Ir para conteúdo

Moka (Cafeteira Italiana) - Muito pó (borra) no café


Diogo2010

Postagens recomendadas

Boa tarde,

Comprei uma cafeteira italiana (Moka) da Bialetti e estou com um problema. 

Tenho preferência por café bem filtrado, não gosto de sentir a presença do pó na água.

Comprei café do grão Moca e pedi para que fosse moído grosso para a cafeteira italiana, faço o procedimento de extração igual vi em muitos vídeos, mas depois de pronto o café fica bem amargo e com muito pó misturado na bebida (café), o fundo da cafeteira fica grosso de pó depois que tiro o líquido. Já tentei fazer com pouco pó no funil, já tentei deixar ele bem cheio (nessa última o café ficou muito forte, não consegui nem tomar).

É assim que a Moka funciona? Será que o problema pode ser o tipo do grão que comprei? Existe algum filtro especial (tipo de pano ou de papel) para esse tipo de cafeteira? O café de vocês feita na Moka fica com muito pó na bebida?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo você esperar alguns poucos minutos antes de servir a bebida no copo, deixa o café decantar um pouco e não agite antes de passar pro copo. Dessa forma a maior parte de pó vai ficar no fundo da moka e não na xícara. Eu também sou bem sensível aos fines que passam pra bebida, mas fazendo isso costumo ficar satisfeito. Fora isso veja se essa moagem realmente está adequada para uso da Moka, visto que os furos que filtram o café são bem grandinhos, mesmo na Bialetti.

Uma coisa que daria pra testar seria tentar usar um filtro extra (de papel ou malha de aço) em cima do pó, entre o café e o filtro da parte superior da moka, mas toma cuidado pra não explodir tudo!! Alguém já tentou isso?

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo2010 , moka tem uma coisa também, pode ser a minha experiência apenas, mas percebo muita variabilidade "intercafeteiras". Às vezes um "exemplar" é construído melhor que o outro, sei lá. Eu tenho uma moka de 2, uma de 4, uma de 3 e uma de 6 xícaras. Eu tinha antes só de 2, funcionava bem, a de 4 nunca foi lá essas coisas. Depois parou de funcionar direito, e troquei borracha, filtrinho tudo. Sei lá o que deu, razões místicas. Não sei se manuseava algo errado, se batia o filtro e e isso amassou um pouco (não percebo). Sei que ela nunca mais saiu aquele cafezinho com o fio fininho, geralmente sai espirrando tudo, fica grossa.

Mas como eu manuseava essas aí na fase "Pré-CDC" - era um reles gafanhoto sem conhecimento especializado desse forum rs - depois fui dar uma chance à moka de novo, comprei uma de 3 (café só pra mim) e uma de 6 (café para 2 pessoas ou 3), e passei a manusear com mais cuidado. Aí nunca tive problemas, já descrevi no tópico da moka como eu faço. Mas se pegar as de 2 e 4 xícaras que tenho, não vai dar certo. Vai ver a tua é "batizada" também... Ou algum detalhezinho oculto do manuseio prejudica o funcionamento.

Tem que levantar essa lebre, pegar uma outra para fazer de alguém quando tiver uma oportunidade, e ver se rola isso também... Particularmente percebo muita consistência na moka considerando-se a mesma cafeteira (eu sempre consigo cafés parecidos nas minhas agora, pós CdC), mas acho um método com diferenças fortes entre cafeteiras... 

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A não ser que vc peneire o café moído (com as Kruve, por exemplo) ou que  vc tenha um moedor super extra-fodástico, um pouco (BEM pouco) de pó chegar na xícara é normal. Se está indo muito pó significa que a moagem está ruim = irregular e cheio de finas (que é o que passa para a xícara e causa amargor). Por causa da dificuldade em acertar a temperatura no bolo do café, Moka não é fácil acertar por natureza (meu sucesso é da ordem de 70%, talvez 80% usando as Kruve), mas se vc tiver uma moagem ruim o café vai ficar ruim mesmo.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu resolvi moendo para espresso, fica quase sem borra tanto na cafeteira quanto na xícara e a espuma fica bacana, conforme vídeo abaixo.

 

nos meus próximos testes vou tentar moer um pouco mais grosso e bater o filtro pra assentar o pó, pra ver o que acontece (vi um barista famoso fazendo isso no youtube), espero não explodir tudo por aqui. o fininho que faço não chega a acionar a válvula, sempre fico esperto conferindo com o dedo próximo.

 

 

 

 

 

Um “problema” que acontece hoje é o pó ficar assim ao final:

 

6db6ea09cadc59cdcd22a80125b89fed.jpg

 

escrevi “problema” com aspas porque apesar da aparente canalização, o café está saindo limpo e gostoso.

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe: Moka NÃO é máquina de espresso! Se compactar ou usar moagem fina demais a ponto de aumentar muito a pressão interna, há SÉRIO risco da cafeteira explodir! :o

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente pelamor de Deus.... Cuidado com moagens finas na moka. Explode!!!!

