Ir para conteúdo

Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas


Henrique - RJ

Postagens recomendadas

Acabou de chegar o meu mimoso ( moedor de grãos de café número 3 Botini na cor azul ) pelos Correios depois de 40 dias de espera com a embalagem violada.

Fiz a primeira moagem que ficou um pouco grossa e repassei esse pó nele apertando antes a regulagem e saiu fino.

Ele vai moendo direitinho e o pó fica todo uniforme mas o espresso não apresentou crema nenhuma, só um pouco de espuma mas ficou bem encorpado com apenas 6 gramas no filtro pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Querem 40 conto para despressurizar cada um dos dois filtros.

Achei muito dinheiro pra coisa tão pequena.

Será que se eu alargar o furinho que tem em cada filtro com uma broca para aço não vou obter o mesmo resultado ?

Talvez uma broca de 2 ou 3 ou 5 milímetros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que funcione sim. Aquele único furo "calibrado" ali embaixo é o responsável pela pressurização. Aumentando ele não vai mais haver pressurização pelo filtro.

Não fiz isso ainda pq quero um outro conjunto de filtros para testar neles.

Vamos aguardar o pessoal se manifestar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Freddy disse:

Acredito que funcione sim. Aquele único furo "calibrado" ali embaixo é o responsável pela pressurização. Aumentando ele não vai mais haver pressurização pelo filtro.

Não fiz isso ainda pq quero um outro conjunto de filtros para testar neles.

Vamos aguardar o pessoal se manifestar.

Pedi para fazerem um furo de 8mm em cada um dos dois filtros.

Me cobram 10 reais por cada furo.

Amanhã deve estar pronto.

Ainda estou insatisfeito com os espressos pois não saem com crema, apenas uma leve espuma mesmo com o novo moedor manual mecânico Botini modelo B03.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, arranque o fundo do porta filtro e o deixe bottonless... Use-o com o filtro pressurizado..... vc obterá a maior crema do mundo!!!!!!

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

Pedi para fazerem um furo de 8mm em cada um dos dois filtros.

Me cobram 10 reais por cada furo.

Amanhã deve estar pronto.

Ainda estou insatisfeito com os espressos pois não saem com crema, apenas uma leve espuma mesmo com o novo moedor manual mecânico Botini modelo B03.

Fala Henrique! Com um moedor adequado já é 50%. Mas já te adianto. Filtro pressurizado é só espuma. E digo mais: quando despressurizar o filtro, você terá que aprender a fazer um espresso de verdade, logo é natural os primeiros saiam ruins. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Fogo ruivo disse:

Henrique, arranque o fundo do porta filtro e o deixe bottonless... Use-o com o filtro pressurizado..... vc obterá a maior crema do mundo!!!!!!

 

Suspendi o serviço que o torneiro ia fazer nos filtros

Foi só remover uma peça plástica de dentro do porta filtro para o espresso sair espumante mesmo com o filtro pressurizado mas ainda não parece ser crema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, EduardoAlemao disse:

Ah, queria ver o furo.

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
 

É só você imaginar um furo de 8mm de diâmetro na base do filtro.

Não precisa nem ver.

Vou ser franco com vocês, assim como o Botini não melhorou muito a extração do espresso também não acredito que despressurizando vá melhorar. Pode até sair mais espuma como vi em um vídeo mas crema eu duvido muito e é esta última que parece fazer a diferença na qualidade da extração. Eu já cheguei a fazer muita espuma com estes filtros pressurizados mas foi com um café moído de supermercado que não sei se foi devido á qualidade dele ou devido á moagem ( era café Melitta Regiões ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora do tema, mas sobre o tema, este tópico está merecendo atenção especial, daqui a pouco passa o da Aram e outros. hehehehe

Parabéns aos colegas que estão realmente dando uma aula, ilustrando, ensinando mesmo.

Abraços a todos!!!

  • Curtir 2
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Henrique - RJ disse:

É só você imaginar um furo de 8mm de diâmetro na base do filtro.

Não precisa nem ver.

