Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Recommended Posts

sergio.m    2,476

@Carneiro BTU é energia. Watt é potência.

2000 W.h = 6800 BTU

Paulo Gomes    44
5 hours ago, GuilhermeB said:

Exato, 10A é suficiente. Mas se eles optarem, por segurança, nada impede de eles utilizarem uma tomada 20A.

Cara... no meu jeito meio leigo de pensar (sério), eu acreditava que a tomadaé só o fim de linha... 

Para mim, vc não pode simplesmente por uma tomada de 20A, se a fiação não suporta isso. Digo pq já vi casas com fiação super velha, que não suportaria.... 

Guilherme Torres    3,267

Não suporta mesmo Paulo, se o fio é fino. Mas fio de 2.5 suporta fácil tomada de 20A. Eu, se fosse a carmomaq, colocaria dela, pois esquenta menos o pino da tomada. Afinal, 9A está bem perto do limite. Meu torrador funciona em torno de 8A. Uso fio 2.5 e tomada de 20A

GuilhermeB    85
Cara... no meu jeito meio leigo de pensar (sério), eu acreditava que a tomadaé só o fim de linha... 
Para mim, vc não pode simplesmente por uma tomada de 20A, se a fiação não suporta isso. Digo pq já vi casas com fiação super velha, que não suportaria.... 
O que não pode é usar um cabo que não suporte a corrente do equipamento, e por coerência, usa-se sempre um cabo que também suporte a corrente da tomada. E cabo 3x2,5mm² suporta com folga essa corrente, ainda mais nesse caso que não está confinado dentro de um eletroduto.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

tencelcal    92
10 horas atrás, Guilherme Torres disse:

Não suporta mesmo Paulo, se o fio é fino. Mas fio de 2.5 suporta fácil tomada de 20A. Eu, se fosse a carmomaq, colocaria dela, pois esquenta menos o pino da tomada. Afinal, 9A está bem perto do limite. Meu torrador funciona em torno de 8A. Uso fio 2.5 e tomada de 20A

Guilherme, a depender da região (temperatura e acondicionamento), dimensionar fiação de 2,5mm² usando disjuntor de 20A vai sobrecarregar um pouco. Nos meus cálculos, aqui em Maceió, o cabo de 2,5mm² eu protejo com 16A. Pra usar 20A, geralmente o cabo vai pra 4,0mm². Mas como disse, depende muito da região e se a pessoa tá fazendo todo o cálculo ou usando tabela.

Guilherme Torres    3,267

Depende muito da distância do disjuntor para a tomada. Mas, como regra, fio de 2,5 aguenta até 21A. Claro que estamos falando aqui de um torrador cuja corrente puxada é de 9A. Então, para esse torrador, da e sobra bastante usar uma tomada de 20A. Agora discutir dimensionamento para outra carga, para um equipamento que esteja mais próximo de 20A aí sim. Mas, em geral, não vendem equipamento de mais de 15A real para tomada de 20A.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

tencelcal    92
Depende muito da distância do disjuntor para a tomada. Mas, como regra, fio de 2,5 aguenta até 21A. Claro que estamos falando aqui de um torrador cuja corrente puxada é de 9A. Então, para esse torrador, da e sobra bastante usar uma tomada de 20A. Agora discutir dimensionamento para outra carga, para um equipamento que esteja mais próximo de 20A aí sim. Mas, em geral, não vendem equipamento de mais de 15A real para tomada de 20A.

Vc falando de tomada e eu de disjuntor. Perfeito, melhor tomada de 20A. Mas quanto à proteção deve ser menor. O torrador aqui tá na tomada de 20A, mas o disjuntor eh de 16A. Fiação de 2,5.

Complementando a questão do disjuntor, ainda tem a redução da carga da fiação por conta do agrupamento de circuitos no mesmo eletroduto.