Ir para conteúdo

KINU M47, Moedor Manual - Primeiras Impressões


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Kinu M47 - Primeiras Impressões

 

Faz tempo que não posto aqui, mas não podia deixar de escrever essa breve resenha porque - pelo menos ao que parece - sou dos únicos que tem um Kinu M47 por essas bandas.

 

Recentemente havia vendido meu Bravo Mini pra comprar um moedor de característica mais portátil, ou seja, menor e mais leve, pra usar em viagens. Nesse meio tempo surgiu a oportunidade de comprar o Kinu M47, que é mais ou menos do mesmo porte do Mini, e não pude resistir. Idiossincrasias à parte, o fato é gosto muito de testar tantos equipamentos de café quanto possível, em especial moedores, de modo que vou passar minhas primeiras impressões. Ressalto que são primeiras impressões mesmo, pois estou com o moedor há uma semana apenas.

 

Os moedores Kinu são fabricados na Alemanha pele Graef, embora eles tenham abrido uma empresa na Flórida com o nome Kinu Grinders, possivelmente pra alavancar vendas nos EUA. A princípio, o protótipo foi desenvolvido na Romênia por uma empresa pertencente o grupo Graef que fabrica instrumentos dentais e moedores de especiarias. Por isso, as primeiras vendas se deram para o leste europeu, mas depois a Graef assumiu os negócios.

 

O moedor tem 20,15cm de altura, 50mm de diâmetro e pesa 1,15kg, sendo praticamente todo construído em aço inoxidável. Não é, portanto, exatamente portátil. Pro meu gosto é um moedor muito bonito, de um design bem limpo e funcional, ao estilo alemão. Parece também muito robusto e resistente.

28448492129_8b583e6eb9_b_d.jpg

 

Como o nome do modelo sugere, M47, utiliza mós cônicas de 47mm, de aço 63HRC, com tratamento "black fusion". Não pude confirmar essa informação, mas li por aí que as mós são fabricadas pela Italmill. Não sei se tem a ver com o tratamento das mós, mas eles geram relativamente pouca estática, o que é um aspecto positivo.

39330152115_cfd2a7d999_b_d.jpg

 

O Kinu M47 tem uma borda em forma de funil que coleta os grão na seção superior, tendo capacidade de 40g de grãos e de 30g no recipiente coletor de pó, segundo o manual. Não tem tampa como o Bravo Mini. Embora não seja uma necessidade, caso se faça uma moagem com muita energia é possível que um grão escape por ali, como já me aconteceu algumas vezes. Não chega a ser um problema, mas fica a nota.

O sistema de ajuste se dá por meio de um seletor que fica logo abaixo do apoio da alavanca. São 50 ajustes possíveis por volta, sendo que cada passo altera a distância das mós em 0,01mm. Para fazer o ajuste, é necessário afrouxar um parafuso de ajuste que fica na parte superior e que também faz a fixação da alavanca, colocar o seletor na posição desejada e voltar a apertar o parafuso de fixação. Embora o procedimento todo seja bastante simples e fácil, está longe de ser tão direto e rápido como é o do Bravo Mini, que é dos melhores sistemas que conheço em moedores manuais.

26355166598_99825a9951_b_d.jpg

 

Junto ao corpo do moedor, no local onde se dá a pegada, há uma espécie de gatilho que eles batizaram de "anti-rotational knob", que é uma grande sacada. Ele impede ou dificulta que o moedor gire em falso na mão que o segura. Esse dispositivo, juntamente com o diâmetro do corpo de 50mm, que é bastante confortável, faz com que a força exercida pela mão e punho para segurar o moedor durante a moagem seja relativamente pequena, de forma que a moagem se dá muito naturalmente. Também a alavanca é compensada em relação ao plano de apoio do moedor, de forma que torques estranhos ao plano de giro da alavanca são minimizados na mão que segura o moedor. Ergonomia muito bem pensada.

25356520947_9acc50b3fc_b_d.jpg

 

Segundo o manual, o moedor leva de 30 a 40s pra moer 18g de café pra espresso. Hoje moí 22g pra espresso em 44s e 22g pra V60 em aproximadamente 30s, o que dá pra ter uma idéia da performance de moagem. Não é rápido quanto um grande cônico, mas ao fim das contas é um bom compromisso entre velocidade e facilidade de moagem.

O recipiente coletor de pó é fixado por 4 imãs de neodímio que fazem muito bem o papel de fixar o copo ao corpo do moedor. O único porém em relação ao copo coletor é que no ângulo agudo formado entre a face da base e a seção lateral tendem a reter um pouquinho de pó. A quantidade que tende a se depositar ali é mínima, mas como é uma área de acesso difícil sem uma haste ou algo assim, esse é um pequeno aspecto negativo.

