Ir para conteúdo

Indicação de Torrador


Postagens recomendadas

Olá pessoal!

Pelo q tenho lido, esse assunto de torra doméstica, é uma grande paixão aqui no fórum. Eu estou apenas iniciando nessa nova etapa e me surgiram algumas dúvidas que gostaria de sanar antes de comprar meu aparelho.

Vi que o conteúdo e as discussões aqui são muito vastas, então me desculpem a preguiça, mas para poupar horas de leitura, gostaria antes de algum direcionamento. 

A questão é a seguintes, estava pensando em comprar uma máquina, a Fresh Roast SR500, porém li que era “uma boa máquina de início” e eu gostaria de comprar uma que suprice os requisitos necessários para ser um bom equipamento, e não tivesse limitações ou não apresentasse o resultado esperado. 

Poderiam me dar algumas sugestões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!
Pelo q tenho lido, esse assunto de torra doméstica, é uma grande paixão aqui no fórum. Eu estou apenas iniciando nessa nova etapa e me surgiram algumas dúvidas que gostaria de sanar antes de comprar meu aparelho.
Vi que o conteúdo e as discussões aqui são muito vastas, então me desculpem a preguiça, mas para poupar horas de leitura, gostaria antes de algum direcionamento. 
A questão é a seguintes, estava pensando em comprar uma máquina, a Fresh Roast SR500, porém li que era “uma boa máquina de início” e eu gostaria de comprar uma que suprice os requisitos necessários para ser um bom equipamento, e não tivesse limitações ou não apresentasse o resultado esperado. 
Poderiam me dar algumas sugestões?
Olá, td bem? Pelo visto vc nunca torrou, estou certo?
Eu comecei com uma pipoqueira elétrica, a fim de ver se não seria somente uma "onda" e que logo mais poderia deixar de lado. No meu caso fui tomando gosto pela coisa, e fui comprando mais equipamentos, e o mais recente foi o SR700. Não posso falar de outros melhores que ele, até porque são bem mais caros, mas quem sabe ainda consiga "subir de nível" nesse sentido hehe.
Só te digo uma coisa, se for pra ter um FreshRoast, pegue o SR700. O nível dele é muito superior que o 500, no sentido da programação da torra em computador. A não ser que vc não queira de jeito nenhum fazer assim e vá usar só o modo manual, daí pode ir de 500 mesmo.
Programar a torra e repetir a mesma instrução outras vezes (repetibilidade) é algo muito bom.
No mais, se tiver dinheiro sobrando, o meu sonho de consumo (brasileiro) é o torrador do Guilherme Torres, mas para um mero hobby, está (ainda) fora do meu orçamento.

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Gilberto Matiotti E Fernanda Schena disse:

... e eu gostaria de comprar uma que suprice os requisitos necessários para ser um bom equipamento, e não tivesse limitações ...

Poderiam me dar algumas sugestões?

Até um Probatino tem limitações. O jeito é começar com a torra doméstica com equipamentos simples (bolinha, pipoqueira...) para ver se vc tem interesse e fazer upgrades de acordo com os recursos disponíveis.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Gilberto Matiotti E Fernanda Schena disse:

Olá pessoal!

Pelo q tenho lido, esse assunto de torra doméstica, é uma grande paixão aqui no fórum. Eu estou apenas iniciando nessa nova etapa e me surgiram algumas dúvidas que gostaria de sanar antes de comprar meu aparelho.

Vi que o conteúdo e as discussões aqui são muito vastas, então me desculpem a preguiça, mas para poupar horas de leitura, gostaria antes de algum direcionamento. 

A questão é a seguintes, estava pensando em comprar uma máquina, a Fresh Roast SR500, porém li que era “uma boa máquina de início” e eu gostaria de comprar uma que suprice os requisitos necessários para ser um bom equipamento, e não tivesse limitações ou não apresentasse o resultado esperado. 

Poderiam me dar algumas sugestões?

Existem muitas variáveis nessa decisão...como vc não deixou claro alguns aspectos, vamo lá mesmo assim...Baixo investimento eu iria no SR700 satisfaz até bem....mas c pode investir mais eu iria no Torrador do Guilherme Torres...existem outros tbm claro...um behmor por exemplo vai muito bem tbm...outro dia tinha alguém vendendo aqui no fórum um behmor, achei o preço bom.... não sei c já vendeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei ontem um SR700, upgrade do SR500. Quando chegar te dou feedback @Gilberto Matiotti E Fernanda Schena.

Alias segui dicas do nosso amigo aqui @Rafael Wagner e meu conterraneo @Fogo ruivo!!!!

