Ir para conteúdo

Café sem açúcar é como morango sem açúcar


Postagens recomendadas

Acabei de comer um pãozinho com margarina e tomar um expresso que costumo achar fraco e percebi que ele está na verdade saindo forte.

Parece que as papilas degustativas da língua ficam impregnadas de café e não sentem bem a intensidade dos expressos quando ingeridos varias vezes ao dia, só quando há esse contraste no sabor de alimentos diferentes.

Deve ser por isso que o sabor dos expressos aqui não costumam parecer bons.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, dê uma procurada na parte de espressos do fórum (ou no google mesmo) sobre conceitos de subextração e super extração no café. Se você conseguir identificar esses dois, as chances de seus espressos melhorarem é grande. Aprender a regular um espresso é importante também. Papel, cronômetro e balança são bem importantes pra isso, pra identificar o que tem de errado e pra onde caminhar pra chegar no espresso ideal. Vou deixar dois sites aqui pra vc dar uma olhada

https://baristahustle.com/blogs/barista-hustle/the-espresso-compass

https://baristahustle.com/blogs/barista-hustle/espresso-recipes-time

https://baristahustle.com/blogs/barista-hustle/coffee-extraction-and-how-to-taste-it

A quantidade de açúcar (ou sal) colocado na bebida é MUITO pequena pra realçar o sabor. Pra um espresso é coisa de uma pitada de açúcar ou meia de sal, mai do que isso provavelmente você mata a xícara. Outra coisa que pode fazer pra ver se ajuda na percepção de sabores, é comer um pedacinho de parmesão (ou uma daquelas bolachinhas bem salgadas)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Fernando - 1268 Café disse:

Henrique, dê uma procurada na parte de espressos do fórum (ou no google mesmo) sobre conceitos de subextração e super extração no café. Se você conseguir identificar esses dois, as chances de seus espressos melhorarem é grande. Aprender a regular um espresso é importante também. Papel, cronômetro e balança são bem importantes pra isso, pra identificar o que tem de errado e pra onde caminhar pra chegar no espresso ideal. Vou deixar dois sites aqui pra vc dar uma olhada

https://baristahustle.com/blogs/barista-hustle/the-espresso-compass

https://baristahustle.com/blogs/barista-hustle/espresso-recipes-time

https://baristahustle.com/blogs/barista-hustle/coffee-extraction-and-how-to-taste-it

A quantidade de açúcar (ou sal) colocado na bebida é MUITO pequena pra realçar o sabor. Pra um espresso é coisa de uma pitada de açúcar ou meia de sal, mai do que isso provavelmente você mata a xícara. Outra coisa que pode fazer pra ver se ajuda na percepção de sabores, é comer um pedacinho de parmesão (ou uma daquelas bolachinhas bem salgadas)

Eu já tenho uma boa noção quanto a esses detalhes mas a máquina não permite muitas acrobacias. Para a extração não tender a entupir ( café tende a sair extremamente forte e agressivo ) não posso triturar os grãos por mais de 20 segundos ( uso um relógio de pulso para isso ) e se triturar por menos tempo o café sai fraquinho em intensidade ( o café com açúcar mais parece água com açúcar a não ser que coma um biscoito de sal que dá algum sabor fraco de café) ). Então só me resta regular pela quantidade de pó com a peneira pequena ou a grande.

São 6 ou 7 anos fazendo expressos todos os dias com esse equipamento do meu nick name. Eu tinha que aprender alguma coisa com tanto tempo.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém aprecia um caramelo de café expresso encorpado ?

Hoje tá saindo desse jeito, tá gostoso e com uma crema suave.

Curioso essa rede de lojas do Rei do Mate ter escolhido um grão ( Café do Centro ) que produz um expresso que fica com cheiro de chá mate na xícara depois de bebido. Será que foi intencional para estimular o cliente a consumir o chá também ?

Agora acredito em xícara de expresso tomado com cheiro de amêndoas e outros de cafés especiais.

