Ir para conteúdo

Torrador a gás no Brasil - pinhalense, alguem conhece?


Daniel Queiroga

Postagens recomendadas

Ôpa! Fiquei interessado, se o preço não for abusivo.... A Pinhalense é sinônimo de excelência em maquinários para cafeicultura, vai que estão acertando a mão na parte (quase) final da cadeia cafeinada.

Quem pode falar melhor sobre isto é o Mestre @Rodolfo M que fez recentemente curso de torra como o Ensei, e lá tiveram uma avaliação geral dos torradores brazookas disponíveis.

Já li muito a respeito de torradores de leito de ar fluido (dentre eles este breve artigo aqui), dão um perfil de torra diferente e homogênea que agrada a muita gente, mas (os melhores) só havia visto antes de porte industrial. Tanto tenho interesse, que eu (ainda) estou pensando em comprar o Fresh Roast SR-700 que é deste tipo de leito de ar.

No aguardo de avaliações dos colegas....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja torrei nesse de leito de 500gr, é bem bacana, mas é muito barulhento, muito mesmo, mas eu acho que ele não tem como controlar a curva, nem fazer log...

Você marca só a temperatura máxima e dá o play.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Ricardo Esteves disse:

(....) mas eu acho que ele não tem como controlar a curva, nem fazer log...

Você marca só a temperatura máxima e dá o play.

Aí fica difícil... :unsure: Será o Benedito?! :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Lisboa Santos disse:

Aí fica difícil... :unsure: Será o Benedito?! :rolleyes:

Então, o pulo do gato manco, é controlar a temperatura pela válvula de gás do liquinho, bem roots.
Legal desse torrador é que ele faz um bom resfriamento dos grãos, depois de alcançar a temperatura desejada, não lembro se ele faz uma pausa, e faz automaticamente o resfriamento dos grãos.

Não acho que seja difícil de implementar uma válvula e um controlador nele, mas tem que achar quem o faça.
Pela web encontrei alguns registros onde a pessoa implementou isso em fogão industrial para controlar a produção de cerveja artesanal, mas tudo muito amador, vi de um com servo motor minúsculo que nem sei se funcionou, até o cara que fez as engrenagens pra girar o botão do fogão mesmo, tudo meio, digamos, sem muita verba.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentei uma vez pôr um destes registros de gás no meu fogão de 5 bocas, para tentar controlar a chama para torrar no bolinha...  O pobrema é que teria que ser um registro que medisse até uns 2 BAR, para que vc consiga ver o ponteiro mexendo. Para vc ter uma ideia, o Atilla de 5Kg da minha amiga usa em torno de 0,8 BAR, eu calculei que no meu fogão ficaria na casa dos 0,15 BAR, no máximo, mas o medidor vai até 7 BAR então vc mal vê o ponteiro se mexer. Acabei fazendo uma ligação em T com este registro (usando um bujão menor) e agora meu fogão ficou com opção de chama industrial, o que é ótimo quando quero esquentar alimentos mais rápido ou reduzir cozimentos. No forno ficou uma maravilha, já cheguei a pôr 330ºC reais (medidos com termômetro especial para fornos), excelente para assar pizzas, por exemplo.

Pobrema de baruio se arresolve ansim, já tenho um destes para o meu aspirador de pó cafeinado: :P

Abafador de Ruído Tipo Concha 23Db Muffler 3M
 
Outro causo triste é que na minha pequena e pacata cidade não se acha nada com facilidade, nem quem faça algo mais sofisticado... Até coador Melitta nº 2 (que uso na Clever) eu tenho que viajar pelo menos 50Km para comprar.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive hoje na inauguração do Centro de Processamento de Café da Cooperativa Barra Grande de Caconde. Foi um investimento altíssimo com financiamento do Governo do Estado, da ordem de R$1,2 milhão, que centralizará a fase pós colheita e secagem para mais perto dos produtores locais, em grande benefício (inclusive de custos) para os mesmos. O Município de Caconde é enorme e tem (dizem) uma das maiores produções de café do Estado, fora a qualidade que todos estamos conhecendo agora.

