Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

O Jairo e um ótimo café para coado , para espresso ele exige moagem muito fina e não fica bom.

Tenta o Terra Vermelha. 

Nessa extração o café está muuuuito fino , pode engrossar e ou a máquina está inclinada ou vc esta tampeando torto , as 2 extrações estao descentralizadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará,

A máquina está inclinada para frente, mesmo! Vou corrigir o erro na bancada.

Meu Tamper é um verdadeiro lixo! Estou esperando chegar 2 que encomendei do JC, um flat e outro c-flat. Juro que, quando chegarem, vou destruir esse atual na marretada...kkkkk...

Esse "Sol Vermelho" que você fala, eu não tenho! Não vi esse grão lá para vender. Tenho o o terra vermelha e o vento norte.

Sua ajuda está sendo essencial! Muito obrigado, meu amigo!

Amanhã, postarei vídeos das extrações com o vento norte e o terra vermelha.

 

Fortíssimo abraço,

 

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações, amigos,

 

Então, coloquei o terra vermelha pra testar...

Mesma moagem que havia usado no vídeo do Jairo Typica, mesma dose de 17g...

Na máquina, mudou muito, chocou a máquina, vazou um pequeno jato pela gaxeta, quase q o café não sai, demorou quase 40 segundos pra tirar 30ml...mas, ainda assim, ficou "gostosinho", acho que, graças à afeição que tenho com esse grão...rsrsrs...

Acho que tenho é que engrossar a moagem, não!?

Não estou conseguindo postar foto, mas o bolinho saiu bem sequinho e sem furos ou sinais de canalização.

Segue o vídeo:

 

Forte abraço,

 

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xarazinho (com todo respeito e carinho),

 

Veja só, o Typica do Jairo que eu fiz o vídeo ontem, tem a mesma data de torra desse terra vermelha de hoje...a idade do grão em si, provavelmente é diferente...aí eu pergunto:

Tendo dois grãos diferentes a mesma data de torra, o tempo havido da colheita, processamento e secagem também influencia significativamente o resultado na extração? Mesmo os dois com a mesma data de torra?

Em tempo, o Typica do Jairo é safra 2016.

 

Fortíssimo abraço,

 

Eduardo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A torra do terra vermelha é  amendoado quase achocolatada , o Jairo tem uma torra bem mais clara , o Jairo exige moagem bem fina , produz pouca crema e da um espresso ruim de extração difícil. 

Já o terra vermelha é  um blend perfeito para espresso , com torra é sabor equilibrado. Se os 2 tem a mesa data de torra , vc comprovou que certas torras e cafés,  não vão dar um bom espresso nunca.

O Jairo e um caso desse,  ele é muito bom para coado.

Já peguei cafés que simplesmente não produziam uma extração para espresso de jeito nenhum , não importava o quão  fino fosse moído. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará, 

 

Os dois têm a mesma data de torra! Fato!

Dessa forma fica bem compreensível a diferença entre eles. Jairo tem torra clara; o terra vermelha tem torra média!

Mais tarde, vou meter um vento norte na máquina, esse tem torra médio-clara. Veremos o q será...

 

Forte abraço,

 

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

Segue vídeo do "vento norte", teve um comportamento parecido com o terra vermelha no filtro! Porém, chocou mais ainda a máquina, gerou uma extração prolongada de mais, acho que "queimou" o pó e ficou amargo...

Resumindo, mesma data de torra, mesmo grau de moagem, mesma dose, mesma "tamperação", mesmo procedimento "surfing" nas extrações...3 resultados distintos, aos quais, eu atribuo a diferença aos próprios grãos...

Jairo Typica, extraiu legal mas, ficou ralo.

Terra velha, chocou um pouco a máquina, mas, gerou uma extração não muito longa e ficou saboroso (engrossar um pouco a moagem).

Vento norte, chocou a máquina legal, demorou de mais a extrair, ficou amargo, ruim (engrossar a moagem).

