Ir para conteúdo

Mas o que me dizem quanto ao coado ?


Postagens recomendadas

13 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Costumo usar 4g de pó para 20 ou 30ml de extração

Tem certeza que é 4g? Não é 14g? 4g não dá nem pra tampar o fundo do filtro, kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Luis Paulo disse:

Tem certeza que é 4g? Não é 14g? 4g não dá nem pra tampar o fundo do filtro, kkkk

Eu não tenho balança de precisão ( já até andei perguntando aqui no fórum qual a capacidade dos filtros ou peneirinhas mas ninguém deu importância ao tópico de pobre ).

São duas peneirinhas da Mondial-C08, uma para 1 cup e outra para 2 cups. Ultimamente tenho usado a de 1 cup e acho que ela leva no máximo 5g mas não sei com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, carlos eduardo disse:

Ótimos preços!

A primeira eu tenho, é bem boa e bem portátil pra viagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, carlos eduardo disse:

Não quero comprar balança porque vai ficar encostada em pouco tempo.

Ninguém aqui chegou a pesar o pó de café nesses filtros dessa maquina ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa primeira balança é tao barata que quando comprei a do segundo anúncio pedi para vendedor criar novo anuncio incluindo a outra pra nao pagar frete.

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Não quero comprar balança porque vai ficar encostada em pouco tempo.
Ninguém aqui chegou a pesar o pó de café nesses filtros dessa maquina ?
Como ficar encostada cara? Começa a usar para melhorar as extrações.

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, EduardoAlemao disse:

Essa primeira balança é tao barata que quando comprei a do segundo anúncio pedi para vendedor criar novo anuncio incluindo a outra pra nao pagar frete.

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
 

Como ficar encostada cara? Começa a usar para melhorar as extrações.

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
 

Acho que as extrações não vão melhorar com a balança já que dependem mais de bom senso.

Mas acho que você usa uma Mondial-C08 e poderia ver pra mim qual a capacidade máxima desses filtros dela como tem balança ?

Achei uma dessas balanças chinesas bem pequenas em uma loja aqui perto que pesava frações do grama mas estava uns 50 ou 60 reais faz tempo. Não a quis comprar porque previ que iria usar poucas vezes mais por curiosidade.

Mesmo se eu quisesse comprar a balança não a compraria pelos sites por causa dos famigerados Correios que como sabem, comprei um moedor mimoso e ele está parado há mais de uma semana em algum depósito aqui do Rio ( parece que o antro de comunistas dos Correios é aqui no Rio, cambada de vagabundos, já que em São Paulo o trâmite foi rápido ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que matei a charada com uma simples seringa que tenho aqui para recarga de cartuchos de impressora.

Se para cada ml de água houver uma correspondência para cada grama de pó de café, então o filtro pequeno tem capacidade para quase 20g de pó de café ou 20ml de água.

Então eu costumo usar cerca de 17g de pó de café para cada expresso de 20 ou 30 ml.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que matei a charada com uma simples seringa que tenho aqui para recarga de cartuchos de impressora.
Se para cada ml de água houver uma correspondência para cada grama de pó de café, então o filtro pequeno tem capacidade para quase 20g de pó de café ou 20ml de água.
Então eu costumo usar cerca de 17g de pó de café para cada expresso de 20 ou 30 ml.
cara, compra uma balança.

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Ou vai em um mercado e pesa na balança das frutas

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  • Curtir 2
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Burny disse:

Uma pena que o Leo Moço não posta mais no CdC. Gostaria de ouvir a opinião dele sobre esse tópico :lol:

RI ALTO AQUI :lol::lol::lol::lol:

Henrique, larga de frescuras e compra uma balança de precisão logo. 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, sugestão que acho que vais curtir, é muito prática: pega o café e moi tudo de uma vez (tritura, como dizes), aí já resolve esse negócio. Depois não precisa de balança não mermão, vai na base do número de colheres de sopa "cheias", "rasas" etc. que tá limpo. Teu cafezinho vai ficar da hora, um espresso superencorpado!

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Acho que matei a charada com uma simples seringa que tenho aqui para recarga de cartuchos de impressora.

Se para cada ml de água houver uma correspondência para cada grama de pó de café, então o filtro pequeno tem capacidade para quase 20g de pó de café ou 20ml de água.

Então eu costumo usar cerca de 17g de pó de café para cada expresso de 20 ou 30 ml.

Não. Nem a pau.

Tá usando o filtro pequeno ou o grande?

Pelo que me lembro a colher medidora que vem junto da 7 gramas (depende de outros fatores tb)

Uma dúvida: em quantos segundos tu ta extraindo esse café de 20 ml?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Eu não tenho balança de precisão ( já até andei perguntando aqui no fórum qual a capacidade dos filtros ou peneirinhas mas ninguém deu importância ao tópico de pobre ).

São duas peneirinhas da Mondial-C08, uma para 1 cup e outra para 2 cups. Ultimamente tenho usado a de 1 cup e acho que ela leva no máximo 5g mas não sei com certeza.

Ow @Henrique - RJ, acho que os meus filtros são iguais aos teus. O 1 cup se você encher até em cima (sem compactar ainda) dá uns 7g ou 8g. Já o 2 cups cabe 14g fácil, eu acho cheguei a colocar 16g (mas ficou topado por cima mesmo compactado, não ficou legal). Depois eu comprei um de 20g (que cabe até 22g se compactar bem). Mas eu uso mais o 2 cups com 14g.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, tencelcal disse:

Ow @Henrique - RJ, acho que os meus filtros são iguais aos teus. O 1 cup se você encher até em cima (sem compactar ainda) dá uns 7g ou 8g. Já o 2 cups cabe 14g fácil, eu acho cheguei a colocar 16g (mas ficou topado por cima mesmo compactado, não ficou legal). Depois eu comprei um de 20g (que cabe até 22g se compactar bem). Mas eu uso mais o 2 cups com 14g.

