Ir para conteúdo

Canalização - como distinguir


Postagens recomendadas

Senhores,

Recém fiz o upgrade saindo da DeLonghi EC700 para o conjunto Poemia + Baratza Encore. Em apenas um dia, já consegui resultados bem mais satisfatórios!

Agora a dúvida do tópico: como distinguir uma canalização após a extração? Pergunto isso pois após todas as extrações, o meio do bolo no porta filtro fica mais "esburacado", e minha intuição me leva a crer que seria isso a tal canalização. Segue abaixo a foto do bolo:

FfiyJJ8.jpg

(isso daí é com 14g no filtro. Estou utilizando tamper, força entre leve/moderada. Extração entre 27 e 30s)

Visualmente, a ducha da máquina distribui mais água no centro, e menos nas pontas. Mas ela faz o efeito "chuveirinho", bem melhor que a minha DeLonghi anterior.

Os resultados na xícara até tem sido bons. Crema ainda não acertei bem, meio rala; abaixo o resultado da extração, seguido de uma foto da xícara após uns 3 goles e 2 minutos.

sb3SjEy.jpg

D2eyYQy.jpg

 

E aí, estou errando na compactação? Ou mais provável algo relacionado à ducha?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felixzucco

Você não diz se a sua Poemia está "despressurizada" ou está normal.

Não lembro de ter passado por uma experiência dessas com a minha, que

está despressurizada. Pela foto, parece que a sua moagem está um pouco

grossa. Experimente afiná-la um pouco mais, vá tentando até chegar a um

ponto que tenha um melhor resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então: o bolo não está encostando no chuveiro, está abaixo da metade da altura do filtro, após compactado.

Estou usando 14g de café, no porta+filtro despressurizado da Seattle Coffee. A extração ocorreu dentro da faixa entre 27s a 30s.

Aparentemente a moagem é bem fina. Está no passo 10 (como recém comprei ele usado, não deu tempo ainda de conferir a calibragem interna), e no passo 9 já não desce café nas mós.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

complicado, eu acho que é a moagem, passo 10 no encore é normalmente usado para coados, encore não é o melhor moedor para espresso, mas consegue moer bem mais fino que isso, aqui quando eu usava ele para espresso colocava no 3-5 dependendo do café

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai depender da calibração interna, @João Vitor Ribeiro. Eu quando tinha o Encore ele também não passava de 10 com o ajuste interno que estava. Fora que se o filtro tá despressurizado e fica perto dos 30s, não tem como estar muito longe do ideal... @felixzucco, certeza mesmo de canalização, só com portafiltro naked... mas se vc fizer um vídeo mostrando fluxo do chuveiro, processo de colocar e compactar o pó, extração, talvez ajude a perceber algo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Félix, vc faz um expurgo da pressão inicial do boiler antes de travar o porta filtro? Isso tá me parecendo liberação de vapor concentrado quando vc trava o porta filtro e liga o botão para extrair

Tente expurgar um flush de 1 segundo e depois trave o porta filtro e extraia? Veja se resolve

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poemia não tem válvula de 3 vias.

Vc limpou o grupo , tirou o chuveiro , mola e válvula cogumelo , se eles estiverem muito sujos , incrustados ou travados a pressão pode estar subindo muito antes da válvula abrir.

Se não fez tem vídeo mostrando o procedimento.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tava conseguindo abrir o grupo, o parafuso não saía do lugar. Agora depois de um calor, consegui. E tcharam: pretume total, muita coisa incrustada. A mola e a válvula não consegui girar pra abrir ainda, mas imagino estarem em péssimas condições também. Vou providenciar a descalcificação de tudo.

Igual, segue o vídeo de como está o fluxo (antes de eu abrir o grupo). Parece muito concentrado no meio da ducha:



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando a pressao chega a 5,5 bar a válvula do  grupo deve abrir e a água sai , quando vc coloca o PF com café , a pressão começa a subir até chegar a 11bar , quando a opv entra e limita em 11 a pressao.

Quando a válvula de grupo está travado , a pressão no inicio será bem mais alto que 5,5bar produzindo essa escavação no centro.

Se depois de tudo limpo o problema persistir aí pode ser problema na OPV , mas isso seria muito azar.

A limpeza deve resolver,

Vc falou em calor , tem muito plástico e silicone nesse grupo , cuidado para não piorar tudo.

Se a rosca esta travada , usa uma moeda como chave de fenda e deixa de molho com WD ou similar , uma hora ela cede.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aasisti em câmera lenta e de fato tem um jorro mais forte no início. Mas do jeito que permanecem os jatos mais no centro acabaria escavando naquela região de qualquer forma. Fiquei curioso em saber o volume de água com fluxo livre em 1min.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carlos eduardo baita explicação, valeu por compartilhar o conhecimento! Dei uma limpeza ali na região, e já deu uma melhorada absurda: não tá mais fazendo aquele buraco no bolo. Não consegui abrir a válvula com a moeda (entortou a moeda, inclusive hahaha), mas hoje vou comprar o descalcificante e depois de desincrustar, vou tentar novamente.

 

@Rodrigoks com a leve limpeza ali já deu uma alterada na saída, parece ter amenizado o jato inicial. Depois da descalcificação vou medir e posto aqui.

 

Agora, como o meu problema não tinha nada a ver com a canalização, mudo o nome do tópico? Ou então, como identificamos então a canalização? heheh

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...