Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

O Filtro duplo original da Baby é grande mesmo,quase um tripo. menos de 18-19 gramas não consigo tirar nada.

Agora uso outros filtros com capacidade menor.

 

Para surfing use estas dicas deste tópico.

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2423-gerenciamento-de-temperatura-surfing-para-gaggia-baby-twin/

 

 

Mas o mais importante aí a Marcia já falou.

Troque de café.

use um bom café com torra recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Filtro duplo original da Baby é grande mesmo,quase um tripo. menos de 18-19 gramas não consigo tirar nada.

Agora uso outros filtros com capacidade menor.

 

Para surfing use estas dicas deste tópico.

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2423-gerenciamento-de-temperatura-surfing-para-gaggia-baby-twin/

 

 

Mas o mais importante aí a Marcia já falou.

Troque de café.

use um bom café com torra recente.

 

Obrigado Marcia e Paulo

 

Vocês poderiam me sugerir algum café que eu possa comprar online e com a garantia de que a torra é recente?

 

E para comprar um filtro menor, de 14g, basta eu saber que é 58mm para identificar como compatível? 

 

Muito obrigado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem muitas opções de cafés. Eu por exemplo só consigo bons cafés pela Internet. Mas o principal é ter torra de até 30 dias no máximo. Acho que qualquer filtro 58 deve servir.

Mas mesmo filtros 14g nominais podem ter capacidade diferentes. Eu tenho um LM e um Rancilio, os dois pra 14g, mas LM é um pouco maior (capacidade).

 

Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia
Quando eu tinha a baby twin, comprei o filtro da rancilio silvia e usava nela.

Na internet vc encontra vários lugares onde vendem, não sei se o café expresso brasil está vendendo, mas no mercado livre é certeza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode comprar este sem medo. Comprei deste mesmo vendedor e chegou certinho e é bem robusto. Se tiver pensando em trocar pela Gaggia Baby ou Classic ele também vende filtro cego para limpeza.

 

 

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rafael. Também tenho uma Color, e já comprei um naked semelhante um tempo atrás, se não me engano importando da Espresso Parts. Aqui no Brasil, acabei de cotar na Café, Cozinha e Cia. Está R$ 326,00 (já incluso filtro fundo), mas com promoção de 15%, dando R$ 277,00. 

 

Por algum motivo, tenho que segurar o pf durante a extração, se não ele vai rodando até cair e fazer uma bagunça. Acho que as abas do pf são ligeiramente mais estreitas que do original. Talvez esse modelo seja fabricado em vários lugares, e de alguns vendedores podem não dar o problema... talvez o problema esteja na borracha de vedação da minha Color ou no plástico de apoio inferior... mas estou passando ele pra um amigo aqui de BH que tem uma Gaggia Twin que segura bem o pf, e eu vou comprar um pf original por R$196 da Cozinha, Café e Cia, e vou cortar o fundo com serra-copo numa furadeira vertical.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Estou pensando em por um pid na minha baby class, to pensando em pegar o mesmo kit que o Rodolfo colocou na baby dele, será que compensa? consigo surfar bem nela, porém tem horas que é bem chato fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Pessoal, hoje troquei a Valvula Solenoide da minha Twin, visto por não estar saindo a água no final da extração, segui igual o video do Russo, contudo não deu certo, alguem poderia me ajudar? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou pensando em por um pid na minha baby class, to pensando em pegar o mesmo kit que o Rodolfo colocou na baby dele, será que compensa? consigo surfar bem nela, porém tem horas que é bem chato fazer isso.

Fala João, tudo depende de onde vc conseguir colocar o termopar.

Ficando num lugar bacana, a resposta da cafeteira fica muito boa.

Pra te facilitar a vida, comprei deste vendedor https://pt.aliexpress.com/item/New-Arrive-Digital-PID-Temperature-Controller-Thermostat-REX-C100-Max-40A-SSR-Relay-K-Thermocouple-Probe/32567123815.html?spm=2114.13010608.0.0.PwNe7m

 

Hoje tirei alguns cafés nela, demora uns minutos para estabilizar novamente (acho que por volta de 3 minutos ou menos, não contei).

