Ir para conteúdo

Primeira torra.


Postagens recomendadas

Olá amigos. 

 

Ontem fiz minha primeira torra. O resultado aparentemente foi péssimo. Hhehehehehe

Fiz ela com uma pipoqueira de fogão. As fotos da pipoqueira e do café estão aí. Da pra ver q ficou bem desparelho e bastante escuro, sendo que eu queria uma torra média. Ontem o cheiro até parecia bom... mas hoje abri a lata onde o guardei e cheirava a borracha queimada... hehhehehe

Vou descrever meu método e espero q alguém me de algumas dicas, por favor!!

O café usado foi o Seleção do Mario. Foram 106 gramas e resultaram em 86 gramas. 

Deixei a pipoqueira esquentando por uns 4 minutos (essa parte eu não cronometrei). Fiz isso pq pelo q entendi o café é colocado no torrador com ele já quente, certo?

O primeiro crack começou por volta de 2 minutos, o q pelo q entendi é muito cedo... O fogo estava no máximo, então decidi baixar, pois achei q deveria estar muito forte. Com quase 5 minutos ele terminou.

Por volta dos 7 minutos e 30 segundos começou o segundo crack. Começou lento, mas aos 9 minutos todos os grãos começaram a dar o crack juntos. Aos 10 minutos desliguei o fogo e coloquei o café em uma forma pra resfriar. O vento da janela a noite estava frio e mexi os grãos pra ajudar no processo. 

 

Minhas duvidas:

- deixo a panela esquentando ou coloco o café antes de ligar o fogo?

-preciso esperar os 2 cracks?

- quanto tempo deve demorar a torra?

- como separar o café das cascas?

 

 À princípio é isso mas se alguém tiver uma observação extra gostaria muito de saber! 

No mais obrigado e parabéns pelo fórum e pelo conteúdo de qualidade.

 

14D83D1D-6057-493A-A245-F4E05F0CA42A.jpeg

3309413A-A976-405F-8652-B3164992990B.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto

Pode colocar com a panela fria

Fogo baixo

O tempo total da torra é legal ficar entre 12 e 15 minutos

O primeiro crack por volta dos 9 a 12 minutos

Deixar chegar ou passar do segundo crack terá um café muito forte e talvez até amargo ou queimado.

Ideal é passar no máximo 1 minuto após o primeiro estalo.

Seu paladar vai te nortear. A cada 30 segundos após o primeiro estalo vai te dar uma bebida diferentes.

Nesse método aí só soprando pra retirar as películas. Kkkkkk

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Congrats Gilberto.

Isso dai meu camarada. Vamo que vamo.

Como disse o Fogo, preste atenção no 1º crack, ai vai te dar um norte bem legal para um começo de torra bom.

Falando nisso, minha SR700 ta chegando por ai. Quando tiver em maos, te dou um feedback. Lembro que vc queria saber sobre nao eh mesmo.

E vamo que vamo.

Abrassss

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, é normal ! Parabéns por começar. 

Eu quando fiz minha primeira torra lá em minas no bolinha, fui no meio do pasto escondido, achei que já sabia torrar café porque cresci vendo minhas tias torrando e resultado: Fiz carvão de café ao ponto de que apertado no dedo virava pó rsrs - Perdi o café e ainda tomei uma " coça " rs. Bom pelo menos a partir daí, começaram a me deixar torrando perto delas e ir aprendendo.

Sobre torras o Fogo já te deu um beabá muito bom aí, só queria colocar um ponto de vista que é o seguinte: 

Eu vejo algumas pessoas torrarem em pipoqueiras, porem elétricas e modificadas com adicional de um dimmer e termômetro a laser. No fogo na pipoqueira não sei se você tem fogo baixo o suficiente pra desenvolver essa torra como devido. Bom, se por acaso tiver vontade de testar outro método barato de torras, te indico comprar pelo mercado livre um bolinha número 2. Com ele é possível torrar no fogão, e apesar de falta de controles como temperatura interna e etc, ele é bem didático porque você acompanha nitidamente os estágios da torra com cheiro, peso, e fumaça.