Valeu a pena ter aberto este tópico.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, EduardoAlemao disse:

 

14 horas atrás, EduardoAlemao disse:

Fernanado, estava lendo esses links ai que postou. Diz uma coisa, o tempo começa a contar quando aciona a maquina ou quando sai primeira gota? Ja vi opinioes contrárias quanto a isso

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
 

Eu começo e muita gente que conheço começa quando se aciona a máquina, pois é quando a extração começa. O ideal é o café começar a cair entre 4-6 segundos. Se cai em menos tempo, a moagem tá grossa ou tem pouco café na cesta e tende a subextrair, se cai em mais tempo é sinal de excesso de café ou moagem muito fina, tendendo a cafés subtraídos, mas considere isso uma referência, não um padrão. Já extrai cafés incríveis em 2'30", bem como em 20". Cada café tem uma personalidade própria e vale a pena testar 

 

@Henrique - RJ sem dúvida, mas um pouco de método não faz mal a ninguém, bem como um registro de extração (sempre que to ajustando o espresso ou testando um novo café) isso dá mais segurança e acaba economizando café 

2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Alguém aprecia um caramelo de café expresso encorpado ?

Hoje tá saindo desse jeito, tá gostoso e com uma crema suave.

Curioso essa rede de lojas do Rei do Mate ter escolhido um grão ( Café do Centro ) que produz um expresso que fica com cheiro de chá mate na xícara depois de bebido. Será que foi intencional para estimular o cliente a consumir o chá também ?

Agora acredito em xícara de expresso tomado com cheiro de amêndoas e outros de cafés especiais.

Valeu a pena ter aberto este tópico.

Ainda bem! Eu ainda seguiria a dica do Burny. Vá numa boa cafeteria, peça um café e converse com o barista. Se não for horário de pico, ele vai adorar a visita e te ensinar muito! 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá cheio de café doce, ácido, exótico...

Até o bukeela da Nespresso eu diria que é um bom teste ora quem quer um café sem pir açúcar. Suplicy eu não acho bom pra usso. Pelo menos os qye tomei.

Dá uma lida nas lojas online. Todas têm ótimos cafés, pra se tomar sem adoçar.

De fato, café sem açúcar é como morango sem açúcar: como deve ser. Mas enfim, cada um toma ou come como quer.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já joguei no time do café com açúcar...

Morango existem varios tipos..., meu tio produz e existem alguns bem doce (ex toyonoka). Mas o meu pode adicionar um chantilly que tá tudo certo rs

Doce, Salgado, azedo, amargo, o importante é o referencial. Tanto que existem cursos de calibração sensorial para os profissionais/amantes da área.

Basicamente é verificado o quanto seu paladar é “refinado” a ponto de detectar pequenas quantidade, por exemplo, de açúcar na água. Na área do café existe um protocolo que serve como guia (link do site do Ensei Neto 901-SCAA_CuppingProtocols_TSC_DocV_RevDe)

Tem muito a ver com sua sensibilização e número de papilas gustativas. Se você possui uma dieta rica em açúcar terá menor número de papilas que detectam o doce e menor sensibilidade para este sabor. 

 

Sobre o o sabor do café mudar conforme degusta com outros alimentos, existe todo um estudo sobre harmonização do café (assim como o vinho). Existem alimentos que realçam, e por aí vai, como outros colegas bem citaram.

 

  • Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Açucar mata o sabor do morango e do café!

Não conheço ninguém q come morango com açúcar, isso está errado nao faz sentido! Nunca ouvi falar..

Açúcar no café até onde eu sei é pra esconder defeitos, antigamente só tomava café com açúcar pq tomava café ruim, hj em dia qdo o café é bom e coloca açúcar, o gosto fica muito ruim!

Agora se sua vida toda vc foi acostumado a tomar as coisas meladas de açúcar ou já é viciado em açúcar, vc precisa trabalhar seu vício e seu paladar mas não mate meu café

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, José Cal Neto disse:

Tá cheio de café doce, ácido, exótico...

Até o bukeela da Nespresso eu diria que é um bom teste ora quem quer um café sem pir açúcar. Suplicy eu não acho bom pra usso. Pelo menos os qye tomei.

Dá uma lida nas lojas online. Todas têm ótimos cafés, pra se tomar sem adoçar.