Bora la!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Diogo Beraldo disse:

Existem muitas variáveis nessa decisão...como vc não deixou claro alguns aspectos, vamo lá mesmo assim...Baixo investimento eu iria no SR700 satisfaz até bem....mas c pode investir mais eu iria no Torrador do Guilherme Torres...existem outros tbm claro...um behmor por exemplo vai muito bem tbm...outro dia tinha alguém vendendo aqui no fórum um behmor, achei o preço bom.... não sei c já vendeu

Ok. Então o Behmor produz um resultado melhor que o SR700? Vale a diferença de preço de 170 dólares para 370 dólares? Quanto estaria custando o do Guilherme Torres?

alguma outra sugestão?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Burny disse:

Até um Probatino tem limitações. O jeito é começar com a torra doméstica com equipamentos simples (bolinha, pipoqueira...) para ver se vc tem interesse e fazer upgrades de acordo com os recursos disponíveis.

Minha dúvida seria se usando uma pipoqueira por exemplo seria possível obter um bom resultado, ou seja, o café ficar bom ou se há muito risco de errar na torra.

Em questão de sabor há muita diferença entre o café torrado em uma pipoqueira ou em uma máquina dessas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Rafael Wagner disse:

Olá, td bem? Pelo visto vc nunca torrou, estou certo?
Eu comecei com uma pipoqueira elétrica, a fim de ver se não seria somente uma "onda" e que logo mais poderia deixar de lado. No meu caso fui tomando gosto pela coisa, e fui comprando mais equipamentos, e o mais recente foi o SR700. Não posso falar de outros melhores que ele, até porque são bem mais caros, mas quem sabe ainda consiga "subir de nível" nesse sentido hehe.
Só te digo uma coisa, se for pra ter um FreshRoast, pegue o SR700. O nível dele é muito superior que o 500, no sentido da programação da torra em computador. A não ser que vc não queira de jeito nenhum fazer assim e vá usar só o modo manual, daí pode ir de 500 mesmo.
Programar a torra e repetir a mesma instrução outras vezes (repetibilidade) é algo muito bom.
No mais, se tiver dinheiro sobrando, o meu sonho de consumo (brasileiro) é o torrador do Guilherme Torres, mas para um mero hobby, está (ainda) fora do meu orçamento.

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk
 

Estou pensado em investir de uma vez em algo q supra as necessidades para ter um bom resultado. 

Quando comprei uma maquina de espresso, primeiro fui em uma mais barata, mas q não produzia um resultado muito bom, depois fiz um upgrade mas ainda não estou muito contente... Então estou pensando em comprar algo q mesmo custando um pouco a mais do q eu gostaria de gastar não precise de upgrades.

gostaria de gastar uns 200 dólares... mas até 500 acho q da pra chegar...

alguma sugestão nessa faixa de preço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi na internet o behmor 5400 1600 plus por 370 dólares na Amazon 

 

https://www.amazon.com/Behmor-5400-Customizable-Coffee-Roaster/dp/B00PKEZ3M6

 

é um bom equipamento?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/03/2018 at 18:40, Gilberto Matiotti E Fernanda Schena disse:
Vi na internet o behmor 5400 1600 plus por 370 dólares na Amazon 
 
https://www.amazon.com/Behmor-5400-Customizable-Coffee-Roaster/dp/B00PKEZ3M6
 
é um bom equipamento?
 

Dizem ser um equipamento bem robusto, poucas reclamações eu já vi falarem. A vantagem do SR700 é a ligação ao PC, pois o Behmor tem somente umas pré programações ou o modo manual. Eu nunca usei, mas tem uma amigo que frequenta o fórum que comprou no fim do ano, o @Maycon Mesquita. Talvez ele possa falar melhor aqui

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo q tenho lido, em uma faixa de preço de até 600 dólares, as principais torradoras são a freshroast, Behmor, gene e Nesco.

Certo!? Quais delas seriam a melhor numa relação custo benefício (a gene custa quase o dobro da Behmor), quais garantem um bom resultado logo no início?

pergunto isso porque gostaria de comprar algo que não demorasse meses até eu conseguir um bom resultado e desperdiçando tempo e café... se isso é possível!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito da dica do Burny de começar pequeno com as coisas mais básicas e ir investindo conforme a necessidade for surgindo. Eu iria de pipoqueira a ar, que é simples de usar e barato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
  • 2 weeks later...
Em ‎23‎/‎03‎/‎2018 at 18:40, Gilberto Matiotti E Fernanda Schena disse:

Vi na internet o behmor 5400 1600 plus por 370 dólares na Amazon 

https://www.amazon.com/Behmor-5400-Customizable-Coffee-Roaster/dp/B00PKEZ3M6

é um bom equipamento?

