Ir para conteúdo

Quem usa o mimoso ?


Henrique - RJ

Postagens recomendadas

https://m.extra.com.br/#/produto/7954440/detalhe?sku=11482922

Dá pra regular a granolometria do pó de café nele ?

Queria comprar em uma loja e não pela internet aqui no Rio.

Esse moedor não é outro tipo de triturador que produz o mesmo resultado que o meu com o uso de lâminas  ?

Estive pesquisando e vi um em um vídeo que ele possui como mó uma lâmina cônica. Em outro vídeo a mó era um jogo de rodas dentadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que vc quer saber de mimoso , botini e etc,  esta aqui.

http://forum.clubedocafe.net/topic/344-moinhos-tipo-mimoso/

Quanto a achar coisa de café no Rio é  ruim hein , tenta no mercadão de Madureira. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, carlos eduardo disse:

O que vc quer saber de mimoso , botini e etc,  esta aqui.

http://forum.clubedocafe.net/topic/344-moinhos-tipo-mimoso/

Quanto a achar coisa de café no Rio é  ruim hein , tenta no mercadão de Madureira. :lol:

Vi o vídeo do @Fogo ruivo logo na primeira página desse tópico e pelo jeito pra mim serve já que posso regular o pó.

Agora encontrar ele aqui no Rio é que quero ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique.... Aqui em Minas tem muitos. Mimoso de bancada. Posso achar um pra vc. Serve para qualquer método, mas não com precisão. Mas pelo preço e desempenho vale demais.

Mó cônica que mói de granulometrias entre cascalho e talco

Após muitos anos já mudei meus moinhos mas tenho ele como xodó.

Farei um vídeo novo pra vcs

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando apenas que não são mós cônicas, pelo menos não as mesmas mós cônicas dos moedores mais modernos, cuja alimentação se dá pela gravidade em sentido transversal ao do plano das mós. No caso dos moinhos do tipo Spong, como o Mimoso, o café entra e sai no mesmo sentido do plano dos discos cônicos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só achei caro esse preço que paguei que foi maior que o do meu triturador atual, o Cuisinart, que já o tenho há mais de 6 anos.

Deve ser o maldito custo-brasil ( metade talvez seja só de impostos para o maldito Estado torrar no que não deve como sempre faz ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como comparar a fabricação desses moinhos, que deve ser quase artesanal e até que envolve uma quantidade razoável de metal, com um apetrecho chinês feito em escala enorme em condições provavelmente questionáveis.

De qualquer maneira o imposto, mesmo que em alíquotas diferentes, está em ambos produtos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imposto tem em todo lugar do mundo,  o problema é o retorno em educação , saude , segurança entre outras coisas ,  para quem mora no Rio então .

Vc procurou direito , na mesma americanas com frete  de 9,90 sai por 83,80 .

https://www.americanas.com.br/produto/11949466/moedor-moinho-de-cafe-b03-botini-botimetal?WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_ep_todas_geral_gmv&gclid=CjwKCAiAz-7UBRBAEiwAVrz-9Vj402xU7C1JBF3hnPQF2wC07pYuUt7-gDGp1hjzWH5zutF5tdYEShoCbfIQAvD_BwE&opn=YSMESP&sellerId=9179057000174

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, se não me engano o mimoso não é fabricado a anos. Só é possível encontrar apenas em antiquários, e fazendas ou casas de quem o usava. Ele é feito de ferro bruto polido e não de ferro fundido e poroso como os de hj. O meu é um pequeno que originalmente moia pimenta. O meu é número 2 e hj faz parte da decoração do meu cantinho. Por vezes o uso em momentos nostálgicos.

Mas repito... O mimoso é competente para todos os métodos.... Digamos satisfatório.

Outros não conheço.

Aprovo o mimoso.

Farei mais vídeos pra vcs.

O mimoso é de mó cônica horizontal de ferro polido.

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

3 horas atrás, Fogo ruivo disse:

Gente, se não me engano o mimoso não é fabricado a anos. Só é possível encontrar apenas em antiquários, e fazendas ou casas de quem o usava. Ele é feito de ferro bruto polido e não de ferro fundido e poroso como os de hj. O meu é um pequeno que originalmente moia pimenta. O meu é número 2 e hj faz parte da decoração do meu cantinho. Por vezes o uso em momentos nostálgicos.

Mas repito... O mimoso é competente para todos os métodos.... Digamos satisfatório.

Outros não conheço.

Aprovo o mimoso.

Farei mais vídeos pra vcs.

O mimoso é de mó cônica horizontal de ferro polido.