De fato, café sem açúcar é como morango sem açúcar: como deve ser. Mas enfim, cada um toma ou come como quer.

Esse Bukeela da Nespresso é café da Etiópia pelo que pesquisei.

Isso me fez lembrar de alguém que havia dito que só países pobres produzem café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal, não há nada de errado com os grãos do Café do Centro.

A minha máquina é que é temperamental, quando ela quer produz uma café achocolatado ou gourmet de verdade, percebe-se até na crema que sai.

Ontem tomei um expresso desses achocolatado e um outro depois com um sabor gorumet muito bom mas já hoje tá brabo.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/02/2018 at 17:22, carlos eduardo disse:

:lol: Os Estados Unidos produzem café , a China produz mais de 2 milhões  de sacas , a Austrália uns 3 milhões de sacas.

Nada a haver

Talvez o sujeito que fez tal afirmativa tenha se referido ao principal produto de exportação desses países pobres como sendo justamente o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2/13/2018 at 02:49, Henrique - RJ disse:

Eu já tenho uma boa noção quanto a esses detalhes mas a máquina não permite muitas acrobacias. Para a extração não tender a entupir ( café tende a sair extremamente forte e agressivo ) não posso triturar os grãos por mais de 20 segundos ( uso um relógio de pulso para isso ) e se triturar por menos tempo o café sai fraquinho em intensidade ( o café com açúcar mais parece água com açúcar a não ser que coma um biscoito de sal que dá algum sabor fraco de café) ). Então só me resta regular pela quantidade de pó com a peneira pequena ou a grande.

São 6 ou 7 anos fazendo expressos todos os dias com esse equipamento do meu nick name. Eu tinha que aprender alguma coisa com tanto tempo.

talvez vc tenha q fazer um upgrade no moedor! comprar um de entrada elétrico, Breville ou um Baratza Encore, aqui no Brasil vai sair na faixa de 1000 um novo, já vai melhorar mto seus cafés!

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café, açúcar são tradicionalmente produtos produzidos com mão de obea barata em países de terceiro mundo pro prazer fe quem mora em país rico.

Ainda se não fossr assim, o clima dos países ricos não é apropriado e o produto tem baixo valor agregado. Não há interesse que justifique entrar np negócio.

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Álvaro Ford

Mas é assim mesmo se o café não é doce o suficiente, bota açúcar nele e se não é frutado bota fruta nele.

Ao fim e ao resto dá tudo na mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o sabor doce que alguns dizem encontrar em cafés especiais é que permite perceber sabores variados nesses cafés como se fosse o que chamam de armonização.

Quando coloco açúcar nos meus expressos também sinto essa espécie de armonização pois realça o sabor de café e ás vezes até sabores outros associados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎12‎/‎02‎/‎2018 at 22:17, Fernando - 1268 Café disse:

Muito boa a indicação de leitura.

Era o que eu estava procurando. Estou até agora lendo outros artigos do site.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Freddy disse:

Muito boa a indicação de leitura.

Era o que eu estava procurando. Estou até agora lendo outros artigos do site.

Do not feed the troll! 

rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal, não há nada de errado com os grãos do Café do Centro.

A minha máquina é que é temperamental, quando ela quer produz uma café achocolatado ou gourmet de verdade, percebe-se até na crema que sai.

Ontem tomei um expresso desses achocolatado e um outro depois com um sabor gorumet muito bom mas já hoje tá brabo.

Eu já senti que, conforme o que eu comi antes de tomar café (de manhã cedo principalmente), mudava a sensação do gosto do café. Principalmente coisas que se desmancham facilmente na boca, mas não digerem muito rápido (notei bem fácil com um pedaço de queijo parmesão italiano regiano e outro dia com iogurte natural sem adoçar e uma mistura de grãos).

Já outros dias comendo frutas por exemplo, o gosto ficou muito diferente, achei pior o café, mas todas as variáveis eram as mesmas.

 

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

 

 

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou vendo que devo passear mais por essa seção. Muita informação interessante.

Weird+Tales+Covers-1942-05.jpg

Essa revista também era legal.

  • Curtir 3
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...