Ir para conteúdo

Maquina doméstica faema do brasil


Postagens recomendadas

Navegando pelas internets da vida me deparei com um anuncio de uma maquina aparentemente nacional com cerca de 40  anos,

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-974715102-maquina-de-cafe-faema-_JM

pelas fotos parece ser bem robusta internamente, pena que a fabrica não progrediu neste segmento, a pergunta é, alguém já viu ou usou uma dessas ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca vi essa Faema. Duas coisas básicas: se a bomba bombeia o suficiente e se a resistência aquece o suficiente. Duas coisas que podem "funcionar" porém longe de ser a contento. O cachimbo não é padrão pelo jeito. Vi que ele ofereceu por 600 reais. Nem por esse valor eu pegaria.

 

Meus R$0,02 na prosa.

e a observação da caldeira é válida também. Alias nem tinha reparado na caldeira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São modelos diferentes sim, dessa do anúncio eu nunca tinha visto. A semelhança é a marca e creio que a construção. O portafiltro e a bandeja são idênticos. Creio que a caldeira da minha seja maior, só vou ter certeza quando puder abrir. http://www.olx.com.br/vi/456124245.htm

Ela é a mini dessa máquina..a construção dessa do ML e essa mini Faema tem semelhanças, ainda que não sejam exatamente a mesma coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de começar a limpar ela. Me surpreendeu a conficao, está excelente. A máquina é de 1989, tem número de série acima do 2000, voltagem 110v. O portafiltro é curioso... é bem pesado, de boa qualidade, porém minúsculo. O diâmetro eh 49 ou 50 cm, não tenho certeza. Tem reservatório pra 2 litros.

Condição*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ulka é  bem antigo década de 80 , descontinuada faz tempo , consegue identificar o modelo ?

Tem uma solenoide Robertshaw drenando para a bandeja , não tem OPV.

Nessa época a Farma fazia para uso residencial os modelos Amica e Family , mas tinham as carcaças de plástico.

Igual a essa nunca vi.

Os filtros da amica e  Family eram de 53mm

O filtro de 51mm era da faemina manual que parou de produzir nos anos 70

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou tirar mais fotos de tudo...como eu disse, é uma maquininha curiosa..sem vaporizador, tudo nela é pesado. O portafiltro tem cerca de 350 gramas com o filtro, ele está com o cromo perfeito. O grupo tbm, brilhando. É engraçado esse portafiltro pequeninho com cabo minúsculo hehehe. Vou tirar fotos da tag dela..diz a voltagem, o número de série e o ano 1989. Faema do Brasil, algo sobre São Paulo. Daqui a pouco eu posto. Essas faemina e amica são gringas..tem uma amica incompleta e detonada por 30 reais no ML.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como sempre uma surpresa. Limpinha, botei pra funcionar. Ligou, esquentou, apertei pra passar água, a bomba vibra baixinho e não sai água. Como dá prime numa máquina que não tem vaporizador? Vou virando ela de cabeça pra baixo, em todas as posições? Tô aqui pensando no que pode estar acontecendo..como o barulho da bomba está bem baixinho, pode ser que esteja danificada? Qual diagnóstico vocês arriscam pra esse sintoma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconteceu isso com minha ECM faz alguns meses , no meu caso foi a bobina .

Desconecta uma mangueira e veja se está saindo água.

Se for bobina é  uma bomba nova.

Se não estiver saindo água com pressão,  desmonta a bomba , por ser muito velha , pode ter uma mola quebrada , limo e etc.

Mas se estiver com as partes ok , é  bobina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://imgur.com/a/zu7Xj

Botei algumas fotos..vou começar a trabalhar nela. Só notei que havia um fio precisando ser refeito. Todo o resto parece estar em perfeito estado. Acredito que essa máquina tenha sido relativamente pouco usada e bem guardada. A única coisa de plástico nela é a bandeja. Esse fio cortado serve pra dizer se a temperatura está ok? Eu não entendi 100%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mexi em um monte de coisa..verifiquei praticamente tudo e ela voltou a expurgar água e principalmente vapor.. ainda não entendi bem o que está acontecendo. Amanhã eu verifico novamente.

Detalhe: não está passando água todas vezes..eu ainda não entendi o que faz com que a caldeira volte a encher..só ouço o barulho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...