Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Axot

duvidas de principiante

Recommended Posts

Axot    4

Muito bem, estou equipado para minha iniciação aos cafés especiais: resgatei na família 2 mokas inox (já limpei bem e substitui as borrachas) e recebi meu Bravo Mini - o design e a percepção de qualidade são fantásticos, parece uma máquina fotográfica Leica.

Futuramente terei uma máquina de espresso, e é para esse perfil que eu quero ir me preparando (grão / torra bom para ristretto tipo italiano bem curtinho, aqueles com gosto achocolatado e docinho, um xarope mas sem açúcar). Futuramente também penso em torra doméstica, mas não quero largar já com tantas variáveis senão fica impossível de aprender.

Então vou começar comprando grãos já torrados para moer, e gostaria de entender o básico:

1) café recém torrado já está bom para consumo imediato ou melhor dar uns dias para maturar antes?

2) por quanto tempo depois de torrado o café fica no seu “melhor” antes de começar a perder aroma / sabor / crema?

3) guardar os grãos refrigerados ou no armário?

4) qual variedade / fornecedor vocês recomendam para o meu perfil de gosto? como meu consumo é baixo (aqui no RS bebemos prioritariamente chimarrão tchê!) posso gastar num grão mais caro.

5) sei que crema não é o forte da moka, mas para já ir pensando no espresso com perfil italiano, é muita viagem eu misturar um pouco de Robusta? Quantos %? Moer junto ou misturar depois de moído?

Share this post


Link to post
Share on other sites

opa, bem vindo!

então:

1) é legal esperar uns dias, em média 3-4, ai o café fica legal para consumo, mas pode tomar assim que o grão acabar de resfriar também, talvez não sinta algumas notas apenas.

2) para o espresso, acho que o ponto mais alto fica entre 1 e 2 semanas, mas tomei café com mais de 1 mês de torra que estavam bem legais ainda.

3) no armário num pote bem fechado ou congelado de preferencia na embalagem original lacrada ou num pote/saco a vácuo

4) ixi é tanto produtor, se ta começando agora, recomendo o seleção do mário e vale do caxixe, possuem bom custo beneficio, em Curitiba existem várias torrefações legais (frete + barato e café + fresco) e em POA tem a baden também, mas acredito que tenham outras torrefações legais por essa região tbm.

5) não sei dizer, muito tempo que n faço um café na moka, na verdade tenho um certo medo dela :lol:

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
JoaoW    232

Oi@Axot , cara, a moka não faz crema. No máximo faz uma espuminha legal que fica uns segundos se o café foi torrado há pouco tempo, etc. Então particularmente aconselho a não misturar robusta na moka, a não ser que você goste do sabor. Para espresso aí são outros 500, não sei opinar.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Allexlimaa2    848

Cara tem muito material aqui no CDC disponível e que tira todas essas dúvidas suas. 

Basicamente, se concentre e fazer o melhor moka que puder, aprenda sobre as moagens possíveis para o método. Depois com a máquina de espresso na mão começa tudo novamente e assim vai.

Grãos torrados no dia após algumas horas já é ok para coados, e mokas, e grãos com a partir de 3 dias já é ok para espressos. Se consome bastante café, guardar num pote ermético, se consome pouco algumas pessoas usam congelar.

Para compras café verde o João já te deu a melhor dica. Adiciono, se estiver em porto Alegre, procure a Willians & Sons, o Isaias lá é muito gente boa e torra bem.

Bons cafés pra tí !

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now


×