Os equipamentos instalados são da Pinhalense (olha o sincronismo!), de última geração, disseram que só a Cooxupé tem semelhantes. O que mais me impressionou foi uma seletora eletrônica de grãos verdes e torrados (isto pra mim foi novidade), de altíssima velocidade (com uns 50 ou 60 bicos ejetores de ar para apartar os grãos defeituosos).

Mas... o que tinha lá também em demonstração? hein? hein? hein? Exato: o tal torrador de leito de ar fluidizado, de 0,5Kg! Gostei! ele tem um fluxo de ar forte, que separa automaticamente a palha. Eu estava num ambiente bem aberto dentro do galpão, mas achei bem silencioso; dava pra ouvir mais os barulho do sistema de ar (não mais que o de um ar condicionado de grande porte) do que dos grãos na câmara de torra. E ele é grande, vejam na foto (fiz uns vídeos dele em ação, mas não sei como postar aqui sem passar pelo Instagram, o que não quero fazer agora).

Como o @Ricardo Esteves falou, vc programa a temperatura máxima (final) da torra. Não entendi direito, porque perguntei duas vezes, mas inicialmente o demonstrador disse que o tempo total do processamento é automático em função da temperatura escolhida; mas depois cheguei à conclusão que não, já que vc pode escolher também o tempo total porque eles estavam torrando com final de 210ºC (que é o máximo possível no aparelho, e dizem que fica boa para espresso), eu pedi uma torra com 206ºC (pra mim ficou média, no máximo média clara), depois pedi outra com 200ºC que ficou mais para média clara. Todos elas foram feitas com o tempo de 10 min, então é possível somente controlar estes dois parâmetros. Essa é uma linha de laboratório, para provas, e eles disseram que estão estudando implementar a possibilidade de inserir melhoramentos para controlar os perfis de torra durante o processamento.

A homogeneidade é de chamar a atenção, não só do conjunto dos grãos, como também de cada grão (por fora e por dentro). Vou esperar uns dias para provar as duas amostras que pedi, hj ainda estavam com sabor não muito bom, era um café de 82 pontos não dá para esperar muito.

Já tinha lido antes, este tipo de aparelho torra na metade do tempo dos de tambor. O tempo total usado hoje foi sempre o de 10min, ele está programado para atingir a temperatura máxima na metade do tempo escolhido, ou seja: em 5 min ele atinge o auge e começa a esfriar o café, o que dura mais 5 min (parou em 40ºC). Achei que o resfriamento poderia ser mais rápido, ele é feito dentro da própria câmara (de vidro) de torra, pois dizem que o ideal é esfriar em 2 ou 3 min, para evitar que o interior do grão fique mais escuro que o exterior, mas, como já disse, a torra estava bem homogênea neste aspecto.

E agora.... tadáááá... o preço: R$25 mil. :blink: Achei muito caro para um torrador que não permite o controle de perfil de torra de maneira mais sofisticada.

Ps.: não estou conseguindo subir a foto, depois posto aqui mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ricardo Esteves disse:

25K ??? Num torrador de 1kg (....)

Esse é o de 0,5 Kg.... :P

1 hora atrás, Ricardo Esteves disse:

(....) que não dá pra controlar nada???

menos, menos.... si puede controlar algunas pocas cositas. :lol:

A realidade era: quem estava demonstrando sabia fazer a máquina funcionar, mas não parecia entender de torra, nem de como controlar ou variar os (dois únicos) controles da máquina. Já estava na hora de irem embora, tinham que esperar a máquina esfriar para carregar e transportar, então não deu para conversar muito, nem entrar em muitos detalhes.