Enfim, boa sorte amigo Siga em frente !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal 

Levei as dicas em consideração e fiz minha segunda torra. Ainda não gostei... hehhehehhe

Acho q na próxima vou ter mais paciência e deixar o fogo mais baixo ainda. Como disse o Fogo Ruivo deve começar o crack por volta de 9min, no meu caso foi com 6 min. O problema aí é que enquanto uns grãos estão crackeando os outros ainda não pegaram cor... então ficou desparelho de novo. E alguns muito escuros tb.

a torra total deu 11 min. 

Como fazer para deixar os grãos mais uniformes? Fogo baixo mesmo?

 

provei o café da minha primeira torra. Tentei fazer parecido com a técnica de prova de café... porém escolhi os mais claros. Mesmo assim ficou ruim. Amargo e com sabor e cheiro de borracha queimada...

puma coisa q notei foi q os grãos da primeira torra estavam com uma espécie de óleo neles e alguns ainda estavam com a casca... normal ou está errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Fogo ruivo disse:

Gilberto

Pode colocar com a panela fria

Fogo baixo

O tempo total da torra é legal ficar entre 12 e 15 minutos

O primeiro crack por volta dos 9 a 12 minutos

Deixar chegar ou passar do segundo crack terá um café muito forte e talvez até amargo ou queimado.

Ideal é passar no máximo 1 minuto após o primeiro estalo.

Seu paladar vai te nortear. A cada 30 segundos após o primeiro estalo vai te dar uma bebida diferentes.

Nesse método aí só soprando pra retirar as películas. Kkkkkk

Abraços

Blz!! Vou deixar mais baixo ainda o fogo!! Obrigado!!

 

19 horas atrás, Miguel de Paula disse:

Congrats Gilberto.

Isso dai meu camarada. Vamo que vamo.

Como disse o Fogo, preste atenção no 1º crack, ai vai te dar um norte bem legal para um começo de torra bom.

Falando nisso, minha SR700 ta chegando por ai. Quando tiver em maos, te dou um feedback. Lembro que vc queria saber sobre nao eh mesmo.

E vamo que vamo.

Abrassss

Valeu!! Vamos lá então!! Fico no aguardo pela opinião sobre a SR700

 

19 horas atrás, Allexlimaa2 disse:

Gilberto, é normal ! Parabéns por começar. 

Eu quando fiz minha primeira torra lá em minas no bolinha, fui no meio do pasto escondido, achei que já sabia torrar café porque cresci vendo minhas tias torrando e resultado: Fiz carvão de café ao ponto de que apertado no dedo virava pó rsrs - Perdi o café e ainda tomei uma " coça " rs. Bom pelo menos a partir daí, começaram a me deixar torrando perto delas e ir aprendendo.

Sobre torras o Fogo já te deu um beabá muito bom aí, só queria colocar um ponto de vista que é o seguinte: 

Eu vejo algumas pessoas torrarem em pipoqueiras, porem elétricas e modificadas com adicional de um dimmer e termômetro a laser. No fogo na pipoqueira não sei se você tem fogo baixo o suficiente pra desenvolver essa torra como devido. Bom, se por acaso tiver vontade de testar outro método barato de torras, te indico comprar pelo mercado livre um bolinha número 2. Com ele é possível torrar no fogão, e apesar de falta de controles como temperatura interna e etc, ele é bem didático porque você acompanha nitidamente os estágios da torra com cheiro, peso, e fumaça.


Enfim, boa sorte amigo Siga em frente !!

Hehehhehe valeu Alex!! Vc pelo jeito se criou no meio do café! Muito legal!

 

11 horas atrás, felipe magaldi disse:

Eu uso uma colher de pau larga e mexo bem rápido para evitar chamuscar o grão, diminuir o fogo e aumentar a quantidade de café ajuda, aumentando a quantidade de café as mudança são mais  lentas.