Mas sua máquina é uma dessas Mondial-C08 baratas também ?

Você pesou na balança ?

57 minutos atrás, JoaoW disse:

Henrique é um mago que encanta o pessoal com a escrita, não é possível. Ou então a ironia do pessoal é muito sofisticada, não estou conseguindo perceber rs

São duvidas que tenho e é pra isso também que existe este fórum, certo  ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Freddy disse:

Não. Nem a pau.

Tá usando o filtro pequeno ou o grande?

Pelo que me lembro a colher medidora que vem junto da 7 gramas (depende de outros fatores tb)

Uma dúvida: em quantos segundos tu ta extraindo esse café de 20 ml?

Não cheguei a contar o tempo mas é bem rápido e fica bom ( acho que está levando uns 10 segundos ).

Só ainda não sei se é um ristretto ou normale mas isso não me importa muito ( daí é que deu assunto para a balança compra não compra ).

O que quero é garantir um café espresso de qualidade pois os grãos parecem bons.

Pelo menos estão melhores que os meus coados no melitão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São duvidas que tenho e é pra isso também que existe este fórum, certo  ?
Eu não tenho essa mondial, tenho uma DeLonghi de entrada, ec220 se não me engano, e é 7 gramas o simples e o duplo 14, e acho que é padrão dessas máquinas simples (diâmetro do porta filtro é 51mm)

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rafael Wagner disse:

Eu não tenho essa mondial, tenho uma DeLonghi de entrada, ec220 se não me engano, e é 7 gramas o simples e o duplo 14, e acho que é padrão dessas máquinas simples (diâmetro do porta filtro é 51mm)

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk
 

No manual dessa máquina não diz a capacidade dos filtros:

http://img.submarino.com.br/manuais/111629936.pdf

Você pesou na balança ?

É por isso que eu havia dito que uso uns 4 gramas para cada 20ml de espresso. Se a capacidade máxima desse filtro pequeno for de 7g então devo estar usando uns 5g e não 4g para cada espresso de 20ml.

Será que meu espresso é um ristretto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No manual dessa máquina não diz a capacidade dos filtros:
http://img.submarino.com.br/manuais/111629936.pdf
Você pesou na balança ?
É por isso que eu havia dito que uso uns 4 gramas para cada 20ml de espresso. Se a capacidade máxima desse filtro pequeno for de 7g então devo estar usando uns 5g e não 4g para cada espresso de 20ml.
Será que meu espresso é um ristretto ?
Sim pesei. Cara, compre a balança baratinha, tenho uma igual que comprei uns 4 anos atrás. Ficou um tempo parada, mas hj em dia uso quando vou torrar café

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Burny disse:

Uma pena que o Leo Moço não posta mais no CdC. Gostaria de ouvir a opinião dele sobre esse tópico :lol:

Hahahahahah!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Rafael Wagner disse:

Sim pesei. Cara, compre a balança baratinha, tenho uma igual que comprei uns 4 anos atrás. Ficou um tempo parada, mas hj em dia uso quando vou torrar café

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk
 

Mas ainda não vejo necessidade de ter balança ainda pra mais sabendo de você a capacidade desses filtros.

Neste site tem a receita para um espresso ristretto : http://www.delonghi.com/en-gb/products/coffee/recipes/coffee-drinks/ristretto

Espresso glass
7g Freshly Ground Coffee
Aim for 15 seconds extraction time, to deliver 20-25ml
Sugar to taste
 
 
Acho que os meus espressos devem ser do tipo " normale " ou " luongo " porque venho usando 6g de pó e extraindo 25ml em 6 ou 7 segundos.
 
O " ristretto " deve ser o café forte né ?
 
Mas o meu está bem encorpado para o meu gosto só que quase não sai crema.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/03/2018 at 04:51, Henrique - RJ disse:

Acho que as extrações não vão melhorar com a balança já que dependem mais de bom senso.

Tem toda razão.

  • Curtir 2
  • Agradeço 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Henrique - RJ disse:

venho usando 6g de pó e extraindo 25ml em 6 ou 7 segundos.

Experimenta uma moagem mais fina, que permita aumentar o tempo de extração dos mesmos 25ml. Vai mudar o gosto, veja se lhe apetece.

Experimenta usar o filtro maior e tire dois expressos de 25ml, vai levar o dobro do tempo. Vai mudar o gosto, veja se lhe apetece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Freddy disse:

Experimenta uma moagem mais fina, que permita aumentar o tempo de extração dos mesmos 25ml. Vai mudar o gosto, veja se lhe apetece.

Experimenta usar o filtro maior e tire dois expressos de 25ml, vai levar o dobro do tempo. Vai mudar o gosto, veja se lhe apetece.

Não dá para afinar mais o pó que causa entupimento na extração e o espresso sai extremamente forte e desagradável.

Aliás, basta eu por mais um grama que o espresso já sai forte ou talvez como chamam de ristretto e o tempo de extração dobra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se entope, não sai nada. Logo, não será possível experimentar o café (não saiu nada).

Normalmente se extrai um expresso em 30 segundos.

Com 6 ou 7 segundos de extração a bebida resultante provavelmente será sub extraída e com elevada acidez.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...