Ir para conteúdo

Eureka Mignon MCI vs MK Vario - Comparação rápida


Burny

Postagens recomendadas

Comprei recentemente um Eureka Mignon MCI (modelo 2017) semi novo, e estou testando se ele pode substituir o meu Vario II com mós de cerâmica, que uso para os cappus do café da manhã quando não tenho saco para usar moinhos manuais. O Mignon é um pouco menor do que o Vario, mas mais pesado (5kg vs 3,7kg). Tb acho o Mignon mais bonito.

VswI5iP.jpg

Do ponto de vista da ergonomia etc. acho a regulagem stepless do Mignon mais agradável, mas o timer digital do Vario melhor. Embora o timer do Mignon funciona bem, é mais trabalho manual, tipo try and error.

Q9qYcvb.jpg

O Vario tem mós planas de cerâmica de 54mm, o Mignon de aço de 50mm. Medi a retenção nos dois moinhos (moagem de uma dose definida com o moinho limpo, medindo a diferença grão-pó) e no meu Vario ficam entre 2,1 e 2,6g no moinho, no Mignon entre 1,5 e 2,2. O Mignon tb “pipoca” menos moendo por dose. Já a aparência do pó é diferente. O Vario entrega pó bem solto. O pó do Mignon é meio empelotado e precisa de WDT para ficar plano (o alinhador Bravo resolve tb):

WIjocTg.jpg

Com o mesmo peso de pó no portafiltro, e uma extração parecida (tempo e peso na xícara) o bolo do Mignon é menor. Estou na dúvida o que isso significa, talvez que a moagem dele é mais homogênea, ou o contrário? Agora mais importante, o sabor. Com os três grãos que testei, o sabor das extrações com moagem no Mignon parece mais limpo, destacando notas frutadas e doçura, mas com um pouco menos corpo. Vou testar os dois lado ao lado por um tempo para ver se isso é um padrão geral. 

Em geral acho que o Mignon é uma alternativa boa para quem procura um pequeno moedor para espresso e tem um pouco de espaço na mala numa viagem. Como novos modelos do Mignon saíram recentemente, o preço para o antigo incl. caiu e é bem interessante no momento.

  • Curtir 14
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Burny, no fórum inglês, ainda que muito apreciado, eles sempre reclamaram do empelotamento (clumping) do Mignon.

 

Não afetaria em nada a qualidade da moagem, mas dificultaria a distribuição mais homogênea direta no filtro.

 

Eu moeria (coletaria do moedor) num recipiente intermediário (um copinho, becker ou funil HG) onde poderia chacoalhar a vontade e virar o conteúdo no filtro, com isso eliminarias o empelotamento, o po fica bem solto e a distribuição muito facilitada.

 

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Bernardo, o clumping parece um problema estático nesse moinho, pois um pouquinho de água no grão (RDT) já resolve. Deve ser o custo da construção compacta sem um flapper eficiente e da baixa retenção desse moinho. Moagem no blind shaker da LWW ou algo parecido com certeza resolve. Eu usei o funil e o WDT Tool da Tidaka e o alinhador Bravo e as extrações com o portafiltro bottomless ficaram perfeitas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, blz?

Eu estou numa dúvida cruel entre os dois moedores.

Atualmente tenho um Breville e já sinto que ele não dá conta para espressos....sem falar que ele retém uma quantidade considerável...(Minha Máquina é uma Breville Infuser)

Mês que vem eu vou para o EUA e já estava decidido a pegar o SETTE 270, mas vi vários relatos de problemas em sites estrangeiros, então desisti.

Em termos gerais, com qual dos dois vc consegue uma melhor extração para espresso? Não tenho costume de ficar variando métodos no moedor, então usaria apenas para espresso.

O Eureka, particularmente, tem um design mais "feinho", mas ele parece ser mais robusto e melhor acabado. Em compensação o Vario é mais famoso e, numa eventual quebra, seria menos difícil conseguir peças.

Dei uma pesquisada sobre o Mignon no fórum, mas não tem muita coisa. Tem uma opinião do Cabral, bastante técnica e que me deixou animado a ir para o Mignon.