Anyway.... tá caro, caríssimo! Não pelo volume que torra, afinal o Ikawa torra 60g de cada vez e custa uns R$20K, mas pela pouca variabilidade e repetibilidade (automatizada) de perfis (o que o Ikawa faz), coisa que até o Fresh Roast SR700 tem, por uns R$1,7K.

E vamos combinar, tem tanta gente fazendo tanta besteira com um Atilla de 5Kg!, vai que este "autoprogramadinho" faça coisa melhor sem muita técnica por trás. Digamos que seja para um usuário doméstico menos pretensioso tecnicamente; e digamos que este tal usuário seja muito, mas muito rico, pra bancar tal custão-beneficiozinho. :D Tem gente pra tudo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Residencial não é  mesmo :lol:

Para quem gosta de leito fluidizado tem esses torradores em todas lojas Whole Foods , torra de 1 a 5 lbs em 10 min. com perfil programável,  tem uma porção  de sensores , mas custa uns 20.000 trumps , as cafeterias preferem alugar eles .

http://forum.clubedocafe.net/topic/3080-o-impossível-aconteceu-café-especial-muito-bom-em-supermercado/

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem sistema de fluidizado, mas com esse preço ou um pouco mais, se compra um carmomaq de 1,5 kg com controle até de pensamento ! rsrs. Ou outra opção para uso domestico é: 

https://www.aillio.com/?post_type=product   Participo de um grupo de proprietários deste Bullet no facebook, e todos gostam muito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem sistema de fluidizado, mas com esse preço ou um pouco mais, se compra um carmomaq de 1,5 kg com controle até de pensamento ! rsrs. Ou outra opção para uso domestico é: 

https://www.aillio.com/?post_type=product   Participo de um grupo de proprietários deste Bullet no facebook, e todos gostam muito.

 

Carmomaq de 1,5kg? Não vi esse modelo ainda!

Tem link dele aí?

 

Edit

Achei, seria o Speciatto, não conhecia ele.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

speciatto é a minha primeira opção por enquanto. Estava querendo o probatino mas acho que vou acabar ficando com o speciatto ( só sair o finame ) - Porque vou montar minha torrefaçaõ no fundo de casa então preciso de espaço reduzido.

Speciatto - R$ 28.350 mil.

http://www.carmomaq.com.br/produtos.php#altura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... O Masteratto tb é por convecção, mas não por leito fluidizado, já que o tambor é quem faz a parte de revolver os grãos o que deve deve demandar um fluxo de ar menos potente para um mesmo volume de torra, portanto supostamente um equipamento mais barato do que o de leito fluidizado (desde que com os mesmos recursos de controle de perfil, já que eletrônica embarcada custa caro). Todos os de grande porte que vi são deste tipo de convecção com tambor, isto permite um volume muito maior de torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Allexlimaa2 disse:

speciatto é a minha primeira opção por enquanto. Estava querendo o probatino mas acho que vou acabar ficando com o speciatto ( só sair o finame ) - Porque vou montar minha torrefaçaõ no fundo de casa então preciso de espaço reduzido.

Speciatto - R$ 28.350 mil.

http://www.carmomaq.com.br/produtos.php#altura

Cara, você vai usar o Speciatto como torrador final, ou só pra análise e definir o perfil?
Eu acho muito custoso, de R$ e de tempo de produção, torrar 1kg só por vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que acontece Ricardo, num primeiro momento eu acredito que vou exercer a função de torrefador, em conjunto com a minha função de vendas na Yamaha ( instrumentos musicais ) e então eu torraria 2 a 3 horas por dia só, no fundo da minha casa.

E a minha ideia é vender e torrar café sob demanda e entregar sempre uma torra fresca ou a mais fresca possível. Então num primeiro momento não me vejo torrando 1 saco por vez por exemplo. 

Mas realmente é muito dinheiro, estou com outras cotações de Atiila, e Carmomaq de 5 kgs, mas aí eu tenho o problema de espaço, não vou alugar um ponto por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...