Ir para conteúdo

O Bravo Mini & eu


LUW

Postagens recomendadas

E ele chegou!

Uma obra prima!!!!

Uma obra de arte!!!

Um moedor eterno, lindo, robusto e de altíssimo desempenho!!!!

Me estusiamo em saber que o Brasil tem pessoas como o Gil!!!

Excelente portabilidade e muuuuuuuita praticidade!!!!!

Moedor para competir a nível Mundial!!!!

Não tenho a Aram, mas hj com meu kit (BM e Minipresso) em nosso sítio em meio a família, foram 23 expressos com muita rapidez, repetibilidade e praticidade.

Um moedor único no Brasil!!!!

Quando chegar minha base, parafurarei-a na minha gaveta bate borra de inox, aí então será a obra de arte em meio a Baby e a La Pavoni.

Farei propaganda desse moedor até o fim da vida! ( Minha ou Sua!)

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAGAGAGAGGAGAGAGAHAHAHGAGA

Hj podemos dizer que no mundo da portabilidade de moagem, você está sendo um divisor de águas, ou seja, moagem antes do Gil e moagem pós Gil.

Receba meus cumprimentos pelo marco na história do café brasileiro e meu abraço de gratidão, respeito e admiração pelo seu trabalho e pelo ser humano que és!!!

PARABÉNS!!!!

ebw4Hmm.jpg

  • Curtir 7
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, com a base do BM vc meio que está fazendo concorrência consigo mesmo. Nunca usei o Debut mas me parece que o Mini agora com a base faz o que o Debut faz, não?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando umas "ferias" em SP trouxe o Mini que Gilberto fez para mim !

32204776ld.jpg

32204778xz.jpg

Encomendei para parear com a La Pavoni dourada que tenho em Portugal, e ao mesmo tempo incluir as cores da bandeira do Pais como prenda de reconhecimento e apreço aos amigos que apareçam para tomar um café. Já com o Lido o resultado era ótimo de forma que com o Mini deve ficar igual ou ainda melhor.

Gilberto, com a sua já proverbial eficiência e gentileza, atende aos menores caprichos dos amigos !!! De forma que além de uma peça bonita e original, ao usar vai me trazer as boas lembranças dos caros amigos, o que, como todos sabemos deixa o café ainda mais doce  :)

Inicialmente pensei levar o Pharos, porém desde que o Mini é melhor para coados, com a base a ergonomia é bem superior e ainda considerando que o tamanho do filtro da Pavoni limita as experiencias - o que seria a principal vantagem do Pharos - para mim é um solução ideal.

Até achei um lugarzinho bom na cozinha para poder utilizar por enquanto.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, LUW disse:

Gil, com a base do BM vc meio que está fazendo concorrência consigo mesmo. Nunca usei o Debut mas me parece que o Mini agora com a base faz o que o Debut faz, não?

LUW, vc têm que usar o Debut em algum momento. Eu tenho o Mini com suporte e o Debut, e o Mini fica no armário pois em comparação o Debut é muito mais rápido e confortável.

Abçs, Burny 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tenho os dois e acho o Debut bem superior ao mini, tanto na velocidade da moagem quanto no resultado da xícara final, vale a diferença de preço, agora a vantagem do mini é que ele é mais leve para moer se comparado utilizando a alavanca pequena no Debut, esses dias fiz uma torra e tive que colocar a alavanca maior de tão duro que estava. O mini será utilizado em viagens sem a base que daí sim é ótimo e compacto :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, acho o Debut fodasticamente lindo, mas uma coisa que me atrapalharia um pouco é o tamanho da criatura. Na minha bancada ele ficaria meio grande demais, e não sei se traria uma diferença significativa o suficiente em termos de moagem que justificasse esse problema. Acredito que seja mais preciso que o BM, mas pouca coisa mais. Como falei, se não houvesse o BM acho que eu teria o BD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A principal : bravo mini tem mós Italmill de 40mm enquanto o Bravo debut tem as mesmas mós do Mazzer Robur de 71mm, um moedor que beira os 3000 dólares

 

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me permitam....

Para quem tem ambos....

Tirem 10 espressos.... 5 com o BM e 5 com o BD

Identifique as no fundo da xícara

Embaralhem e provem as cegas

Se acertarem quem é quem, eu acreditarei.

Não creio que o resultado na xícara, entre ambos, seja perceptivel, dada a qualidade de precisão dos dois..... Acredito apenas no conforto.