Moagens uniformes para moka é necessário um moinho competente. Granulometria entre french e aeropress. Com conscistência. Senão não dá bebida boa..... Amarga

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café torra média+granulometria grossa+reservatório do pó bem cheio para oferecer leve resistência à água+fogo baixo = bebida adequada e saborosa.

Outra coisa....fogo alto e pressão na subida leva fines pra cima

  • Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, JoaoW disse:

O café que faço nas minhas Bialetti não fica não, fica só um pouquinho de nada no fundo, meio grudado, nem vai no gole. Mas é relativo para cada um o que é pouco ou muito, difícil dizer...

@JoaoW, muito obrigado pela dica, pelo que percebi o maior problema está no pó, embora eu tenha pedido pra moer para a Moka ficou muito pó fino no meio. 

22 horas atrás, Vitor Costa disse:

Eu recomendo você esperar alguns poucos minutos antes de servir a bebida no copo, deixa o café decantar um pouco e não agite antes de passar pro copo. Dessa forma a maior parte de pó vai ficar no fundo da moka e não na xícara. Eu também sou bem sensível aos fines que passam pra bebida, mas fazendo isso costumo ficar satisfeito. Fora isso veja se essa moagem realmente está adequada para uso da Moka, visto que os furos que filtram o café são bem grandinhos, mesmo na Bialetti.

Uma coisa que daria pra testar seria tentar usar um filtro extra (de papel ou malha de aço) em cima do pó, entre o café e o filtro da parte superior da moka, mas toma cuidado pra não explodir tudo!! Alguém já tentou isso?

@Vitor, eu estava fazendo isso, esperava o café decantar por um tempo sem ajudar, mas parece que o pó deixa muito amargo. Resolvi o problema filtrando o café com esses filtros comuns de mercado antes de por na xícara, funcionou, o café ficou muito bom. 

21 horas atrás, JoaoW disse:

@Diogo2010 , moka tem uma coisa também, pode ser a minha experiência apenas, mas percebo muita variabilidade "intercafeteiras". Às vezes um "exemplar" é construído melhor que o outro, sei lá. Eu tenho uma moka de 2, uma de 4, uma de 3 e uma de 6 xícaras. Eu tinha antes só de 2, funcionava bem, a de 4 nunca foi lá essas coisas. Depois parou de funcionar direito, e troquei borracha, filtrinho tudo. Sei lá o que deu, razões místicas. Não sei se manuseava algo errado, se batia o filtro e e isso amassou um pouco (não percebo). Sei que ela nunca mais saiu aquele cafezinho com o fio fininho, geralmente sai espirrando tudo, fica grossa.

Mas como eu manuseava essas aí na fase "Pré-CDC" - era um reles gafanhoto sem conhecimento especializado desse forum rs - depois fui dar uma chance à moka de novo, comprei uma de 3 (café só pra mim) e uma de 6 (café para 2 pessoas ou 3), e passei a manusear com mais cuidado. Aí nunca tive problemas, já descrevi no tópico da moka como eu faço. Mas se pegar as de 2 e 4 xícaras que tenho, não vai dar certo. Vai ver a tua é "batizada" também... Ou algum detalhezinho oculto do manuseio prejudica o funcionamento.

Tem que levantar essa lebre, pegar uma outra para fazer de alguém quando tiver uma oportunidade, e ver se rola isso também... Particularmente percebo muita consistência na moka considerando-se a mesma cafeteira (eu sempre consigo cafés parecidos nas minhas agora, pós CdC), mas acho um método com diferenças fortes entre cafeteiras... 

 

A minha é uma de 6 xícaras, ela funciona bem, estou achando que tem muito pó fino no meio do pó que comprei, vi uns vídeos na Internet e umas postagens aqui no fórum e a moagem tem que ser bem mais grossa do que o meu. 

21 horas atrás, LUW disse:

A não ser que vc peneire o café moído (com as Kruve, por exemplo) ou que  vc tenha um moedor super extra-fodástico, um pouco (BEM pouco) de pó chegar na xícara é normal. Se está indo muito pó significa que a moagem está ruim = irregular e cheio de finas (que é o que passa para a xícara e causa amargor). Por causa da dificuldade em acertar a temperatura no bolo do café, Moka não é fácil acertar por natureza (meu sucesso é da ordem de 70%, talvez 80% usando as Kruve), mas se vc tiver uma moagem ruim o café vai ficar ruim mesmo.

@LUW eu penerei o café e ajudou bastante, acho que o problema foi na moagem, ficou muito pó fino no meio do café 

15 horas atrás, Jonas Felipe disse:

eu resolvi moendo para espresso, fica quase sem borra tanto na cafeteira quanto na xícara e a espuma fica bacana, conforme vídeo abaixo.