A pipoqueira tem uma alavanca pra mexer os grãos dentro. E tb dou uma chacoalhada pra virar os grãos. Será q é suficiente ?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. 

Ontem fiz minha terceira torra. Não estou conseguindo mandar fotos... porém acho q ficou metade média clara e metade média escura. Hoje moi e fiz uma xícara na Hario e achei o resultado agradável...

iniciei com o café na pipoqueira ainda fria e coloquei o fogo no mínimo e fiquei mexendo quase todo tempo. Inclusive as vezes chacoalhava a panela para fazê-los virar bem. Passados 9 mínutos os grãos ainda não tinham pegado muita cor então aumentei o fogo e por volta dos 11 minutos começaram os cracks. Com 13:30 parei a torra. 

Minha dúvida está na questão do cheiro... deixei o recipiente com os grãos torrados aberto 24h. Mas o cheiro do café está mais parecido com os grãos verdes do que com o café torrado... é normal isso???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 11/04/2018 at 01:08, Gilberto Matiotti E Fernanda Schena disse:

Olá pessoal. 

Ontem fiz minha terceira torra. Não estou conseguindo mandar fotos... porém acho q ficou metade média clara e metade média escura. Hoje moi e fiz uma xícara na Hario e achei o resultado agradável...

iniciei com o café na pipoqueira ainda fria e coloquei o fogo no mínimo e fiquei mexendo quase todo tempo. Inclusive as vezes chacoalhava a panela para fazê-los virar bem. Passados 9 mínutos os grãos ainda não tinham pegado muita cor então aumentei o fogo e por volta dos 11 minutos começaram os cracks. Com 13:30 parei a torra. 

Minha dúvida está na questão do cheiro... deixei o recipiente com os grãos torrados aberto 24h. Mas o cheiro do café está mais parecido com os grãos verdes do que com o café torrado... é normal isso???

Bem relativo isso, mas de modo geral o grão vai mudando de aroma com a temperatura, te aconselho a prestar atenção em 2 momentos:

O primeiro é a mudança de cor dos grãos para o amarelado (aprox. 150ºC ou 160ºC) fica com um cheiro de madeira queimando (diferente do começo) - esse momento geralmente acontece com 6 minutos, é interessante que vc tente deixar todos os grãos parecidos (amarelinhos) pra passar pra fase química propriamente dita;

Após essa fase amarela os grãos vão começar a ficar amarronzados (tenha cuidado com a temperatura nesse momento pq eles podem ficar escuros rapidamente), então você pode de vez em quando dar uma levantada da pipoqueira no fogo se achar que está ficando marrom rápido demais, essa fase vai "terminar" no primeiro crack (195º a 205ºC por aí), o tempo vai tá por volta de 10 minutos.

Depois disso, aí vc espera mais um tempo, como o pessoal já disse, e finaliza.

Lembrando que esses tempos são pontos de partida, oscilar alguns minutos pra mais ou menos é normal.

Outra dica: não fique mudando muito a potência da chama do forno, pq vc acaba ficando sem referência. Faça e veja como foi o tempo, aí na próxima vc corrige. Geralmente eu deixo a potência um pouco mais alta no começo, e quando eles ficam amarelinhos eu baixo mais.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá pessoal. Fiquei um tempo sem conseguir conectar-me ao fórum!

Muitas dúvidas ainda. Devo ter feito já umas 4 torras na panela pipoqueira e umas 3 na pipoqueira Eletrica. Mas nenhuma satisfatória... nenhuma q desse pra beber. Usei o café do Mario e tb um café da Tanzânia q comprei na Amazon. 

Pois bem, o q me desagrada de começo é o cheiro do café... parece mais com palha queimada q café especial... alguém sabe o q pode estar acontecendo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah. Ok. Não estou em casa pelos próximos dias... postarei quando voltar, mas como seria “desenvolver”? 

