Ir para conteúdo

Porque café comum espuma mais no expresso ?


Postagens recomendadas

Será que é por ser o robusta o café comum e o gourmet ser o arábica ?

Ou será por causa da moagem já que o café comum já vem moído e o meu é triturado por mim em meu triturador Cousinart ?

Alguém já passou por essa experiência ?

Estava pensando em comprar um Hario Skerton mas li em um tópico aqui do fórum que ele ou deixa fino demais o pó ou grosso demais.

Também li em um blog que o robusta faz muito mais espuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive aqui refletindo com as experiências que tive e me parece que o problema é mesmo o triturador que uso.

Esse moedor da Tramontina, o Breville, é moedor mesmo ou apenas mais um triturador ?

Acho que ele tem lâminas cônicas mas elas são em aço e não em cerâmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café comum tem muito Robusta e sim por isso faz mais crema. O moinho com certeza ajuda no Arábica. O moinho da brevile não é de facas, é um moinho de verdade e o pessoal tem usado bastante para espresso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Allexlimaa2 disse:

Café comum tem muito Robusta e sim por isso faz mais crema. O moinho com certeza ajuda no Arábica. O moinho da brevile não é de facas, é um moinho de verdade e o pessoal tem usado bastante para espresso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Alex, acho que vou te corrigir, mas me faltam materiais pra isso, hehe 

Por incrível que pareça, muitos dos cafés de supermercado são 100% arábica, só não são gourmet, ficando entre 40 e 70 pontos (ou 49-70, preciso confirmar depois) 

Hoje o robusta é fortemente usado pela indústria na fabricação de café solúvel e seus outros produtos (capuccino industrializado, algumas cápsulas, etc) e muitas vezes (pra não dizer geralmente) toda a produção nacional vai pra isso. Ano passado, devido a baixa produção do mesmo, o governo autorizou a importação de Robusta pra suprir a demanda da indústria nacional. 

Alguém me corrige nobque estiver incorreto, por favor

P. S. : Reza a lenda,  entre alguns produtores baianos,  de que uma das marcas de café mais populares, e baratas do estado, compra um caminhão de milho pra cada caminhão de café pro "blend" da marca 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Fernando. É que fui muito genérico mesmo. Bom, com a cotação do robusta dos últimos 2 anos realmente imagino que isso ocorra mesmo. Sobre cafés da indústria, se você ver cada " resto" de café que vejo meus parentes vendendo por 200 reais o saco,penso que até seria crime alguém consumir isso. E sobre o milho sei que acontece porque o milho torrado é uma base sem sabor. Enfim.... Sobre a pergunta do amigo, pode ser robusta sim, Mac também pode não ser rsrs fato que torra mais escura que é o normal em café comum também ajuda na crema né.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/02/2018 at 05:47, Henrique - RJ disse:

Será que é por ser o robusta o café comum e o gourmet ser o arábica ?

Ou será por causa da moagem já que o café comum já vem moído e o meu é triturado por mim em meu triturador Cousinart ?

Alguém já passou por essa experiência ?

Estava pensando em comprar um Hario Skerton mas li em um tópico aqui do fórum que ele ou deixa fino demais o pó ou grosso demais.

Também li em um blog que o robusta faz muito mais espuma.

Tem que ver a data de torra e ponto de torra. Torras claras e velhas produzem pouca crema mas, duvido muito que um café mastigado num cuisinart de lâminas dificilmente entregará uma moagem e extração consistente 

Em caso de dúvida, teste com um café recém torrado (1-2 dias de torra). Nesse período, a quantidade de crema no espresso e o blooming em coados é surreal 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fernando - 1268 Café disse:

Tem que ver a data de torra e ponto de torra. Torras claras e velhas produzem pouca crema mas, duvido muito que um café mastigado num cuisinart de lâminas dificilmente entregará uma moagem e extração consistente 

Em caso de dúvida, teste com um café recém torrado (1-2 dias de torra). Nesse período, a quantidade de crema no espresso e o blooming em coados é surreal 

 

Mas pagar quase 2 mil em um moedor como o da Tramontina não dá.

Dinheiro não cai do céu feito chuva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas pagar quase 2 mil em um moedor como o da Tramontina não dá.
Dinheiro não cai do céu feito chuva.
É a vida. Não querendo te desanimar mas, café, por mais que consigamos reduzir custos, é um hobby caro, bem caro, e que exige muito tempo e dedicação do hobbysta

No fórum tá cheio de hacks e estudos sobre moinhos excelentes com baixo custo, mas que exigem perícia de quem opera. Eventualmente tem algun nemox a venda aqui nos classificados



Enviado de meu G3116 usando Tapatalk

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Fernando - 1268 Café disse:

É a vida. Não querendo te desanimar mas, café, por mais que consigamos reduzir custos, é um hobby caro, bem caro, e que exige muito tempo e dedicação do hobbysta

No fórum tá cheio de hacks e estudos sobre moinhos excelentes com baixo custo, mas que exigem perícia de quem opera. Eventualmente tem algun nemox a venda aqui nos classificados



Enviado de meu G3116 usando Tapatalk
 

Quase comprei um Hario por menos de 300 mas desisti depois de ler que não havia precisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Quase comprei um Hario por menos de 300 mas desisti depois de ler que não havia precisão.

