Ir para conteúdo

Que moedores vocês estão usando?


riozebratubo

Postagens recomendadas

Olá, pessoal.

Que moedores vocês estão usando nas casas de vocês e em viagens? Moedores diferentes para coados e espresso? Moedores específicos para alguma coisa?

Com esse tópico, queria estimular uma discussão mais abrangente que cada tópico de moedor. Se já existir um tópico desses, não achei, por favor juntem!

Também queria usar as respostas pra ampliar essa lista:

https://www.cafepedia.com.br/wiki/Lista_de_moedores_de_café_automáticos

Ah! O meu. Atualmente uso o Bravo Mini e estou muito feliz com ele. Antes dele usava o Lido E, e ainda uso alternadamente pra ver se dá resultados diferentes. Parece que o Lido me dá mais fines. Tenho também o Tramontina Express que estou testando, mas não estou gostando tanto quando achei que ia. O controle, apesar de ter um mostrador digital, é mecânico, e tenho achado difícil voltar pro mesmo setting. Tem dado resultados muito piores na aeropress em modo shot do que o Lido e o Bravo.

Abraço!

EDIT

Uso o Bravo Mini pra shots na aeropress e pra coados v60 e Melitta. O Lido uso de vez em quando só pra variar. O Tramontina também. Os passos de ajuste do Bravo Mini são mais finos (menores em deslocamento das mós) do que do Lido, então é até difícil voltar a usar o Lido. Uma coisa que o Lido tem ajudado é a aumentar o tempo no v60 num tamanho de moagem parecido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso um Bravo Debut para tudo (espresso à french press). Estou bem satisfeito (indo bem ate mesmo na French Press, com poucos fines) e não tenho planos de comprar um outro moedor,  a não ser um portátil para levar em viagens (bravo mini?) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, riozebratubo disse:

O Bravo Mini não é tão portátil por causa do peso: 1,6kg. Queria muito que fosse mais leve, ia ser um moedor só pra tudo no meu caso.

Pois é, viajei agora com o bravo mini na mochila, e em todos os embarques tive que abrir a mochila pra explicar que é um moedor pois ele é bem robusto, então não pretendo mais viajar com ele, apenas uso em casa ou quando viajar de carro.
 

Além do Bravo Mini, tenho o Tramontina Breville. Eu não gostava muito do Breville para os métodos coados, então basicamente tenho usado o Bravo Mini praticamente para tudo (o espresso com ele imoral kkk). Agora quando vou fazer algo na Aeropress, utilizo o método do @Lisboa Santos, aí uso o Breville (pra não aposentá-lo) moendo mais fino que espresso (#10 com ajuste interno #5), o resultado é muito bom.

Estou pensando em comprar um Hario Mini para viagens, pois é levinho, de plástico...

Então:

Espresso: Bravo Mini

Aeropress: Breville (para não aposentar kkk)

V60: Bravo Mini

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso o Handground para quando preciso moer mais fino (moka ou coador de pano) ou quando tenho que fazer mais de 15g, pois é mais confortável e rápido que o Hario Slim que tenho. Mas para fazer 200ml de aeropress ou uma xícara de 200 ml no V60, vou de Hario mesmo, com moagem média.

Estou bem satisfeito com meus moedores, para meu uso suprem perfeitamente. O Handground tem uma consistência ok e é melhor de girar, o Hario é bom para uma dose menor com moagem um pouco mais grossa quando quero algo rápido de manhã, de olho na chaleira etc., porque é bem levinho.

EDIT: Especificando, então: moka, coador de pano, método Lisboa, cuccumella, prensa francesa / café por infusão, V60 com quantidades maiores de café: Handground. V60 para uma xícara só e aeropress: Hario Slim. Não faço espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espresso: EK43, às vezes com as coffee burrs originais, outras com as SSP TiCN. Essas permitem trabalhar numa faixa de moagem bem mais ampla pra espresso que as originais, é bem interessante. Às vezes, pra ter um perfil diferente, mas cads vez mais raramente, OE Pharos.

Filtrados: Kinu M47 e EK43. As mós originais são ótimas pra esse fim. AS SSP tem gente que diz que são melhores, mas estou achando mais difícil achar a moagem correta pra coado. Ainda estou testando e aprendendo o melhor uso dela. O Kinu M47 tem surpreendido, moagem muito regular pra filtrados. A bebida sai bastante definida com facilidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, JoaoW disse:

Uso o Handground para quando preciso moer mais fino (moka ou coador de pano) ou quando tenho que fazer mais de 15g, pois é mais confortável e rápido que o Hario Slim que tenho. (...)

Oi, João. Você acha que o handground é melhor que o hario mini em consistência? É uma curiosidade que eu sempre tive. Outra é: ele dança na bancada enquanto você gira? Tem que apertar forte em cima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kitchenaid (versão “burr grinder”) para todos os métodos, menos espresso, que não tomo em casa. O negócio é um trator, pesadão, todo de metal e vidro, quase nada de plástico. Melhorou meus cafés em 200% comparado ao Porlex Mini que usava antes.