Vou ser franco com vocês, assim como o Botini não melhorou muito a extração do espresso também não acredito que despressurizando vá melhorar. Pode até sair mais espuma como vi em um vídeo mas crema eu duvido muito e é esta última que parece fazer a diferença na qualidade da extração. Eu já cheguei a fazer muita espuma com estes filtros pressurizados mas foi com um café moído de supermercado que não sei se foi devido á qualidade dele ou devido á moagem ( era café Melitta Regiões ).

Cara, você está formando premissas que são incorretas. Vamos lá:

1) porque você acha que seu café não vai melhorar com filtro despressurizado? Lembre que você tá usando pressurizado, que é limitado em sabor, ou seja, chega em ponto que o sabor de pressurizado não evolui mais, por mais se mude algumas variáveis. Com o despressurizado a menor variável que é alterada dá uma grande diferença de sabor. Se moer um pouco mais fino, pode ficar um pouco mais doce, ou se moer fino demais ficar amargo. Moer mais grosso vai ficar mais ácido. Essa variável você não vai conseguir perceber muito claramente como. Também não perceberá a fundo as notas essenciais do café (café com notas frutada, com aroma doce, cítrico...) 

2) Espuma não é crema. 

 

3) você só vai ver a real diferença que o moedor faz com o filtro despressurizado (ou tomando coados, que são excelentes para perceber as notas dos cafés) 

 

Cara, pare de criar as premissas. Estude os fundamentos básicos e quando dominá-lo, aí sim crie as suas premissas. 

Leia aqui: 

Abraço 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flaze

Já consegui crema e qualidade com os filtros pressurizados e com uso de moedor elétrico barato só que não é permanente e pelo que você afirma acontece o mesmo com filtros despressurizados e bom moedor já que tem que ficar ajustando a granulometria a cada extração para conseguir o melhor expresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só você imaginar um furo de 8mm de diâmetro na base do filtro.
Não precisa nem ver.
Vou ser franco com vocês, assim como o Botini não melhorou muito a extração do espresso também não acredito que despressurizando vá melhorar. Pode até sair mais espuma como vi em um vídeo mas crema eu duvido muito e é esta última que parece fazer a diferença na qualidade da extração. Eu já cheguei a fazer muita espuma com estes filtros pressurizados mas foi com um café moído de supermercado que não sei se foi devido á qualidade dele ou devido á moagem ( era café Melitta Regiões ).
Henrique, velho você não vai perceber diferença nenhuma com filtro pressurizado, não adianta.

Como todo mundo aqui já falou ou você despressuriza ou então faz coado pra perceber a diferença, testa num hario v60 que vai ficar bem nítida essa diferença.

Não fica com esses dogmas, voce precisa testar as coisas que estamos falando pra perceber a diferença do moedor, o filtro despressurizado é um pré requisito pra um espresso genuíno.

Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Marcão disse:

Henrique, velho você não vai perceber diferença nenhuma com filtro pressurizado, não adianta.

Como todo mundo aqui já falou ou você despressuriza ou então faz coado pra perceber a diferença, testa num hario v60 que vai ficar bem nítida essa diferença.

Não fica com esses dogmas, voce precisa testar as coisas que estamos falando pra perceber a diferença do moedor, o filtro despressurizado é um pré requisito pra um espresso genuíno.

Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk
 

Estou resistindo a essa ideia de despressurizar os filtros porque é uma mudança irreversível pois, se continuar do mesmo jeito o expresso, não poderei voltar ao estado original em que estavam esses filtros. Desconfio também que a despressurização só vai gerar muita espuma e não crema como vi em alguns vídeos.

Ontem passei uma boa quantidade de grãos no moedor manual/mecânico Botini B03 e a granulação do pó ficou bem fina. O resultado foram expressos com muito corpo e uma fina crema ( acho que não é espuma porque ela não se desfaz ao mexer com o açúcar ). Foram expressos de 30 a 40ml muito intensos no sabor, bem próximos do chocolate que já provei antes com o moedor elétrico de lâminas.