Abraços

 

3 horas atrás, carlos eduardo disse:

 

2 horas atrás, Fogo ruivo disse:

Exato Carlos! Muito bom moinho. Nem sabia que continuaram fabricando

 

Mas @Fogo ruivo o mimoso desse link é de ferro fundido poroso como informa no site e não de ferro bruto como o seu antigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Henrique..... Antigamente as coisas eram feitas diferentes. O meu deve ter uns 30 anos..... Liso como panela de alumínio. Pode ser que para baratear estão dessa forma.... Mas não sei.... É preciso testar

Às vezes é fundido mas trabalhado

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Fogo ruivo disse:

Gente, se não me engano o mimoso não é fabricado a anos. Só é possível encontrar apenas em antiquários, e fazendas ou casas de quem o usava. Ele é feito de ferro bruto polido e não de ferro fundido e poroso como os de hj. O meu é um pequeno que originalmente moia pimenta. O meu é número 2 e hj faz parte da decoração do meu cantinho. Por vezes o uso em momentos nostálgicos.

Mas repito... O mimoso é competente para todos os métodos.... Digamos satisfatório.

Outros não conheço.

Aprovo o mimoso.

Farei mais vídeos pra vcs.

O mimoso é de mó cônica horizontal de ferro polido.

Abraços

Como é a consistência para coados? Será que chega perto do Encore?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses moedores costumam trabalhar com folga nos pontos de apoio. Duvido que faça muita diferença o acabamento das mós, se fundido, polido ou o que for, para a moagem. Existem outros fabricantes nacionais, como a Botini.

As mós não ficam no plano vertical não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc se deu ao trabalho de ver a vista explodida dos dois , são virtualmente idênticos.

Fica tranquilo , com certeza vai melhorar muito o seu café.

http://www.grupobotini.com.br/galeria/manual/1018b5a7c9.pdf

http://www.lojamimoso.com.br/produtos/moinhos-de-cafe-002/moinho-de-cafe-no-3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

Se esse mimoso que comprei não der o resultado que vocês afirmaram eu vou ficar na bronca.

Depois vão me chamar de troll ...

Expectação gera frustrativa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Rodrigoks disse:

Esses moedores costumam trabalhar com folga nos pontos de apoio. Duvido que faça muita diferença o acabamento das mós, se fundido, polido ou o que for, para a moagem. Existem outros fabricantes nacionais, como a Botini.

As mós não ficam no plano vertical não?

Rodrigo, o mimoso em particular quase não tem folgas. Tem moagem satisfatória para um moedor eterno de 100 pilas.

A mó fica deitada no plano horizontal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O plano da mó é o de giro, correto? E folga, tem ou não tem. Até poderia se especular que em algum grau qualquer moedor tem, seria questão de ter instrumento com resolução pra medir. Agora se vc percebe a folga com os sentidos, é porque tem e não é pouca.

 

E não estou fazendo juízo de valor sobre o moedor, não. Só comentando uma caracteristica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim claro.... Concordo plenamente contigo.

O mimoso possui sim folga visual.

Não é um moedor para se fazer curvas sensoriais.... Que fique bem claro isso pra galera.

Ele apenas cumpre seu papel de moer café nas mais diversas granulometrias

Basicamente.

Se for considerar a base da mó, então sim... É vertical.

Pessoal, por ser um moedor com mos acima de 60 mm, barato, prático e durável é uma ótima opção para quem não é exigente ou entusiasta com a bebida como nós.

Saudações

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Fogo ruivo disse:

Pessoal, por ser um moedor com mos acima de 60 mm, barato, prático e durável é uma ótima opção para quem não é exigente ou entusiasta com a bebida como nós.

Diria que se compara a qual moedor que geralmente usamos?

Nunca usei, queria apenas ter uma ideia do desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Permitam me apenas discordar do Léo..... Ele é infinitamente melhor que um Cadence ou qualquer outro de lâminas. Tanto na granulometria quanto na praticidade. Tem pouca retenção e dificilmente precisa de manutenção.

Ele tem uma estabilidade de moagem devido sua regulagem stepless.

Luw..... Se assemelha aos moradores antigos de mós planas.... Os mais antigos mesmo.

Mas garanto.... Ele consegue moer fino o suficiente para extrair um espresso em 30 segundos em qualquer máquina de Espresso. Desde Aram até prosumer, pois produz Fines o suficiente para oferecer a resistência à pressão, agora quanto ao sabor da bebida cada um que queira ter esse moedor terá de encontrar a posição que lhe agrada bem como o nível de torra que mais agradará o seu paladar.

O que é legal desse moedor é que por ser bruto demais ele produz qualquer granulometria em qualquer nível de torra.

Espero ter esclarecido sobre ele

 

Saudações

 

 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...