Na última torra deixei em fogo baixo por uns 8 min. e aumentei quando começou o crack, deixei mais uns 3min até q os cracks ficaram constantes... busquei uma torra média clara. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desenvolver significa dar calor suficiente antes e depois do crack pras reações químicas desejadas acontecerem. Se isso não ocorreu em todos os grãos, ou se aconteceu de maneira desuniforme no grão, ficando pouco desenvolvido internamente, o aroma e sabor podem ter esses traços vegetais que você está relatando. Com as fotos a gente continua a conversa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/04/2018 at 08:24, Miguel de Paula disse:

Congrats Gilberto.

Isso dai meu camarada. Vamo que vamo.

Como disse o Fogo, preste atenção no 1º crack, ai vai te dar um norte bem legal para um começo de torra bom.

Falando nisso, minha SR700 ta chegando por ai. Quando tiver em maos, te dou um feedback. Lembro que vc queria saber sobre nao eh mesmo.

E vamo que vamo.

Abrassss

E aí Miguel?!? Já chegou?? O q achou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente ainda vou ficar mais uns 20 dias fora de casa por questões de trabalho... apesar de não poder torrar mais cafés até voltar nem mandar fotos a curiosidade é grande!

mais uma dúvida! Torrei na pipoqueira elétrica tb e nas torras q fiz o crack começava em 5 minutos. O sabor tb não me agradou... o tempo pode ser tb um fator limitante na qualidade da torra, além da temperatura?! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande @Gilberto Matiotti E Fernanda Schena!!!

Ja chegou sim.

Cara a primeira torra quase botei fogo em casa. Hehehehe. Brincadeira a parte, a primeira torra ficou só no carvão. Usei o programa que vem junto com a SR700. Nao gostei.

Ai peguei o software OpenRoast, muitoo melhor. Vc consegue controlar as variáveis (temperatura, spin (ventoinha) e tempo) de uma maneira muito melhor, mas mesmo assim ainda apanhei muito ate chegar numa torra que possa ser considerada razoável.

Mas ainda nao cheguei ao que chamo de uma torra pelo menos muito boa, mas mesmo assim continuo tentando.

Tem um grupo no Facebook com o pessoal que possui essa maquina ai entrei nele para dar uma lida em algumas experiências que o pessoal faz e pra eu me atualizar também neh.

Mas resumindo a maquina é bem boa a meu ver, claro que não se compara com um torrador profissional mas para lazer e hobby ta passando de bom.

Ok.

Forte abrasss

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo feedback!!

Interessante seu relato. Ainda estou com muita dúvida sobre qual torrador comprar ou mesmo se vale a pena... 

É possível chegar em um resultado próximo ao torrador profissional?

por enquanto estou inclinado a comprar o Kaldi q esta me parecendo ser uma boa máquina. Mas fico receoso por precisar de gás para funcionar. Principalmente no sentido de ser prática a instalação da máquina. Alguém saberia responder?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @Gilberto Matiotti E Fernanda Schena, por nada meu brother.

Estamos ai para isso mesmo, trocar experiencia e informaçoes.

Sobre comprar um torrador, comecei por esse e acho que nao vou parar (com certeza não), mas antes quero realmente ter um otimo resultado com os graos na minha SR700 ai quando tiver assim vou atras de outro torrador.

O @Fogo ruivo ta com uma lista aqui no CDC para um projeto novo de torrador que o pessoal da Carmomaq está desenvolvendo e pelo que já vi meu amigo, a parada vai ser sinistra.

Quando eu já for um Jedi da Torra ai acho que vou partir para esse dai, mas até lá vou brincado com o SR700.

Cara sobre o Kaldi não posso falar absolutamente nada dele, pois so conheço de nome.

Mas antes de escolher um torrador, avalie coisas como: seu espaço para torrar (casa, apartamento, sítio); sua demanda semanal de consumo: 100g, 500g, 1kg, 5kg (5kg acho muito neh, ai tu eh uma cafeteria em pessoa); preço, dentre outras coisas mais.

Ok.

Forte abraço ai meu brother e espero ter ajudado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...