Ir para conteúdo

O que muda na xícara, quando se usa moedores elétricos de diferentes valores?


Rfwagner

Postagens recomendadas

Então, minha pergunta talvez seja bem básica, mas me questiono após ver este vídeo no Youtube 

Claro que, a diferença entre um moedor "xexelento" de lâminas para um elétrico cônico é gritante, mas quando se fala de diferentes segmentos de preços, por que muda o café na xícara?

Na minha ignorância (como aparece no vídeo), acho que nunca eu notaria a diferença na xícara entre o moído pelo Breville para o Rocky, mas o cara ali fala que sentiu diferença. O que faz ter essa diferença?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, minha pergunta talvez seja bem básica, mas me questiono após ver este vídeo no Youtube 
Claro que, a diferença entre um moedor "xexelento" de lâminas para um elétrico cônico é gritante, mas quando se fala de diferentes segmentos de preços, por que muda o café na xícara?
Na minha ignorância (como aparece no vídeo), acho que nunca eu notaria a diferença na xícara entre o moído pelo Breville para o Rocky, mas o cara ali fala que sentiu diferença. O que faz ter essa diferença?
 
Rafael posso estar enganado mas acredito que a diferença no caso destes é que o Breville é de mós cônicas e para uso residencial, já os outros dois são de mós planas para uso comercial, e a outra diferença é na estrutura do moinho msm, pq no caso da Breville as peças da carcaça são em plástico, já no caso dos outros a carcaça é em metal bem mais parrudo, por isso o jogo durante o atrito da moagem é muito menor o que em teoria produz uma moagem mais consistente.

Mas essas diferenças na xicara só devem ficar mais perceptíveis quando o café começa a ficar velho ou pegar umidade, coisas que podem interferir diretamente na consistência da moagem.

Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um moedor mais barato e de qualidade supostamente inferior pode produzir indesejáveis partículas pequenas (fines) que tendem a amargar o seu café. Em um moedor mais caro, em face da suposta qualidade superior, a quantidade de fines é reduzida. Fiz esse teste na prática, comparando a granulometria do Bravo Debut (mais de 3000 mil reais) e de um Hario Skerton (300 reais em média), moendo para prensa francesa: enquanto o Debut produz pouquíssimos fines, o Skerton faz bastante, sendo necessário peneirar para utilizar o grão moído. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença é a distribuição de partículas, que se for mais "apertada" tende a favorecer uma extração mais uniforme. Isso não significa, porém, que um moedor mais caro é necessariamente melhor. É bom lembrar que de um moedor de lâminas pra um de mós a percepção do ganho em relação ao dinheiro investido será muito favorável. Porém se vc já tiver um equipamento relativamente bom, terá que investir muito pra ter um ganho perceptível pequeno. 

  • Curtir 6
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 4/21/2018 at 14:07, Rodrigoks disse:

A diferença é a distribuição de partículas, que se for mais "apertada" tende a favorecer uma extração mais uniforme. Isso não significa, porém, que um moedor mais caro é necessariamente melhor. É bom lembrar que de um moedor de lâminas pra um de mós a percepção do ganho em relação ao dinheiro investido será muito favorável. Porém se vc já tiver um equipamento relativamente bom, terá que investir muito pra ter um ganho perceptível pequeno

Mas faz esse povo entender isso...:rolleyes:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu mundo, como é diferente dos outros, a diferença começa a aparecer a partir do 3-4 espresso. Quando mudamos de equipamentos residenciais pra comerciais ganhamos em estabilidade-repetibilidade das variáveis. No padrão comercial, em teoria usamos equipamentos com ajustes mais finos, mas o rigor exige que regulemos o espresso duas/três vezes ao dia devido a temperatura/umidade, etc.

No geral, vou com o Rodrigoks na opinião, quando a área são hobbystas (mas conheço cafeterias que usam o breville como segundo moinho do espresso tbm)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vale pra cafeterias também, considerando que, do meu ponto de vista, não é a opção mais adequada usar moinho doméstico em ambiente comercial. Claro, cada um se vira com o que tem, mas que não é a ferramenta certa, não é. 

Já usar equipamento comercial em ambiente doméstico acaba sendo uma opção quando você é hobbista e a racionalidade passa a ser um mero detalhe. :P

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/04/2018 at 23:42, Rodrigoks disse:

Acho que vale pra cafeterias também, considerando que, do meu ponto de vista, não é a opção mais adequada usar moinho doméstico em ambiente comercial. Claro, cada um se vira com o que tem, mas que não é a ferramenta certa, não é. 

Já usar equipamento comercial em ambiente doméstico acaba sendo uma opção quando você é hobbista e a racionalidade passa a ser um mero detalhe. :P

Concordo em gênero, número e grau. Racionalidade para hobbista não importa, vale o que te satisfaz mais. Aqui no forum é raro ver algo pautado pela razão e não pela paixão :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...