Se fosse vc, qual compraria?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pierre, entre os dois e só para espresso eu compraria o Mignon. Se possível talvez já o novo modelo com timer digital.

Mas o Sette parece uma boa escolha tb, caso vc compra o Sette270 (não o 270W) pois nos últimos modelos a Baratza fez alguns ajustes e agora parece que só a balança, que o 270 não tem, da problemas em alguns casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Burny...eu não ligo muito para balança nem timer, então eu compraria o 270.

Inclusive pensei em pegar o novo Sette 30 com as mós do 270, nesse caso acho que só perderia o ajuste micro (não sei se meu paladar sentiria).

Eu acho muito bonito o Sette e o sistema dele parece reter muito pouco café (a coisa que mais me irrita no Breville), mas pelo que andei lendo ...a galera anda dizendo que ele parece ter uma construção frágil, que parece que vai quebrar rápido e por aí vai....

Ai pensei em ir para o Vario, mas aqui mesmo no fórum, vi algumas pessoas reclamando de dificuldade em ajustar, instabilidade etc.

O Eureka Mignon, o que achei em fóruns estrangeiros, a galera no geral fala bem...e isso me deixou animado. 

Provavelmente vou comprar no site da seattlecoffegear, então estou olhando as opções que tem lá.

Vi um tal de K3 da Compak (não conhecia essa marca) alguns Mazzer....mas pelo que estou disposto a pagar (max 500 dolares)....são essas as opções.

Acha que vale apostar no Sette?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Eureka Mignon realmente deve ser o mais robusto dos três. O Sette tem um conceito moderno bem interessante, com pouca retenção. Acho ele mais interessante, mas não acredito que ele dura tanto tempo como um Mignon. 

Abçs, Burny 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Hoje fiz um pequeno mod no Mignon. A escala de regulagem dele é meio grossa e pouco intuitiva (afinando a moagem os números aumentam):

vfhTl7W.jpg

No Kaffeenetz existe um PDF de uma escala mais fina e invertida. Imprimi ela em papel adesivo. Sobraram muitas escalas, se alguém precisa...

DV4vTXE.jpg

E o resultado:

BOQmw8Z.jpg

 

 

 

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Burny...eu não ligo muito para balança nem timer, então eu compraria o 270.
Inclusive pensei em pegar o novo Sette 30 com as mós do 270, nesse caso acho que só perderia o ajuste micro (não sei se meu paladar sentiria).
Eu acho muito bonito o Sette e o sistema dele parece reter muito pouco café (a coisa que mais me irrita no Breville), mas pelo que andei lendo ...a galera anda dizendo que ele parece ter uma construção frágil, que parece que vai quebrar rápido e por aí vai....
Ai pensei em ir para o Vario, mas aqui mesmo no fórum, vi algumas pessoas reclamando de dificuldade em ajustar, instabilidade etc.
O Eureka Mignon, o que achei em fóruns estrangeiros, a galera no geral fala bem...e isso me deixou animado. 
Provavelmente vou comprar no site da seattlecoffegear, então estou olhando as opções que tem lá.
Vi um tal de K3 da Compak (não conhecia essa marca) alguns Mazzer....mas pelo que estou disposto a pagar (max 500 dolares)....são essas as opções.
Acha que vale apostar no Sette?
Pretende comprar aqui do BR out vai para os EUA?

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 29/05/2018 at 19:37, Burny disse:

Hoje fiz um pequeno mod no Mignon. A escala de regulagem dele é meio grossa e pouco intuitiva (afinando a moagem os números aumentam):

 

No Kaffeenetz existe um PDF de uma escala mais fina e invertida. Imprimi ela em papel adesivo. Sobraram muitas escalas, se alguém precis

BOQmw8Z.jpg

 

 

Burny, ajuda nooooois!!!

Chegou o meu Eureka Mignon MCI hoje de manhã, comprei na França (to aqui apanhando do manual em francês). Sem a escala invertida e tomando a "quina" como ponto de orientação, qual ajuste para uma boa granulometria pra espresso?