Melhor pegar um porlex falso no aliexpress por 30 reais e esperar 3 meses. Dá pra hackear ele e deixá-lo fixo numa moagem só, o que melhora muito a precisão

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fernando - 1268 Café disse:

Melhor pegar um porlex falso no aliexpress por 30 reais e esperar 3 meses. Dá pra hackear ele e deixá-lo fixo numa moagem só, o que melhora muito a precisão

Pois é, você disse tudo, é um hobby muito caro e eu não sabia disso.

Vou me conformar com o que consegui até aqui já que os expressos que tiro não costumam ser ruins.

É que fico com vontade de obter sempre aquele expresso com sabor de chocolate ou outros especiais que ás vezes consigo mas só ás vezes e eu queria sempre.

Pelo menos já consegui um nível de qualidade maior em relação ao café comum que hoje o sinto bem agressivo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ouvi boatos que algum Prezunic aqui do Rio estava vendendo um moedor manual genérico por 30 reais, em loja física isso. Se você achar pode comprar, por mais vagabundo que esse moedor possa ser, ele custa só 30 reais e já deve ser melhor que um de lâmina. E isso possivelmente já vai melhorar o seu dia a dia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um desses. Como faz essa manha?

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Eu botei uma contra rosca, que você encontra em qualquer casa de autopeças pra travar a mó, e pinguei uma gota de super bonder vagabundo pra ela não sair do lugar, hehe

Enviado de meu G3116 usando Tapatalk

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Vitor Costa disse:

Ouvi boatos que algum Prezunic aqui do Rio estava vendendo um moedor manual genérico por 30 reais, em loja física isso. Se você achar pode comprar, por mais vagabundo que esse moedor possa ser, ele custa só 30 reais e já deve ser melhor que um de lâmina. E isso possivelmente já vai melhorar o seu dia a dia.

Deve ser algum Prezunic da zona sul do Rio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Mas pagar quase 2 mil em um moedor como o da Tramontina não dá.

Dinheiro não cai do céu feito chuva.

Não quero desvirtuar o tópico, mas também já notei que café de supermercado produz uma falsa crema (espuma) bem mais saliente aos olhos que um café de alta qualidade moído na hora.

Sobre o moinho, vou resumir ao colega a dar uma pesquisada aqui no fórum mesmo sobre os Moinhos Botini (Mimoso) que são manuais, eficientes e de baixo custo (menos de 200 BRL). Sou o feliz proprietário de um, recomendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, soul105 disse:

Não quero desvirtuar o tópico, mas também já notei que café de supermercado produz uma falsa crema (espuma) bem mais saliente aos olhos que um café de alta qualidade moído na hora.

Sobre o moinho, vou resumir ao colega a dar uma pesquisada aqui no fórum mesmo sobre os Moinhos Botini (Mimoso) que são manuais, eficientes e de baixo custo (menos de 200 BRL). Sou o feliz proprietário de um, recomendo!

É este aqui ?

https://m.extra.com.br/#/produto/7954440/detalhe?sku=11482922

Dá pra regular a granolometria do pó de café nele ?

Queria comprar em uma loja e não pela internet aqui no Rio.

Esse moedor não é outro tipo de triturador que produz o mesmo resultado que o meu com o uso de lâminas  ?

Estive pesquisando e vi um em um vídeo que ele possui como mó uma lâmina cônica. Em outro vídeo a mó era um jogo de rodas dentadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ é esse mesmo.

O resultado que ele vai te proporcionar é infinitamente superior a um moedor de laminas, não há comparação justa. Tem um tópico só para este tipo de moinho, lá vai ter imagens e ótimos reviews. Mas sim, definitivamente recomendo nesta faixa de preço este moedor manual!

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, soul105 disse:

@Henrique - RJ é esse mesmo.

O resultado que ele vai te proporcionar é infinitamente superior a um moedor de laminas, não há comparação justa. Tem um tópico só para este tipo de moinho, lá vai ter imagens e ótimos reviews. Mas sim, definitivamente recomendo nesta faixa de preço este moedor manual!

Acabei de comprar esse Botini B03 por R$104.07 no site das Lojas Americanas já com frete.

Eu vi esse tópico que me deu mais segurança na escolha desse moedor principalmente pelo vídeo do @Fogo ruivo

Te agradeço pela dica, só espero que eu consiga obter cafés saborosos com crema de verdade como no vídeo sem desperdiçar pó.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...