Vou ajustar um grão só amanhã, se misturar os 3, não acerto nenhum e vou meu café fora.

Já sinto os grãos perdendo o poder de formar crema...ou então, estou fazendo algo muito errado.

Esse negócio de aprender a extrair no PF bottomless é uma verdadeira ciência! Pra quê fui me meter nisso? Kkkkkkkk

 

Forte abraço,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da uma lida nessa loooonga matéria do HB .

https://www.home-barista.com/naked-extraction-common-problems.html

Essa sua extração tem side channeling  e blondie gusher , típicas de tampeamento torto ou máquina torta e extração  com pó  fino demais .

Leia a matéria toda que vc vai entender o que está errado só olhando uma extração naked.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JuntoBoa noite, amigos,

 

Bom, estou desistindo, por enquanto!

A inclinação da máquina eu consegui resolver tornando 2 pezinho novos de 1,1cm de altura pra colocar na frente, bem que essa máquina podia vir com pés rosqueáveis pra gente regular, já que isso é tão importante.

Entretanto, essa foi a única coisa que consegui resolver...kkkkkkk...

Como já disse, meu Tamper é um lixo, e pequeno de mais (50mm), tentei tampear com outros objetos cilíndricos, mas, logo percebi que a cada novo método/objeto utilizado as variáveis todas mudavam junto, inclusive o grau de moagem que precisa ser mais fino ou mais grosso conforme a pressão e a uniformidade da compactação...então, como as possibilidades de erro estavam se multiplicando, decidi parar uns dias, esperar chegar os tampers que encomendei ao JC, afinal, já joguei umas 100 pratas de café no ralo...kkkkkkk...

Enquanto isso, vou voltar ao meu velho café ruim (que eu achava bom), com filtro pressurizador original da twin mesmo.

Carlos Eduardo, li toda matéria (que não é grande, nem média...), mas achei pouco didática, os ensinamentos pessoais de vocês, aqui, estão sendo de muito mais valia! Quanto à reduzir a pressão da máquina, conforme ele cita na matéria...infelizmente, minha máquina não permite.

Logo, chegando o tal Tamper, reinicio às tentativas e descubro se terei solução...kkkkkkk...

 

Forte abraço a todos, até breve,

 

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, amigos,

 

Minha baby twin parou de funcionar, simplesmente morreu! Estava ligada, aguardando os 20 minutos de aquecimento e, por volta dos 15, se desligou e tchau!

Estou com ela toda aberta na mesa, nenhum "sinal de fogo", cheiro de queimado ou sinal de vazamento...

Alguém tem dicas que possam ressuscitar a bichinha?

Logo agora que tava começando a usar ela de verdade...:unsure:

 

Abraços,

 

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem o circuito elétrico e hidráulico da Twin.

https://wiki.wholelattelove.com/Gaggia_Baby_Twin

Tá com jeitão de termofusível,  ele quando queima apaga a máquina. 

Acha ele e faz um curto , se a máquina ligar basta comprar um (barato) e soldar de novo , é  simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse post eu mostro onde está o termofusível. 

A aparência de é essa.

http://www.shop.partsguru.com/product.sc?categoryId=81&productId=321

Vende no comércio bem barato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará,

 

Cheguei em casa agora e achei o inseto! É a peça mais escondida da máquina! Fica coberto por um isolante preso com enforca gato e parafusado em baixo de uma plaquinha de metal que pressiona dele contra a caldeira! Mas achei...

Enfim, é pra "bypassar" ele é testar a máquina? Dá pra usar com ele "bypassado"?

 

Abraços,

 

Eduardo

IMG_20170626_222810.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não , só testa , se ligar troca ele , esse fusível protege as resistências,  se usar bypassado pode queimar a resistência,  o que significa trocar toda a caldeira , pois nao da para trocar as resistências , só vende tudo junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, se fosse o termostato da caldeira só as resistências  ficariam desligadas , o resto da maquina funcionária,  a bomba , a vaporização , funcionariam , a única coisa que apaga a máquina toda é  o termofusível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...