2018-06-15 18.08.14.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor jeito seria desvaziar o moinho completamente, ligar ele e afinar a moagem até as mós tocam. Agora duas unidades mais grosso seria um bom ponto de partida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Pessoal que tem um Eureka Mignon MCI, vou fazer um hopper pequeno, só para a quantidade diária (uns 4 duplos) para o meu MCI. Deve ficar no estilo dos “Tageshopper” do Kaffeenetz (veja foto) mas com um êmbolo adicional para melhorar o single dosing (evitar popcorning e aplicar peso). Tampa e embolo vou provavel fazer em peroba rosa. Se alguém tiver interesse podemos fazer uma produção coletiva. Rsrs

W0fGvMK.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Fala Burny!

Queria saber se você está bem satisfeito com o Mignon agora que já está com ele há algum tempo.

Tenho uma viagem marcada em breve e estou entre ele, o Vario e o Sette 270 (só vou usar pra espresso). Eu tava quase decidido no Vario, mas meu objetivo principal é single dosing e parece que a retenção do Mignon (e aparentemente do Sette 270 tb) é bem melhor, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Rodrigo Sieiro disse:

Fala Burny!

Queria saber se você está bem satisfeito com o Mignon agora que já está com ele há algum tempo.

Tenho uma viagem marcada em breve e estou entre ele, o Vario e o Sette 270 (só vou usar pra espresso). Eu tava quase decidido no Vario, mas meu objetivo principal é single dosing e parece que a retenção do Mignon (e aparentemente do Sette 270 tb) é bem melhor, certo?

Estou bem satisfeito com o Mignon. Ele virou o meu moinho principal para espresso, incl. faço muito single dosing com ele. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Murilo Lins disse:

@Burny, chegasse a testar o grau de retenção desse moedor?

Sim, a retenção total é na faixa de 2g. Escrevi um pouco sobre isso no 1o post.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

@Burny você chegou a fazer o Hopper pequeno pra ele? Peguei um Mignon recentemente e achei sua idéia interessante.

Inclusive, uma coisa que notei sobre a retenção sem querer: se depois de esvaziar o hopper vc removê-lo e, com o moinho ligado, der uns "tapinhas" de mão aberta no buraco (basicamente fazendo um pouco de pressão de ar), dá pra reduzir a retenção pra quase zero.

Não sei se isso pode prejudicar o moinho de alguma forma, mas se for inofensivo eu já estava aqui viajando um pouco e imaginando um mini-hopper com uma tampa de borracha similar a uma Aeropress, que desse pra fazer um pouquinho de pressão no ar sem precisar dos "tapinhas" que eu mencionei hahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Sieiro, acho que, instintivamente, muita gente faz algo similar.

Comecei a usar a tampa do Vario, abrindo e fechando depressa pela lateral da mesma, para "bombear" levemente o ar e empurrar resíduos ao final da moagem, desde quando o adquiri, quase uma década atrás.

No Breville a borda da tampa é emborrachada, o que facilita o efeito de bombear ar pelo sistema.

No T48, que uso sem Hopper, retiro o filtro cego que uso como tampa (para conter o "efeito pipoca") ao final da moagem e dou uns tapas com a palma da mão pra empurrar o resíduo.

Ao longo dos anos, vi muita gente fazendo algo similar, quer com a tampa, quer com a mão.

A Ceado foi mais longe e lançou um moedor com uma "sanfona" de borracha pra dar o "tapa", expelindo os resíduos com lufadas de ar. É a linha Zero Retention... hehe...

45f3dc7_ceadoe37sdsingledosegrinder2.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Rodrigo Sieiro disse:

@Burny você chegou a fazer o Hopper pequeno pra ele? Peguei um Mignon recentemente e achei sua idéia interessante.

Inclusive, uma coisa que notei sobre a retenção sem querer: se depois de esvaziar o hopper vc removê-lo e, com o moinho ligado, der uns "tapinhas" de mão aberta no buraco (basicamente fazendo um pouco de pressão de ar), dá pra reduzir a retenção pra quase zero.