Eu curti bastante, pelo menos passa uma sensação de maior controle.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar uma olhada no anúncio, pelo o que eu vi as caldeiras da baby e da baby class são iguais, onde vc colocou o termopar?

 

Deu muito trabalho instalar? Meu medo é fazer alguma ligação errada e detonar a máquina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Joao, o Felipe Magaldi que fez a instalação para mim, e parte da configuração do PID foi o Rubensp que fez. Eu mesmo sou um zero a esquerda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

O termopar ficou grudado na caldeira, o ideal era que fosse no lugar do sensor de temperatura da cafeteira (tirar um e colocar o outro), mas óbvio que falar é fácil rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor dos mundos parece ser uma termoresistência pt100 (RTd) com a ponta do mesmo parafuso do termostato. O controle é muito bom, offset bem pequeno, melhor que isso só furando a caldeira. Iria te indicar um vendedor do AliExpress que fez um para mim a pedido, cobrou uns 5 dólares, mas infelizmente ele não está mais ativo. Talvez valha a pena tentar trocar esse parafuso do termopar k que vem no kit por um M4x0,7 com 6 mm de comprimento. Imagino que não deva ser difícil.

 

Como não sei nada de elétrica, chamei um profissional para me auxiliar, claro que antes havia estudado como executar e sabia exatamente o que fazer, apenas não tinha a prática de crimpagem etc. Mas não tem muito erro, aqueles manuais da auberins que circulam por aí explicam tudo passo a passo, sugiro a leitura, caso não encontre me mande uma MP que tenho ele na nuvem.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando coloquei na twin eu usei um termopar que tinha a ponta com um olhal e coloquei entre a caldeira e o termostato original

Pedro, procurei em tudo que foi lado um tutorial para instalar um PID na Twin e não achei... Vc conseguiu achar?

Como fez para instalar?

Se puder me ajudar agradeceria bastante.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se merecia um tópico só pra ele, já que é uma coisa bem específica, então vou fazer por aqui mesmo.

 

Tutorial Instalação PID REX C100 na Gaggia Baby Twin

 

Material Utilizado:

Kit Controlador PID REX C100 + SSR 40A + Termopar tipo K

Facilmente encontrado no Aliexpress ou no Mercadolivre

https://pt.aliexpress.com/item/Dual-Digital-PID-SSR-Thermostat-Regulator-Temperature-Controller-Kit-REX-C100-with-SSR-40DA-Heat-Sink/32701319054.html?spm=2114.10010308.1000016.1.8zA2m1&isOrigTitle=true

 

 

Geralmente eles vem com um termopar com um parafuso na ponta, eu arranquei o parafuso para melhorar, mas você também pode procurar termopar com a ponta simples ou adaptar num parafuso que possa ser encaixado no local do termostato, exemplo:

IMGP8094.jpg

Terminais tipo garfo e tipo macho.

 

Instalação Básica:

 

O PID controlará a temperatura da caldeira, substituindo o termostato original da Twin. Tive como base essas imagens disponíveis em:

http://kabalin.blogspot.com.br/2014/03/gaggia-classic-controlling-temperature.html

(na verdade, praticamente o tutorial é igual, só muda para twin)

Antes:

diagram+original.JPG

 

Depois:

diagram+mod.JPG

 

No diagrama é mostrada a pequena modificação que é feita para instalar o SSR.

E para a instalação do REX C100 usei esse esquema:

2dklqmh.jpg

 

 

Então basicamente precisamos de dois fios para a alimentação. Puxei da alimentação da Gaggia e desculpe-me mas esqueci de tirar fotos da minha instalação mas tento explicar nesse diagrama:

beuc6a.jpg

 

Próximo passo é colocar o termopar.

Existem muito locais para instalar o termopar, preferi colocar entre o termostato e a caldeira. Então folguei o termopar e coloquei ele lá.

