Ir para conteúdo

Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas


Henrique - RJ

Postagens recomendadas

23 horas atrás, Flaze disse:

É verdade @Henrique - RJ, já tomou um coado de verdade? Um coado bom, feito com grãos bons, na torra ideal? Acho que vai ser uma experiência muito legal para você... O que o @Freedom Force disse é muito válido. Tem vários companheiros aqui no fórum do RJ, peça indicação de lugares e deguste um no Hario V60, um na Kalita e outro na Chemex, veja a diferença entre os métodos. Inclusive acho os coados muuuito melhores para percepção de aromas e notas do café. Quem sabe aquele café com nota de chocolate que você tanto busca seja mais fácil achar no coado...

 

Devaneio: o melhor café que tomei na minha curta vida cafeinada foi um coado, feito com o grão do Coffee Lab, um Catucai 785... fico emocionado de lembrar aquele café doce, acidez no ponto e um fortíssimo aroma de pêssego...

Coado já fiz com o Melitta ( se é que vocês chamam isso de coado ) e não me pareceu a mesma coisa ou melhor que o espresso feito na máquina que se mostra mais denso com mais sabor tanto é que dou preferência a este ( se fosse a mesma coisa ou melhor que o espresso eu não ficaria complicando tanto com certeza ).

Agora, se for usar algum tipo de grão de café especial ( ex.: café do jacu ) diferente acho que pode sim obter um coado fantástico mas como espresso em máquina deverá sair melhor ainda.

De qualquer modo, desde que comecei há uns 7 anos a dar essa atenção ao café, tive uma melhora bem grande no resultado dessa bebida ( antes eu só tomava café de supermercado feito em coador de pano ou de papel Melitta, colocava até em garrafa térmica, bem povão mesmo ).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compre uns grãos bons e faça um coado...pode ser até mesmo no coador e filtro Melitta. É super aromático dependendo do grão. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vídeo que encontrei que mostra como limpar os filtros e que vai facilitar o serviço de despressurização deles com o corte do fundo ou então simples perfuração com broca para aço de 8 mm:

Esse técnico ainda ensina, em parte, a limpar a caldeira da cafeteira Mondial C-08 ou Britânia BRCE2 em outro vídeo da conta dele no YouTube sem mencionar que a borracha de vedação vermelha dessa caldeira que aparece nesse vídeo solta se ficar abrindo ela com frequência para limpeza obrigando a troca da mesma. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abaixo a foto que tirei do filtro pequeno ( 1 cup ) que acabei de despressurizar com uma furadeira e broca de 8 mm e do filtro pequeno ( 1 cup ) que tenho de reserva normal pressurizado.

20180423_153949.jpg

Tentei fazer o espresso com esse filtro já despressurizado e saiu sem espuma nenhuma, sem pressão nenhuma como era de se esperar. De nada adiantou despressurizar o filtro pois só estragou o espresso. Felizmente nada gastei nesse serviço de despressurização pois tinha a furadeira, a broca e o torno para fixar o filtro.

Lembro bem que uma vez fiz uns dois ou três espressos com o filtro normal pressurizado e um café em pó do supermercado ( acho que foi o Melitta Regiões ) e ele saiu com muita espuma como já comentei isso aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E então pessoal, porque será que o espresso está saindo como um coado sem espuma com o filtro despressurizado conforme na imagem do post acima ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, leogodoy disse:

boa pergunta, quais suas teses? 

mas e o sabor? O gosto de nescau voltou? 

Eu nem quis provar os cafés que saíram só de ver a cara feia deles.

Para mim, como não há mais pressão, o café deixou de ser um espresso para ser apenas um coado de máquina de espresso.

Isso me parece óbvio ( no lugar de um filtro de papel ou de pano o filtro de aço da máquina ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

E então pessoal, porque será que o espresso está saindo como um coado sem espuma com o filtro despressurizado conforme na imagem do post acima ?

Vamos lá:

- moagem grossa 

- compactação mal feita e com pouca força (se você tá usando o tamper de plástico, tá aí o motivo. Se você coloca força no tamper de plástico a lateral se eleva e não compacta perfeitamente) 

- água não estar quente o suficiente. 

 

Os mais entendidos me corrijam, mas a essência do espresso é a resistência da água pressurizada ao penetrar o bolo compactado de café moído. Café moído grosso, não tem resistência, logo não tem crema. Café moído fino mas sem a compactação devida também não cria resistência quando a água penetrar o bolo. 

 

Veja esses vídeos de café espresso sendo extraído de um filtro transparente. Observe bem como o processo ocorre, e olhe a finura da moagem. 

 

 

 

E veja os fundamentos básicos do Espresso. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flaze

Fiz uns 3 espressos com o filtro pequeno despressurizado. Um desses espressos com o pó feito talco bem fino.