Mas se acertarem o teste cego, daí passo a acreditar.... :lol:

Em 24/03/2018 at 22:42, Gilberto disse:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Identificar em um teste cego realmente é difícil, pois o resultado se dá através de características diferentes nos diferentes grãos, fiz uns 4 shots comparativos em cada moedor juntamente com meu irmão, com o mesmo tempo de extração, mesmo %br, peso etc, no resultado final na xícara gostamos mais do Debut, saiu um café mais complexo, mais encorpado dando a impressão que o mini puxa mais para um café mais brilhante e ácido, mas isso também pode ser questão de gosto pessoal, eu e meu irmão preferimos o Debut assim como pode ter pessoas que preferem o Mini, ou o Vario e assim por diante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E não é tão simples assim. Para uma comparação justa teria que achar uma xícara ótima em cada moedor e comparar lado a lado algumas vezes, sempre às cegas (ou seja, alguma outra pessoa tem que preparar) , tomar mais de um shot para cada um (pois pode canalizar etc), e se possível, uma amostragem maior de pessoas com o paladar apurado. Depois, com os resultados é aplicado um teste de significância saberíamos se são equivalentes ou se algum deles é melhor.
Mas não precisa de nada disso. É um hobby.
O desenho das mós é diferente, certamente haverá diferença sensorial, mesmo que eventualmente mínima. O hobbista está atrás disso, não raciocina apenas do ponto de vista econômico e relação custo benefício.

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Rogério, mas saber qual moedor fez qual fica um tanto tendencioso..... Não quero aqui polemizar, mas se nesta situação, as cegas, vc e seu irmão gostarem do mesmo café que gostaram, então acredito no teste e na sua preferência pelo BD.....

Mas penso que, para se perceber nuances obscuras de um café na tentativa de descobrir determinado perfil sensorial utilizando-se do desempenho de um moedor, tem que ser feito as cegas

Senão o contrário passa a ser mais preferência do que descoberta.

Nesse sentido que digo..... Se num teste as cegas com dois moedores, mesmo café, mesma torra, mesma razão de extração e tempo e uma equipe de provadores, aí sim acredito na diferença de desempenho.

No meu ramo de atividade, um medicamento testado x placebo, as cegas, se tem o desempenho do medicamento etc...

É só minha opinião...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testes as cegas fazem realmente pouco sentido aqui, pois existem inúmeras combinações de peso no filtro, grau de moagem, grão diferente com graus de torra diferentes, e peso na xícara. O que é importante é pesquisar quais extrações com qual grão os moinhos permitem. Para os meus moinhos fiz isso intensivamente, e cheguei nas conclusões que me permitem aproveitar os moinhos melhor. O Vario com mós de aço p.ex. permite coados e prensas bem melhores do que os meus outros moinhos. O meu Mini tem uma moagem mais homogênea do que o meu Debut para espresso. Assim consigo melhores espressi com torras claras com ele, mas gosto normalmente mais da moagem do Debut para torras clara-médias e médias (escuras não tomo mais). Uma aplicação bem legal do Mini é moagem para cupping, pois permite moagem rápida com o suporte, e sem retenção. O Debut já não serve para cupping, é um moinho bimodal de espresso mesmo. Assim eu descubri passo a passo os pontos fortes e fracos dos meus moinhos, e tb o que não rola. Tenho p.ex. certeza absoluta que preciso de um outro moinho (Peak, EK43 ...) e uma outra máquina (com pressure profiling ou pelo menos alavanca) para fazer espressi verdadeiramente 3a onda de torra clara. 

Quem quer fazer testes as cegas deve fazer, incl. é bem divertido, mas não acho que é o caminho para frente. Se vc quer saber qual é o moinho para vc @Fogo ruivo, pega 2 quilos do seu grão favorito e a sua máquina de espresso e vai testando shot por shot, qual moinho permite chegar mais perto do sabor que vc quer na xícara.

Abçs, Burny 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí burn. Firme?

Entendi e gostei de sua explicação, mas acho que ninguém entendeu o que realmente estou discutindo, ou não me fiz entender.... Mas resumindo, a questão é que para se comparar dois moinhos, é extremamente complexo, onde seja necessário todas as variáveis idênticas e uma equipe.... Estou na visão macro, e todos aqui discutindo na micro, ou seja, na preferência de cada um

...

Mas tranquilo..... Sigamos com o tópico...kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrs, acho que vc tem que me visitar e temos que fazer um “dial-in” do Mini e do Debut para um grão de torra clara e outro de torra média, e vc vai perceber na xícara que não é uma questão académica ou micro, mas que são diferenças claras entre os moinhos.

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gabriel Simões disse:

Burny, o que busca em termos de xícara alguém que possui um Debut e visa adquirir um EK43? Não sei se vejo como um upgrade.