Se essa qualidade dos expressos se manter, vou desistir dessa ideia de despressurização que nem sei se daria certo sendo apenas um furo de 8 mm em cada um dos filtros por ser um serviço mais baratinho ( só 10 reais por furo ) do que aquela normal de retirar todo o fundo do filtro que ficaria por 40 conto o serviço de torneiro em cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou resistindo a essa ideia de despressurizar os filtros porque é uma mudança irreversível pois, se continuar do mesmo jeito o expresso, não poderei voltar ao estado original em que estavam esses filtros. Desconfio também que a despressurização só vai gerar muita espuma e não crema como vi em alguns vídeos.
Ontem passei uma boa quantidade de grãos no moedor manual/mecânico Botini B03 e a granulação do pó ficou bem fina. O resultado foram expressos com muito corpo e uma fina crema ( acho que não é espuma porque ela não se desfaz ao mexer com o açúcar ). Foram expressos de 30 a 40ml muito intensos no sabor, bem próximos do chocolate que já provei antes com o moedor elétrico de lâminas.
Se essa qualidade dos expressos se manter, vou desistir dessa ideia de despressurização que nem sei se daria certo sendo apenas um furo de 8 mm em cada um dos filtros por ser um serviço mais baratinho ( só 10 reais por furo ) do que aquela normal de retirar todo o fundo do filtro que ficaria por 40 conto o serviço de torneiro em cada um.
Henrique no Aliexpress você encontra filtro já despressurizado de qualidade muito melhor do que o que vem com a sua máquina por um preço bem barato, são filtro de aço e não de alumínio, é só pedir a medida correta.

Agora mano, se você continuar com esses dogmas nunca vai saber a diferença, isso que está tirando não passa nem perto de um espresso de verdade

Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Marcão disse:

Henrique no Aliexpress você encontra filtro já despressurizado de qualidade muito melhor do que o que vem com a sua máquina por um preço bem barato, são filtro de aço e não de alumínio, é só pedir a medida correta.

Agora mano, se você continuar com esses dogmas nunca vai saber a diferença, isso que está tirando não passa nem perto de um espresso de verdade

Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk
 

Será que fica bom se eu pedir para o torneiro abrir um furo de 8 mm em cada filtro ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Será que fica bom se eu pedir para o torneiro abrir um furo de 8 mm em cada filtro ?

Cara, eu pessoalmente acho melhor pedir um filtro já despressurizado, no Aliexpress é barato, eu comprei um pra Oster Prima Latter de 51mm por menos de R$ 20,00, o filtro é todo em aço inox, muito bom e serviu certinho, o único porém é que por vir da China demorou cerca de 1 mês pra chegar, talvez você encontre alguém aqui no forum que tenha pra vender, a vantagem é que vem mais rápido e aí você não perde seu filtro atual.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marcão disse:

Cara, eu pessoalmente acho melhor pedir um filtro já despressurizado, no Aliexpress é barato, eu comprei um pra Oster Prima Latter de 51mm por menos de R$ 20,00, o filtro é todo em aço inox, muito bom e serviu certinho, o único porém é que por vir da China demorou cerca de 1 mês pra chegar, talvez você encontre alguém aqui no forum que tenha pra vender, a vantagem é que vem mais rápido e aí você não perde seu filtro atual.

Eu só quero que o espresso chegue ao sabor semelhante ao chocolate ( ou algum sabor especial ) mesmo com pouca espuma mas com corpo.

Isso para mim já é um espresso de verdade e eu já consegui antes com o moedor de lâminas e com os mesmos filtros só que é difícil.

Como já disseram acima, mesmo com filtro despressurizado e moedor de mós cônicas como o mimoso que tenho agora, nem sempre irei conseguir espressos de qualidade ficando sempre o desafio de ter que ajustar as variáveis o que já acontecia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Henrique - RJ disse:

ficando sempre o desafio de ter que ajustar as variáveis.

Compra uma nespresso. Não vai precisar ajustar nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Eu só quero que o espresso chegue ao sabor semelhante ao chocolate ( ou algum sabor especial ) mesmo com pouca espuma mas com corpo.