Agora o meu temper é de plástico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que não vai sair nada que preste desse filtro pequeno nessa máquina. Deve entrar uns 6 gramas de café aí. Vejamos se estou certo:

1. Quantos ml tá extraindo por vez?

2. Em quanto tempo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Freddy disse:

Eu acho que não vai sair nada que preste desse filtro pequeno nessa máquina. Deve entrar uns 6 gramas de café aí. Vejamos se estou certo:

1. Quantos ml tá extraindo por vez?

2. Em quanto tempo?

 

Uns 30 ml e o tempo não marquei.

Deve ser por causa do tipo de grãos, moagem e torra. Com o café de supermercado Melitta Regiões saía muita espuma com o filtro normal pressurizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha cafeteria particular de pobre ...

rsrs

20180424_210008.jpg

Cafeteira Expresso Britânia BRCE2 usada há mais de 7 anos R$120,00

Moedor Botini B03 manual novo R$80,00

Moedor Coisinart de lâminas usado há mais de 7 anos ( atrás da cafeteira ) R$80,00

Relógio digital de pulso Casio usado há mais de 15 anos ( em cima da cafeteira )  R$10,00

Esse é um dos meus hobbys.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, o ideal seria um filtro que já seja despressurizado por design, os furos da cestinha são menores (já projetados pro tamanho de moagem de espresso e pro café moído na altura da cestinha ser a barreira certa pra bebida sair como se espera um espresso). O que aconteceu quando você despressurizou é que os furos da parte interna eram muito grandes, a água vai passar muito rápido e vai só dar uma lavada no café - daí o gosto de coado. Se a sua cafeteira não tiver filtro despressurizado no mercado, investe numa que tenha, mesmo usada e barata. A diferença já vai ser enorme!

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, riozebratubo disse:

Henrique, o ideal seria um filtro que já seja despressurizado por design, os furos da cestinha são menores (já projetados pro tamanho de moagem de espresso e pro café moído na altura da cestinha ser a barreira certa pra bebida sair como se espera um espresso). O que aconteceu quando você despressurizou é que os furos da parte interna eram muito grandes, a água vai passar muito rápido e vai só dar uma lavada no café - daí o gosto de coado. Se a sua cafeteira não tiver filtro despressurizado no mercado, investe numa que tenha, mesmo usada e barata. A diferença já vai ser enorme!

E também precisa investir em tamper maciço. O tamper de plástico não é suficiente para compactar o bolo para um filtro despressurizado. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, riozebratubo disse:

Henrique, o ideal seria um filtro que já seja despressurizado por design, os furos da cestinha são menores (já projetados pro tamanho de moagem de espresso e pro café moído na altura da cestinha ser a barreira certa pra bebida sair como se espera um espresso). O que aconteceu quando você despressurizou é que os furos da parte interna eram muito grandes, a água vai passar muito rápido e vai só dar uma lavada no café - daí o gosto de coado. Se a sua cafeteira não tiver filtro despressurizado no mercado, investe numa que tenha, mesmo usada e barata. A diferença já vai ser enorme!

Esses furos da cestinha parecem grandes pela foto que postei mas é só de uma face pois os da outra face são microscópicos ( eu retirei a peneirinha dessa cestinha e percebi essa diferença curiosa ). Acho que mais espuma ou até crema só devo conseguir com um grão de café diferente ou então usando o filtro duplo pressurizado ( 2-CUP ) mas deve sair bem forte.

Esse moedor mecânico Botini B03  ( mimoso ) azul da foto, que o pessoal indicou aqui e que comprei, realmente deixa meus espressos estáveis ( quase todos saem iguais ) o que não acontecia com o moedor de lâminas Cuisinart. Isso contribui muito para eu ficar satisfeito finalmente com os espressos. Só ainda não consegui um espresso que se parecesse com chocolate mas acredito que consiga se eu usar o filtro duplo ( 2-CUP ) deixando-o mais forte e talvez com mais espuma ( tenho usado só o filtro pequeno que leva uns 6 ou 7 gramas ).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, Flaze said:

E também precisa investir em tamper maciço. O tamper de plástico não é suficiente para compactar o bolo para um filtro despressurizado. 

Desculpe, mas peço licença para questionar isso.

Em resumo: mesmo com meu tamper de plástico, eu não posso compactar com muita força, senão a cafeteira não tem pressão para passar a água.

Enfim, ao longo dos anos eu venho evoluindo meu material, um pouquinho de cada vez, de forma que a cada mudança eu passo um período de adaptação, e depois de amadurecer o processo acabo aproveitando a respectiva melhoria de qualidade. Assim foi quando comprei cafeteira de expresso, assim foi quando eu passei a usar um moedor de lâminas... assim foi quando eu comprei um filtro despressurizado... e assim está sendo agora que tenho um moedor manual, que fornece um café mais fino e homogêneo.

Este café mais fino não pode ser compactado com muita pressão, senão a água não passa. Na verdade atualmente eu estou aprendendo a ajustar espessura de moagem com pressão de compactação.

Então, por que precisaria de tamper de metal, se a pressão no café não é demasiada?

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Paulo Gomes disse:

Desculpe, mas peço licença para questionar isso.