155t4zm.png

 

Para a instalação do SSR, peguei os dois fios que se encaixam no termostato e coloquei nos pinos 1 e 2(não precisa de uma ordem definida por se tratar de AC)

 

zntrom.png

Novamente puxando uma imagem ilustrativa do blog citado acima para exemplificar:

 

IMGP8093.jpg

 

Conexão do SSR:

 

2wq6b1u.png

Só há um erro na foto - Ligar no Pino 5 do SSR - Substituir por Ligar no Pino 5 do C100

 

E as ligações do Termopar, Alimentação e SSR no C100

 

24q0l20.png

 

Lembrei também que fiz um furo na carcaça da Twin para passar os fios e o SSR está colado na Carcaça. O ideal é colocar um dissipador no SSR para ele não esquentar tanto, mas como a corrente não era tão alta deixei assim, mas recomendo que seja colocado um dissipador.

Como o espaço interno da Twin é muito apertado, infelizmente ficou tudo externo, se alguém pensou e instalou de outra maneira que fique mais bonito me falem por favor.

 

Foto final da instalação:

(não coube todas as fotos)

post-218-0-13135300-1488212622_thumb.png

Para sintonizar, fiz o processo automático do c100, iniciando depois de um extração. Depois gravo um vídeo mostrando o funcionamento e a sintonização automática dela.

 

Desculpem-me pelos milhões de erros de ortografia e gramática, mas esse não é o meu forte. Espero ter ajudado em alguma coisa, se precisar de algo, pode falar.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

HELP !

 

Tristimente hoje pela manhã fui fazer meu capuccino e a luz verde da minha Evolution não acendeu...

Com um pouco de esperança, pensei de ser algum mal-contato, então coloquei pra fazer vapor, assim veria a fumaça e saberia que está tudo bem, mas nada de vapor.... :/

 

Estou achando que queimou a resistência, mas nunca abri a máquina e não tenho a menor noção de como verificar/trocar. Alguém poderia me dar uma ajuda ???

 

 

Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o circuito elétrico de sua máquina.

 

http://www.gaggiausersgroup.com/index.php?action=ezportal;sa=page;p=47

 

Pode ser o interruptor on - off número 1

Ou o termofusível número 2

 

Não deve ser a resistência, pois nesse caso só o led número 9 ficaria apagado , o led número 10 atenderia.

 

Se for a resistência vc vai ter que trocar a caldeira toda , a resistências da gaggia caldeira de alumínio não são trocaveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o circuito elétrico de sua máquina.

 

http://www.gaggiausersgroup.com/index.php?action=ezportal;sa=page;p=47

 

Pode ser o interruptor on - off número 1

Ou o termofusível número 2

 

Não deve ser a resistência, pois nesse caso só o led número 9 ficaria apagado , o led número 10 atenderia.

 

Se for a resistência vc vai ter que trocar a caldeira toda , a resistências da gaggia caldeira de alumínio não são trocaveis.

 

Caê,  o Interruptor ON/OFF está funcionando, o Led acende. Só o de temperatura (9 no esquema) que não acende... colocando a mão na máquina, dá pra perceber que ela não está esquentando, mas está ligada.

Pode ser o Termofusível ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse o termofusível não acenderia nada , pode ser o termostato mede eles  com a máquina desligada , se eles estiverem abertos (infinito) , estão quebrados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi no esquema, tem 2 termostatos (parece ser um para a vaporização e outro para extração (grupo)....

Nesse caso teria que os 2 estarem ruins para não acender nas duas situações... Tô viajando ? Tem algum dispositivo de segurança que impede de aquecer sem 1 deles ?

 

De qq forma vou tentar medir hoje a noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é só isso mesmo , se o led principal 10 acende , significa que o interruptor e o termofusível estão ok.

 

Se só o led 9 não acende , significa que um dos termostatos está quebrado , os 2 estarem quebrados pode ocorrer mas será muito azar.

 

Provavelmente o termostato 4 vapor está quebrado , nesse caso a resistencia do caldeira não alimenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fiz tudo certo, ambos os termostatos e resistências estão OK....

 

Tb testei continuidade de tudo que é fio que estão nos termostatos e resistências e tudo parece ok...

 

Da uma olhada nas fotos aqui...

 

https://drive.google.com/folderview?id=0B9kTSjzqlVzqdXdzVmFSaVNsZkE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...