Não sei se isso pode prejudicar o moinho de alguma forma, mas se for inofensivo eu já estava aqui viajando um pouco e imaginando um mini-hopper com uma tampa de borracha similar a uma Aeropress, que desse pra fazer um pouquinho de pressão no ar sem precisar dos "tapinhas" que eu mencionei hahahah

Sim, fiz o hopper é ele funciona muito bem. Incl. fiz mais peças. Caso que vc quer uma, só entrar em contato. Testei a técnica que vc mencionou para diminuir a retenção - usando uma dessas peras para limpar lentes - mas não ajudou muito. Até atrapalhou um pouco pois o jato de ar mexe com o pó que já está no PF. Usar um êmbolo para o cano de acrílico que evita popcorning eu já achei muito útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 4/18/2019 at 8:08 PM, Cabral said:

A Ceado foi mais longe e lançou um moedor com uma "sanfona" de borracha pra dar o "tapa", expelindo os resíduos com lufadas de ar. É a linha Zero Retention... hehe...

Hahaha adorei a idéia, pela foto parece ser bem equivalente ao que eu faço aqui :)

On 4/18/2019 at 10:40 PM, Burny said:

Sim, fiz o hopper é ele funciona muito bem. Incl. fiz mais peças. Caso que vc quer uma, só entrar em contato. Testei a técnica que vc mencionou para diminuir a retenção - usando uma dessas peras para limpar lentes - mas não ajudou muito. Até atrapalhou um pouco pois o jato de ar mexe com o pó que já está no PF. Usar um êmbolo para o cano de acrílico que evita popcorning eu já achei muito útil.

Opa, o hopper me interessa sim! Você tem uma foto dele pra eu ver como ficou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não é pronto pois o embolo de madeira se encontra em produção. Mas a funcionalidade é como eu imaginei.

BEGXQmI.jpg

CBudoQr.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, Burny said:

Ainda não é pronto pois o embolo de madeira se encontra em produção. Mas a funcionalidade é como eu imaginei.

Ficou ótimo! É acrílico? O meu moedor é o Specialitá, mas pelas fotos a abertura do hopper parece ser idêntica.

Quando vc tiver ele pronto vc pode me dar um toque? Ou prefere que eu te mande uma msg privada?

3 hours ago, Neto_SC said:

A Eureka possui o sistema "Blow up" parece bem interessante!

Sim, a idéia parece ser a mesma (aparentemente só eu mesmo não sabia que isso era algo que todo mundo fazia hahah) mas numa pesquisa rápida vi gente reclamando que esse da Eureka não funciona bem pq o ar acaba escapando pelo buraco que o hopper tem praquela pecinha preta que abre/fecha a saída de grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Pessoal, tenho pesquisado moedores pra trazer da Europa e gostei dessa linha Eureka. Como não queria gastar mais de R$1200 encontrei o novo modelo da linha Eureka Mignon Manuale. Acham que daria pra usar em V60 e espressos(esporadicamente)? A regulagem d agranulometria seria um problema? be8c6e3c69f3b0a690afe008b57ff430.jpg

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daria sim, mas tem que considerar duas coisas. Primeiro, o Mignon é um moinho para espresso, embora (pelo menos o meu) tem uma moagem relativamente homogênea. Aí um Vario com mós de aço ou um Comandante provavelmente entregam uma moagem melhor para coado. Segundo, a regulagem de granulometria dele é relativamente fina e a roda de regulagem tem um diâmetro pequeno. Aí pular de um método para outro é meio chato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo Burny a regulagem daria um trabalhozinho... Eu usaria mais pra coados e eventualmente espresso. Vi que tem o modelo perfetto, que possui a regulagem mais otimizada para essas mudanças de métodos, custa €403. Mas muda o motor 310 watt (da nova linha) o da Manuale deve ser o mesmo do MCI que é 260 Watt. Tem outras funções que encarecem o moedor tbem... A pesquisa continua... O problema é que quero um único moedor para os 3 métodos que uso... Aí complica.

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complica mesmo. Acho um moinho para métodos e outro para espresso muito menos dor de cabeça. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...