Isso para mim já é um espresso de verdade e eu já consegui antes com o moedor de lâminas e com os mesmos filtros só que é difícil.

Como já disseram acima, mesmo com filtro despressurizado e moedor de mós cônicas como o mimoso que tenho agora, nem sempre irei conseguir espressos de qualidade ficando sempre o desafio de ter que ajustar as variáveis o que já acontecia.

Henrique, você quer ser [na falta de um termo melhor] um "coffeegeek"? Quer convidar com frequência pessoas assim para sua casa? Pretende abrir uma cafeteria de cafés especiais?

Se não quer nada disso então desencana dessa história de filtro despressurizado, moinho manual, espresso de verdade e etc. Faz aí sua bebida do jeito que você gosta e seja feliz.

Espresso é um negócio complicado mesmo, precisa gostar de brincar com as variáveis, o equipamento custa caro e você precisa antes estudar sobre café e ter paciência e conhecimento para extrair vários cafés ruins, corrigir e seguir em frente melhorando. Com a prática as coisas vão ficando mais fáceis, mas isso requer tempo e esforço e não vale a pena quebrar a cabeça com isso só porque um punhado de gente diz que seu espresso não é "de verdade".

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, tcmedeiros disse:

Henrique, você quer ser [na falta de um termo melhor] um "coffeegeek"? Quer convidar com frequência pessoas assim para sua casa? Pretende abrir uma cafeteria de cafés especiais?

Se não quer nada disso então desencana dessa história de filtro despressurizado, moinho manual, espresso de verdade e etc. Faz aí sua bebida do jeito que você gosta e seja feliz.

Espresso é um negócio complicado mesmo, precisa gostar de brincar com as variáveis, o equipamento custa caro e você precisa antes estudar sobre café e ter paciência e conhecimento para extrair vários cafés ruins, corrigir e seguir em frente melhorando. Com a prática as coisas vão ficando mais fáceis, mas isso requer tempo e esforço e não vale a pena quebrar a cabeça com isso só porque um punhado de gente diz que seu espresso não é "de verdade".

É o que acabei concluindo também isto é, já estou entrando na esfera da gastronomia e gastronomia é a " arte do paladar " e aí complica mesmo. Ontem tive que jogar fora umas 4 medidas de pó de café tipo talco que tinha deixado assim muito fino com o novo moedor manual Botini pois a máquina de café entupia. Hoje de manhã fiz um espresso ruim pra dedéu e tive que rever onde podia estar o erro a acabei acertando depois melhorando o sabor.

O que o @Flaze disse acima foi muito importante para eu chegar á conclusão de que a luta por espresso de qualidade ia continuar mesmo com os filtros despressurizados e com o novo moedor Botini que custei a aceitar mas que o pessoal aqui me convenceu a comprar e que comprei gastando 100 pratas e tendo que esperar 40 dias para chegar pelos Correios ( isto que chamo de paciência de chinês ).

O cafezinho pra mim me ajuda a levar o dia a dia ( é como mais um hobby mas sem gastar muito pois dinheiro pra mim não nasce em árvore ) de uma vida muito parada tipo aposentado que tenho depois que andei levando uns tropeções na minha existência e saborear um espresso bem tirado me dá uma satisfação muito grande como já tive algumas poucas vezes com o moedor de lâminas nestes filtros pressurizados.

Estou para gastar mais uns 60 reais na compra de dois filtros pressurizados semana que vem e irei pedir para o torneiro despressurizar pagando mais uns 20 reais pelo serviço ( se ele estragar os filtros vou considerar como parte do risco perder 100 reais nessa brincadeira ). Isso para tentar melhorar a qualidade dos espressos pois, pelo visto, já fui avisado de que não vai ser assim tão fácil por causa das variáveis ( é a tal " arte da gastronomia " a meu ver como eu disse ).

Agradeço o apoio e a ajuda de muitos até aqui e peço desculpas a quem desagradei mas sabem como é, nem Jesus agradou a todo mundo e Ele é o Filho de Deus.

