_thumb.jpg

post--455900331-13257373270686_thumb.jpg

post--455900331-13257373272925_thumb.jpg

post--455900331-1325737328166_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os mestres dizem que o importante é atingir a distância ideal entre o chuveiro e o cafe, conforme ilustração.

Esta distancia deve permitir que o pó cresça quando absorve a água, chegando a encostar (o pó já inchado) muito levemente no chuveiro. Isto se consegue atraves da correta dosagem e tamper.

Para verificar esta distancia deves preparar o portafiltro com pó e colocá-lo, apertar normalmente e retirar da maquina (sem extrair).

Aí deves observar que a superfície do pó não tenha sinais de ter encostado no chuveiro, o que provocaria channeling e estragaria o shot.

Uma vez que consigas dosar sem que encoste no chuveiro (sobredosando), deves verificar que tampouco estejas subdosando. Para isto se realiza o teste da moeda de 5cts, que se procede igual que anteriormente mas colocando encima do pó (já apertado e polido) uma moeda de 5cts, colocas na máquina e, desta vez deve deixar uma levíssima marca da moeda na superfície do pó.

Esta seria a dosagem ideal, que corresponderia a imagem anexa. Boa sorte.

 

post-1535196166-13257373097473_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou !

 

post-1535196166-13257373097473_thumb.jpg

 

Não consigo compreender como uma máquina dessas vem com filtro pressurizado como padrão. Já que querem colocar o tal filtro pressurizados, deveriam por no mínimo o de dose dupla comercial. Não vi diferença na xícara para a Crema Chef.

 

Mas vamos lá ! Já entrei em contato com a Imeltron para solicitar (comprar) os filtros comerciais, entretanto eles estão de férias coletiva e só voltam em 04/01/2012. Enquanto isso deixa eu tirar algumas dúvidas:

 

1 - É necessário tirar o filtro do porta filtros para limpar entre dois shots do mesmo café em um curto intervalo de tempo ?

 

2 - Sendo o filtro pressurizado é preciso utilizar 20kg na compactação ?

 

3 - A regra dos 25 segundos vale para filtro pressurizados? Em caso negativo, qual a métrica posso utilizar para regular a compactação/granulometria ?

 

Um abraço !

 

post--746280418-13257373289262_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou !

 

Não consigo compreender como uma máquina dessas vem com filtro pressurizado como padrão. Já que querem colocar o tal filtro pressurizados, deveriam por no mínimo o de dose dupla comercial. Não vi diferença na xícara para a Crema Chef.

 

Mas vamos lá ! Já entrei em contato com a Imeltron para solicitar (comprar) os filtros comerciais, entretanto eles estão de férias coletiva e só voltam em 04/01/2012. Enquanto isso deixa eu tirar algumas dúvidas:

 

faiper,

 

que bela dupla.

 

Não entendo como vem somente com filtro pressurizado.Deveria vir com os dois, pressurizado e não pressurizado...daria a opção para o cliente escolher.

 

faiper, se vc for obrigado a "comprar" filtros da Imeltron, pelo preço recomendo que vc mesmo escolha e compre seus filtros,importe bons filtros, pois os filtros que eles mandam são triplos e genéricos OEM e na minha opinião bem inferiores a alguns bons filtros...

 

Se vc não quiser esperar até 04/01 me envie uma mensagem e conversamos em particular...

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...