Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
flaviowolff

Saeco Via Veneto antiga - ressuscitando

Recommended Posts

flaviowolff    0

Boa tarde a todos!

Sou iniciante no mundo das máquinas de café, pois acabei de ganhar uma máquina Saeco Via Veneto que estava parada havia muitos e muitos anos. O antigo dono comprou ela de um antiquário, e nunca usou.

É este modelo: saeco-porta-filtro-com-kit-cafe-sache-pphoemia-e-via-veneto-D_NQ_NP_20929-MLB20200087266_112014-F.jpg.1667daf6137ada9d005237835c28dd9a.jpg

Liguei a máquina e ela funcionou normalmente. Porém, a água saiu bastante turva e com vários resíduos brancos que acredito ser calcário. Pesquisando internet afora, vi que preciso fazer o "descaling" com um produto descalcificante próprio, que já adquiri, e também o "backflush", caso minha máquina seja de solenóide de 3 vias.

Minha dúvida é: minha máquina é do tipo que precisa do backflush? Se sim, há como improvisar algum bloqueio de fluxo que não seja pelo portafiltro cego? Eu não tenho nada além do filtro normal, foi perdido o portafiltro cego. Será que se eu improvisasse uma vedação na saída de água, daria para fazer normalmente? Por fim, esse backflush deve ser feito com algum produto químico? Qual?

Muito obrigado a todos desde já!!

Flávio

carlos eduardo    6,113

Ela não faz backflush , não tem solenoide..

Da uma olhada na placa de identificação e veja se tem :

"Sin013CX" modelo com caldeira de inox.

"Sin013CL" modelo com caldeira de aluminio.

Se for de inox , pode fazer descalcificação sem problema , mas se for de alumínio tenha em mente que cada descalcificação ataca o alumínio.

• Like 1

flaviowolff    0
3 horas atrás, carlos eduardo disse:

Ela não faz backflush , não tem solenoide..

Da uma olhada na placa de identificação e veja se tem :

"Sin013CX" modelo com caldeira de inox.

"Sin013CL" modelo com caldeira de aluminio.

Se for de inox , pode fazer descalcificação sem problema , mas se for de alumínio tenha em mente que cada descalcificação ataca o alumínio.

Carlos Eduardo, obrigado pela resposta.

A identificação é SIN010AL. Nesse caso, pelo menos uma decalcificação para retirar esse excesso de calcário é necessária, correto? Depois é bom fazer de quanto em quanto tempo? Se um dia ela parar de funcionar, parto pra outra, mas preciso fazer café limpo heheh.

Pela etiqueta, a fabricação é 08/2010. Pelo design e botões, achava que era mais antiga.

Obrigado mais uma vez

Fogo ruivo    744

Flávio

Ja tive uma via Veneto.

Faça o seguinte.

Dilua uma solução contendo 1/3 de vinagre de álcool e 2/3 de água

Encha o reservatório.

Tire um flushs após a máquina atingir a temperatura de operação

Espere 10 minutos para que a solução faça efeito dentro do boiler.

Após faça flushs intercalados com 20 segundos de duração cada.

Depois passe água limpa repetindo o mesmo procedimento

Obs: faça tudo sem a tela do grupo.

Ou seja, remova-a antes

Abraços

Em tempo: verás que a água sairá abarrotada de pedrinhas. Se persistir faça tudo com ácido cítrico na proporção de uma colher de sopa por litro dágua

Isso tudo que eu disse deverá resolver

• Like 1

carlos eduardo    6,113

Uma vez a máquina descalcificada , use água filtrada de filtro de qualidade ou água mineral , a água na região  sudeste é "muito mole" ,   acredito que nunca mais vc vai  precisar fazer outra descalcificação. 

A sin 010 não é a via veneto , mas o modelo gran crema.

Essa da foto .

Nao que faça muita diferença pois internamente são praticamente iguais.

images?q=tbn:ANd9GcTpd7xO0amoIFYs7EDv2r4

• Like 1

flaviowolff    0
12 horas atrás, carlos eduardo disse:

Uma vez a máquina descalcificada , use água filtrada de filtro de qualidade ou água mineral , a água na região  sudeste é "muito mole" ,   acredito que nunca mais vc vai  precisar fazer outra descalcificação. 

A sin 010 não é a via veneto , mas o modelo gran crema.

Essa da foto .

Nao que faça muita diferença pois internamente são praticamente iguais.

images?q=tbn:ANd9GcTpd7xO0amoIFYs7EDv2r4

Na caixa e na máquina está escrito Via Veneto! Curioso.

Obrigado pela dica, pessoal. Então o vinagre substitui o produto decalcificante no meu caso? Vou tentar. Acham que vale a pena abrir e limpar internamente? Minha máquina também não tem esse envólucro de plástico na vareta de espuma. Está só o metal. Será que prejudica muito?

carlos eduardo    6,113

Discordo do Fogo , não acho uma boa ideia usar vinagre ou mesmo ácido cítrico se existe uma solução "Não Gambiarra" que seria o liquido descalcificante saeco ou similar.

Nao tenho nada contra gambiarra , mas só se for a ultima opção.

O que eu faria se tivesse uma máquina com 8 anos e  origem desconhecida , compraria na saeco as juntas e orings e desmontaria ela toda , abriria a caldeira e veria o nivel de incrustacao para avaliar a necessidade de descalcificaçao.

Mas isso é  muito pessoal se vc não  tem o hábito de "fuçar" , mexer , desmontar e consertar ( as vezes quebrando mais :D) , aí não,  abra a carcaça e veja o estado geral da maquina , faça uma limpeza superficial e pronto.

E sempre bom abrir a máquina usada pois vc pode ter surpresas.

Nos EUA 40% das máquinas de espresso comerciais tem infestação  de baratas.

http://www.worldofbuzz.com/40-commercial-coffee-machines-reportedly-infested-cockroaches/

• Like 1

flaviowolff    0

Tentei a solução do Fogo, mas parece que não resolveu. Apesar de menos, os shots ainda estão saindo com pedrinhas brancas no fundo do copo. Acho que vou tentar o ácido cítrico em pó e, se nao der certo, comprar a solução da saeco.