Putz, o preço do Behmor está bom, comprei por um pouco mais que isso - se bem que teve frete <_<. Hoje eu acho o que o @Rafael Wagner falou de conexão com PC/Tablet tipo essencial, tem gente que usa pipoqueira há anos e anos e gosta, está na terceira, quarta pipoqueira.

Conexão te dá mais controle e condições de ver o que mudar na próxima ou tentar repetir o mesmo esquema, gera gráficos, medições automáticas com curto espaço de tempo; mas o Behmor é bacana que só, durável, bem projetado e "está para sair" uma versão nova, "conectada" há anos. Hoje tenho um STC, do Guilherme.

Se for de Behmor ou qualquer outro torrador importado - correios, etc. - lembre que frete e imposto encarecem muito. Fuja da Fedex, que cobra o imposto e uma taxa de despachante realmente alta e da DHL se puder, eles tem cobranças menos caras. O ideal seria trazer direto dos states, lembrando que parece não haver Behmor 220V sem ser na Austrália.

Não conheço o SR 700, cogitei comprar dele na época que pesquisei descartei por alguma das funções ou capacidade (mas acabei ficando na dupla Gene x Behmor), mas quando viajei não havia como entregar a tempo então nem gastei mais fósforo com o assunto, fiquei de Behmor, quem conhece os dois poderá dizer que são bem bacanas. 

No fundo eu se fosse você listaria o que o torrador tem que ter de obrigatório e começaria riscando os que não têm. Enfim, difícil decidir sem ler um monte. Aqui no CDC tem pipoqueira que dá pau em Ferrari ...

No site dos SRs tem as diferenças. 

Abraços e boa pesquisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. 

Gostaria de dar um update. Comprei um Behmor e estou usando-o há uma semana.

Uma informação importante é q comprei 220v. Acho q isso pode ser interessante para alguns. No site da marca e em algumas lojas eles não recomendavam o uso de transformador então persisti em procurar o 220v. 

O que fiz foi pedir informações diretamente para a Behmor e eles me indicaram o site “Chocolate Alchemy”. Um site sobre a confecção de chocolate em casa. Eles usam o forno para a torra do cacau. E aparentemente são a única loja nos EUA q vendem 220v. O preço é o mesmo de outras lojas, como a Amazon. Agora não me recordo se entregam para o Brasil, mas o q fiz foi mandar para a empresa US Closer, cujo serviço já utilizei diversas vezes e nunca tive problema. 

Da US  Closer para a minha casa mandei junto com o Behmor mais alguns produtos para aproveitar o frete  Declarei como custando 45 dólares o forno para pagar menos impostos. Ao todo minha casa teve o valor declarado de 105 dólares e fui taxado com o valor correspondente. Demorou menos de 30 dias para chegar em casa. Paguei o imposto online pelo “id Correios”.

O tipo de tomada é similar a Argentina  acho q é o mesmo da Inglaterra tb. Por sorte eu já tinha um adaptador de um produto eletrônico q comprei na Argentina  

agora é só pegar o jeito nas torras.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/08/2018 at 18:24, Gilberto Matiotti E Fernanda Schena disse:

Olá pessoal. 

Gostaria de dar um update. Comprei um Behmor e estou usando-o há uma semana.

Uma informação importante é q comprei 220v. Acho q isso pode ser interessante para alguns. No site da marca e em algumas lojas eles não recomendavam o uso de transformador então persisti em procurar o 220v. 

O que fiz foi pedir informações diretamente para a Behmor e eles me indicaram o site “Chocolate Alchemy”. Um site sobre a confecção de chocolate em casa. Eles usam o forno para a torra do cacau. E aparentemente são a única loja nos EUA q vendem 220v. O preço é o mesmo de outras lojas, como a Amazon. Agora não me recordo se entregam para o Brasil, mas o q fiz foi mandar para a empresa US Closer, cujo serviço já utilizei diversas vezes e nunca tive problema. 

Da US  Closer para a minha casa mandei junto com o Behmor mais alguns produtos para aproveitar o frete  Declarei como custando 45 dólares o forno para pagar menos impostos. Ao todo minha casa teve o valor declarado de 105 dólares e fui taxado com o valor correspondente. Demorou menos de 30 dias para chegar em casa. Paguei o imposto online pelo “id Correios”.

O tipo de tomada é similar a Argentina  acho q é o mesmo da Inglaterra tb. Por sorte eu já tinha um adaptador de um produto eletrônico q comprei na Argentina  

agora é só pegar o jeito nas torras.