Em resumo: mesmo com meu tamper de plástico, eu não posso compactar com muita força, senão a cafeteira não tem pressão para passar a água.

Enfim, ao longo dos anos eu venho evoluindo meu material, um pouquinho de cada vez, de forma que a cada mudança eu passo um período de adaptação, e depois de amadurecer o processo acabo aproveitando a respectiva melhoria de qualidade. Assim foi quando comprei cafeteira de expresso, assim foi quando eu passei a usar um moedor de lâminas... assim foi quando eu comprei um filtro despressurizado... e assim está sendo agora que tenho um moedor manual, que fornece um café mais fino e homogêneo.

Este café mais fino não pode ser compactado com muita pressão, senão a água não passa. Na verdade atualmente eu estou aprendendo a ajustar espessura de moagem com pressão de compactação.

Então, por que precisaria de tamper de metal, se a pressão no café não é demasiada?

 

Perfeito !!!

É quase o mesmo caminho que venho trilhando.

Acabei de chegar agora ao ápice do meus espressos com o novo moedor de mós cônicas obtendo o sabor de chocolate com filtro pequeno pressurizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Paulo Gomes disse:

Desculpe, mas peço licença para questionar isso.

Em resumo: mesmo com meu tamper de plástico, eu não posso compactar com muita força, senão a cafeteira não tem pressão para passar a água.

Enfim, ao longo dos anos eu venho evoluindo meu material, um pouquinho de cada vez, de forma que a cada mudança eu passo um período de adaptação, e depois de amadurecer o processo acabo aproveitando a respectiva melhoria de qualidade. Assim foi quando comprei cafeteira de expresso, assim foi quando eu passei a usar um moedor de lâminas... assim foi quando eu comprei um filtro despressurizado... e assim está sendo agora que tenho um moedor manual, que fornece um café mais fino e homogêneo.

Este café mais fino não pode ser compactado com muita pressão, senão a água não passa. Na verdade atualmente eu estou aprendendo a ajustar espessura de moagem com pressão de compactação.

Então, por que precisaria de tamper de metal, se a pressão no café não é demasiada?

 

Fique a vontade para questionar. O fórum é legal para podermos discutir esses assuntos. 

Vamos lá, me permita discordar de você, pois possuí até pouco tempo uma cafeteira semelhante (Oster Prima Latte) e com a mesma deficiência. Usando o filtro despressurizado na Oster, eu utilizava granulometria um pouco mais grossa para compensar o tamper (uso o do @Gilberto, pode ser calibrado). O problema do tamper de plástico é a falta de consistência por ser um material maleável. Quando migrei para um tamper de verdade, melhorei 100% em termos de Consistência.

Então 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Gomes

Seus espressos saem com crema com o filtro despressurizado ?

Costuma usar o filtro pequeno ou o duplo nos seus espressos com crema ?

Que tipo de café em grão usa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja, meu "expresso" é meu café da manhã diário, uma xicara grande cheia.

Então acho que meu volume de extração é grande para ter crema espessa no final. MAS normalmente eu acabo ajustando minha "mão" (espessura do pó, compactação, quantidade, etc eu até fico observando a cor do líquido que sai, para decidir o momento de parar.) para ter um liquido mais encorpado que o coado, e com paladar mais "aveludado". Atualmente, com o filtro despressurizado, começa sim com o uma espuma diferente da que eu tinha no filtro pressurizado, mas como disse, no final vai diluindo, até o ponto que eu uso. Em todo caso, acho que se quisesse, bastaria eu parar antes, e fazer uma extração mais rápida. 

VC já pode concluir que nunca uso filtro pequeno,

 

Por fim, eu compro o que tem no super mercado. Ultimamente tenho escolhido a marca TOLEDO. é um café com torra escura.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Paulo Gomes disse:

Veja, meu "expresso" é meu café da manhã diário, uma xicara grande cheia.

Então acho que meu volume de extração é grande para ter crema espessa no final. MAS normalmente eu acabo ajustando minha "mão" (espessura do pó, compactação, quantidade, etc eu até fico observando a cor do líquido que sai, para decidir o momento de parar.) para ter um liquido mais encorpado que o coado, e com paladar mais "aveludado". Atualmente, com o filtro despressurizado, começa sim com o uma espuma diferente da que eu tinha no filtro pressurizado, mas como disse, no final vai diluindo, até o ponto que eu uso. Em todo caso, acho que se quisesse, bastaria eu parar antes, e fazer uma extração mais rápida. 

VC já pode concluir que nunca uso filtro pequeno,

 

Por fim, eu compro o que tem no super mercado. Ultimamente tenho escolhido a marca TOLEDO. é um café com torra escura.

 

 

 

Deve ser esse café de supermercado que está possibilitando toda essa espuma que diz.  Se eu usar o café Melitta Regiões, que vende no supermercado, também consigo muita espuma até com o filtro duplo normal ou pressurizado.

Esse é o ponto.

Eu uso grãos do Café do Centro ( comprado na rede de lojas Rei do Mate ) gourmet com torra média e 100% arábica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...