 

nos meus próximos testes vou tentar moer um pouco mais grosso e bater o filtro pra assentar o pó, pra ver o que acontece (vi um barista famoso fazendo isso no youtube), espero não explodir tudo por aqui. o fininho que faço não chega a acionar a válvula, sempre fico esperto conferindo com o dedo próximo.

 

 

 

 

 

 

Um “problema” que acontece hoje é o pó ficar assim ao final:

 

6db6ea09cadc59cdcd22a80125b89fed.jpg

 

escrevi “problema” com aspas porque apesar da aparente canalização, o café está saindo limpo e gostoso.

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Boa ideia, eu comecei a filtrar com um filtro de mercado antes de por na xícara, dá um trabalho a mais, mas agora o café está exaramen como eu gosto kkk. Acho que  meuproblema foi na moagem do café, que ficou muito pó fino no meio 

13 horas atrás, LUW disse:

Só um detalhe: Moka NÃO é máquina de espresso! Se compactar ou usar moagem fina demais a ponto de aumentar muito a pressão interna, há SÉRIO risco da cafeteira explodir! :o

Dessa eu não sabia :0, mas o meu café está moido grosso, problema é que parece que tem muito pó moido fino no meio, ficou misturado pó grosso e fino 

13 horas atrás, Fogo ruivo disse:

Gente pelamor de Deus.... Cuidado com moagens finas na moka. Explode!!!!

Moagens uniformes para moka é necessário um moinho competente. Granulometria entre french e aeropress. Com conscistência. Senão não dá bebida boa..... Amarga

 

13 horas atrás, Fogo ruivo disse:

Café torra média+granulometria grossa+reservatório do pó bem cheio para oferecer leve resistência à água+fogo baixo = bebida adequada e saborosa.

Outra coisa....fogo alto e pressão na subida leva fines pra cima

A minha bialetti é para 6 xícaras, eu enchi o funil de café uma vez pra testar e o café ficou muito forte, estou gostando da seguinte medida, água até na marca máxima e metade de café no funil. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de encher com o pó todo o reservatório eu tenho minhas dúvidas se é o melhor, pois acho o gosto horrível quando fiz assim. Dizem que tem que encher, mas até agora não testei assim só pela metade, vou testar.
O que fiz para melhorar o gosto foi colocar mais água (diluir) apos tirar o café da moka (coloquei num bule para servir)

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando digo que tem que encher o reservatório de pó é porque todo o reservatório é projetado para a quantidade máxima de água que comporta a parte inferior da Mooca, se o gosto estiver ficando forte basta utilizar uma torra mais clara e aumentar a espessura da granulometria.

É óbvio quê se você for utilizar menos água consequentemente utilizará menos pó, porém deverá ter o cuidado de controlar a chama para que a água não suba muito rápido levando Os Finos desnecessários a bebida

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Diogo2010 disse:

Dessa eu não sabia :0, mas o meu café está moido grosso, problema é que parece que tem muito pó moido fino no meio, ficou misturado pó grosso e fino

Mais um detalhe: não é só moer fino demais que pode causar explosão (EXPLODE mesmo, como panela de pressão!). Se você moer grosso e socar na compactação, vai causar um aumento de pressão as vezes até pior do que moer fino e não compactar. Simplesmente despeje e nivele o pó no funil e pronto, NÃO COMPACTE. E Moka vagabunda, dessas xingue-lingues é ainda mais perigoso do que as boas (= Bialetti, por exemplo) por não ter válvula (eficiente) de segurança na caldeira.

Quanto à proporção de pó × água, esse é outro problema da Moka: não tem como variar muito. De modo geral deve-se encher o funil (sem exageros, deixe uma borda de pelo menos uns 2 mm) e a água tem de ir até NO MÁXIMO a marca interna na caldeira, mas dá para diminuir um pouquinho se necessário. É por isso que tenho duas Bialetti, uma para uma xícara e uma segunda, maior, para duas.

E como dito acima (e por todo o fórum, ad nauseum), moedor é tudo. Fora o grão, é o maior fator variável para se fazer café bom ou ruim. Quanto mais consistente ele for na moagem, melhor poderá ser seu café, de coado no Melittão à espresso à Moka. Com o uso de (boas) peneiras vc até consegue melhorar a consistência da moagem para coados, mas as custas de desperdício de café e tempo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz um novo preparo com minha moka bialetti 6 xícaras, e consegui fazer um café bem gostoso. Moí o mais grosso do moedor (Breville), não compactei, água até a marca, fogo baixo, esperei decantar após ter subido e não veio partículas. O "game changer" acredito que foi a diluição com água daquela quantidade de café (café arabica genérico recém torrado) 21 grs de café. Segundo o BR aprendido do Lisboa, gramas de café x15 de água. A medida de água é 250 ml na cafeteira, então para essa quantidade de pó, o ideal é 315 ml. Adicionei um tanto no "zoiometro" , (no momento não tinha medidor) e ficou muito saboroso, elogiado pelas visitas.

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...