 

Eu tenho um há um ano e meio, é 110 e eu uso com transformador. Torro uns 400g por semana, sem problemas. Eles não recomendam com transformador pq são responsáveis, perante a legislação americana, por qualquer bobagem que o usuário faça, inclusive usar um transformador errado e tocar fogo na casa.

O forno, em si, é muito fácil de usar. Depois de algumas torras vc pega o jeito e desenrola qualquer grão. Pra começar eu comprei um saco de 10kg de café verde no mercado livre (bica corrida) e fiz diversas torras de 100g, começando com um bem queimada (italiana), para anotar o 1o e 2o cracks, depois várias cada vez mais claras, usando a referência da primeira. A primeira ficou com gosto de pneu queimado, mas as outras foram sucessivamente melhores. Aí eu pude definir o padrão que gostei mais, que é um City+, e como chegar nele.

Quando tenho um grão diferente, minha primeira torra vai direto no City+. Se não ficar bom, eu verifico o porquê que eu não gostei e adapto a torra ao grão. Normalmente acerto rápido o ponto da torra, e aproveito bem o material.

O forno é muito tranquilo de usar, e com um pouco de paciência os resultados ficam melhores do que qualquer café comprado torrado.

Se tiver dúvidas, é só perguntar. 

Abraço,

Miguel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Miguel_AL disse:

Eu tenho um há um ano e meio, é 110 e eu uso com transformador. Torro uns 400g por semana, sem problemas. Eles não recomendam com transformador pq são responsáveis, perante a legislação americana, por qualquer bobagem que o usuário faça, inclusive usar um transformador errado e tocar fogo na casa.

O forno, em si, é muito fácil de usar. Depois de algumas torras vc pega o jeito e desenrola qualquer grão. Pra começar eu comprei um saco de 10kg de café verde no mercado livre (bica corrida) e fiz diversas torras de 100g, começando com um bem queimada (italiana), para anotar o 1o e 2o cracks, depois várias cada vez mais claras, usando a referência da primeira. A primeira ficou com gosto de pneu queimado, mas as outras foram sucessivamente melhores. Aí eu pude definir o padrão que gostei mais, que é um City+, e como chegar nele.

Quando tenho um grão diferente, minha primeira torra vai direto no City+. Se não ficar bom, eu verifico o porquê que eu não gostei e adapto a torra ao grão. Normalmente acerto rápido o ponto da torra, e aproveito bem o material.

O forno é muito tranquilo de usar, e com um pouco de paciência os resultados ficam melhores do que qualquer café comprado torrado.

Se tiver dúvidas, é só perguntar. 

Abraço,

Miguel

Valeu Miguel!!

Estou conseguindo alguns resultados agradáveis. Mas tentando melhorar.  

 

Uma dúvida q tenho, é q apertando o “B” aparece a temp. do termômetro, e a minha não chega nos 200 graus q falam ser a temp. necessária pro 1º crack. Chega em torno de 140 graus... 

O seu Tb fica nessa temperatura??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O "B" mostra a temperatura da paredo do forno, e o "A" mostra a temperatura do ar que sai do forno. Nenhum dos dois mostram a temperatura da massa de grãos. O "A", embora não mostra a temperatura da massa de grãos, é o que mostra uma temperatura mais próxima do que está acontecendo com os grãos, acompanhando o desenvolvimento desta a partir do momento em que a exaustão do forno se inicia (cerca de 5 a 7 minutos após ligado).

O seu deve mostrar as temperaturas em Celsius (o meu mostra em Fahrenheit). O meu mantém a temperatura limitada a 280º Fahrenheit na parede do forno. Essa temperatura nunca pode ultrapassar 320º F (B) ou o forno se desliga automaticamente e queima os grãos quando o tambor para de girar. Quando a temperatura atinge essa faixa é que começam os cracks, pois a temperatura dos grãos continua subindo, conforme vc pode observar pelo botão "A". Os meus começam o crack quando a temperatura no A chega a 365~375ºF, e é por ele que eu monitoro os grãos. Essa temperatura deve dar uns 50ºF de diferença para a temperatura da massa dos grãos, mas o que me interessa é o resultado, não os parâmetros. Costumo ligar o COOL quando decorreu uns 30s do primeiro crack, ainda no meio dele, e daí deixo os grãos terminarem de torrar na inércia térmica do forno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah... ok!!

essa era a dúvida. Não tinha certeza sobre o q era o “A” realmente, mas imaginava ser isso. 

Outra coisa q notei é q logo q aperto o “COOL” a temp. sobe uns 5 graus no primeiro minuto. Então estava me programando pra terminar a torra um pouco antes, pois me parece q o forno continua torrando esse minuto a mais. Mais ou menos como vc descreveu. 

 

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...