Muito obrigado e me perdoem a minha chatice.

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

É o que acabei concluindo também isto é, já estou entrando na esfera da gastronomia e gastronomia é a " arte do paladar " e aí complica mesmo. Ontem tive que jogar fora umas 4 medidas de pó de café tipo talco que tinha deixado assim muito fino com o novo moedor manual Botini pois a máquina de café entupia. Hoje de manhã fiz um espresso ruim pra dedéu e tive que rever onde podia estar o erro a acabei acertando depois melhorando o sabor.

O que o @Flaze disse acima foi muito importante para eu chegar á conclusão de que a luta por espresso de qualidade ia continuar mesmo com os filtros despressurizados e com o novo moedor Botini que custei a aceitar mas que o pessoal aqui me convenceu a comprar e que comprei gastando 100 pratas e tendo que esperar 40 dias para chegar pelos Correios ( isto que chamo de paciência de chinês ).

O cafezinho pra mim me ajuda a levar o dia a dia ( é como mais um hobby mas sem gastar muito pois dinheiro pra mim não nasce em árvore ) de uma vida muito parada tipo aposentado que tenho depois que andei levando uns tropeções na minha existência e saborear um espresso bem tirado me dá uma satisfação muito grande como já tive algumas poucas vezes com o moedor de lâminas nestes filtros pressurizados.

Estou para gastar mais uns 60 reais na compra de dois filtros pressurizados semana que vem e irei pedir para o torneiro despressurizar pagando mais uns 20 reais pelo serviço ( se ele estragar os filtros vou considerar como parte do risco perder 100 reais nessa brincadeira ). Isso para tentar melhorar a qualidade dos espressos pois, pelo visto, já fui avisado de que não vai ser assim tão fácil por causa das variáveis ( é a tal " arte da gastronomia " a meu ver como eu disse ).

Agradeço o apoio e a ajuda de muitos até aqui e peço desculpas a quem desagradei mas sabem como é, nem Jesus agradou a todo mundo e Ele é o Filho de Deus.

Muito obrigado e me perdoem a minha chatice.

Isso mesmo meu caro! A "luta" pelo espresso "perfeito" é constante. Em que pese você tenha um equipamento altamente consistente (ex: Bravo Debut do @Gilberto) a mera variação no grão é o suficiente para estar sempre fazendo ajustes finos. Eu tenho o Bravo Debut, e minha referência para espresso é em 0 voltas +44. Mas tem grãos que as vezes preciso usar 0 voltas +45 (mais grosso) e 0 voltas +42 (mais fino). O perfil de torra tem influência, a "idade" do grão torrado tem influência, o tipo do grão tem influência... São váááárias variáveis. E fique a vontade para sempre tirar suas dúvidas: o importante é todos nós bebermos bons cafés! Abraços 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ

Você não gosta de café coado?

Facilitaria muito sua vida.

Eu tenho uma Philco PHC19 (parecida com a sua), filtro não pressurizado e um moedor Breville Tramontina, hoje em dia tenho um método razoavelmente consistente pra fazer um espresso mais ou menos, mas nem sempre dá certo e nunca vai ser aquele espresso de cafeteria top.

Um abraço 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade @Henrique - RJ, já tomou um coado de verdade? Um coado bom, feito com grãos bons, na torra ideal? Acho que vai ser uma experiência muito legal para você... O que o @Freedom Force disse é muito válido. Tem vários companheiros aqui no fórum do RJ, peça indicação de lugares e deguste um no Hario V60, um na Kalita e outro na Chemex, veja a diferença entre os métodos. Inclusive acho os coados muuuito melhores para percepção de aromas e notas do café. Quem sabe aquele café com nota de chocolate que você tanto busca seja mais fácil achar no coado...

 

Devaneio: o melhor café que tomei na minha curta vida cafeinada foi um coado, feito com o grão do Coffee Lab, um Catucai 785... fico emocionado de lembrar aquele café doce, acidez no ponto e um fortíssimo aroma de pêssego...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...