Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Boa tarde pessoal! Esse é meu primeiro post no fórum, mas eu e minha esposa acompanhamos a movimentação por aqui há mais de um ano, quando decidimos abrir uma cafeteria no interior de São Paulo.

Já li todos os posts obrigatórios para novos usuários mas de antemão já "peço perdão pelo vacilo" pois como usuário novo posso cometer gafes.

Entonces, vamos lá. Estamos montando uma cafeteria de porte médio e, lendo as opiniões aqui do site, vamos começar com uma máquina de 2 grupos, alugada por pelo menos um ano (depois avaliaremos se compensa comprar). Estamos cogitando locar uma máquina da Italian Coffee, mais especificamente da marca VFA, e gostaríamos de saber qual a opinião de vocês sobre a VFA Veneto, VFA Modena e/ou VFA Royalle (pesquisei no fórum mas não encontrei postagens/opiniões sobre tais máquinas).

Alguém conhece qualquer um destes modelos e poderia conceder seus dois tostões sobre o uso, extração, dificuldades ou qualquer outra opinião?

Desde já muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Harry, já tivemos uma Royalle de três grupos no café do meu pai, ela é muito parruda, com grupos E61, show de bola, após um ano acabamos por comprar uma outra máquina menor e assim sair do aluguel, pegamos Torino Due automática da Márcia aqui do forum, a Torino é ótima, e nos atende muito bem, além do que economizou bastante energia em relação a Royalle por ter uma caldeira menor (se não me engano de 8 litros) e ser de dois grupos.

Vai da quantidade de cafés mesmo, no nosso caso, ainda é um café pequeno, conseguimos tirar até três cafés simultâneos com vaporização usando a Torino que ela aguenta de boa o tranco, ela também esquenta rápido, em questão de 10 minutos já está pronta pra uso, a Royalle demorava mais do que isso devido a caldera ser maior.

Vai do uso mesmo, se espera um movimento intenso com mais de dois baristas ao mesmo tempo na máquina vale a pena uma Royalle de três grupos, agora do contrário uma de dois grupos atende bem, seja ela a Royalle ou uma outra VFA qualquer, no caso a Royalle é manual, com grupo e61 e alavanca pra acionamento, dá uma olhada pra ver se não compensa pegar uma automática com doses programadas, porque se o fluxo for intenso, te alivia de ter que controlar o shot.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, muito obrigado pela resposta.

Vamos ter apenas um barista operando (eu ou minha esposa - ambos fizemos cursos jr. e sr. de barista no Coffee Lab) por isso optamos por cotar máquinas com 2 grupos. 

Confesso que eu tinha um pouco de receio em pegar uma maquina automática, pois no curso aprendemos a extrair o café de forma "não automática", mas faz todo o sentido pegar uma automática (bem regulada) pra reduzir as possibilidades de algo dar errado.

Vou pedir à Italian Coffee mais dados sobre os outros modelos da VFA para comparar com as informações que você passou e atualizo a postagem para o caso de novos usuários terem as mesmas dúvidas que eu :)

 

Valeu Marcão!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Harry, eu compraria uma de dois grupos usada parcelada pelo ML ou OLX

Ninguém merece pagar 600 paus de aluguel.

Olx tem várias vfa italian coffee usada e semi nova a venda. Em um ano ela tá paga

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por um tempo cogitamos comprar uma, mesmo que usada, mas decidimos por começar alugando (por causa da assistência técnica embutida no contrato). Se após um certo período tivermos mais confiança e conhecimento quanto a detecção/resolução de problemas, vamos comprar com certeza!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Harry,

Não cometa esse deslize.

Essas máquinas são parrudas e quase nunca te deixam na mão! Vai por mim!

Assistência tem aos montes e vc paga particular o que estragar, SE estragar.

Essas máquinas são monstras!!!!!

Vc vai economizar muito e vai lembrar de mim

Me liga que trocamos ideia

34 999371222

Abraços

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Harry disse:

Vamos ter apenas um barista operando (eu ou minha esposa - ambos fizemos cursos jr. e sr. de barista no Coffee Lab) por isso optamos por cotar máquinas com 2 grupos. 

Confesso que eu tinha um pouco de receio em pegar uma maquina automática, pois no curso aprendemos a extrair o café de forma "não automática", mas faz todo o sentido pegar uma automática (bem regulada) pra reduzir as possibilidades de algo dar errado.

 

Na verdade... Não sei como é o curso do Coffee Lab, mas sei que eles usam La Marzocco na operação e acho que tinham uma NS Appia lá em cima, confere?

Detalhe importante desses grupos clones do E61 é que em cada máquina de marca diferente, dependendo da configuração do termossifão, restritores e injetores, tem um protocolo de expurgo e recuperação, que terá que testar, dominar, pra então ensinar o barista. A questão do automático (medição do volume) é o menos complexo de usar (ou não usar).

Márcio.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo Ruivo, obrigado pela dica, mas vamos assumir os riscos/custos do aluguel por enquanto. Qualquer coisa procuro você e os demais amigos do fórum para negociações :D

Marcio (Carneiro), Os cursos ministrados nas salas superiores eram (não sei se ainda são) em NS's sim, pelo que me recordo. Mas também tiramos café na LM que atende o público no salão :)  Bom, com todas estas variáveis de configuração vou ter que escolher a máquina com melhor aluguel/benefício e só então buscar maiores informações sobre como regular da maneira ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Harry, acho que posso te ajudar, apesar do meu cadastro ser novo, acompanho o clube já faz um tempo, e tenho conhecimento sobre essas maquinas no geral

VFA Veneto, VFA Modena, VFA Royalle

Basicamente, a diferença delas está na carcaça e nos grupos, bomba, resistência, controle de pressão da caldeira, são iguais

Se não me engano, apenas a Royale tem acionamento manual, usando o grupo com alavanca

Veneto e Modena são os modelos com dosagem automatica, usando grupo VFA com eletrovalvula

As com mais eletronica embarcada tem mais peças para dar problema, mas na hora da correria, ajuda uma maquina com doses reguladas, já que você pode fazer outra coisa enquanto o café está sendo extraido

Mas em relação a manutenção, as vezes fica anos sem precisar de nada alem de uma revisão das guarnições

 

Se você tiver alguma duvida, talvez possa te ajudar, só perguntar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...