Ir para conteúdo

Por que as empresas de torradores (ainda) não pensam no torrador doméstico?


riozebratubo

Postagens recomendadas

Estava lendo o tópico do torrador de prova acessível da Carmomaq e fiquei com essa questão na cabeça.

Por que a torra doméstica parece um mercado ainda inexplorado no Brasil por esses fabricantes de máquinas industriais? Existe esse mercado?

Nossas empresas que fabricam torradores só se aproximam da torra doméstica nos torradores de prova, e ainda eles são pensados pra indústria e continuam inacessíveis.

Parece que o esforço de fazer um produto nunca começa querendo saber quais são as necessidades, começa do pressuposto de que já que tudo é caro vamos fazer uma coisa aqui pra vocês. Não me entendam mal, eu compreendo - talvez muito mal - a dificuldade que é produzir equipamento aqui no Brasil. A logística, a falta de fornecedores, tudo dando errado ao mesmo tempo. Minha questão é que ninguém pergunta o que o torrador doméstico quer. E, tirando pelos projetos de reduzir os tamanhos e preços das máquinas dos últimos anos, só vemos projetos derivados do que já se tem, tentando tornar mais acessível, mas às vezes perdendo inteiramente a conexão com o que os consumidores desejam.

Pode ser mesmo que aqui só dê pra fazer desse jeito. Mas ao menos pra mim vai precisar mais do que "é caro" pra explicar pra gente por que ninguém ainda foi na direção do torrador do Guilherme, as modificações de pipoqueiras e forninhos, hottops.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mercado seria minúsculo,  mas poderiam fazer torradores de prova compactos , essa já é  uma tendência no Oriente,  conheço dono de cafeteria que recebe amostras mas possui torrador de 4 / 5 quilos e não dá torrar 300 g .

Esse fabricante de torradores de Taiwan , esta atendendo esse nicho , quando ele estiver disponível nos EUA vou comprar,  é  a gás e menor que o huki ou o kaldi.

O preço estaria na faixa de 800 dólares.

100N-300x300.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente não somos tão poucos assim. Digo isso em vista da crescente demanda de compradores de grão verde da Compra Coletiva. É um mercado em crescimento!

Garanto para vocês que as grandes empresas de torradores estão de olho nesse mercado. Já fui abordado algumas vezes por esse pessoal para saber do mercado e das nossas demandas. No Jamboreee do ano passado ficaram todos de olho no STC....

Agora o problema mesmo é que somos muito chatos! Hehehehehe... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sou chato não - Só quero um home roaster que torre 1 kg, que seja possível ter duas fontes de calor uma a gás e uma elétrica, que tenha controle de rotação do tambor, do fluxo de ar e do RPM da turbina, que tenha também um resfriador acoplado e potente e que custe 1500 reais... enfim só isso sem chatice :)

  • Curtir 4
  • Haha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pior é que não precisa ser nada muito absurdo, quer dizer, a tecnologia já existe e já foi implementada inúmeras vezes. Os conceitos são simples e os materiais não são tão caros. É que essas industrias mais tradicionais ainda pensam em fazer tudo de aço...

Tem esse projetinho que fizeram que é tipo uma pipoqueira de luxo, com tudo que qualquer um de nós precisa. A implementação parece barata, só é preciso ter o conhecimento técnico. Até o software já está escrito, basta montar tudo.

 

"Cinnamon buns are consumed according to plan" :lol:

Na verdade já fizeram algo parecido com isso no Ikawa, mas cobram um absurdo...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que sejamos tão chatos. Queremos versatilidade e medições confiáveis. Mas pra colocar um mísero termopar num torrador é uma choradeira dos fabricantes, mesmo nas máquinas industriais de 10kg.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Vitor Costa disse:

O pior é que não precisa ser nada muito absurdo, quer dizer, a tecnologia já existe e já foi implementada inúmeras vezes. Os conceitos são simples e os materiais não são tão caros. É que essas industrias mais tradicionais ainda pensam em fazer tudo de aço...

Tem esse projetinho que fizeram que é tipo uma pipoqueira de luxo, com tudo que qualquer um de nós precisa. A implementação parece barata, só é preciso ter o conhecimento técnico. Até o software já está escrito, basta montar tudo.

 

"Cinnamon buns are consumed according to plan" :lol:

Na verdade já fizeram algo parecido com isso no Ikawa, mas cobram um absurdo...

Caramba........que coisa legal hein. Pena que sou um 0 a esquerda em matéria de elétrica. Mas parece ser bem fácil de "fabricar".

 

Algum Professor Pardal aqui do forum, à la Gilberto "Bravo" pra fabricar isso pra nós? Coloca uma capinha em cima das eletronicos para fica mais 'bunito", vende por até uns 1000 reais.......deve ter um lucrinho, pois na minha humilde e ignorante visão não parece ter peças caras ali.....

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou eng. eletrônico aposentado, fiz inúmeros projetos para uso em telecomunjicações, conheço bem a situação do brasil.

- Impostos e taxas - encarece tudo, muito mais que no exterior. Se tiver que importar em pequenas quantidades, então, é um absurdo.

- É difícil achar um artezão que trabalhe bem (para fazer a parte metálica). Peças plásticas (a tampinha para cobrir a eletrônica) exigem um molde (caríssimo) ou impressora 3D.

- Acho que o tubo de vidro deve ser tipo Pyrex para resistir ao calor. Não sei se achamos isto em alguma loja de aparelhos p/ química ou similar ou seria importado (veja acima).

- A eletrônica realmente parece muito simples, o problema, acima de tudo é mecânico.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a solução é fazer acampamento na porta da casa do Guilherme Torres até ele mudar de ideia e voltar a fabricar seu torrador. Rsrsrsrsrs.
Produto de excelente qualidade, sempre elogiado pelos proprietários.
Brincadeiras à parte, Guilherme, você já expôs seus motivos. Mas que vai deixar um espaço que não será preenchido, isso é fato.

#voltaSTC!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, JorgeO disse:

Sou eng. eletrônico aposentado, fiz inúmeros projetos para uso em telecomunjicações, conheço bem a situação do brasil.

- Impostos e taxas - encarece tudo, muito mais que no exterior. Se tiver que importar em pequenas quantidades, então, é um absurdo.

- É difícil achar um artezão que trabalhe bem (para fazer a parte metálica). Peças plásticas (a tampinha para cobrir a eletrônica) exigem um molde (caríssimo) ou impressora 3D.

- Acho que o tubo de vidro deve ser tipo Pyrex para resistir ao calor. Não sei se achamos isto em alguma loja de aparelhos p/ química ou similar ou seria importado (veja acima).

- A eletrônica realmente parece muito simples, o problema, acima de tudo é mecânico.

 

O Gil quando resolveu criar a Gildaka era magro e cabeludo igual ao Aram , olha como ele ficou .

Enquanto não aparecer outro doido ( quer dizer empreendedor :) ) torrador só  Diy mesmo.

  • Curtir 2
  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...