25356554917_1c34dda39f_b_d.jpg

 

Quanto a qualidade de moagem, é um aspecto bastante difícil de mensurar objetivamente. E o aspecto subjetivo é, obviamente, subjetivo e sujeito a toda sorte de viés de quem escreve. O que posso dizer é que fiquei muito bem impressionado. O conjunto de moagem é montado em cima de 4 rolamentos, com base, segundo o manual, no "morse cone principle", o que garantiria boa centralização do conjunto. Anuncia o fabricante que a tolerância do alinhamento é da ordem de 0,02mm, o que é um excelente número na hipótese de isso ser verdade para toda a linha de produção. No ajuste 0, com as mós faceadas, as superfícies não se tocam. Nos testes de coado que fiz, os resultados foram bastante positivos. Quantidade moderada de fines e poucos boulders, o que se refletiu em xícaras com sabores bastante definidos.

 

Por fim, paguei pelo moedor o equivalente a 299 dólares, mais 56 dólares de VAT, pois o produto foi enviado para o interior da Alemanha e um amigo trouxe para mim de lá. Não é um moedor barato, mas o preço está de acordo com produtos de qualidade superior.

Falando em produtos high-end, sei que muitos devem pensar em uma comparação com o Bravo Mini, que seria o mais óbvio moedor manual a ser inserido nessa categoria aqui no Brasil. Todavia, o Gilberto é um grande amigo, e acredito não ter a isenção necessária pra fazer juízo de mérito entre esses moedores, especialmente quanto à qualidade de moagem. Tenho especial interesse no sucesso do Gil, fui um forte incentivador (e vendedor) do Bravo desde o primeiro protótipo, e hoje fico feliz em constatar que é um sucesso. Vou me limitar a opinar acerca da pegada e facilidade de moagem, em que penso que o Kinu leve vantagem. Por outro lado, o sistema de ajuste do Gilberto é muito mais sofisticado que o do Kinu, ficando na frente nesse aspecto.

 

Conforme eu lembrar de um outro aspecto do Kinu M47 que mereça destaque, farei atualizações dessa breve resenha. 

 

RodrigoKS - Terça Expressa

 

  • Curtir 19
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da granulometria. Não contei com exatidão, mas pra 22g em moagem de espresso, ao redor de 100 voltas. Normalmente se mói num ritmo de aproximadamente +2v/s, ao menos no meu caso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse, não gostaria de comentar com base em mera impressão pra não parecer leviano. Meu Bravo Mini nos últimos tempos estava equipado com as mós do Preciso, as quais, a meu ver, geravam uma moagem mais irregular que o Bravo com as mós originais. Limito-me a dizer que o Kinu não produz finos em excesso pra um moedor cônico desse porte. Um sintoma disso é a transparência da bebida, que é muito boa. Porém um aspecto não menos importante é que - ao menos aparentemente - a quantidade de boulders também parece bem controlada, o que com as mós do Preciso instaladas no Mini - friso que não é a configuração original e que o Gilberto apenas instalou tais mós porque pedi - não era tão bom.

Não, nunca tive um Lido. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive a oportunidade de ver o M47 do Rodrigo e gostei bastante. Esse ano devo viajar ao exterior e estou bem tentado em trazer um pra mim, devido principalmente a portabilidade, ergonomia e, obviamente, da qualidade de moagem.

 

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Passando por aqui pra reler o Feedback do Rodrigo e adicionar um pouco do meu.

Bom, primeiro: Na dúvida e pela oportunidade de trazer o KINU, trouxe o M47 Tradicional e o M47 PHOENIX ( Versão lançada depois do incêndio na fabrica deles ). Trouxe os dois apenas para escolher um deles e o outro disponibilizar para venda. 

Ao pegar os dois modelos na mão, já se percebe uma boa diferença de peso. O phoenix pra quem procura portabilidade pode ser até melhor que o M47 que é todo em aço. O Phoenix me parece corpo em aluminio, e as peças que no M47 são plastico e aço, no phonix são só plastico.

No M47 o pote é preso com imãs. No Phonix preso por Oring ( vem um novo de reserva já ),

Sistema de regulagem e interno dos dois modelos são iguais. 

Acabei escolhendo ficar com o M47 tradicional, unicamente por acreditar que o phoenix por ser mais barato ficará mais fácil pra eu vender, mas como disse a alguns amigos. Se não fosse isso eu ficaria com o phoenix tranquilamente, até porque um dos meus objetivos é a portabilidade já que trabalho viajando. ( Já estou pensando porque não trouxe 2 phoenix, mas enfim )

Utilizando o M47 ( O Phoenix está em casa novo sem uso já que por dentro são iguais ). regulagem bem fácil. Basta afrouxas um parafuso em cima e regular milimetricamente. 1,8 voltas para espresso na Aram moídos em 33 segundos ( 20 gramas ). 5 voltas para um coado no arame ( 25 gramas moído bem rápido ).

Granulometria mais grossa muito boa.

Em resumo, o KINU na mão passa a mesma sensação do bravo você sente que é um baita produto e que vai durar muito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Allex, se o novo Mini não estivesse para sair estaria MUITO tentado. Quer dizer, tentado eu já estou, mas estou na espera do Gilberto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A idéia é te animar não desanimar [emoji28][emoji56] Gil disse que sai o Bravito em setembro / outubro e mini no começo do ano que vem. De qualquer forma já estou na fila dos dois!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...