Uma dica pra quem tem interesse nesse modelo é calibra-lo pra espresso, mesmo se for fazer coados (incluindo FP). A configuração padrão dele é péssima, está matando o produto, com uma porção de reviews negativos por aí de quem não calibrou direito...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Kleomar Carneiro disse:

Estou interessado nesse Sette, pode me dizer onde comprou e quanto custou?

Comprei com o Alexandre da café espresso Brasil.

Vc pode ver também na Pasquali máquinas antiga Libermac se eles já tem Sette a venda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui uso o Breville p espresso é aeropress! P mim esse moedor é perfeito! Mudou meus shots! Antes tinha só o hario mini...agora só uso ele nas viagens p aeropress e minipresso... muito satisfeito com meu set

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, riozebratubo disse:

Oi, João. Você acha que o handground é melhor que o hario mini em consistência? É uma curiosidade que eu sempre tive. Outra é: ele dança na bancada enquanto você gira? Tem que apertar forte em cima?

E aí @riozebratubo , acho que para a faixa de moagens médias sim, é melhor em consistência. Ali para coados, aeropress, etc. achei ele bem superior, fica tudo igualzinho mesmo. E pelo reservatório do pó ser de vidro, não rola aquela estática com o pó grudado, sai fácil. Para as moagens mais finas acho que o Mini é bem consistente até, e vai mais fino que o Handground, pelo menos o meu; o Handground tive que calibrar botando umas arruelas que a fabricante já manda junto, para ficar mais fino, e acho que não daria para espresso. Como eu fico na moka, beleza. E também acho muito chato moer fino no Mini, no Handground é mais de boa.

Porém, para quem deseja moer bem grossão, para prensa francesa por exemplo, o Handground é meia boca na consistência. Estive dando umas testadas esses dias e realmente é cada um de um tamanho rs. Então isso fica uma limitação.

A parte da bancada acho boa, ele tem uma borracha que gruda no balcão, então é apertar em cima com firmeza, mas se a borracha "pega", fica bem legal (ao menos para minhas referências) para moer até rápido, e é confortável porque a direção é vertical (roda gigante rs) diferente do Mini. E essa borracha aí, quando não estiver grudando, é só desgrudar, enxaguar com água morna e deixar secar "ao natural" e botar de novo, que ela fica boa novamente.

Então resumindo, para fazer café para mais gente, ou para moer mais fino, eu gosto do Handground. Mas ele é relativamente grande, muita coisa de vidro, pesado, tem que dar uma manipulada com cuidado (para não esbarrar, para deixar fora do alcance do meu filho de 2 anos, etc; na real uma vez derrubei a tampa dele no tampo de vidro da minha mesa e rachou!), então quando é aquela xícara isolada com moagem média ("12-13 cliques" no Mini) só pra mim mesmo, vou no Mini que resolve.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante:

_ MD40 Para coados no 103 -  60 gramas.

_ SKERTON para french press 20 gramas.

_ BRAVO MINI para espressos 20 gramas.

Mas por pura preguiça, porque o certo seria usar o Bravo mini para tudo visto que a qualidade de moagem não tem comparação.

OBS> para viagens não vejo problema nenhum em carregar o Bravo mini, tenho uma mochila aonde levo as coisas de café, a Aram com a base e o mini de boas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde gente fina, tenho um Bravo Debut, um Baratza e um Porlex.

Então, sempre uso o Bravão, fora as exceções, três a quatro vezes por semana. Eventualmente para o espresso uso o Debut, a regra é mais ou Forté e lá em casa o dia a dia sempre é o Bravo Debut para FP, AP e Clever.

Estou usando o Baratza Forté AP quando tenho pressa (e não me organizei antes para usar o Bravo Debut) principalmente se o Debut estiver regulado para outro método.

Para as poucas viagens que levo café e AP ou FP é o Porlex grande que vai na mala - aliás desistir de fazer Moka com o Porlex, demora pacas para moer uns 35-40 Gr.!

Então é em primeiro o Bravo Debut, depois o Forté e raríssimamente o Porlex.

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encore para filtrados e espresso. Kyocera CM-50 para viagens.

Alex, você não acha o Skerton muito ruim pra moagem grossa, não? Pergunto porque ele é o mesmo produto do meu Kyocera, e pra fino é ótimo, mas para moagens médias pra cima... já era.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cankblunt Veja, eu faço FP bem grosso mesmo sabe, mas sim tem uma quantidade considerável de fines, mas sabe eu gosto em geral tiro cafés quase enjoativos de tão doces. Quando quero uma bebida mais precisa, ou mais limpa aí moô 23 gramas e penero e dá tudo certo. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=9032]cankblunt[/mention] Veja, eu faço FP bem grosso mesmo sabe, mas sim tem uma quantidade considerável de fines, mas sabe eu gosto em geral tiro cafés quase enjoativos de tão doces. Quando quero uma bebida mais precisa, ou mais limpa aí moô 23 gramas e penero e dá tudo certo. [emoji4]
Alex, eu tenho um md40 também. Esse bem grosso que você faz no skerton para FP, saberia me dizer qual step seria no md40?

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...