O Debut é um Titan cônico, que entrega moagem bimodal classica para espresso tradicional (p.ex. maquinas E61 sem pressure profiling). Já o EK43, se calibrado corretamente, entrega uma moagem altamente homogênea, por causa das mós planas com pequenos dentes na beirada, que permite em combinação com uma máquina com pressure profiling um espresso bem mais doce e frutado (=EKspresso). Mas já foi offtopic suficiente aqui, ne?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Fogo ruivo disse:

Entendi e gostei de sua explicação, mas acho que ninguém entendeu o que realmente estou discutindo, ou não me fiz entender.... Mas resumindo, a questão é que para se comparar dois moinhos, é extremamente complexo, onde seja necessário todas as variáveis idênticas e uma equipe.... Estou na visão macro, e todos aqui discutindo na micro, ou seja, na preferência de cada um

Pois é, estou lendo bastante "eu prefiro" mas muito pouco "tal moedor produz X% de consistência enquanto o outro produz X-Y%". Aí fica difícil avaliar, e me perdoem, mas se a avaliação é puramente pessoal e não empírica não vejo muito sentido em discutir o mérito pois estamos comparando os gostos de cada um.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, LUW disse:

Pois é, estou lendo bastante "eu prefiro" mas muito pouco "tal moedor produz X% de consistência enquanto o outro produz X-Y%". Aí fica difícil avaliar, e me perdoem, mas se a avaliação é puramente pessoal e não empírica não vejo muito sentido em discutir o mérito pois estamos comparando os gostos de cada um.

Bingo! Era isso que estava tentando dizer.

Grato Luw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se cada um não comparar os dois, lado a lado, nunca irão saber qual preferem... agora que não são iguais (mós) e tbm no resultado final na xícara, isso eu garanto.

Eu sempre estou aberto a experimentar de tudo relacionado a café (equipamentos e grãos) e sem comparar um lado a lado jamais posso afirmar que um é melhor ou igual ao outro principalmente indo para meu gosto pessoal, pois cada um gosta de determinado nuance do café e se pudesse teria mais moedores para poder experimentar e tirar o melhor proveito de cada um, se não fosse assim nem teria comprado o Debut já que o k30 é um titan consagrado inclusive utilizado nos campeonatos mundiais de baristas, apesar da clareza e acidez que os de mós planas proporcionam ainda quis um com as mós do titan Robur cônicas para utilizar em grãos específicos, principalmente os mais escuros.

Provas relacionado a café é algo muito pessoal, um outro ex. que dou, quando fui comprar a ECM IV Profi, tem um tópico no HB comparando com a La Marzocco Linea de 2 ou 3 grupos se não me engano (faz tempo que li o artigo), 5 coffee geeks, fizeram teste cego 3 deles preferiram da LM e outros 2 a ECM. Então sim, para meu gosto pessoal prefiro o Debut e o acho melhor em tudo desde as mós, a rapidez de moagem, a estrutura física dele em que até a alavanca é mais grossa,  maior, a base de sustentação quando você mói o moedor não balança como no mini,  fica completamente fixo, já o Mini eu tbm gosto muito, pela portabilidade em poder levar um excelente moedor em viagens e tbm por trabalhar bem em qualquer variável de granulometria. É apenas opinião de um hobbysta que não tem curso de nada e paladar não tão apurado para ser avaliador em cupping mas que se vira bem desde a torra ao resultado final na xícara :)

 

 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente. O que eu queria saber é se há diferença entre granulometria, temperatura de moagem e formato da partícula produzida, que são variáveis que efetivamente podem alterar o sabor da bebida. Velocidade de moagem não influi na qualidade da bebida, a não ser que seja correlacionada à temperatura - e obviamente moedor com mós maiores será mais rápido.

Mas por enquanto me parece que estamos apenas discutindo preferências pessoais e não fatores empíricos quantificáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geometria das mós e velocidade de moagem correlacionam-se com formato e distribuição das partículas de pó, que é um dos fatores que mais influi na extração do café. Se alguém consegue ou não distinguir sensorialmente essa diferença na xícara não significa que ela não exista. Pode ocorrer que ela seja muito sutil, que a pessoa não seja experiente o suficiente pra perceber ou, tratando-se de espresso, bebida bandida, que a técnica e equipamentos do barista sejam inconsistentes a ponto de não permitir qualquer conclusão. 

Agora, se alguém aqui diz que não nota qualquer diferença e outro diz que nota com facilidade, não vejo necessariamente incongruência. E que a sugestão mental faz diferença, isso faz mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...